DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO
DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO
Antes da verificação do avanço centrífugo, na
bancada, fazer a inspeção das partes vitais do
distribuidor, tais como: platinado, condensador, mesa
de avanço, eixo excêntrico, rachaduras na tampa,
etc.
Fixar o distribuidor no aparelho Ap.5096.
Em regime de 400 rpm (43 rad/s) no distribuidor,
ajustar o disco goniométrico a 0º, verificar que a
seta apareça a cada 90º ± 1,5º.
Controle do avanço centrífugo do distribuidor.
1. Distribuidor
Teste do avanço centrífugo
Ajustar a rotação do distribuidor no aparelho Ap.5096,
de forma que não provoque a ação dos pesos.
Elevar lentamente a rotação e comparar as leituras
obtidas com as do gráfico ao lado.
Teste de serviço contínuo
Submeter o distribuidor, durante 15 minutos, a um
serviço contínuo, devendo o mesmo apresentar uma
centelha de 6 mm em marcha lenta, sem que o
mesmo falhe.
Teste de permanência
Mediante o aparelho A.95370 verificar o ângulo de
permanência do platinado, que deve ser de 50º ± 3º.
Aparelho A. 95370 para verificação do ângulo de
permanência.
REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO
REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO
(com avanço a vácuo desligado)
Sempre que o distribuidor for retirado de sua sede,
colocá-lo em ponto de ignição, da seguinte forma:
fazer coincidir a marca de referência do eixo de
manivelas com o índice 0º fixado no motor.
Introduzir o distribuidor sem que haja interferência
em sua sede, fazendo com que o rotor fique
direcionado para o borne correspondente ao 4º
cilindro.
Girar o distribuidor no sentido de ataque do ressalto,
até iniciar a abertura do platinado, fixando-o
levemente com a ferramenta A.89708/1.
Montagem do distribuidor em sua sede.
1. Distribuidor de ignição
2. Porca de fixação
3. Base do distribuidor
Com um motor funcionando em marcha lenta, acertar
o ponto gravado no volante, com a marca na carcaça
da embreagem mediante lâmpada estroboscópica.
Para tanto, girar o distribuidor com uma das mãos até
conseguir o ponto certo de ignição conforme
informações contidas no subgrupo 100-00. Para
veículos cujo distribuidor possua platinado, efetuar
esta operação apenas após a conferência do ângulo
de permanência (50º ± 3º ).
Verificação do ponto de ignição com aparelho
A.95733.
OBS.: chamamos sua atenção para o fato de existir
um ressalto na tampa e um rebaixo no corpo do
distribuidor, permitindo o perfeito acoplamento entre
os mesmos em apenas uma posição, conforme
ilustração ao lado.
O mau posicionamento da tampa do distribuidor
acarretará danos ao mesmo.
REMOÇÃO/RECOLOCAÇÃO - COMANDO DOS INDICADORES DE DIREÇÃO
COMANDO DOS INDICADORES DE DIREÇÃO
Remoção-recolocação
Retirar o volante, conforme instruções no Grupo 41.
Retirar a cobertura plástica da coluna de direção,
conforme instruções no Grupo 70.
Desligar os conectores elétricos do grupo.
Afrouxar o parafuso que prende o conjunto à coluna
de direção.
Puxar o grupo em direção ao volante e retirá-lo.