BOBINA DE IGNIÇÃO
Através do aparelho
Ap.5131 poderá ser avaliado o estado
e condições em que se encontra a bobina de ignição.
Para verificação da
resistência primária da bobina, colocar
um terminal do ohmímetro no borne positivo e
outro no borne negativo. O valor encontrado deverá ser
compatível com os dados da tabela da seção 55.
Teste da resistência primária da bobina.
Para verificação da
resistência secundária, colocar um
terminal na sede do cabo da bobina ao distribuidor
e o outro no borne negativo.
O valor encontrado
deverá ser compatível com os dados
da tabela da seção 55.
Teste da resistência primária da bobina.
LIMPEZA DOS BORNES
Quando houver a ocorrência
de “zinabre” nos bornes da
tampa do distribuidor e no borne da bobina de ignição,
proceder da seguinte forma:
- Fazer a limpeza
do borne com ácido nítrico, com
concentração de 2%, utilizando uma vareta com
algodão na extremidade.
- Logo após, proceder
da mesma maneira com água
e depois álcool.
- Fazer a secagem com ar comprimido.
- Trocar o terminal do cabo afetado.
NOTA
Utilizar sempre luvas
de material sintético ao manusear
o ácido nítrico, pois o mesmo provoca queimaduras
quando em contato com a pele.
VELAS DE IGNIÇÃO
Devido à posição das
velas de ignição no cabeçote, aconselhamos que seja feita uma
limpeza na sede das mesmas, antes de retirá-las do cabeçote, por qualquer
motivo.
Desta forma, evita-se a entrada de “corpos estranhos” no interior do motor.
Devido à posição das
velas de ignição no cabeçote, aconselhamos que seja feita uma
limpeza na sede das mesmas, antes de retirá-las do cabeçote, por qualquer
motivo.
Desta forma, evita-se a entrada de “corpos estranhos” no interior do motor.