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ESQUEMA DE TESTE DO ALTERNADOR - IRREGULARIDADES

Tensão superior a 14,8V - Verificar conexões entre alternador e regulador de tensão, atendo-se a possíveis inversões de ligação.
Nada constatado, substitua o regulador.

Corrente nominal inferior a especificada no alternador - Ligue um fio unindo os terminais DF e D+ do amperímetro verificando se a corrente atinge seu valor máximo; se isto ocorrer, deve-se substituir o regulador de tensão; caso contrário, o alternador deverá ser retirado e seus componentes testados separadamente.

Lâmpada-piloto acende com a chave de ignição desligada (motor parado) - Diodo(s) retificador(es) positivo(s) em curto-circuito.

ALTERNADOR BOSCH


Alternador Bosch - Componentes.
1. Jogo de escovas 9. Rolamento
2. Tampa 10.Suporte
3. Estator 11. Parafuso
4. Tampa 12. Arruela
5. Hélice 13. Rolamento
6. Parafuso 14. Rotor
7. Polia 15. Chapa
8. Regulador de tensão 16. Arruela
17. Parafuso

ALTERNADOR ARNO


Alternador Arno - Componentes.
1. Arruela 17. Hélice
2. Polia 18. Colar
3. Tampa dianteira 19. Jogo de arruela e porca
4. Tampa protetora 20. Jogo de parafusos e protetor
5. Rolamento 21. Diodo
6. Colar 22. Jogo de parafuso e arruela
7. Retentor 23. Retificador
8. Parafuso 24. Jogo de escovas
9. Rotor 25. Chapa de ligação
10. Estator 26. Parafuso
11. Jogo de rolamento e vedador 27. Porta escovas completo
12. Tampa traseira 28. Jogo de parafusos e arruela
13. Parafuso 29. Parafuso isolado
14. Jogo de parafuso, porca e arruela 30. Base
15. Guarnição 31. Regulador
16. Porca 32. Chaveta

CHICOTE DO ALTERNADOR

MODELO: UNO MOTORIZAÇÃO 994 EP/SX

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO

a) Veículo sem ar condicionado: remoção da abraçadeira de fita;

b) veículo com ar condicionado: adoção da braçadeira desenho nº 14567787, adequando o lay-out do chicote, eliminando a interferência com a polia do compressor do ar condicionado.

ilha de chassi: de 5513887 a 5893276.

INTERVENÇÃO NA REDE

Em qualquer passagem dos veículos pela concessionária, deve-se efetuar a seguinte reparação:

a) veículos sem ar condicionado: remover a abraçadeira, indicada na figura 1, de forma a eliminar o tensionamento do cabo B+;
b) veículos com ar condicionado: adotar a abraçadeira desenho nº 14567787, fixando o chicote na parede de serviço, sem que haja interferência com a polia do compressor.

PROCEDIMENTOS DE GARANTIA

- Tipo de garantia: A02
- Código do inconveniente: GB
- Código da operação 5530A805
- Tempo: 0,1h

BATERIA

Para uma perfeita conservação da bateria observar que:
- a bateria permaneça sempre limpa e seca, especialmente em sua parte superior.
- Sejam utilizados somente ferramentas apropriadas, quando da retirada ou colocação dos terminais dos cabos nos bornes da bateria, evitando golpear os bornes ou mesmo retirar os terminais puxando-os pelo cabo.
- Os bornes e terminais devem ser recobertos apenas com vaselina pura.

NOTA
Um nível de solução acima de 2cm além do nível assinalado na bateria provocará um vazamento que poderá atingir as partes metálicas, oxidando-as.

Água destilada é o único elemento que deve ser periodicamente adicionado.

O nível do eletrólito deve ser verificado a cada 2500 km ou a cada mês, caso o veículo permaneça parado.

Verificação do estado de carga da bateria mediante densímetro A.95852.


BATERIAS ÚMIDAS-CARREGADAS

Manutenção
Instruções para manutenção da bateria:

1) NÍVEL DA SOLUÇÃO

Verificar se o nível da solução está a 2 cm acima do nível das placas.
Se estiver abaixo do previsto, completá-lo, empregando somente água destilada.

NOTA
Constatando que ocorreu vazamento da solução:
- Encher as células (compartimentos) até o nível aconselhado (2 cm acima das placas), utilizando uma solução de água destilada + ácido sulfúrico.
- A solução deve ter uma densidade de 1250 ± 10g/1 a 25ºC.
- Aplicar carga á bateria, à razão de 6A, durante 4(quatro) horas consecutivas, ou o suficiente para que seja carregada.

2) DENSIDADE DA SOLUÇÃO

Depois da carga, verificar a densidade da solução.
Estando acima de 1260 g/l, retirar um pouco da solução de cada célula e completar o nível com água destilada. Carregar novamente durante uma hora e meia e verificar a densidade da solução. Caso ainda continue acima de 1260g/l, repetir o processo até atingir a densidade adequada, ou seja: entre 1240g/l e 1260g/l, após três leituras consecutivas de hora em hora.

3) RECARGA

Quando constatada dificuldades na partida, luzes e buzina fracas, será preciso medir (com densímetro) a densidade da solução da bateria. A densidade de 1240g/l, e a voltagem em circuito aberto, inferior a 12V, indicará que a bateria está parcialmente descarregada sendo, portanto, necessário recarregá-la.
Por outro lado, isto pode indicar defeito no sistema de recarga do veículo. Deve-se lembrar que tanto cargas excessivas como deficientes (regulador de tensão e/ou alternador fora de especificação) ou ainda fugas de corrente (curtos na instalação elétrica) são anomalias que danificam precocemente a bateria e, portanto, deverão ser analisadas cuidadosamente.
Para recarga empregar a relação de 6A, como descrito nos itens (1e2).

4) MANUTENÇÃO DAS BATERIAS EM SERVIÇO

Verificar, com freqüência, o nível da solução. Se o mesmo estiver abaixo do especificado, completá-lo com água destilada.
Observar a possível oxidação nos bornes. Se houver sinais de oxidação, retirar os cabos e limpar o local, empregando solução de bicarbonato de sódio. Em caso de muita oxidação, retirar a bateria e verificar se a pintura do veículo não foi atingida pelo óxido. Recolocar os cabos e untá-los com vaselina fibrosa, que servirá de proteção contra óxidos e sulfatos.

5) ESTOCAGEM DOS VEÍCULOS

Sempre que o veículo tiver de permanecer estocado por tempo superior a uma semana, deve-se desligar os dois terminais e revestir os bornes da bateria com vaselina.

6) CUIDADOS GERAIS

a- No processo de carga, são liberados gases (oxigênio e hidrogênio) que, a partir de certa concentração, tornam-se altamente explosivos, devendo-se evitar, portanto, fogo ou faiscamento próximo à bateria.
b- Nunca teste o estado de carga de uma bateria através de CABOS ou FERRAMENTAS que fechem o circuito entre os bornes, pois, além de danificar sensivelmente a bateria, há também a possibilidade de ocorrer explosões devido ao faiscamento junto aos gases.
c- Evitar o contato da solução da bateria com a pele, o que poderia provocar irritação e até queimaduras. Caso isto aconteça, lavar as partes afetadas com bastante água e neutralizar com uma solução de bicarbonato de sódio.
d - Para desmontagem da bateria, iniciar sempre pelo cabo negativo.
e - Para montagem da bateria, iniciar sempre pelo cabo positivo.
f - Na montagem não inverter a polaridade da bateria.
g - Verificar se estão bem apertadas todas as conexões elétricas.

Recomendamos que sejam observados todos os itens descritos, durante o Serviço de Entrega e sucessivas revisões.