MOTOR DE PARTIDA
Inspeção visual
Antes de proceder os testes, verificar:
-
conexões elétricas devem se apresentar perfeitas
e as conexões rosqueadas, devidamente travadas.
- O pinhão deve mover-se
no eixo do induzido com
facilidade.
- Roscas danificadas
devem ser retrabalhadas ou
substituídas.
Teste de funcionamento
do motor de partida mediante
aparelho A.95859.
TESTE NO VEÍCULO
Para o teste de funcionamento
do motor de partida, no
veículo, certificar-se primeiramente do bom estado da
bateria e após retirar o cabo de alta tensão da bobina.
Após acoplar os cabos do aparelho A. 95859, girar
a chave de ignição e manter durante 15 segundos
o motor de partida em funcionamento.
Neste momento, os
mostradores do aparelho deverão indicar:
corrente ............................... 85 - 115A
tensão ................................. >= 9,5V
Desligada a chave
de ignição, o voltímetro deverá indicar
a recuperação imediata da bateria, ou seja, 12
V.
Esquema de teste do motor de partida no veículo
1.
Amperímetro
2. Chave magnética
3. Bobina de retenção
4. Bobina de chamada
5. Interruptor
6. Motor de partida
7. Bateria
8. Voltímetro
Motor de partida.
1.
Borne de ligação para o cabo da bateria (30)
2. Terminal para ligação ao comutador de ignição
3. Chave magnética
4. Pinhão
5. Terminal de ligação
à resistência adicional da
bobina de ignição (veículos álcool ou todas as
versões com ignição eletrônica, exceto 1600 cc).
MOTOR DE PARTIDA COM
BOBINA DE CAMPO DE
ALUMÍNIO
Substituição das escovas
-
Construir a ferramenta conforme a figura.
-
Desdobrar a chapa de apoio da mola utilizando a
ferramenta construída.
- Retirar a escova
de seu alojamento e quebrá-la,
utilizando um martelo ou morsa, tomando cuidado
para não danificar a bobina de campo.
- Limpar o terminal
do cabo, raspando-o, para
eliminar os resíduos de escova que ficaram no
mesmo.
-
Introduzir o terminal no furo da escova, acomodando
em volta do orifício da escova.
- Soldar com estanho
o terminal do cabo no orifício
da escova.
- Remover o eventual
excesso de estanho sobre a
escova, com uma lima.
- Montar e verificar
se ela tem fácil movimento.
MOTOR DE PARTIDA - INCONVENIENTES E VISTA EM CORTE
No texto abaixo encontram-se
as possíveis origens dos inconvenientes, quando os
valores obtidos, divergirem das especificações.
IRREGULARIDADES ORIGEM DA INCONVENIÊNCIA
Tensão alta - Interrupção
na bobina de campo - Bobina do induzido dessoldada no coletor.
Corrente muito baixa
- Escovas
gastas ou emperradas -
Interrupção na ligação massa do motor de
partida.
Tensão muito baixa
- Curto-circuito entre as espiras ou a massa, na
bobina de campo ou no induzido.
Corrente muito alta
- Atrito mecânico provocado por mancal e/ou
retentor.
Tensão muito baixa
- Corrente muito baixa -
Bateria descarregada.
Vista
em corte do motor de partida
1.
Mola de retrocesso
2. Bobina de retenção
3. Bobina de chamada
4. Contato
5. Borne de ligação
6. Ponte de contato
7. Mancal do lado do coletor
8. Mola da escova
9. Coletor
10. Escova
11. Carcaça
12. Sapata polar
13. Induzido
14. Bobina de Campo
15. Anel de guia
16. Batente
17. Roda livre
18. Eixo do induzido com fuso de avanço
19. Pinhão
20. Arraste
21. Disco do freio
22. Mola de engrenamento
23. Alavanca de comando
24. Chave magnética