Óleo do câmbio automático-verif.nível/abastec.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
Ligar a instrumentação de diagnósticos (Examiner ou SDC) à tomada de diagnósticos do veículo e verificar se a temperatura do óleo do câmbio automático é igual ou inferior a 30°C.
- Se a temperatura do óleo estiver muito acima dos 30°C, esperar que se resfrie.
- Colocar a alavanca de comando do câmbio na
posição "P".
- Funcionar o motor e mantê-lo em marcha lenta.
- Retirar a chapa de proteção do motor.
- Soltar o tampão de óleo (1) no diferencial do câmbio automático.
- Esperar que o óleo do câmbio atinja os 40 ± 5°C verificáveis pela instrumentação de diagnósticos.
- Verificar pelo furo do nível do óleo do câmbio, na semi- caixa do diferencial, se existe um excesso, escassez ou uma linha leve de óleo. Se pelo furo do nível não sair óleo, é necessário efetuar o abastecimento operando como descrito a seguir:
- Verificar com a instrumentação de diagnósticos se a temperatura do óleo do câmbio automático é igual ou inferior a 30°C.
- Se a temperatura do óleo estiver muito acima dos 30°C, esperar que se resfrie.
- Abastecer com o óleo prescrito através do furo do nível do óleo até ver um abundante fluxo saindo pelo furo.
Nota : Esta operação deve ser feita com o auxílio de uma seringa ou uma bomba de plástico.
- Esperar que o óleo do câmbio atinja os 40 ± 5°C verificáveis pela instrumentação de diagnósticos.
- Verificar pelo furo do nível do óleo do câmbio, na semi- caixa do diferencial, se existe um excesso,escassez ou uma linha leve de óleo.
RECOLOCAÇÃO
- Montar o tampão do óleo do câmbio no diferencial do câmbio automático e apertá-lo com o torque prescrito.
- Recolocar a chapa de proteção do motor.
- Desligar e retirar a instrumentação de diagnósticos.
- Retirar o veículo do elevador.
Câmbio automático
RETIRADA
- Retirar o grupo motopropulsor com câmbio automático, completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras para versões com ar-condicionado.
- Retirar o grupo motopropulsor (câmbio automático), completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras retiradas.
RECOLOCAÇÃO
- Recolocar o grupo motopropulsor (câmbio automático), completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras retiradas.
- Recolocar o grupo motopropulsor com câmbio automático, completo com estrutura de sustentação, suspensões dianteiras para versões com ar-condicionado.
Radiador de arrefec.circ.hidr.câmbio autom.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda dianteira esquerda.
- Retirar a elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda dianteira.
- Retirar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Retirar grade dianteira central.
- Retirar pára-choque dianteiro.
- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b) e desligar as tubulações de entrada e saída do óleo (1c) do radiador do circuito hidráulico do câmbio automático.
Nota : Recolher o óleo em um recipiente adequado.
- Soltar o parafuso (2a) e afastar o convergedor de ar (2b).
- Soltar os parafusos (3a) e retirar o radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático (3b).
RECOLOCAÇÃO
- Montar o radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Recolocar em sua sede o convergedor de ar e fixá-lo com o parafuso inferior.
- Ligar as tubulações de entrada e saída de óleo ao radiador e fixá-las com o suporte e o relativo parafuso.
- Recolocar o pára-choque dianteiro.
- Recolocar a grade dianteira central.
- Recolocar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Recolocar a elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda dianteira.
- Montar a cobertura lateral traseira do vão do motor (uma), esq. ou dir.
- Abastecer o circuito hidráulico do câmbio automático com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.
Tubulações envio/ret. óleo câmbio/radiador
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Remover a roda dianteira esquerda.
- Retirar o elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda.
- Retirar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Retirar a grade dianteira central.
- Retirar o pára-choque dianteiro.
(A)
- Soltar a porca (1a) e retirar o suporte (1b) de sustentação das tubulações de envio/retorno do óleo ao radiador.
- Soltar as conexões (2a) e desligar as tubulações de envio/retorno de óleo ao radiador (2b) do lado do câmbio automático.
(B)
- Soltar o parafuso (1a), retirar o suporte (1b), desligar as tubulações de envio/retorno de óleo ao radiador (1c) do lado do radiador.
Nota : Recolher o óleo em um recipiente adequado.
- Soltar o parafuso (2a) e afastar o convergedor de ar (2b).
(C)
- Retirar o suporte de fixação (1) das tubulações de
envio/retorno de óleo ao radiador, na estrutura das suspensões dianteiras.
- Retirar as tubulações (2) de envio/retorno de óleo ao radiador removendo-as pelo lado dianteiro do veículo.
RECOLOCAÇÃO
- Recolocar na relativa sede, primeiramente, a tubulação de envio e depois a de retorno de óleo ao radiador.
- Montar o suporte de fixação das tubulações de envio/ retorno de óleo ao radiador na estrutura das suspensões dianteiras.
- Recolocar em sua sede o convergedor de ar e fixá-lo com o parafuso inferior.
- Ligar as tubulações de envio/retorno de óleo do câmbio automático ao radiador e fixá-las com o suporte e o relativo parafuso.
(D)
- Ligar as tubulações de envio/retorno ao radiador (1a) do lado do câmbio automático e fixá-las com as relativas conexões (1b) no torque prescrito.
Montar o suporte (2a) das tubulações de envio/ retorno de óleo ao radiador e fixá-lo com a relativa porca (2b).
- Recolocar roda dianteira esquerda.
- Recolocar grade dianteira central.
- Recolocar a grade dianteira lateral (uma), esq. ou dir.
- Recolocar o elemento dianteiro esquerdo de proteção do vão da roda.
- Recolocar o pára-choque dianteiro.
- Recolocar a cobertura lateral traseira do vão do motor (esquerda).
- Abastecer o circuito hidráulico do câmbio automático com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.
Instruções de uso do câmbio automático
A utilização do C/A no veículo, para movimentação e manobra nas operações de Transporte, demanda o mínimo de conhecimento, pois, manobras impróprias podem causar a perda total do câmbio.
Portanto abaixo está um procedimento de uso para que seja taxativamente divulgado aos interessados para o correto funcionamento. Solicitamos os responsáveis a urgente divulgação.
FUNÇÕES DE SEGURANÇA:
+ => (Uso em manual - aceleração)
- => (Uso em manual - redução)
P => Estacionamento
R => Ré
N => Neutro
D => Drive (1ª - 4ª)
- O inserimento de uma posição de marcha a partir de "P"
para outras funções (R, N ou D) é consentido somente
com o motor ligado , o pedal do freio acionado (veículo
parada) e o botão (Pulsante) sobre a alavanca pressionado.
- A remoção da chave de ignição é consentida somente na
posição "P" (após deligar o motor).
- Em caso de travamento da chave no tambor de ignição a
mesma será liberada quando:
A) Ligar novamente o motor deixando a alavanca na
posição de marcha em "P' ao deliga-lo.
B) Puxar o pino de desativamento para baixo que
está localizado na parte inferior da coluna de
direção.
- Para a partida do motor a alavanc a de marcha deverá estar
somente na posição "N" ou "P", a partir de "N", ocorre com
a pressão do botão (Pulsante) da alavanca.
- A marcha ré do veículo é inserida somente com baixa
rotação do motor (Botão da alavanca acionado).
VEÍCULO NÃO FUNCIONA.
- No caso em que o veículoestiver sem carga de bateria não
tentar deslocar a alavanca do câmbio, pois o câmbio
poderá ser danificado / travado.
- No caso do veículo com câmbio automático não é possível
efetuar a partida do motor empurrando o mesmo (não fazer
pegar no tranco).
- O rebocamento do veículo não é aconcelhável devido a
possibilidade de quebra do câmbio, principalmente se a
alavanca de marcha estiver posicionada na função D
"Drive", R "Ré", P "Parker" ou Spotitronic "+, -".
Atenção
INSTRUÇÃO DE ENGATE DE MARCHA PARA MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO.
1 - O veículo deve estar com a alavanca de marcha na
posição em "P" (Estacionar).
2 - Para engatar a marcha "D" (P/Frente) ou "R" (P/Traz),
não forçar a alavanca de marcha, faça o seguinte:
a) Ligar o veículo ou só girar a chave deixando o
mesmo em ignição.
b) Pisar no pedal do freio, e com o pedal acionado
pressionar o botão na alavanca de marcha e
selecione a marcha, posicionando a alavanca em
"D" (P/Frente) ou em "R" (P/Traz).
c) Para passar de "D" para "R" ou viceversa com o
veículo em funcionamento (Motor ligado),
pressionar o botão na alavanca de marcha e
selecionar a marcha desejada.
d) Para selecionar o veículo deve sempre deixar a
alavanca de marcha em "P" (Estacionar).
OBS.: A chave de ignição não sai si a alavanca de
marcha não estiver na posição em "P"
(Estacionar).