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BOBINA DE IGNIÇÃO

Através do aparelho Ap.5131 poderá ser avaliado o estado e condições em que se encontra a bobina de ignição.

Para verificação da resistência primária da bobina, colocar um terminal do ohmímetro no borne positivo e outro no borne negativo. O valor encontrado deverá ser compatível com os dados da tabela da seção 55.

Teste da resistência primária da bobina.

Para verificação da resistência secundária, colocar um terminal na sede do cabo da bobina ao distribuidor e o outro no borne negativo.

O valor encontrado deverá ser compatível com os dados da tabela da seção 55.

Teste da resistência primária da bobina.


LIMPEZA DOS BORNES

Quando houver a ocorrência de “zinabre” nos bornes da tampa do distribuidor e no borne da bobina de ignição, proceder da seguinte forma:

- Fazer a limpeza do borne com ácido nítrico, com concentração de 2%, utilizando uma vareta com algodão na extremidade.
- Logo após, proceder da mesma maneira com água e depois álcool.
- Fazer a secagem com ar comprimido.
- Trocar o terminal do cabo afetado.

NOTA
Utilizar sempre luvas de material sintético ao manusear o ácido nítrico, pois o mesmo provoca queimaduras quando em contato com a pele.


VELAS DE IGNIÇÃO

Devido à posição das velas de ignição no cabeçote, aconselhamos que seja feita uma limpeza na sede das mesmas, antes de retirá-las do cabeçote, por qualquer motivo.

Desta forma, evita-se a entrada de “corpos estranhos” no interior do motor.

Devido à posição das velas de ignição no cabeçote, aconselhamos que seja feita uma limpeza na sede das mesmas, antes de retirá-las do cabeçote, por qualquer motivo.

Desta forma, evita-se a entrada de “corpos estranhos” no interior do motor.