ROTEIRO PARA ALARME ANTIFURTO
A nova linha UNO 95, traz como novidade o opcional alarme antifurto.
Os veículos MY’95
sairão da fábrica com o novo opcional já instalado ou já pré-disposto
para a sua instalação em nossa rede de assistência técnica.
INTERLIGAÇÃO DOS CABOS DO ALARME-VEÍCULO 05 PORTAS
CONTROLE MANUAL
ROTEIRO PARA
ALARME ANTIFURTO
CONTROLE REMOTO
ALARME ANTIFURTO
ALARME DO MILLE EP COM CONTROLE REMOTO SEM ULTRA - SOM.
FUNCIONAMENTO
ATIVAÇÃO: a ativação
do sistema de alarme é efetuada através do chaveiro transmissor,
onde a central aciona a sirene, que emite três “bip”, e as luzes indicadoras
de direção emitem um sinal luminoso, travando imediatamente as portas.
DESATIVAÇÃO: a desativação
pode ser realizada através do chaveiro telecomando, neste
instante a central aciona a sirene emitindo um “bip”, e as luzes indicadoras
de direção emitem
um sinal luminoso, destravando as portas.
OBS: o sistema também
pode ser desativado levando a chave de ignição na posição
parking.
DIAGNÓSTICO: estando
o alarme desativado e a ignição (15) ligada, o sistema entra em
diagnose ao receber dois pulsos (positivos) em um tempo inferior a 1 segundo,
no terminal
de diagnose que é o pino cinco da central do alarme, que possui um cabo
(cor de rosa), que se localiza no chicote do alarme, próximo ao extintor de
incêndio sob o carpete,
que fará que o LED lampeje na seguinte seqüência:
1 piscada 15(ignição)
2 piscadas porta-malas
3 piscadas capô
4 piscadas portas
Sinais de Entrada e Saída
Terminal Sinal Entr. / Saída
1 31 (negativo) Entrada
2 Positivo Sirene Saída
3 Relé de partida Saída
4 15 (ignição) Entrada
5 Diagnóstico Entrada
6 Porta Traseira Esquerda Entrada
7 Porta Traseira Direita Entrada
8 Porta Dianteira Direita Entrada
9 Disparo da sirene Saída
10 Sinal Trava Saída
11 ------------- --------
12 Antena Entrada
13 Antena (malha) Entrada
14 30 (12V bateria) Entrada
15 30F (12V Prot. por. fusível) Entrada
16 Pisca Esquerdo Saída
17 Pisca Direito Saída
18 Parking Entrada
19 Capô Entrada
20 Porta Dianteira Esquerda Entrada
21 Porta-malas Entrada
22 Led Saída
23 ----------------------------- -----------
24 Sinal Destrava Saída
25 ---------------------------- ----------
ALARME ANTIFURTO MY’95
MODELOS: MILLE ELX, UNO CS, UNO 1.6 M.P.I. E UNO TURBO
1 - APRESENTAÇÃO
A nova linha Uno
95 traz como novidade o opcional alarme antifurto. Nos
veículos MILLE ELX, UNO CS, está disponível o alarme controle manual, e para
os veículos UNO 1.6
MPI, UNO TURBO, o alarme controle remoto.
Os veículos MY’95
sairão da fábrica com os novos opcionais já instalados ou já
pré-dispostos para sua instalação em nossa Rede de Assistência Técnica.
2 - COMPONENTES
2.1 - Central eletrônica
Responsável pelo
monitoramento do veículo. Quando ativada, desabilita
o motor de partida e monitora as portas dianteiras e traseiras, porta-malas,
capô, a ignição e
o interior do veículo através dos sensores de ultra-som.
(controle Remoto).
Está localizada sob
o banco dianteiro direito, sendo fixada em um suporte
metálico o qual protege contra possíveis impactos.
NOTA
Para a instalação
do alarme em nossas concessionárias, atenção com as
centrais:
• o des. 50001994 é para os veículos (Controle manual)
• o des. 50002920 é para os veículos (controle Remoto)
2.2 - Sirene
Responsável pelo
aviso sonoro do veículo nas diversas solicitações em que é
requisitada. Ativação e desativação, diagnose e disparo.
Está localizada no
cofre do motor fixada junto a caixa de rodas dianteira
direita.
É alimentada pela
bateria do veículo, sendo conectada ao chicote vão do
motor de maneira que dificulte a ação de terceiros.
2.3 - Sensores das portas dianteiras
No caso de violação
através das portas dianteiras este indicará a abertura
da porta para a central que acionará a sirene. Estão localizados junto a
fechadura da porta.
OBS.: são os mesmos indicadores do CHEK-CONTROL.
2.4 - Sensores das
portas traseiras
Seu funcionamento
é idêntico ao das portas dianteiras. Também localizados
nas fechaduras das portas, sendo os mesmos do CHECK-CONTROL.
2.5 - Sensor da tampa traseira
Utiliza o mesmo indicador
do CHECK-CONTROL, localizado na fechadura da
tampa traseira, que ao ser aberta, enviará um sinal a central eletrônica do
alarme, que comandará
o disparo imediato da sirene.
2.6 - Sensor do capô
Localizado na travessa
superior frontal do veículo, a esquerda, é um
interruptor que detecta quaisquer movimentos em seu interior.
2.7 - Sensor de ultra-som (com controle remoto)
Possui um botão que
nos permite desabilitá-lo quando necessário. É uma
plafoniera localizada no teto do veículo, na mesma posição que era montado
anteriormente o espelho
retrovisor.
NOTA
No caso do alarme
vir a ser instalado em nossas concessionárias, atentar para
o seguinte:
a plafoniera da ELBA
NÃO PODE SER MONTADO EM UMA PICK-UP OU UNO E
VICE-VERSA, ou seja, não são intercambiáveis. Verificar com cuidado a
marcação da plafoniera.
• des. 180768480 para ELBA
• des. 189770180 para UNO e PICK-UP
Se o módulo ELBA
for montado em UNO ou PICK-UP, poderá ocorrer a falsa
ativação do ultra-som e conseqüentemente o disparo do alarme.
2.8 - Módulo chaveiro “controle remoto”
Responsável pela
ativação e desativação do alarme dos modelos com controle
remoto, através de freqüência de rádio.
NOTA IMPORTANTE
Existe um código
de segurança na etiqueta colada no controle remoto. É
necessário orientar ao cliente que guarde este código em local seguro, pois,
em caso de perdas
ou danos do controle remoto, para se solicitar uma cópia
via rede autorizada FIAT, é necessário que se forneça o código de segurança.
2.9 - Led de indicação
Utilizado para a
indicação do estado de vigilância do alarme, e diagnose do
sistema.
Está localizado no
painel para os veículos controle manual e na plafoniera do
ultra-som dos veículos com controle remoto.
3 - FUNCIONAMENTO
3.1 - Veículos - Controle manual - Ativação
Para ativar o sistema, deve-se:
- inserir a chave
no cilindro da fechadura de uma das portas dianteiras e,
travar as portas, mantendo a chave nesta posição por cerca de 2 segundos;
- neste instante o sistema será ativado e a sirene executará 3 bips;
- as luzes de direção piscam e o led passará a piscar.
NOTA
1 - O sistema permitirá
que nos próximos 10 segundos seja aberta alguma
porta ou porta-malas, mas ao término deste período, se algum destes
permanecer aberto o sistema disparará.
2 - Caso se tente abrir o capô o sistema entrará em disparo.
3.2 - Veículos - Controle manual - Desativação
Para desativar o sistema de alarme, deve-se realizar a seguinte seqüência:
- inserir a chave
no cilindro da fechadura de uma das portas dianteiras, e
destravar as portas; neste instante a sirene oferece um bip e as luzes de
direção piscam;
- a partir deste
momento inicia-se uma cortesia de 15 segundos, para que o
proprietário execute o que se segue:
• abertura da porta;
• o acionamento da ignição.
OBSERVAÇÕES
1º- Caso não seja acionada a ignição o sistema entrará em disparo.
2º- Iniciando o disparo,
o proprietário pode ainda acionar a ignição e
realizar a desativação do sistema em um intervalo de 10 segundos.
3º- Após este tempo
não mais conseguirá desativar o sistema acionando
a ignição.
Então deverá ser realizado todo o processo de desativação novamente:
- travar as portas;
- destravar as portas;
- abrir a porta e acionar a ignição.
3.3 - Veículos com controle remoto - Ativação
Para se ativar o alarme basta pressionar a tecla no controle remoto.
- As luzes indicadoras de direção piscam;
- a sirene oferece 3 bips;
- as portas se travam e,
- o led localizado no sensor de ultra-som começa a piscar.
NOTA
1 - O sistema permitirá
que nos próximos 10 segundos seja aberta alguma porta ou
porta-malas, mas ao término deste período, se algum destes permanecer aberto
o sistema disparará.
2 - Para ativar o
alarme mas inibir o ultra-som, devemos com o alarme ainda
desativado, pressionar o botão localizado no sensor de ultra-som instalado no
teto do veículo.
O led começará a piscar e o proprietário terá 20 segundos para
ativar o alarme.
3.4 - Veículos com controle remoto - Desativação
Para desativar o
sistema de alarme basta pressionar a tecla do controle
remoto.
- Neste instante as luzes indicadoras de direção piscam;
- a sirene oferece 1 bip e;
- as portas se destravam.
Se durante o próximo
1 minuto não ocorrer a abertura de portas ou porta-malas,
o sistema se ativará automaticamente (com o ultra-som habilitado, caso
este tenha sido desabilitado
anteriormente).
NOTA
- O sistema poderá ser desativado automaticamente se:
em disparo com ignição
desligada, acionar o Parking e pressionar o Botão
inibidor de ultra-som.
4 - Diagnose para comando manual
Para se dar início ao processo de diagnose é necessário fazer:
1 - colocar a chave de ignição na posição “MAR”;
2 - aterrar o pino
diagnose (fio de cor rosa no chicote do alarme, localizado
próximo a caixa de ar).
NOTA
Este processo só
terá início se a ignição for ligada em primeiro lugar e assim
permanecer. Se o pino de diagnose já estiver aterrado, o mesmo deverá ser
desconectado do terra,
pois o sistema estará em modo diagnose somente se a
ignição for ligada em primeiro lugar.
3 - Ao aterrar o
pino diagnose, através do LED serão visualizados os últimos
disparos.
Em diagnose o sistema
poderá informar até os três últimos disparos ocorridos e
testar as entradas.
Tabela para diagnose comando manual
1 PISCADA - IGNIÇÃO
2 PISCADAS - PORTA-MALAS
3 PISCADAS - CAPÔ
4 PISCADAS - PORTAS DIANTEIRAS / TRASEIRAS
4.1 - Diagnose 1
A informação dos
três últimos disparos ocorrerá através do led, conforme as
conseqüências:
- SEM DISPARO - o led ficará piscando com uma freqüência de 2,5 Hz
- COM APENAS 1 DISPARO
- O led passará a piscar conforme a tabela, por três
vezes consecutivas, indicando o último disparo. Terminadas as indicações do
último disparo, o
led indicará o penúltimo disparo por três vezes. Terminadas
as indicações do penúltimo disparo o led passará a indicar o último disparo
por três vezes, e
assim, sucessivamente.
- COM 3 DISPAROS
- O led passará a piscar conforme a tabela, por três vezes
consecutivas, indicando o último disparo. Terminadas as indicações do
último disparo, o
led indicará o penúltimo disparo por 3 vezes. Terminadas
as indicações do penúltimo disparo o led passará a indicar o antepenúltimo
disparo por 3 vezes,
e assim, sucessivamente.
Terminadas as indicações
do antepenúltimo disparo o led passará a indicar o
último disparo por 3 vezes, e assim, consecutivamente.
4.2 - Diagnose 2
Em qualquer instante,
no MODO DIAGNOSE, o sistema poderá testar o
hardware. Se qualquer um dos sensores (porta, porta-malas, capô e cilindro
de ativação) for
acionado, o sistema deverá reconhecer e, através de bip na
sirene e de um pulso nas luzes de direção, deverá avisar o acionamento.
Ao se desligar o
pino diagnose ou a ignição, o led se apaga, dando fim a
diagnose.
5 - Diagnose para controle remoto
Para se dar início ao processo de diagnose é necessário fazer:
1 - colocar a chave de ignição na posição “MAR”;
2 - pressionar o botão inibidor de ultra-som 2 vezes em 1 segundo;
3 - para visualizar os disparos armazenados através do led, será necessário
acionar este mesmo botão novamente.
Em diagnose o sistema
poderá informar até os três últimos ocorridos e testar
as entradas.
Tabelas para diagnose controle remoto
1 PISCADA - IGNIÇÃO
2 PISCADAS - PORTA-MALAS
3 PISCADAS- CAPÔ
4 PISCADAS - PORTAS DIANTEIRAS / TRASEIRAS
5 PISCADAS - ULTRASOM
5.1 - Diagnose 1
A informação dos
três últimos disparos ocorrerá através do led, após o
acionamento do botão inibidor de US conforme as conseqüências:
- SEM DISPARO - O
led ficará apagado, e no acionamento do botão inibidor
do US, dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção serão
executados simultaneamente,
Isto indicará que não houve disparo até o
presente momento.
- COM APENAS 1 DISPARO
- No primeiro acionamento do botão inibidor
do US, o led passará a piscar conforme tabela indicando o último disparo.
- COM 2 DISPAROS
- No primeiro acionamento do botão inibidor do US, o led
passará a piscar conforme tabela, indicando o último disparo ocorrido. No
próximo acionamento
do botão inibidor, o led indicará o penúltimo disparo.
Em outro acionamento
do botão inibidor o sistema voltará a informar o
último disparo e dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção,
serão executadas
simultaneamente.
- COM 3 DISPAROS
- No primeiro acionamento do botão inibidor do US, o led
passará a piscar conforme tabela, indicando o último disparo ocorrido. No
próximo acionamento
do botão inibidor indicará o penúltimo disparo. Em
outro acionamento do botão inibidor, o led indicará o antepenúltimo disparo.
Em outro acionamento
do botão inibidor o sistema voltará a informar o
último disparo e dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção,
serão executadas
simultaneamente.
5.2 - Diagnose 2
Em qualquer instante,
no MODO DIAGNOSE, o sistema poderá testar o
hardware. Se qualquer um dos sensores (porta, porta-malas, capô e botão
inibidor) for acionado,
o sistema deverá reconhecer e, através do bip da sirene
e de um pulso nas luzes de direção, deverá avisar o acionamento.
Ao se desligar o pino diagnose, o led se apagará, dando fim a diagnose.
TELECOMANDO
DO SISTEMA ANTIFURTO-REPOSIÇÃO
Com objetivo de esclarecer
eventuais dúvidas sobre reposição de telecomandos do sistema
antifurto dos modelos acima citados, informamos os rocedimentos a serem
adotados nos casos de extravio ou defeitos.
Salientamos que os
procedimentos são distintos para o fabricante HL e Marelli, conforme
já descrito na CI/0087 de 30/11/95.
HL ELETROMETAL LTDA
INSTRUÇÃO PARA ENVIO DE CHAVEIROS FIAT PARA CONSERTO
1 - Enviar via Sedex para:
HL ELETROMETAL LTDA
Rua Filomena Bítolo, 141 - Rudge Ramos
09735 - 390 São Bernardo do Campo - SP
A/C ASSISTÊNCIA TÉCNICA
2 - Contendo:
a) chaveiro
b) carta em papel
timbrado e nome da pessoa para contato, explicando o
defeito apresentado.
INSTRUÇÃO PARA PEDIDO DE NOVO CHAVEIRO
1 - Enviar fax em papel timbrado da concessionária para:
HL ELETROMETAL LTDA
fax: (011) 457-1499
A/C: Cybele (vendas)
2 - Contendo:
a) Código do chaveiro - está em etiquetas que se encontram:
- uma na parte externa do chaveiro;
- uma na parte interna do chaveiro;
- uma no módulo de alarme.
Exemplo: - HL K93 - HL4A
00045 24001
b) Código da placa
do chaveiro, encontrado na parte superior da placa onde são
soldados os componentes; pode ter os seguintes códigos: HL CAD5936 - HL
CAD6169 - HL CAD6664.
c) dados da concessionária
para faturamento (Razão Social, CGC, IE, endereço
completo).
d) prazo de entrega - 10 dias úteis.
OBS.: este prazo é contado a partir da entrada dos dados corretos.
MAGNETI MARELLI
INSTRUÇÃO PARA ENVIO DE CHAVEIROS FIAT PARA CONSERTO
1 - Enviar via Sedex para:
Magneti Marelli do Brasil Ind. Com. Ltda.
Divisão Eletrônica
Rod. Campinas Mogi Mirim - SP 340, km 118
A/C Depto de Marketing / Vendas
2 - Contendo:
a) chaveiro;
b) carta em papel
timbrado e nome da pessoa para contato, explicando o
defeito apresentado.
INSTRUÇÃO PARA PEDIDO DE NOVO CHAVEIRO
1 - Enviar fax em papel timbrado da concessionária para:
Magneti Marelli do Brasil Ind. Com. Ltda
Divisão Eletrônica
A/C: Depto de Marketing/Vendas
Fax: (0192)39-4180
2 - Contendo:
a) código do chaveiro
- número constante da etiqueta que contém o código de barra;
- uma etiqueta no chaveiro;
- uma etiqueta no módulo de alarme.
Exemplo: indicar este nº (cód. de barras seguido por 02100151)
b) dados da concessionária
para faturamento (Razão Social, CGC, IE,
endereço completo).
ALARME ANTIFURTO
INTERRUPTOR DO ALARME NO CAPÔ (QUEBRA DA FIXAÇÃO)
Quando houver necessidade
de substituição do interruptor do alarme do MY 95 até os
chassis 5573225 / 8447900, por motivo de quebra ocasionada pela batida do capô,
deve-se montar o anel
de borracha, desenho 5943294 da seguinte forma:
- remover o capuz de proteção do interruptor;
- instalar o anel
de borracha no primeiro degrau do capuz de proteção, de modo
que fique bem alojado;
- instalar o capuz no interruptor;
- montar o interruptor no veiculo;
- conectar o chicote.
OBS.: informamos que
a partir dos chassis 5599961 e 8452222, foi reduzida a
profundidade da bunha de acionamento do interruptor, não sendo montado
mais o anel de borracha,
não devendo ser aplicado o BAV.
Procedimento de garantia:
Híbrido SIGI
Cód. local: 55501458 Cód. local: 5580 E28-1
Tipo de garantia: 0 Tipo de garantia: A03
Tempo: 0.10 Tempo: 0.10
Operação: 5580E28 Operação: 5580E28
Inconveniente: 06 Anomalia: RA
ALARME ANTIFURTO MY’95
MODELOS: PICK-UP 1.5 e PICK-UP LX
1 - Apresentação
A nova linha Uno
95 traz como novidade o opcional alarme antifurto. No
veículo PICK-UP 1.5, está disponível o alarme controle manual, e para a
PICK-UP LX, o alarme
controle remoto.
Os veículos MY’95
sairão da fábrica com os novos opcionais já instalados ou já
pré-dispostos para a sua instalação em nossa Rede de Assistência Técnica.
2 - Componentes
2.1- Central eletrônica
Responsável pelo
monitoramento do veículo. Quando ativada, desabilita o
motor de partida e monitora as portas dianteiras e traseiras, porta-malas, capô,
a ignição e o interior
do veículo através dos sensores de ultra-som. (Controle
Remoto).
Está localizada sob
o banco dianteiro direito, sendo fixada em um suporte
metálico o qual protege contra possíveis impactos.
NOTA
Para a instalação
do alarme em nossas concessionárias, atenção com as
centrais
.o des. 50001994 é para os veículos (Controle Manual)
.o des. 50002920 é para os veículos (Controle Remoto)
2.2- Sirene
Responsável pelo
aviso sonoro do veículo nas diversas solicitações em que
é requisitada. Ativação e desativação, diagnose e disparo.
Está localizada no
cofre do motor fixada junto a caixa de rodas dianteira
direita. É alimentada pela bateria do veículo, sendo conectada ao chicote vão
do motor de maneira
que dificulte a ação de terceiros.
2.3- Sensores das portas dianteiras
No caso de violação
através das portas dianteiras este indicará a abertura da
porta para a central que acionará a sirene. Estão localizados junto a fechadura
da porta.
OBS.: são os mesmos indicadores do CHECK-CONTROL.
2.4 - Sensores das
portas traseiras
Seu funcionamento
é idêntico ao das portas dianteiras. Também localizadas
nas fechaduras das portas, sendo os mesmos do CHECK-CONTROL.
2.5 - Sensor da tampa traseira
Utiliza o mesmo indicador
do CHEC-CONTROL, localizado na fechadura
da tampa traseira, que ao ser aberta, enviará um sinal a central eletrônica do
alarme, que
comandará o disparo imediato da sirene.
2.6 - Sensor do capô
Localizado na travessa
superior frontal do veículo, a esquerda, é um
interruptor que detecta quaisquer movimentos em seu interior.
2.7 - Sensor de ultra-som (com controle remoto)
Possui um botão que
nos permite desabilitá-lo quando necessário. É uma
plafoniera localizada no teto do veículo, na mesma posição que era
montado anteriormente o espelho retrovisor.
NOTA
No caso do alarme
vir a ser instalado em nossas concessionárias, atentar
para o seguinte:
a plafoniera da ELBA
NÃO PODE SER MONTADO EM UMA PICK-UP OU UNO
E VICE-VERSA, ou seja, não são intercambiáveis. Verificar com cuidado a
marcação na plafoniera.
• des. 180768480 para ELBA
• des. 189770180 para UNO e PICK-UP
Se o módulo ELBA
for montado em UNO ou PICK-UP, poderá ocorrer a falsa
ativação do ultra-som e conseqüêntemente o disparo do alarme.
2.8 - Módulo chaveiro “controle remoto”
Responsável pela
ativação e desativação do alarme dos modelos com controle
remoto, através de freqüência de rádio.
NOTA IMPORTANTE
Existe um código
de segurança na etiqueta colada no controle remoto. É
necessário orientar ao cliente que guarde este código em local seguro, pois,
em caso de perdas
ou danos do controle remoto, para solicitar uma cópia via
rede autorizada FIAT, é necessário que se forneça o código de segurança.
2.9 - Led de indicação
Utilizado para a
indicação do estado de vigilância do alarme, e diagnose do
sistema. Está localizado no painel para os para os veículos controle manual
e na plafoniera do
ultra-som dos veículos com controle remoto.
3 - Funcionamento
3.1 - Veículos - Controle manual - ativação
Para ativar o sistema, deve-se:
- inserir a chave
no cilindro da fechadura de uma das portas dianteiras e,
travar as portas, mantendo a chave nesta posição por cerca de 2 segundos;
- neste instante o sistema será ativado e a sirene executará 3 bips;
- as luzes de direção piscam e o led passará a piscar.
NOTA
1- O sistema permitirá
que nos próximos 10 segundos seja aberta alguma
porta ou porta-malas, mas ao término deste período, se algum destes
permanecer aberto o sistema disparará.
2- Caso se tente abrir o capô o sistema entrará em disparo.
3.2 - Veículos - Controle manual - Desativação
Para desativar o sistema de alarme, deve-se realizar a seguinte seqüência:
- inserir a chave
no cilindro da fechadura de uma das portas dianteiras, e
destravar as portas;
- neste instante a sirene oferece um bip e as luzes de direção piscam;
- a partir deste
momento inicia-se uma cortesia de 15 segundos, para que o
proprietários execute o que se seque:
• abertura da porta;
• o acionamento da ignição.
OBSERVAÇÕES
1º - Caso não seja acionada a ignição o sistema entrará em disparo.
2º - Iniciando o disparo,
o proprietário pode ainda acionar a ignição e realizar a
desativação do sistema em um intervalo de 10 segundos.
3º - Após este tempo não mais conseguirá desativar o sistema acionando a ignição.
Então deverá ser realizado todo o processo de desativação novamente:
- travar as portas;
- destravar as portas;
- abrir a porta e acionar a ignição.
3.3 - Veículos com controle remoto - Ativação
Para se ativar o alarme basta pressionar a tecla no controle remoto.
- As luzes indicadoras de direção piscam;
- a sirene oferece 3 bips;
- as portas se travam e,
- o led localizado no sensor de ultra-som começa a piscar.
NOTA:
1- O sistema permitirá
que nos próximos 10 segundos seja aberta alguma porta ou
porta-malas, mas ao término deste período, se algum destes permanecer aberto
o sistema disparará.
2- Para ativar o alarme
mas inibir o ultra-som, devemos com o alarme ainda
desativado, pressionar o botão localizado no sensor de ultra-som instalado no
teto do veículo.
O led começará a piscar e o proprietário terá 20 segundos para
ativar o alarme.
3.4 - Veículos com controle remoto - Desativação
Para desativar o
sistema de alarme basta pressionar a tecla do controle
remoto.
- Neste instante as luzes indicadoras de direção piscam;
- a sirene oferece 1 bip e ;
- as portas se destravam.
Se durante o próximo
1 minuto não ocorrer a abertura de portas ou porta-malas,
o sistema se ativará automaticamente (com o ultra-som habilitado, caso
este tenha sido desabilitado
anteriormente).
NOTA
O sistema poderá ser desativado automaticamente se:
Em disparo com
Ignição desligada,
acionar o
Parking e pressionar o
Botão inibidor de ultra-som.
4 - Diagnose para comando manual
Para se dar início ao processo de diagnose é necessário fazer:
1- colocar a chave de ignição na posição “MAR”;
2- aterrar o pino
diagnose(fio de cor rosa no chicote do alarme, localizado
próximo a caixa de ar).
NOTA
Este processo só
terá início se a ignição for ligada em primeiro lugar e assim
permanecer. Se o pino de diagnose já estiver aterrado, o mesmo deverá ser
desconectado do terra,
pois o sistema estará em modo diagnose somente se a
ignição for ligada em primeiro lugar.
3 - Ao aterrar o
pino diagnose, através do LED serão visualizados os últimos
disparos.
Em diagnose o sistema
poderá informar até os três últimos disparos ocorridos
e testar as entradas.
Tabela para diagnose comando manual
1 PISCADA - IGNIÇÃO
2 PISCADAS - PORTA-MALAS
3 PISCADAS - CAPÔ
4 PISCADAS - PORTAS DIANTEIRAS / TRASEIRAS
4.1 - Diagnose 1
A informação dos
três últimos disparos ocorrerá através do led, conforme as
conseqüências:
- SEM DISPARO - O led ficará piscando com uma freqüência de 2,5 Hz
- COM APENAS 1 DISPARO
- O led passará a piscar conforme a tabela, por três
vezes consecutivas, indicando o último disparo. Terminadas as indicações
do último disparo,
o led indicará o penúltimo disparo por três vezes.
Terminadas as indicações
do penúltimo disparo o led passará a indicar o
último disparo por três vezes, e assim, sucessivamente.
- COM 3 DISPAROS
- O led passará a piscar conforme a tabela, por três vezes
consecutivas, indicando o último disparo. Terminadas as indicações do último
disparo, o led indicará
o penúltimo disparo por 3 vezes. Terminadas as
indicações do penúltimo disparo o led passará a indicar o antepenúltimo
disparo por 3 vezes,
e assim, sucessivamente.
Terminadas as indicações
do antepenúltimo disparo o led passará a indicar o
último disparo por 3 vezes, e assim, consecutivamente.
4.2 - Diagnose 2
Em qualquer instante,
no MODO DIAGNOSE, o sistema poderá testar o
hardware. Se qualquer um dos sensores (porta, porta-malas, capô e cilindro de
ativação) for acionado,
o sistema deverá reconhecer e, através de bip na
sirene e de um pulso nas luzes de direção, deverá avisar o acionamento.
Ao se desligar o
pino diagnose ou a ignição, o led se apaga, dando fim a
diagnose.
5 - Diagnose para controle remoto
Para se dar início ao processo de diagnose é necessário fazer:
1 - colocar a chave de ignição na posição “mar”;
2 - pressionar o botão inibidor de ultra-som 2 vezes em 1 segundo;
3 - para visualizar
os disparos armazenados através do led, será necessário
acionar este mesmo botão novamente.
Em diagnose o sitema
poderá informar até os três últimos disparos ocorridos
e testar as entradas.
Tabelas para diagnose controle remoto
1 PISCADA - IGNIÇÃO
2 PISCADAS - PORTA-MALAS
3 PISCADAS - CAPÔ
4 PISCADAS - PORTAS DIANTEIRAS / TRASEIRAS
5 PISCADAS - ULTRASOM
5.1 - Diagnose 1
A informação dos
três últimos disparos ocorrerá através do led, após o
acionamento do botão inbidor de US conforme as conseqüências:
- SEM DISPARO - O
led ficará apagado, e no acionamento do botão inibidor
do US, dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção serão
executados simultaneamente.
Isto indicará que não houve disparo até o
presente momento.
- COM APENAS 1 DISPARO
- No primeiro acionamento do botão inibidor do
US, o led passará a piscar conforme tabela indicando o último disparo.
- COM 2 DISPAROS
- No primeiro acionamento do botão inibidor do US, o led
passará a piscar conforme tabela, indicando o último disparo ocorrido. No
próximo acionamento
do botão inibidor, o led indicará o penúltimo disparo.
Em outro acionamento
do botão inibidor o sistema voltará a informar o
último disparo e dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção,
serão executadas
simultaneamente.
- COM 3 DISPAROS
- No primeiro acionamento do botão inibidor do US, o led
passará a piscar conforme tabela, indicando o último disparo ocorrido. No próximo
acionamento do botão inibidor indicará o penúltimo disparo. Em
outro acionamento do botão inibidor, o led indicará o antepenúltimo disparo.
Em outro acionamento
do botão inibidor o sistema voltará a informar o
último disparo e dois bips de sirene e duas piscadas nas luzes de direção,
serão executadas
simultaneamente.
5.2 - Diagnose 2
Em qualquer instante,
no MODO DIAGNOSE, o sistema poderá testar o
hardware. Se qualquer um dos sensores (porta, porta-malas, capô e botão
inibidor) for acionado,
o sistema deverá reconhecer e, através do bip da sirene
e de um pulso nas luzes de direção, deverá avisar o acionamento.
Ao se desligar o
pino diagnose, o led se apagará, dando fim a diagnose.
ROTEIRO PARA
ALARME ANTIFURTO
CONTROLE REMOTO
ALARME ANTIFURTO
ALARME DO MILLE EP COM CONTROLE REMOTO SEM ULTRA-SOM.
FUNCIONAMENTO
ATIVAÇÃO
A ativação do sistema
de alarme é efetuada através do chaveiro transmissor, onde aciona
a sirene, que emite três “bip”, e as luzes indicadoras de direção emitem um
sinal luminoso, travando
imediatamente as portas.
DESATIVAÇÃO
A desativação pode
ser realizada através do chaveiro telecomando, neste instante a
central aciona a sirene emitindo um “bip”, e as luzes indicadoras de direção
emitem um sinal luminoso,
destravando as portas.
OBS: o sistema também
pode ser desativado levando a chave de ignição na posição
parking.
DIAGNÓSTICO
Estando o alarme desativado
e a ignição (15) ligada, o sistema entra em diagnose ao
receber dois pulsos (positivos) em um tempo inferior a 1 segundo, no terminal
de diagnose
que é o pino cinco da central do alarme, que possui um cabo (cor de rosa),
que se localiza no chicote do alarme, próximo ao extintor de incêndio sob
o carpete, que fará
que o LED lampeje na seguinte seqüência: