Torques de aperto Especificações técnicas Imprimir
Óleo do câmbio automático-verif.nível/abastec.

RETIRADA

- Colocar o veículo no elevador.

Ligar a instrumentação de diagnósticos (Examiner ou SDC) à tomada de diagnósticos do veículo e verificar se a temperatura do óleo do câmbio automático é igual ou inferior a 30°C.


- Se a temperatura do óleo estiver muito acima dos 30°C, esperar que se resfrie.

- Colocar a alavanca de comando do câmbio na posição "P".
- Funcionar o motor e mantê-lo em marcha lenta.
- Retirar a chapa de proteção do motor.
Como fazer?

- Soltar o tampão de óleo (1) no diferencial do câmbio automático.

- Esperar que o óleo do câmbio atinja os 40 ± 5°C verificáveis pela instrumentação de diagnósticos.
- Verificar pelo furo do nível do óleo do câmbio, na semi- caixa do diferencial, se existe um excesso, escassez ou uma linha leve de óleo. Se pelo furo do nível não sair óleo, é necessário efetuar o abastecimento operando como descrito a seguir:
- Verificar com a instrumentação de diagnósticos se a temperatura do óleo do câmbio automático é igual ou inferior a 30°C.
- Se a temperatura do óleo estiver muito acima dos 30°C, esperar que se resfrie.
- Abastecer com o óleo prescrito através do furo do nível do óleo até ver um abundante fluxo saindo pelo furo.

Nota : Esta operação deve ser feita com o auxílio de uma seringa ou uma bomba de plástico.


- Esperar que o óleo do câmbio atinja os 40 ± 5°C verificáveis pela instrumentação de diagnósticos.

- Verificar pelo furo do nível do óleo do câmbio, na semi- caixa do diferencial, se existe um excesso,escassez ou uma linha leve de óleo.


RECOLOCAÇÃO


- Montar o tampão do óleo do câmbio no diferencial do câmbio automático e apertá-lo com o torque prescrito.
- Recolocar a chapa de proteção do motor.
- Desligar e retirar a instrumentação de diagnósticos.
- Retirar o veículo do elevador.




Câmbio automático

RETIRADA


- Retirar o grupo motopropulsor com câmbio automático, completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras para versões com ar-condicionado.
- Retirar o grupo motopropulsor (câmbio automático), completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras retiradas.


RECOLOCAÇÃO


- Recolocar o grupo motopropulsor (câmbio automático), completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras retiradas.
- Recolocar o grupo motopropulsor com câmbio automático, completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras para versões com ar-condicionado.




Radiador de arrefec.circ.hidr.câmbio autom.

RETIRADA

- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda dianteira esquerda.
- Retirar a elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda dianteira.
Como fazer?

- Retirar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.

Como fazer?

- Retirar grade dianteira central.
Como fazer?

- Retirar pára-choque dianteiro.
Como fazer?

- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b) e desligar as tubulações de entrada e saída do óleo (1c) do radiador do circuito hidráulico do câmbio automático.


Nota : Recolher o óleo em um recipiente adequado.


- Soltar o parafuso (2a) e afastar o convergedor de ar (2b).

- Soltar os parafusos (3a) e retirar o radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático (3b).


RECOLOCAÇÃO


- Montar o radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Recolocar em sua sede o convergedor de ar e fixá-lo com o parafuso inferior.
- Ligar as tubulações de entrada e saída de óleo ao radiador e fixá-las com o suporte e o relativo parafuso.
- Recolocar o pára-choque dianteiro.
- Recolocar a grade dianteira central.
- Recolocar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Recolocar a elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda dianteira.
- Montar a cobertura lateral traseira do vão do motor (uma), esq. ou dir.
Como fazer?

- Abastecer o circuito hidráulico do câmbio automático com o óleo prescrito.

- Retirar o veículo do elevador.





Tubulações envio/ret. óleo câmbio/radiador

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Remover a roda dianteira esquerda.
- Retirar o elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda.
- Retirar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Retirar a grade dianteira central.
- Retirar o pára-choque dianteiro.

(A)
- Soltar a porca (1a) e retirar o suporte (1b) de sustentação das tubulações de envio/retorno do óleo ao radiador.

- Soltar as conexões (2a) e desligar as tubulações de envio/retorno de óleo ao radiador (2b) do lado do câmbio automático.

(B)
- Soltar o parafuso (1a), retirar o suporte (1b), desligar as tubulações de envio/retorno de óleo ao radiador (1c) do lado do radiador.


Nota : Recolher o óleo em um recipiente adequado.


- Soltar o parafuso (2a) e afastar o convergedor de ar (2b).


(C)
- Retirar o suporte de fixação (1) das tubulações de
envio/retorno de óleo ao radiador, na estrutura das suspensões dianteiras.
- Retirar as tubulações (2) de envio/retorno de óleo ao radiador removendo-as pelo lado dianteiro do veículo.


RECOLOCAÇÃO

- Recolocar na relativa sede, primeiramente, a tubulação de envio e depois a de retorno de óleo ao radiador.
- Montar o suporte de fixação das tubulações de envio/ retorno de óleo ao radiador na estrutura das suspensões dianteiras.
- Recolocar em sua sede o convergedor de ar e fixá-lo com o parafuso inferior.
- Ligar as tubulações de envio/retorno de óleo do câmbio automático ao radiador e fixá-las com o suporte e o relativo parafuso.

(D)
- Ligar as tubulações de envio/retorno ao radiador (1a) do lado do câmbio automático e fixá-las com as relativas conexões (1b) no torque prescrito.


Montar o suporte (2a) das tubulações de envio/ retorno de óleo ao radiador e fixá-lo com a relativa porca (2b).

- Recolocar roda dianteira esquerda.
- Recolocar grade dianteira central.
- Recolocar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Recolocar o elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda.
- Recolocar o pára-choque dianteiro.
- Recolocar a cobertura lateral traseira do vão do motor (esquerda).
- Abastecer o circuito hidráulico do câmbio automático com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.





Instruções de uso do câmbio automático

A utilização do C/A no veículo, para movimentação e manobra nas operações de Transporte, demanda o mínimo de conhecimento, pois, manobras impróprias podem causar a perda total do câmbio.

Portanto abaixo está um procedimento de uso para que seja taxativamente divulgado aos interessados para o correto funcionamento. Solicitamos os responsáveis a urgente divulgação.


FUNÇÕES DE SEGURANÇA:
+ => (Uso em manual - aceleração)
- => (Uso em manual - redução)
P => Estacionamento
R => Ré
N => Neutro
D => Drive (1ª - 4ª)
- O inserimento de uma posição de marcha a partir de "P" para outras funções (R, N ou D) é consentido somente com o motor ligado , o pedal do freio acionado (veículo parada) e o botão (Pulsante) sobre a alavanca pressionado.

- A remoção da chave de ignição é consentida somente na posição "P" (após deligar o motor).

- Em caso de travamento da chave no tambor de ignição a mesma será liberada quando:

A) Ligar novamente o motor deixando a alavanca na posição de marcha em "P' ao deliga-lo.
B) Puxar o pino de desativamento para baixo que está localizado na parte inferior da coluna de direção.

- Para a partida do motor a alavanc a de marcha deverá estar
somente na posição "N" ou "P", a partir de "N", ocorre com a pressão do botão (Pulsante) da alavanca.

- A marcha ré do veículo é inserida somente com baixa rotação do motor (Botão da alavanca acionado).


VEÍCULO NÃO FUNCIONA.


- No caso em que o veículoestiver sem carga de bateria não
tentar deslocar a alavanca do câmbio, pois o câmbio poderá ser danificado / travado.

- No caso do veículo com câmbio automático não é possível efetuar a partida do motor empurrando o mesmo (não fazer
pegar no tranco).

- O rebocamento do veículo não é aconcelhável devido a possibilidade de quebra do câmbio, principalmente se a
alavanca de marcha estiver posicionada na função D "Drive", R "Ré", P "Parker" ou Spotitronic "+, -".


Atenção

INSTRUÇÃO DE ENGATE DE MARCHA PARA MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO.

1 - O veículo deve estar com a alavanca de marcha na
posição em "P" (Estacionar).
2 - Para engatar a marcha "D" (P/Frente) ou "R" (P/Traz), não forçar a alavanca de marcha, faça o seguinte:
a) Ligar o veículo ou só girar a chave deixando o mesmo em ignição.
b) Pisar no pedal do freio, e com o pedal acionado pressionar o botão na alavanca de marcha e selecione a marcha, posicionando a alavanca em "D" (P/Frente) ou em "R" (P/Traz).
c) Para passar de "D" para "R" ou viceversa com o veículo em funcionamento (Motor ligado), pressionar o botão na alavanca de marcha e selecionar a marcha desejada.
d) Para selecionar o veículo deve sempre deixar a alavanca de marcha em "P" (Estacionar).
OBS.: A chave de ignição não sai si a alavanca de marcha não estiver na posição em "P" (Estacionar).