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Principios básicos da refrigeração

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA REFRIGERAÇÃO


Um conjunto de condicionamento de ar funciona como todos os conjuntos refrigeradores, ou seja, remove o calor do ar que passa sobre os tubos e aletas da unidade de evaporação e o transfere ao ar externo.


Principais componentes do sistema ar condicionado


Os veículos dotados de ar condicionado possuem características e componentes
específicos, que apresentamos a seguir:
1 - EVAPORADOR: Localizado dentro da caixa de ar, que também é específica, tem a função de trocar calor com o ar que é movimento pelo eletroventilador, esfriando-o.
2 - VÁLVULA DE EXPANSÃO: Tem como principal função, provocar uma brusca queda de pressão do gás R134 A, fazendo que o mesmo, expandindo-se, retire o calor do ambiente.
3 - PRESSOSTATO: O pressostato tem a função de manter as pressões constantes no circuito, para se obter uma maior eficiência do sistema e evitar um excesso de pressão, garantindo a integridade dos componentes. Para controlar as pressões do circuito, o pressostato atua
ligando e desligando o eletroventilador do radiador ou a alimentação da embreagem eletromagnética do compressor, conforme as seguintes circunstâncias:
  A) - Se a pressão do circuito, por causa de vazamento, desce abaixo de 2 ± 0,75   kgf/cm (~29 psi), a embreagem eletromagnética do compressor é desligada em função da falta de volume refrigerante (R 134 A) no sistema.
  B) - Se a pressão atinge 15,5 ± 1 kgf/cm (~220 psi) o eletroventilador do radiador é   acionado, na 2ª velocidade, até que a pressão caia a 12,5 ± 1 kgf/cm (~178 psi)     quando é novamente desligado.
 
OBS.: pode acontecer do eletroventilador permanecer acionado na 2ª velocidade ou   mesmo na 1ª velocidade, devido à ação do interruptor termostático do radiador, que   atua em função da temperatura do sistema.


  C) - Se a pressão atinge 25 ± 1,5 kgf/cm (~ 355 psi) a embreagem eletromagnética   é desligada para evitar excesso de pressão no circuito.

4 - FILTRO SECADOR:
Tem como objetivo reter uma eventual infiltração de umidade do circuito, impurezas e também reter o refrigerante que irá alimentar a válvula de expansão conforme a necessidade da mesma.
5 - RADIADOR: Possui diferenças dimensionais e variação do passo entre lâminas.
6- ELETROVENTILADOR DO RADIADOR: Possui duas velocidades comandadas por um interruptor termostático de dois estágios.
Para funcionar a 1ª velocidade existe uma resistência de 0,23 Ohm fixada no convergedor de ar, que provoca uma queda de tensão no eletroventilador. No circuito da 2ª velocidade do eletroventilador existe um relé que fica acoplado na caixa de fusíveis.





Vista geral do sistema de climatização





Caixa de ar condicionado - Mille FIRE 1.0 8V

Para remoção e recolocação da caixa de ar condicionado seguir os procedimentos abaixo
- Descarregar o sistema com o CLEANER R 134 retirando os tampões das válvulas de serviço de engate rápido.
- Desligar o cabo negativo da bateria.
- Conectar as mangueiras de alta pressão (HIGH) e baixa pressão (LOW) nas respectivas válvulas de engate rápido e iniciar o procedimento de descarga do fluído R 134a, seguindo as instruções do manual de utilização do equipamento.

Tampar oportunamente as extremidades dos tubos e conexões para impedir a entrada de umidade no sistema.
- Drenar o sistema de arrefecimento do motor;
- Remover o painel de instrumentos .
(A) Remover no vão motor as abraçadeiras de fixação dos tubos de envio e retorno de água à válvula "by pass";
(B) Soltar as porcas de fixação das conexões de entrada e saída da caixa de ar no vão motor;
(C)(D) Soltar os (04) parafusos de fixação da moldura da caixa de ar e afastá-la;
(E) Desligar os conectores de alimentação da base de comandos da caixa de ar;
(F) Desligar o conector de alimentação da botoeira e o da caixa de ar, remo vendo antes a espuma adesiva sobre o mesmo.
(G) Detalhe do conector da caixa de ar sem a espuma adesiva;
(H) Soltar os tubos de vácuo do seletor de distribuição do fluxo de ar da base de comandos;
(I) Soltar o parafuso de fixação do cabo de comando do aquecedor, soltá-lo da base de comandos e remover a moldura completa;

OBS: Identificar os tubos de vácuo no ato da remoção para facilitar a recolocação, evitando assim o funcionamento irregular do sistema.


(A)(B) Soltar os parafusos de fixação dos tubos de distribuição de ar nas laterais da caixa de ar e afastá-los;
(C) Soltar o parafuso de fixação da caixa de ar à travessa do painel;
(D)(E)(F) Soltar as porcas de fixação da caixa de ar ao painel de fogo, soltar o tubo do dreno e remover a caixa de ar;
(G) Vista da caixa de ar na bancada. Para recolocação, inverter os procedimentos descritos anteriormente.


NOTA:

Lubrificar as conexões destacadas e substituir os anéis (o'ring) de borracha antes da sua recolocação no veículo .
Reabastecer o sistema com a carga de gás recomendada, utilizando o CLEANER R 134.
Quantidade de fluído refrigerante R 134 para carga do sistema: 375 ± 25 gramas.
Substituir as abraçadeiras de fixação, abastecer o sistema de arrefecimento, realizar a sangria no veículo e certificar-se do correto funcionamento do sistema após ligar o cabo
negativo à bateria.






Caixa de ar na bancada - Mille FIRE 1.0 8V

CAIXA DE AR CONDICIONADO - DESMONTAGEM E MONTAGEM NA BANCADA

1) Com a caixa na bancada, remover o chicote de ligação do resistor do eletroventilador, termostato anticongelamento e do motor do eletroventilador.
2) Remover as tubulações de vácuo dos servo-atuadores de abertura e fechamento das portinholas e retirar a eletroválvula.
3) Para substituição dos servo-atuadores de abertura e fechamento das portinholas de direcionamento do ar, observar atentamente o posicionamento das hastes. Para tanto, soltar as presilhas de fixação da haste e remover os servo-atuadores.

OBS.: Na montagem, manter as portinholas na posição fechada, posicionando as hastes sobre as presilhas de fixação, fechando-as em seguida.


4) Remover a guarnição de vedação da caixa ao painel de fogo.


- REMOÇÃO DO ELETROVENTILADOR


5) Soltar os parafusos de recobrimento do motor do eletroventilador, conforme indicado.

6) Soltar os conectores do eletroventilador e remover o recobrimento.
7) Remover o eletroventilador.

- REMOÇÃO DA TORNEIRA DO AR QUENTE


8) Remover a proteção plástica da torneira de ar quente.

9) Soltar a haste de fixação da portinhola de mistura do ar quente.
10) Remover a torneira de ar quente.

- PROCEDIMENTO DE REGULAGEM DA PORTINHOLA DE MISTURA DO AR QUENTE:


Na regulagem, observar que o cabo de comando do ar quente encontra-se totalmente fechado (posição Azul no painel direcionamento do ar) e que a alavanca de acionamento esteja apoiada no batente, garantindo de tal forma a máxima vedação (figura). Encaixar em seguida a haste sobre a trava

- REMOÇÃO DO RADIADOR DO AR QUENTE


11) Remover a tampa do dreno.

12) Soltar o parafuso de fixação do radiador à caixa.
13) Remover o radiador.


NOTA: Na montagem do radiador, deve-se proceder a aplicação de um filete de silicone (5 Gramas) sobre a região da tampa do dreno sobre o radiador.
Utilizar o silicone Brascoved super SI 259 (n 7081950). 0 - 0


REMOÇÃO DO TERMOSTATO ANTICONGELAMENTO


14) Soltar os parafusos de fixação do termostato anticongelamento e remover a sonda inserida nas aletas do evaporador.

15) Retirar o termostato anticongelamento.

- REMOÇÃO DO CONJUNTO EVAPORADOR / VÁLVULA DE EXPANSÃO


16) Remover o conjunto evaporador / válvula de expansão.



NOTA: Como as peças são em alumínio, deve-se tomar cuidado no manuseio das mesmas, evitando danificá-las.



17) Retirar a presilha de fixação do sensor no tubo de baixa pressão, removendo a espuma isolante. Na montagem, deve-se utilizar uma nova espuma (n 7079501) sobre o sensor e a presilha.

16) Retirar a válvula de expansão. Na montagem, substituir os anéis O'rings lubrificando-os com o óleo apropriado e tomando o cuidado de não danificá-los.}


CAIXA DE VENTILAÇÃO / AQUECIMENTO / AR CONDICIONADO - DESMONTAGEM E MONTAGEM NA BANCADA


OBS: As operações descritas a seguir foram efetuadas sobre a caixa de ar condicionado por ser a mais complexa.

Portanto na reparação da caixa de ventilação e na caixa com aquecedor basear-se nessas instruções, levando em consideração a ausência dos componentes específicos do ar condicionado.

1) Fig.(A) Com a caixa na bancada, remover o chicote de ligação do resistor do eletroventilador, termostato anticongelamento e do motor do eletroventilador.

2) Fig. (B) Remover as tubulações de vácuo dos servo-atuadores de abertura e fechamento das portinholas e retirar a eletroválvula.
3) Fig. (C)(D)(E) Para substituição dos servo-atuadores de abertura e fechamento das portinholas de direcionamento do ar, observar atentamente o posicionamento das hastes. Para tanto, soltar as presilhas de fixação da haste e remover os servo-atuadores.

OBS.: Na montagem, manter as portinholas na posição fechada, posicionando as hastes sobre as presilhas de fixação, fechando-as em seguida.

4) Fig. (F) Remover a guarnição de vedação da caixa ao painel de fogo.

5) Remover a guarnição de espuma superior da caixa de ar.
6) Remover o suporte de fixação da caixa de ar à travessa da carroceria.}


CAIXA DE AR COM EVAPORADOR


- Proceder a descarga lenta do FREON conforme instruções.
- Remover o painel de instrumentos, tomando o cuidado de desconectar primeiro as tubulações de ar laterais.
- Desconectar as mangueiras do ar condicionado, vedando todas as conexões da caixa e das mangueiras imediatamente após cada operação.
- Esgotar o líquido de arrefecimento do motor.
- Desconectar o cabo de acionamento da torneira do aquecedor.
- Retirar as porcas de fixação da caixa de ar localizada no vão do motor.
- Remover as fixações superiores da caixa de ar, na travessa do painel de instrumentos.
- Remover a coluna de direção, não sendo necessário a remoção das juntas universais.
- Remover o console.
- Remover a caixa de ar.
- Para montagem, proceder da forma inversa.

Fixações superiores da caixa de ar, na travessa do painel de instrumentos.

Eletroventilador - Remoção e recolocação

REMOÇÃO DO ELETROVENTILADOR


1) Fig. (A)(B)(C) Soltar os parafusos de recobrimento do motor do eletroventilador, conforme indicado.
2) Fig. (D) Soltar os conectores do eletroventilador e remover o recobrimento.
3) Fig. (E) Remover o eletroventilador.


REMOÇÃO DO ELETROVENTILADOR


Com a caixa de ar removida, seguir os procedimentos abaixo:
1) Fig. (A)(B)(C) Soltar os parafusos de recobrimento do motor do eletroventilador, conforme indicado.
2) Fig. (D) Soltar os conectores do eletroventilador e remover o recobrimento.
3) Fig. (E) Remover o eletroventilador.




Torneira do aquecedor - Remoção e recolocação

REMOÇÃO DA TORNEIRA DO AR QUENTE
1) Fig. (A) Remover a proteção plástica da torneira de ar quente.
2) Fig. (B)(C) Soltar a haste de fixação da portinhola de mistura do ar quente.
3) Remover a torneira de ar quente.


PROCEDIMENTO DE REGULAGEM DA PORTINHOLA DE MISTURA DO AR QUENTE:


Na regulagem, observar que o cabo de comando do ar quente encontra-se totalmente fechado (posição Azul no painel de direcionamento do ar) e que a alavanca de acionamento fig. (D) esteja apoiada no batente, garantindo dessa forma a máxima vedação; encaixar em seguida a haste sobre a trava e fechá-la em seguida, fig.
(E).





Radiador do aquecedor - Remoção e recolocação

REMOÇÃO DO RADIADOR DO AR QUENTE

1) Fig. (A)(B)(C) Remover a tampa do dreno.
2) Soltar o parafuso de fixação do radiador à caixa.
3) Fig. (D) Remover o radiador.

NOTA:
Na montagem do radiador, deve-se proceder a aplicação de um filete de silicone (5 Gramas) sobre a região da tampa do dreno sobre o radiador.

Utilizar o silicone Brascoved super SI 259 (nº 7081950).



REMOÇÃO DO RADIADOR DO AR QUENTE
Com a caixa de ar removida, seguir os procedimentos abaixo:
1) Fig. (A)(B)(C) Remover a tampa do dreno.

2) Soltar o parafuso de fixação do radiador à caixa.
3) Fig. (D) Remover o radiador.

NOTA:
Na montagem do radiador, deve-se proceder a aplicação de um filete de silicone (5 Gramas) sobre a região da tampa do dreno sobre o radiador.

Utilizar o silicone Brascoved super SI 259 (nº 7081950).




Conj. Evaporador/Válvula de expansão - Rem. e recolocação

REMOÇÃO DO TERMOSTATO ANTICONGELAMENTO

1) Fig. (A)(B) Soltar os parafusos de fixação do termostato anticongelamento e remover a sonda inserida nas aletas do evaporador.
2) Retirar o termostato anticongelamento.

REMOÇÃO DO CONJUNTO EVAPORADOR / VÁLVULA DE EXPANSÃO

3) Fig. (C) Remover o conjunto evaporador / válvula de expansão.

NOTA: Como as peças são em alumínio, deve-se tomar cuidado no manuseio das mesmas, evitando danificá-las.


4) Fig. (D)(E) Retirar a presilha de fixação do sensor no tubo de baixa pressão, removendo a espuma isolante. Na montagem, deve-se utilizar uma nova espuma (n 7079501) sobre o sensor e a presilha.

5) Fig. (F)(G) Retirar a válvula de expansão. Na montagem, substituir os anéis O'rings lubrificando-os com o óleo apropriado e tomando o cuidado de não danificá-los.}


REMOÇÃO DO TERMOSTATO ANTICONGELAMENTO

Com a caixa de ar removida, seguir os procedimentos abaixo:
1) Fig. (A)(B) Soltar os parafusos de fixação do termostato anticongelamento e remover a sonda inserida nas aletas do evaporador.
2) Retirar o termostato anticongelamento.


REMOÇÃO DO CONJUNTO EVAPORADOR / VÁLVULA DE EXPANSÃO


3) Fig. (C) Remover o conjunto evaporador / válvula de expansão.


NOTA: Como as peças são em alumínio, deve-se tomar cuidado no manuseio das mesmas, evitando danificá-las.


4) Fig. (D)(E) Retirar a presilha de fixação do sensor no tubo de baixa pressão, removendo a espuma isolante. Na montagem, deve-se utilizar uma nova espuma (n 7079501) sobre o sensor e a presilha.

5) Fig. (F)(G) Retirar a válvula de expansão. Na montagem, substituir os anéis O'rings lubrificando-os com o óleo apropriado e tomando o cuidado de não danificá-los.}