CHECK-CONTROL
E SENSORES
DESCRIÇÃO
Este modelo de Check-Control
é constituído de um módulo eletrônico de supervisão e
indicadores instalados no centro do painel de instrumentos.
O módulo eletrônico
informa ao usuário, através de indicadores luminosos as seguintes
situações:
1) Indicador de lâmpadas de posição dianteiras.
2) Indicador porta dianteira direita “ABERTA”.
3) Indicador porta dianteira esquerda “ABERTA”.
4) Indicador porta traseira direita “ABERTA”.
5) Indicador porta traseira esquerda “ABERTA”.
6) Indicador de lâmpadas de posição traseiras.
7) Indicador de lâmpada de freio esquerda.
8) Indicador de lâmpada de freio direita.
9) Indicador de lâmpada de placa.
FUNCIONAMENTO
Ligando-se a chave
de ignição nas posições AVV ou MAR, os indicadores deverão permanecer
“APAGADOS”, se o veículo estiver com os circuitos monitorados em perfeitas
condições.
No caso de existir
alguma anomalia, o indicador “ACENDERÁ” sinalizando o local da
falha.
INDICADOR DE LÂMPADAS
DE POSIÇÃO DIANTEIRAS/TRASEIRAS
Ao se ligar a chave
de ignição na posição MAR e o circuito de lâmpadas de posição dianteiras/traseiras
apresentar alguma anomalia, o indicador correspondente acenderá.
O indicador somente
apresentará a anomalia se as lâmpadas de posição estiverem ligadas.
OBSERVAÇÃO
1) Não fechar o circuito (curto-circuito) das luzes de iluminação ou de freio.
Ex.: Verificação
da presença de corrente no soquete das lâmpadas, através de
faiscamento ou introdução de uma chave de fenda, que causará danos ao
módulo Check-Control.
2) A substituição
de qualquer lâmpada de posição deverá obedecer a potência
especificada (dianteira - 3W e traseira - 5W), para não interferir na indicação.
emoção - recolocação
do módulo de controle eletrônico
e monitor do Check-Control
Remover a moldura
do quadro de instrumentos, conforme
instruções no Grupo 55.
Desligar os conectores
elétricos do módulo do Check-Control.
Retirar os quatro
parafusos de fixação do módulo, removê-lo
e substituí-lo.
TABELA DE DIAGNÓSTICOS
DE INCONVENIENTES DO CHECK-CONTROL
(Módulo separado do quadro de instrumentos)
SERVIÇO ASSINALADO
Check-Control não
acende a luz verde ao se ligar chave de ignição ou a luz vermelha
quando é assinalado qualquer anomalia.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave de ignição na posição MAR.
CAUSAS
- Fusível de “serviço” queimado
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado.
SERVIÇO ASSINALADO
Luz de posição e luz de placa.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave ignição na posição MAR
- Interruptor das luzes externas ligado.
CAUSAS
- Um ou dois fusíveis das luzes externas queimados.
- Uma ou mais lâmpadas
das luzes de posição (dianteira ou traseira) queimadas ou
com potência diferente da especificada.
- Cabo de ligação
do circuito de luzes externas do módulo de controle interrompido
ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado
- Substituir a lâmpada por outra de potência especificada.
- Controlar a integridade dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO ASSINALADO
Luz de freio.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave ignição na posição MAR.
- Pedal de freio desacionado.
- Pedal de freio acionado (*)
CAUSAS
- Fusível do acendedor de cigarros queimado.
- Um ou dois terminais menores de ligação do interruptor de freio desligado.
- Interruptor do freio com inconveniente.
- (*)Cabo de ligação
do circuito de luzes de freio ao módulo de controle
oxidado ou desligado nas conexões sobre o módulo de controle ou sobre a caixa
de fusíveis
do sistema elétrico.
- (*)Uma ou duas lâmpadas
de freio queimadas ou com potência diferente da
especificada.
- (*)Um ou dois terminais maiores de ligação do interruptor do freio desligado.
- (*)Interruptor do freio com inconveniente.
- Cabos de ligação
do circuito de luzes do freio ao módulo de controle interrompido
ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado.
- Fazer uma “ponte”
nos terminais menores. Se a luz piloto apagar, substituir o
interruptor do freio.
- Controlar as conexões do módulo de comando atrás do quadro de instrumentos.
Controlar as conexões de saída da caixa de fusíveis.
Controlar continuidade dos cabos.
- Substituir a lâmpada por outra de valor de potência especificada.
- Religar o terminal.
- Fazer uma “ponte”
nos terminais maiores. Se a luz piloto apagar, substituir o
interruptor do freio.
- Controlar a integridade dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO ASSINALADO
- Luz de freio assinalação momentânea durante o acionamento do pedal de freio.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição na posição MAR.
- Pedal de freio acionado lentamente
CAUSAS
- Interruptor do freio com deficiência nos contatos internos.
INTERVENÇÃO
- Substituir interruptor do freio.
SERVIÇO ASSINALADO
- Fechamento das portas.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição na posição MAR.
- Portas bem fechadas.
CAUSAS
- Microinterruptor com folga na fixação à carroceria.
- Microinterruptor com a haste de acionamento empenada ou com mau contato.
- Microinterruptor não compatível.
OBS: neste caso a assinalação cessa ao abrir a porta.
- Cabo de ligação
do microinterruptor ao chicote ao módulo de controle
desligado ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Veículos em garantia: - substituir a fechadura.
Veículo fora de garantia: - substituir microinterruptor.
- Veículos em garantia: -substituir a fechadura.
Veículos fora da garantia: - rebitar novamente o microinterruptor.
- Com a porta fechada,
medir com um ohmímetro a resistência nos terminais
do microinterruptor. A resistência deverá ser infinito. Caso contrário ubstituir
a fechadura.
- Controlar a integridade dos cabos em questão, terminais e conexões.
NOTA
- Nunca fazer um curto-circuito
com chave de fenda ou qualquer objeto nas sedes
das lâmpadas para verificar a existência de energia no local. Utilizar sempre
um voltímetro.
- Não deixar nenhum
dos fios do chicote elétrico de qualquer sensor
encostar no motor ou na carroceria, pois um curto com a massa poderá danificar
seriamente
o módulo de controle.
- Em caso de dúvida
sobre localização de sensores e manutenção do
Check-Control, consultar as informações específicas contidas neste SGR.
DESCRIÇÃO
É um sistema de controle
de funcionamento de alguns importantes
circuitos elétricos e de vários serviços do veículos.
O sistema é composto de:
1. Um módulo eletrônico
de controles dos circuitos,
localizado na parte traseira do quadro de
instrumentos.
Vista traseira do
quadro de instrumentos com o módulo
de controle do circuito das luzes (extraído do conector).
1. Módulo eletrônico de controle do circuito das luzes
do Check-Control
2. Um monitor eletrônico
montado na parte inferior
do quadro de instrumentos.
Este monitor fornece
informações das seguintes
funções:
- Nível do líquido de arrefecimento.
- Desgaste das pastilhas de freio.
- Fechamento das portas laterais do veículo.
- Estado das luzes de posição.
- Estado das luzes de freio.
- Nível de óleo do motor.
- Nível de fluido de freio.
NOTA
Os indicadores do
freio de mão, dispositivo para partida
a frio, insuficiência na pressão do óleo do motor
e recarga insuficiente da bateria, não são incluídas
no Check-Control, mas entre os indicadores comuns
do quadro de instrumentos.
Quadro de instrumentos
desmontado com o monitor do
Check-Control parcialmente extraído.
2. Monitor eletrônico do Check-Control
A- Ligando-se a chave
de ignição MAR,
automaticamente irá acender a luz espia verde
por 2 ou 3 segundos, se o veículo estiver em
perfeitas condições.
Isto significa que
pode-se colocar o motor em movimento.
B- No caso de existir
alguma anomalia, acenderá a
luz espia vermelha e a luz piloto indicando o local
da falha.
Dependendo da falha
o indicador permanecerá aceso,
de modo contínuo ou quando houver acionamento
do serviço em questão, até a correção da
anomalia. Com o veículo em movimento ou com o
motor funcionando, o dispositivo eletrônico controla
todos os serviços solicitados, exceto o nível de
óleo do motor, que permanece memorizado na condição
inicial, até que se desligue e relique a chave
de ignição. Isto para evitar que o movimento do
óleo no cárter, provoque uma informação errônea.
Como item de segurança
e para evitar falhas na sinalizações
de defeitos, por parte da lâmpada espia vermelha
ou na sinalização do controle do nível de fluido
de freio é predisposto um botão no quadro que, quando
acionado, faz um teste neste indicador.
INCOVENIENTES
Ao se ligar a chave
de ignição, com o interruptor das luzes externas desligado e o pedal
de freio não acionado, o sinal permanecer contínuo, podem estar ocorrendo
os inconvenientes:
- Fusível de acendedor de cigarros queimado.
- Um ou dois terminais menores do interruptor do freio desligados.
- Caso a anomalia não seja encontrada, faça uma verificação em todo o chicote.
Quando há um sinal
no momento em que se liga o interruptor dos faróis, podem
estar ocorrendo os inconvenientes:
- Fusíveis das luzes queimadas.
- Lâmpada(s) de luz
de posição queimada(s) ou com potência diferente da
especificada.
DESGASTE DAS PASTILHAS
DE FREIO
Quando o dispositivo
aplicado na pastilha estiver ligado à massa e junto do disco de
freio durante a frenagem, o sistema de controle assinala o defeito mediante o
indicador
6 e a lâmpada espia VERMELHA.
Ao se soltar o pedal de freio a anomalia não é mais visualizada no painel.
Assim que o desgaste
prosseguir de maneira a danificar o condutor aplicado na pastilha,
o defeito aparecerá continuamente no painel.
Esquema do sensor da pastilha.
1 - 2 - Sensor sobre a pastilha do freio direito e esquerdo
3 - Módulo de controle do dispositivo multifunção
Nível do líquido de arrefecimento
O painel assinala
mediante o indicador 2 e da lâmpada espia VERMELHA - com indicação
contínua - a falha, tanto com o motor ligado ou desligado.
Nível do líquido de freio
O painel assinala
mediante o indicador 5 e da lâmpada espia VERMELHA - com indicação
contínua - a falha, tanto com o motor ligado ou desligado.
Nível de óleo do motor
O painel assinala,
mediante o indicador 3 e da lâmpada espia VERMELHA a anomalia
somente com o motor desligado.
A eventual falha permanece
memorizada também quando o motor for posto em funcionamento.
NOTA
Assim que o nível
de óleo descer ao mínimo com o motor funcionando, a falha não será
assinalada pelo dispositivo enquanto o motor não for desligado.
CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO
DOS SENSORES
Sensor do nível do líquido de freio
Composto de uma dupla
de contatos elétricos, um bulbo
de vidro (a) situado na tampa do reservatório do
líquido de freio e um magneto de comando (b) colocado
sobre a extremidade superior da bóia (e).
Quando a força hidrostática
exercida pelo líquido (a
nível normal) contra a bóia aproxima o magneto nos
contatos, o fluxo magnético gerado no bulbo fecha-o.
Quando ocorre uma
perda do líquido no circuito hidráulico
de freio e o nível sofre um abaixamento, os
contatos abrem-se porque, o magnético necessário para
mantê-los fechados.
O indicador de anomalia
em conseqüência acender-se-á.
a- Bulbo de vidro com 2 contatos
b- Magneto
c- Do monitor
d- Nível baixo contatos abertos
e- Bóia
Sensor da pastilha
de freio
Trata-se de uma cápsula
de material isolante inserida na
guarnição de freio.
Na cápsula está contido
um condutor elétrico que, através
de duas conexões, está ligado ao módulo de controle
do Check-Control.
O indicador do painel
do monitor demonstra que é necessário
substituir imediatamente as pastilhas de freio.
Sensor com pastilha
de freio nova e usada.
Somente para 1.5 e 1.6R
SENSOR DO NÍVEL DO
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
O sensor está localizado
no reservatório lateral do radiador.
Composto de dois contatos
elétricos inseridos em um bulbo
de vidro, mantidos fechados pelo fluxo magnético
de um magneto, instalado na bóia do sensor.
Quando o nível do líquido refrigerante abaixa, o
magneto se afasta dos contatos, cortando o fluxo magnético
e conseqüentemente estes contatos se abrem,
assinalando no painel o baixo nível do líquido refrigerante.
Sensor do nível do líquido de arrefecimento do 1.5R.
Sensor do nível do
líquido de arrefecimento do 1.6R.
Sensor do nível do
líquido de arrefecimento com motor
ligado (nível insuficiente)
Os contatos se abrirão
quando o nível do líquido de arrefecimento
do motor abaixar-se.
Afastando o magneto
do bulbo os contatos se abrirão visto
que o fluxo magnético que os mantém fechados, ficará
enfraquecido.
Substituição do sensor
do nível do liquido de arrefecimento
Durante a substituição
do sensor, tomar cuidado no momento
de retirá-lo do radiador.
Antes de retirá-lo,
puxá-lo devagar e dar um giro de 180º
a partir da sua posição inicial e então retirá-lo.
Para substituir o
sensor do 1.6R, empregar a ferramenta
A. 20132.
NOTA
Na remontagem do novo
sensor, untá-lo com vaselina
neutra.
SENSOR DE CONTROLE
DO NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR
Está localizado sobre
a extremidade imersa da vareta de
verificação do nível de óleo do motor e é constituído
de dois contatos elétricos posicionados na
extremidade de uma lâmina bimetálica aquecida por
uma resistência elétrica. Parte do calor produzido pela
corrente que passa na resistência do sensor é dissipado
no óleo do motor (mesmo se a temperatura do
óleo for superior a 100º). de forma que a lâmina bimetálica
não se encurve suficientemente e os contatos
permaneçam fechados.
Assim que o nível
de óleo diminua mais que o limite, a
dissipação do calor não terá a mesma intensidade e
os contatos se abrirão pela ação expansiva exercida
pelo encurvamento da lâmina bimetálica e no
painel aparecerá a sinalização de anomalia.
OBS.: com o motor
em funcionamento, o controle do nível
não mais funcionará, evitando que a simples movimentação
do óleo dentro do cárter possa ocasionar
indicação indevida.
Todavia, o indicador
de óleo (no painel de instrumentos)
permanecerá funcionando para assinalar
eventuais anomalias.
CONTROLE DOS SENSORES
Quando o painel assinalar
anomalias inexistentes, verificar as ligações elétricas do sistema,
os vários sensores, os circuitos de luz interessados e a central eletrônica.
Quando uma conexão
estiver interrompida ou solta (ou excessivamente oxidada) isto
virá assinalado pelo dispositivo como anomalia do serviço relativo, dado que
este último é equipado
por um sensor do tipo normalmente fechado.
Se os controles em
questão não assinalam os defeitos, verificar os sensores dos serviços
interessados segundo a modalidade indicada abaixo.
Quando o cabo de alimentação
do interruptor da luz de freio (localizado sob o pedal)
desligar-se ou interromper-se, o painel indicará ANOMALIA no circuito.
SENSOR DE CONTROLE
DO NÍVEL DO LÍQUIDO DE FREIO
Verificar se o nível está correto.
Posicionar o comutador de ignição em MARCHA.
Pressionar a tampa
do reservatório onde está localizado
o sensor a fim de abrir os contatos; se
a indicação de ANOMALIA aparecer no painel, o sensor
está bom.
Em caso contrário,
substituí-lo.
SENSOR DO NÍVEL DO
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
Verificar se o nível
no reservatório lateral do radiador está
correto. Em caso positivo, quando o painel indicar
ANOMALIA, o defeito poderá ser do sensor (2) que
deverá ser substituído. Para controlar o sensor depois
de havê-lo desmontado do radiador, utilizar um
ohmímetro mantendo a bóia em posição de nível correto;
colocando a bóia em posição de nível baixo verifica-se
a interrupção da corrente elétrica.
NOTA
Desligando a conexão
(1), o painel deverá assinalar ANOMALIA.
Em caso contrário, proceder à substituição
do monitor do Check-Control.
1. Conexão
2. Sensor
SENSOR DO NÍVEL DE
ÓLEO DO MOTOR
Verificar o nível
de óleo do motor. Se estiver correto, proceder
do seguinte modo:
- Desligar o conector
do sensor da vareta medidora do
nível de óleo e inserir em seu lugar uma resistência
de 12 OHm como na figura.
- Posicionar o comutador de ignição em MARCHA.
- Observar no painel
se a lâmpada VERMELHA se
apaga. Em caso positivo o defeito é no sensor e
este deverá ser substituído. Se a lâmpada
VERMELHA permanecer acesa, o defeito estará na
central eletrônica que deverá ser substituída.
Verificação do funcionamento
do sensor do nível de óleo.
1. Conector do sensor
2. Sensor
NOTA
Não provocar curto-circuito
nos cabos de alimentação do
sensor pois isto danificará irremediavelmente a central
eletrônica.
Quando o defeito for
devido à insuficiência do nível de
óleo, após efetuar o reenchimento, voltar o comutador
de ignição à posição TRAVA a fim de cancelar
a memorização, antes de rever o painel.
SENSOR DA PASTILHA
DE FREIO
Certificar-se que
o cabo de ligação do sensor não esteja desligado, excessivamente oxidado
ou interrompido.
SENSOR
DE FECHAMENTO DAS PORTAS
Em caso de falha no
funcionamento, certificar-se, depois de desmontar a fechadura,
do correto funcionamento dos contatos de cada um dos microinterruptores
utilizando um ohmímetro a fim de identificar o sensor defeituoso e
substituí-lo.
Para desmontagem -
montagem da fechadura e substituição do microinterruptor, ver
instruções no GRUPO 70.
TABELA DE DIAGNÓSTICOS
DE INCONVENIENTES DO CHECK-CONTROL
(Módulo incorporado no quadro de instrumentos)
SERVIÇO ASSINALADO
Check-Control não
acende a luz verde ao se ligar chave de ignição ou a luz vermelha
quando é assinalado qualquer anomalia.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave de ignição na posição MAR.
CAUSAS
- Fusível de “serviço” queimado
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado.
SERVIÇO ASSINALADO
Luz de posição e luz de freio.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave ignição na posição MAR.
Interruptor das luzes externas desligado e o pedal de freio desacionado.
CAUSAS
- Fusível do acendedor de cigarros queimado.
- Um ou dois terminais menores de ligação do interruptor de freio desligado.
- Interruptor do freio com inconveniente.
- Cabo de ligação
do circuito de luzes de freio ao módulo de controle
oxidado ou desligado nas conexões sobre o módulo de controle ou sobre a caixa
de fusíveis
do sistema elétrico.
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado.
- Religar o terminal.
- Fazer uma “ponte”
nos terminais menores. Se a luz piloto apagar, substituir o
interruptor do freio.
- Controlar as conexões do módulo de comando atrás do quadro de instrumentos.
- Controlar as conexões de saída da caixa de fusíveis.
- Controlar continuidade dos cabos.
SERVIÇO
ASSINALADO
Luz de posição e luz de freio.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave ignição na posição MAR.
Interruptor das luzes externas ligado (pedal freio desacionado).
CAUSAS
- Um ou dois fusíveis das luzes externas queimados.
- Uma ou mais lâmpadas
das luzes de posição (dianteira ou traseira) queimadas ou
com potência diferente da especificada.
- Cabo de ligação
do circuito de luzes externas do módulo de controle interrompido
ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Substituir o fusível por outro de valor especificado.
- Substituir a lâmpada por outra de potência especificada.
-
Controlar a integridade dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO
ASSINALADO
Luz de posição e luz de freio.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave ignição na posição MAR.
Pedal de freio acionado (interruptor das luzes externas desligados).
CAUSAS
- Uma ou duas lâmpadas
de freio queimadas ou com potência diferente da
especificada.
- Um ou dois terminais maiores de ligação do interruptor do freio desligado
- Interruptor do freio com inconveniente.
- Cabos de ligação
do circuito de luzes do freio ao módulo de controle interrompido
ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Substituir a lâmpada por outra de valor de potência especificada.
- Religar o terminal.
- Fazer uma “ponte”
nos terminais maiores. Se a luz piloto apagar, substituir o
interruptor de freio.
- Controlar a integridade
dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO ASSINALADO
Luz de posição/freio
assinalação momentânea durante o acionamento do pedal de
freio.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave de ignição na posição MAR.
Pedal de freio acionado lentamente.
CAUSAS
- Interruptor do freio com deficiência nos contatos internos.
INTERVENÇÃO
- Substituir interruptor do freio.
SERVIÇO
ASSINALADO
Nível do líquido de arrefecimento do motor.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição na posição MAR - motor desligado (frio).
OBS: a assinalação pode cessar c/motor aquecido.
CAUSAS
- Nível do líquido do arrefecimento baixo.
- Sangria do sistema de arrefecimento mal executada.
INTERVENÇÃO
- Completar o sistema com água + Paraflu
- Efetuar sangria conforme instruções SGR 104-00
CONDIÇÃO
P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição posição MAR - motor em funcionamento ou não (frio ou quente).
- Nível do líquido
CAUSAS
- Cabo de ligação do sensor desligado do chicote do vão motor.
- Depósito de limalhas de ferro no imã do sensor.
- desprendimento da bóia do sensor.
INTERVENÇÃO
- Religá-lo
- Remover o sensor e limpá-lo.
- Retirar a bóia do
fundo do reservatório de expansão com auxilio de um imã
amarrado a um cordão e instalar um novo sensor.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Motor funcionando, aquecido e em alta rotação (aproximadamente 4000 rpm).
CAUSAS
- Chicote de ligação
sensor ao módulo de controle interrompido, conexões
oxidadas ou desligadas.
- Sangria do sistema de arrefecimento mal executado.
INTERVENÇÃO
- Controlar a integridade do chicote em questão, conexões e terminais.
- Efetuar sangria conforme instruções SGR 104-00.
SERVIÇO
ASSINALADO
Nível do óleo do motor.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição na posição MAR e com o motor desligado.
OBS: não ligar o motor - ver nota sobre funcionamento do sensor.
CAUSAS
- Cabo de ligação do sensor ao módulo de controle desligado ou com mau contato.
- Nível do óleo do motor baixo.
- Sensor defeituoso.
INTERVENÇÃO
- Controlar a integridade do cabo em questão, conexões e terminais.
- Completar o óleo do cárter.
- Verificar funcionamento e substituí-lo se necessário.
SERVIÇO
ASSINALADO
- Fechamento das portas.
CONDIÇÃO P/QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
- Chave de ignição na posição MAR.
- Portas bem fechadas.
CAUSAS
- Microinterruptor com folga na fixação à carroceria.
- Microinterruptor com a haste de acionamento empenada ou com mau contato.
- Microinterruptor não compatível.
OBS: neste caso a assinalação cessa ao abrir a porta.
- Cabo de ligação
do microinterruptor ao chicote ao módulo de controle desligado
ou com mau contato.
INTERVENÇÃO
- Veículos em garantia: - Substituir a fechadura.
Veículo fora de garantia: - substituir microinterruptor.
- Veículos em garantia: - substituir a fechadura.
Veículos fora da garantia: -rebitar novamente o microinterruptor.
- Com a porta fechada, medir com um ohmímetro a resistência nos terminais
do microinterruptor.
A resistência deverá ser infinito. Caso contrário substituir a
fechadura.
- Controlar a integridade
dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO ASSINALADO
Nível do fluído de freio do reservatório.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave de ignição na posição MAR.
CAUSA
- Nível do fluído do freio irregular.
- Sensor defeituoso.
- Cabos de ligação
do sensor ao módulo de controle interrompidos ou com
mau contato.
INTERVENÇÃO
- Corrigir
- Verificar o funcionamento
do sensor, pressionando sua parte superior. Caso cesse
a assinalação, substituir o sensor.
- Controlar a integridade dos cabos em questão, terminais e conexões.
SERVIÇO ASSINALADO
Desgaste das pastilhas de freio.
CONDIÇÃO P/ QUE SE VERIFIQUE CAUSA DA ANOMALIA ASSINALADA
Chave de ignição na posição MAR.
CAUSA
- Pastilhas com desgaste excessivo.
- Cabos do chicote
de ligação do sensor da pastilha ao módulo de controle
interrompido ou fechado curto com a massa.
- Sensor em curto com a pastilha.
INTERVENÇÃO
- Substituir as pastilhas.
- Restaurar as ligações, limpar os terminais ou isolar os cabos da massa.
- Substituir a pastilha.
NOTA
- Nunca fazer um curto-circuito
com chave de fenda ou qualquer objeto nas
sedes das lâmpadas para verificar a existência de energia no local. Utilizar
sempre um voltímetro.
- Não deixar nenhum
dos fios do chicote elétrico de qualquer sensor encostar no
motor ou na carroceria, pois um curto com a massa poderá danificar seriamente
o módulo de
controle.
- Em caso de dúvidas
sobre localização de sensores e manutenção do Check-Control,
consultar as informações específicas contidas neste SGR.
APRESENTAÇÃO
O computador de bordo
é composto basicamente por um microprocessador localizado
no quadro de instrumentos, destinado a receber informações dos sensores
e fornecer dados extremamente precisos sobre: consumo de combustível, velocidade
média, distância percorrida e autonomia, além de possuir um relógio e um
cronômetro.
Km/l: Indica o consumo instantâneo do veículo.
Km/l Média: Indica o consumo médio, a partir do reset da função.
Litros consum: Indica o volume de combustível consumido desde o último reset.
Km Percor.: Indica a distância percorrida a partir do último reset.
Km Autonom.: Indica
a distância que pode ser percorrida com o combustível existente
no tanque.
Km/l Autonom.: Indica
a média obtida nos últimos 1,6 l consumidos, utilizado p/ cálculo
de autonomia.
Km/h Média: Indica
a média em km/h a partir do último reset, enquanto o veículo estiver
ligado.
Hora: Fornecida por um relógio de 24 horas.
Data: Indica dia e mês, corrigido para os meses diferentes de 30 dias.
Cronômetro: Independente da ignição, mostra o tempo em min/seg ou hora/min.
Alarme: Dispara quando a autonomia é crítica (90, 50 e 30 km).
2.1 Sensor de fluxo
O sensor de fluxo
é responsável pelo fornecimento da quantidade de combustível que
entra no carburador, ou seja, a quantidade de combustível, consumida pelo
motor.
É ligado na tubulação
de combustível, no trecho que vai da bomba ao carburador. No
veículo ele fica localizado no vão do motor, lado esquerdo, conforme figura.
2.2 Sensor de rotação
O sensor de rotação
é responsável por informar ao microprocessador
a distância percorrida pelo veículo.
É ligado ao pinhão
do velocímetro na caixa de mudanças.
2.3 Comando do indicador
do nível de combustível
Também conhecido por
“bóia do tanque”, destina-se a fornecer a quantidade de combustível
contida no reservatório.
Devido à precisão
do computador de bordo, o comando
do indicador do nível de combustível é específico.
FUNÇÕES DO COMPUTADOR
DE BORDO
Através das informações
desses três sensores, o microprocessador efetua os cálculos
da seguinte maneira:
Km/l (consumo instantâneo)
É
calculado pela distância, em km, percorrida pelo veículo (fornecida pelo sensor
de rotação)
por uma determinada quantidade de combustível, em litros, consumida (fornecida
pelo sensor de fluxo).
O cálculo desse consumo
é efetuado e apresentado a cada dois segundos. Quando
o veículo trafega em velocidades superiores a 10 km/h, o consumo é apresentado
em km/l, mas se o veículo estiver parado ou trafegando em velocidades
inferiores a 10 km/h, o consumo será apresentado em l/h (litros por hora)
e nesse caso o LED da função fica intermitente.
Km/l Média (consumo médio)
Também
é calculado pela distância percorrida pelo veículo por uma determinada
quantidade de combustível
consumida.
O valor é recalculado
a cada 10 ml de combustível consumidos e/ou a cada 10m percorridos.
O cálculo desse consumo
é efetuado a partir de uma ZERAGEM. Para se zerar essa função,
pressionar simultaneamente as teclas (seta para cima e seta para baixo).
Quando essa função
é zerada, zeram-se também as funções “litros consum.”, “km percor.”
e “km média”.
Litros consumidos
Nessa
função é apresentada a quantidade de combustível consumida em litros (fornecida
pelo sensor de fluxo), a partir da zeragem efetuada na função km/l média.
O valor máximo da
medição é de 6.500 litros, sendo que até 999,9 litros a variação é
de 0,1 em 0,1 litros e a partir de 1000 litros consumidos a variação será de 1,0
em 1,0 litro.
Km percorridos
Nessa
função é apresentada a distância percorrida pelo veículo, fornecida pelo
sensor de rotação,
a partir da zeragem efetuada na função “km/l média”.
O valor máximo de
medição é de 6500 km, sendo até 999,9 km a variação é de 100m
em 100m e após 1000 km rodados a variação será de 1,0 em 1,0 km.
Km/l Autonomia
É
o consumo para cálculo da autonomia.
Este é calculado a
partir da média de consumo de combustível considerando o espaço
percorrido durante os últimos 1,6 litros consumidos. Melhor explicando, o
computador faz 8 médias
de consumo, sendo fixada uma quantidade de combustível
consumida de 0,2 litros (quadro1).
Quando se consome
mais de 0,2 litros além dos 1,6 o computador abandona a média
(1) e com a nova média (9) recalcula uma nova média geral (ver linhas
tracejadas do quadro
2).
QUADRO1
Km
percorridos km 1 km 2 km 3 km 4 km 5 km 6 km 7 km 8
Litros Consumidos 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2
Médias km/l M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8
Média Geral km/l Autonomia
QUADRO 2
Km
percorridos km1 km2 km3 km4 km5 km6 km7 km8 km9
Litros Consum. 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2
Médias km/l M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 M9
Média Geral km/l Autonomia
Nova Média Geral km/l Autonomia
Os sensores que fornecem
informações para essa função são: o de rotação e de fluxo.
Essa função não pode
ser zerada, pois permanece no computador para o cálculo da
autonomia.
Km Autonomia
A
autonomia é a distância, em km, que o veículo pode percorrer com a quantidade
de combustível contida
no reservatório.
Para calcular a autonomia,
o computador toma informação da quantidade de combustível
contida no reservatório, através do comando do indicador do nível de combustível,
e do consumo para autonomia(km/l Autonomia).
Com estas informações, ele calcula os dados a partir da fórmula abaixo:
Km Autonomia = volume contido no reservatório X consumo (km/l autonomia).
OBS.:
- devido as oscilações
do comando indicador do nível de combustível, são
efetuadas 8 leituras de volume que são atualizadas a cada 2 segundos.
- Devido a variação
da resistência do comando, quando o reservatório está vazio
(pequena variação, mas que pode influir na função), é necessário se ajustar o
quadro com
o comando toda vez que se substituir um desses dois componentes.
- Essa função também
não pode ser zerada, pois permanece constantemente na
memória do computador.
- O computador de
bordo possui um alarme sonoro para lembrar o cliente a hora
de reabastecer o reservatório.
O alarme (BIP) soará,
aparecendo a função km Autonomia nas seguintes
condições:
. Quando a autonomia atingir 90, 50, 30 km.
. A cada minuto, com autonomia inferior a 30 km.
. Toda vez que a chave de ignição for ligada com a autonomia abaixo de 90 km.
Para interromper o
alarme, selecione outra função ou, obviamente reabasteça o reservatório.
Km/h Média
É
a velocidade media calculada desde a zeragem efetuada na função km/l média.
Essa velocidade é
calculada através da quilometragem percorrida pelo veículo e o tempo
gasto para isso.
O tempo é tomado todas
as vezes que se liga a chave de ignição. Por esse fato, se a
chave de ignição ficar ligada e o veículo permanecer parado, a velocidade
média tenderá a diminuir.
Além das funções calculadas
pelas informações dos sensores, o computador de bordo
possui, ainda, algumas funções que são independentes destes sensores:
Hora
O
visor indica o horário; hora e minutos, variando de 00:00 até 23:59.
Esta é a única função
que pode ser acionada com a chave de ignição desligada, bastando
para tal pressionar a tecla (seta para baixo), quando então o horário
aparecerá no display
por 4 segundos.
Ao se ligar a chave de ignição, a função hora será selecionada automaticamente.
Porém, caso haja pouco
combustível no reservatório, o computador selecionará a função
km autonomia e será ativado o BIP.
Para se fazer o acerto
de hora e data, proceder da seguinte maneira:
-
Com a chave de ignição desligada, pressione a tecla (seta para baixo) e,
mantendo-a pressionada,
ligue a chave de ignição e a função hora aparecerá no
display. Solte a tecla e o valor da hora estará pronto para ser atualizado.
- Com o LED da função
hora aceso, pressione a tecla (seta para baixo) até surgir a
hora correta.
- Pressione a tecla
(seta para cima) até soar um BIP somente (o LED de hora
permanecerá aceso) e, logo após pressione a tecla (seta para baixo) até que
surja o valor correto
do minutos.
- Pressione a tecla
(seta para cima) até soar um BIP e o LED de data acenderá. A
seguir pressione a tecla (seta para baixo) até que surja o valor correto do dia.
- Pressione a tecla
(seta para cima) até soar um BIP (o LED de data permanecerá
acesso) e, logo depois pressione a tecla (seta para baixo) até que surja o mês
correto.
NOTA
Pressionando a tecla
(seta para cima) o display voltará a função hora, podendo-se iniciar
o acerto, conforme instruções acima. Para encerrar os ajustes, basta desligar
a chave de ignição
guando completar a operação desejada.
Em resumo, no acerto
do horário e data, após se efetuar a primeira operação, para
selecionar a função desejada, basta pressionar a tecla (seta para cima) e para
fazer o ajuste pressionar
a tecla (seta para baixo).
Data
O
visor indica a data em Dia: Mês.
O mês de fevereiro
é considerado sempre com 29 dias. Nos demais meses a correção
é automática.
Cronômetro
Nesta
função é apresentado o tempo decorrido desde o seu acionamento.
Na primeira hora, mostra minutos: segundos (de 00:00 até 59:59 ).
Depois de uma hora,
o visor mostra o tempo em horas: minutos ( de 01:00 até 99:59 ) nas
horas subsequentes.
Pressionando-se simultaneamente
as duas teclas seletoras de função, com a chave de
ignição ligada, obtém-se:
- Zeragem e reinicio.
- Parada do cronômetro.
- Zeragem e reinicio e assim sucessivamente.
NOTA
O cronômetro não é interrompido quando se desliga a chave de ignição.
QUADRO DE INSTRUMENTOS
Remoção
Proceder conforme instruções contidas neste manual seção 55.
Colocação
Proceder conforme
instruções contidas neste manual, seção 55, e com a chave de ignição
desligada encaixar os conectores na seguinte ordem: B, C, D, E, A, F.
Após encaixado o conector
F (preto) aparecerá no visor (display) do computador as
indicações 00:00 durante 4 segundos, caso contrário, desligar o conector F,
aguardar 5 segundos
e reconectá-lo. Persistindo o inconveniente verificar o sistema
de alimentação do computador de bordo, conforme esquema elétrico (seção
55).
COMANDO INDICADOR
DO NÍVEL DE COMBUSTÍVEL (BÓIA)
Remoção e recolocação
Proceder conforme instruções deste manual, seção 55.
NOTA
Na substituição do
quadro de instrumentos e/ou comando indicador do nível de combustível,
é necessário efetuar um ajuste na função km autonomia (ver item AJUSTES
E VERIFICAÇÕES).
SENSOR DE FLUXO
Remoção
Desligar o conector elétrico, as mangueiras e retirar sua porca de fixação.
Colocação
Ligar o conector elétrico,
apertar a porca de fixação e conectar as mangueiras obedecendo
a marcação em seu corpo.
SENSOR DE VELOCIDADES
Remoção
Desconectar o cabo
do velocímetro do lado do pinhão, o conector elétrico e remover
o sensor utilizando a ferramenta específica nº A. 89230.
AJUSTE E VERIFICAÇÕES
Ajuste da função km autonomia
NOTA
Este ajuste somente
será necessário nos casos de substituição do quadro de instrumentos
e/ou do comando indicador de combustível.
- Retirar o comando
indicador do nível de combustível (bóia) utilizando a
ferramenta específica.
- Posicionar a haste
do comando do indicador do nível de combustível simulando
a situação de reservatório de combustível vazio, flutuador totalmente para baixo.
- Colocar a chave de ignição na posição desligado (STOP).
- Desligar o conector
F (cor preta) do chicote suplementar do quadro de
instrumentos e após alguns segundos reconectá-lo.
- Ligar a chave de ignição (MAR).
- Selecionar a função km/l autonomia.
- Verificar se o display
apresenta 10,0, caso contrário desligar a chave de ignição
(stop), retirar o conector F, aguardar alguns segundos, recolocá-lo e ligar a
chave de
ignição (MAR).
- Selecionar a função km autonomia.
- Localizar o TRIM-POT,
que é um parafuso com acesso através do furo localizado
na parte superior do quadro de instrumentos.
- Pressionar simultaneamente
as teclas (seta para cima) e mantê-las pressionadas
durante todo o ajuste.
Aguardar a estabilização do valor.
NOTA
Prosseguir com o ajuste mesmo que o valor indicado no display seja 0.0.
NOTA
O TRIM-POT é um parafuso
com cabeça de plástico. Para girá-lo deverá ser usada uma
chave de fenda fina e em bom estado.
- Girar lentamente
o TRIM-POT no sentido horário, até o valor atingir
aproximadamente 80.0. Em seguida girar o TRIM-POT bem lentamente no sentido
anti-horário até
o valor 10.0, dê um leve toque e aparecerá 0.0.
- Soltar as teclas (seta para cima e para baixo) .
- Desligar a chave de ignição (STOP).
- Posicionar a bóia
do tanque simulando a situação do reservatório cheio, flutuador
totalmente para cima.
- Ligar a chave de ignição (MAR).
- Selecionar a função km autonomia. Deverá aparecer o valor 550.
- Desligar a chave de ignição (STOP).
- Reinstalar o comando indicador do nível de combustível.
- Executar as verificações conforme título Verificação das Funções.
VERIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES
Verificações com o motor desligado
Ligue a chave de ignição.
Deverá aparecer no quadro a função hora e 00.00 no visor.
Selecione uma a uma
as funções do computador, checando a indicação apresentada
no visor com as do quadro abaixo.
FUNÇÃO VISOR
km/l 0.0
Km/l média 0.0
Litros consumidos 0.0
Km percorridos 0.0
Km Autonomia 550 (Compatível com a quantidade de combustível no tanque)
Km/l Autonomia 5.0 (Compatível com a quantidade de combustível no tanque)
Km/l média 0.0
Hora Indicação qualquer.
Data 1.1
Cronômetro Pressione
simultaneamente as teclas seletoras. O Visor indicará 0:0 e
iniciará a contagem em segundos.
CUIDADOS ESPECIAIS
- Nunca efetuar ligação
de bateria adicional ao veículo, mesmo quando a sua
bateria estiver descarregada.
- Quando houver necessidade
de efetuar soldagem elétrica no veículo, desligar os
cabos da bateria e o chicote do alternador.
- Evitar golpes ou quedas de qualquer um dos componentes do equipamento.
- Ao se desligar ou
religar a bateria, o computador poderá ficar alterado. Nesse
caso desligue o conector F (preto) do chicote suplementar, localizado atrás do
quadro de
instrumentos , aguarde alguns segundos e volte a conectá-lo.
- É obrigatório a
utilização de velas resistivas e cabos resistivos nos veículos com
computador de bordo.
ELIMINAÇÃO DE INCOVENIENTES DO COMPUTADOR DE BORDO
- Para eliminação
de algum inconveniente, é muito importante que se faça uma
análise para verificação da forma que ele se apresenta.
- No computador de
bordo, um inconveniente em um dos sensores pode afetar
várias das funções, com exceção do indicador do nível de combustível que
somente influi na
função km Autonomia.
- Antes de se efetuar
qualquer intervenção nos componentes do computador de
bordo, deverá ser feita uma conferência nas ligações dos conectores dos sensores
e do quadro
de instrumentos.
PRINCIPAIS INCOVENIENTES
APRESENTADOS NO COMPUTADOR DE BORDO
Marcação incorreta das funções (exceto hora, data, cronômetro)
Para se verificar
a veracidade das marcações do computador de bordo, basta conferir
as funções km percorridas e litros consumidos, que se detecta onde está o
inconveniente.
A conferência dessas duas funções pode ser feita da seguinte maneira:
- Fazer uma zeragem da função km/l média.
- Efetuar uma rodagem
de dez km com o veículo, tomando como base o hodômetro
do velocímetro.
- Selecionando-se
a função km percorridos, o valor apresentado no display também
deverá ser de 9,1 a 10 km.
- Selecionar a função litros consumidos.
O display deverá
apresentar uma quantidade de combustível consumida
representativa. Por exemplo: Se o veículo rodou em transito livre (estrada a
80 km/h), a quantidade
de combustível consumida deverá estar próxima de 0,7 a
1,1 litros.
Se o veículo rodou
em cidade (trânsito mais lento), a quantidade de combustível consumida
deverá estar próxima de 0,9 a 1,5 litros.
* Valores servem apenas
como referência podendo variar com a maneira de
condução do veículo, tipo de estrada e outros fatores.
Na função km Autonomia,
porém, o comando do indicador do nível de
combustível também influi no valor indicado.
Um ajuste dessa função,
mal executado, também poderá provocar uma
informação incorreta, como por exemplo, o combustível esgotar-se do reservatório
e o computador informar
que ainda restariam alguns quilômetros a serem
percorridos.
Porém, se o comando
do indicador do nível de combustível estiver com algum
inconveniente, fatalmente o marcador de combustível no quadro também estará
afetado.
BIP acionado constantemente,
mesmo com quantidade razoável de combustível no reservatório
Se o BIP estiver acionado constantemente, indica que a autonomia está baixa.
Isto pode ser provocado por:
- consumo muito alto
de combustível, devido a regulagem incorreta do motor, bóia
do carburador encharcada, etc.
- Consumo muito alto
devido a operações de regulagem no motor, ou seja, durante
a regulagem de um motor é normal que este fique funcionando por muito tempo
com o veículo parado.
- Consumo muito alto devido a trânsito muito intenso (engarrafamento, etc.).
Neste caso, após
uma rodagem com o veículo em trânsito livre a tendência é o
BIP parar de acionar e não há inconveniente algum nos componentes do
computador de bordo (sensores, quadro).
Para se eliminar essa
situação mais rapidamente, basta desligar o conector F (preto)
do chicote suplementar do quadro de instrumentos, com a chave de ignição
desligada, aguardar
alguns segundos e religá-lo.
Neste instante, selecionada
a função km/l Autonomia, o display indicará o valor 10.0
e será necessário efetuar o acerto de hora e data.
- Inconveniente no
comando do indicador do nível de combustível. Nesse caso o
marcador de combustível no quadro também estará alterado.
No quadro de instrumento não acende o display e LEDs do computador
Deverão ser verificados os fusíveis das luzes de serviço e buzina.
NOTA
Quando o fusível da
buzina está queimado, além das indicações não aparecerem, o
computador perde a memória os dados até então nele contidos.
Quando o fusível das
luzes de serviço está queimado as indicações não aparecem, porém
o computador não perde a memória.