DESMONTAGEM/MONTAGEM DO TIRANTE LATERAL E DO PINO ESFÉRICO
DESMONTAGEM-MONTAGEM
Antes de qualquer intervenção no conjunto da direção
observar:
- se os eventuais defeitos encontrados não são
devido a outros órgãos do veículo (suspensão
dianteira, rolamento das rodas, etc.);
- se não há perda de lubrificantes, pois eventuais
vazamentos provocariam desgastes excessivos dos
componentes, exigindo portanto, uma revisão geral.
Desmontagem e montagem do tirante lateral.
Verificar que as coifas não apresentem lacerações ou
furos.
Nota:
Antes de montar a última coifa introduzir a
quantidade de lubrificante prescrita (0,13 kg de
graxa Tutela K854 ou Agip GR K854).
Desmontagem e montagem do pino esférico.
O pino esférico deve permitir movimento livre em
todos os sentidos, sem no entanto cair com o próprio
peso.
NOTA:
1) ao montar, cravar a extremidade do pino
esférico como indicado pela seta.
2) Durante a aplicação do torque no
alojamento esférico, é necessário blocar a
cremalheira, para evitar que o torque se
descarregue sobre o pinhão.
Desmontagem e montagem do pino esférico.
DESMONTAGEM/MONTAGEM DA BUCHA-GUIA DA CREMALHEIRA
Extração da bucha-guia da cremalheira.
1. Carcaça da caixa de direção
2. Ferramenta A.40207/813
3. Ferramenta A.40206/801
MONTAGEM
Montar, na respectiva sede, a bucha-guia da
cremalheira previamente lubrificada com auxílio da
ferramenta A.74247/1/2.
Montagem da bucha-guia da cremalheira na carcaça
da caixa da direção, mediante ferramenta
A.74247/1/2.
1. Ferramenta A.74247/1/2
2. Bucha-guia
3. Ressaltos da bucha
4. Furos de alojamento dos ressaltos (3)
5. Carcaça da caixa de direção
Extração da bucha-guia da cremalheira.
1. Carcaça da caixa de direção
2. Ferramenta A.40207/813
3. Ferramenta A.40206/801
MONTAGEM E REGULAGEM DO SUPORTE DE CENTRAGEM DA CREMALHEIRA
Dispor a cremalheira a meio curso, tomando a devida
precaução em não danificar a bucha-guia.
Montar na carcaça, o suporte de centragem,
previamente lubrificado.
Rodar o pinhão 180° nos dois sentidos, para favorecer
o assentamento entre este e a cremalheira, em
seguida, determinar a distância Y.
NOTA:
A Determinação dos calços deve ser feita sem mola
e sem o anel de vedação.
Calcular a espessura (S2) dos calços de regulagem:
S2 =Y + 0,05 a 0,13 mm.
Regulagem do suporte de centragem da cremalheira.
1. Tampa do suporte de centragem
2. Suporte de centragem da cremalheira
Y = Cota a ser medida
Montar a mola, o retentor de óleo e fixar a tampa,
interpondo previamente os calços de regulagem,
determinados pelo cálculo anterior.
NOTA:
Os calços são fornecidos em reposição nas espessuras
de: 0,10 - 0,15 mm.
Montagem e regulagem do suporte de centragem da
cremalheira.
Dispor a cremalheira a meio curso, tomando a devida
precaução em não danificar a bucha-guia.
Montar na carcaça, o suporte de centragem,
previamente lubrificado.
Rodar o pinhão 180° nos dois sentidos, para favorecer
o assentamento entre este e a cremalheira, em
seguida, determinar a distância Y.
NOTA:
A Determinação dos calços deve ser feita sem mola
e sem o anel de vedação.
Calcular a espessura (S2) dos calços de regulagem:
S2 =Y + 0,05 a 0,13 mm.
Regulagem do suporte de centragem da cremalheira.
1. Tampa do suporte de centragem
2. Suporte de centragem da cremalheira
Y = Cota a ser medida
Montar a mola, o retentor de óleo e fixar a tampa,
interpondo previamente os calços de regulagem,
determinados pelo cálculo anterior.
NOTA:
Os calços são fornecidos em reposição nas espessuras
de: 0,10 - 0,15 mm.
Montagem e regulagem do suporte de centragem da
cremalheira.
CAIXA DE DIREÇÃO MECÂNICA
CAIXA DA DIREÇÃO MECÂNICA COM BUCHAS DA CREMALHEIRA ESPECÍFICAS
MODELO: UNO T.T.
Informamos que em agosto/93 foram montados 20.000 veículos, compreendidos
entre os chassis:
5055267 a 5070578 (Linha Uno).
Equipados de caixa de direção com buchas das extremidades da cremalheira
específicas (possuem diâmetro externo maior), em relação àquelas de normal
produção.
Em caso de necessidade de substituição das referidas buchas, (lembramos que
esses veículos já se encontram com a garantia vencida), aplicar a bucha nº 7077834,
já disponível em P e A.
CAIXA DA DIREÇÃO MECÂNICA COM BUCHAS DA CREMALHEIRA ESPECÍFICAS
MODELOS: COMERCIAS
Informamos que em agosto/93 foram montados 20.000 veículos, compreendidos
entre os chassis:
8313660 a 8317528 (comerciais).
Equipados de caixa de direção com buchas das extremidades da cremalheira
específicas (possuem diâmetro externo maior), em relação àquelas de normal
produção.
Em caso de necessidade de substituição das referidas buchas, (lembramos que
esses veículos já se encontram com a garantia vencida), aplicar a bucha
nº 7077834, já disponível em P e A.