ESQUEMA DE TESTE DO ALTERNADOR - IRREGULARIDADES
Tensão superior a
14,8V - Verificar conexões entre alternador e regulador de
tensão, atendo-se a possíveis inversões de ligação.
Nada constatado, substitua o regulador.
Corrente nominal inferior
a especificada no alternador - Ligue um fio unindo os terminais DF e D+ do
amperímetro
verificando se a
corrente atinge
seu valor máximo; se isto ocorrer, deve-se
substituir o regulador de tensão; caso contrário, o
alternador deverá ser retirado e seus componentes
testados separadamente.
Lâmpada-piloto acende
com a chave de ignição desligada
(motor parado) - Diodo(s)
retificador(es) positivo(s) em curto-circuito.
ALTERNADOR BOSCH
Alternador Bosch -
Componentes.
1.
Jogo de escovas 9. Rolamento
2. Tampa 10.Suporte
3. Estator 11. Parafuso
4. Tampa 12. Arruela
5. Hélice 13. Rolamento
6. Parafuso 14. Rotor
7. Polia 15. Chapa
8. Regulador de tensão 16. Arruela
17. Parafuso
ALTERNADOR ARNO
Alternador Arno -
Componentes.
1.
Arruela 17. Hélice
2. Polia 18. Colar
3. Tampa dianteira 19. Jogo de arruela e porca
4. Tampa protetora 20. Jogo de parafusos e protetor
5. Rolamento 21. Diodo
6. Colar 22. Jogo de parafuso e arruela
7. Retentor 23. Retificador
8. Parafuso 24. Jogo de escovas
9. Rotor 25. Chapa de ligação
10. Estator 26. Parafuso
11. Jogo de rolamento e vedador 27. Porta escovas completo
12. Tampa traseira 28. Jogo de parafusos e arruela
13. Parafuso 29. Parafuso isolado
14. Jogo de parafuso, porca e arruela 30. Base
15. Guarnição 31. Regulador
16. Porca 32. Chaveta
CHICOTE DO ALTERNADOR
MODELO: UNO MOTORIZAÇÃO 994 EP/SX
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO
a) Veículo sem ar condicionado: remoção da abraçadeira de fita;
b) veículo com ar
condicionado: adoção da braçadeira desenho nº 14567787,
adequando o lay-out do chicote, eliminando a interferência com a polia do
compressor do ar
condicionado.
ilha de chassi: de 5513887 a 5893276.
INTERVENÇÃO NA REDE
Em qualquer passagem
dos veículos pela concessionária, deve-se efetuar a seguinte
reparação:
a) veículos sem ar
condicionado: remover a abraçadeira, indicada na figura 1, de
forma a eliminar o tensionamento do cabo B+;
b) veículos com ar
condicionado: adotar a abraçadeira desenho nº 14567787,
fixando o chicote na parede de serviço, sem que haja interferência com a polia
do compressor.
PROCEDIMENTOS DE GARANTIA
- Tipo de garantia: A02
- Código do inconveniente: GB
- Código da operação 5530A805
- Tempo: 0,1h
BATERIA
Para uma perfeita
conservação da bateria observar que:
- a bateria permaneça
sempre limpa e seca,
especialmente em sua parte superior.
- Sejam utilizados
somente ferramentas apropriadas,
quando da retirada ou colocação dos terminais dos
cabos nos bornes da bateria, evitando golpear os
bornes ou mesmo retirar os terminais puxando-os
pelo cabo.
- Os bornes e terminais
devem ser recobertos apenas
com vaselina pura.
NOTA
Um nível de solução
acima de 2cm além do nível assinalado
na bateria provocará um vazamento que poderá
atingir as partes metálicas, oxidando-as.
Água destilada é o
único elemento que deve ser periodicamente
adicionado.
O nível do eletrólito
deve ser verificado a cada 2500
km ou a cada mês, caso o veículo permaneça parado.
Verificação do estado
de carga da bateria mediante densímetro
A.95852.
BATERIAS ÚMIDAS-CARREGADAS
Manutenção
Instruções para manutenção da bateria:
1) NÍVEL DA SOLUÇÃO
Verificar se o nível da solução está a 2 cm acima do nível das placas.
Se estiver abaixo do previsto, completá-lo, empregando somente água destilada.
NOTA
Constatando que ocorreu vazamento da solução:
- Encher as células
(compartimentos) até o nível aconselhado (2 cm acima das
placas), utilizando uma solução de água destilada + ácido sulfúrico.
- A solução deve ter uma densidade de 1250 ± 10g/1 a 25ºC.
- Aplicar carga á
bateria, à razão de 6A, durante 4(quatro) horas consecutivas, ou o
suficiente para que seja carregada.
2) DENSIDADE DA SOLUÇÃO
Depois da carga, verificar a densidade da solução.
Estando acima de 1260
g/l, retirar um pouco da solução de cada célula e completar o
nível com água destilada. Carregar novamente durante uma hora e meia e
verificar a densidade
da solução. Caso ainda continue acima de 1260g/l, repetir o processo
até atingir a densidade adequada, ou seja: entre 1240g/l e 1260g/l, após
três leituras consecutivas
de hora em hora.
3) RECARGA
Quando constatada
dificuldades na partida, luzes e buzina fracas, será preciso medir
(com densímetro) a densidade da solução da bateria. A densidade de 1240g/l,
e a voltagem em circuito
aberto, inferior a 12V, indicará que a bateria está parcialmente
descarregada sendo, portanto, necessário recarregá-la.
Por outro lado, isto
pode indicar defeito no sistema de recarga do veículo. Deve-se lembrar
que tanto cargas excessivas como deficientes (regulador de tensão e/ou
alternador fora de
especificação) ou ainda fugas de corrente (curtos na instalação elétrica)
são anomalias que danificam precocemente a bateria e, portanto, deverão
ser analisadas cuidadosamente.
Para recarga empregar a relação de 6A, como descrito nos itens (1e2).
4) MANUTENÇÃO DAS BATERIAS EM SERVIÇO
Verificar, com freqüência,
o nível da solução. Se o mesmo estiver abaixo do especificado,
completá-lo com água destilada.
Observar a possível
oxidação nos bornes. Se houver sinais de oxidação, retirar os cabos
e limpar o local, empregando solução de bicarbonato de sódio. Em caso de
muita oxidação, retirar
a bateria e verificar se a pintura do veículo não foi atingida pelo
óxido. Recolocar os cabos e untá-los com vaselina fibrosa, que servirá de
proteção contra óxidos
e sulfatos.
5) ESTOCAGEM DOS VEÍCULOS
Sempre que o veículo
tiver de permanecer estocado por tempo superior a uma semana,
deve-se desligar os dois terminais e revestir os bornes da bateria com
vaselina.
6) CUIDADOS GERAIS
a- No processo de
carga, são liberados gases (oxigênio e hidrogênio) que, a partir
de certa concentração, tornam-se altamente explosivos, devendo-se evitar,
portanto, fogo ou
faiscamento próximo à bateria.
b- Nunca teste o estado
de carga de uma bateria através de CABOS ou
FERRAMENTAS que fechem o circuito entre os bornes, pois, além de danificar
sensivelmente a bateria,
há também a possibilidade de ocorrer explosões devido
ao faiscamento junto aos gases.
c- Evitar o contato
da solução da bateria com a pele, o que poderia provocar
irritação e até queimaduras. Caso isto aconteça, lavar as partes afetadas com
bastante
água e neutralizar com uma solução de bicarbonato de sódio.
d - Para desmontagem da bateria, iniciar sempre pelo cabo negativo.
e - Para montagem da bateria, iniciar sempre pelo cabo positivo.
f - Na montagem não inverter a polaridade da bateria.
g - Verificar se estão bem apertadas todas as conexões elétricas.
Recomendamos que sejam
observados todos os itens descritos, durante o Serviço de
Entrega e sucessivas revisões.