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Pedal do freio


PEDAL DE FREIO

Posicionamento do pedal de freio

Para se obter um correto posicionamento do pedal de freio, deve-se proceder conforme instruções:
- verificar que o capuz (1), do interruptor da luz de freio (2), não esteja em contato com o batente (3), do pedal (6);
- verificar que o pedal esteja na posição de repouso;
- rosquear o interruptor (2), no suporte (5), até que o capuz (1), venha tocar levemente o batente (3);
- nesta posição, apertar a porca (4).

1- Capuz
2- Interruptor da luz de freio
3- Batente do pedal
4- Contraporca
5- Suporte
6- Pedal de freio
7- Haste
8- Servofreio
9- Reservatório
10- Cilindro mestre

Freios - Avaliação

1) PEDAL “MUCHIBENTO” OU “BORRACHUDO”

- Inspecionar a presença de vazamentos em:
a) conexões do circuito hidráulico;
b) cilindros de rodas traseiras;
c) pinças de freio;
d) corretor de frenagem.

- A avaliação dos tubos flexíveis quanto a presença de dobras, rachaduras e deformações em geral.
- Avaliação do nível de desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores.
- Avaliação do dispositivo auto regulador das sapatas traseiras.

Após as verificações, necessitando-se ou não das eventuais correções, efetuar uma sangria criteriosa nos circuitos hidráulicos dianteiros e traseiros.
Se após todas as verificações, eventuais correções necessárias e sangria no sistema, o inconveniente ainda permanecer, o inconveniente poderá estar localizado no cilindro mestre ou nas pinças de freio.
Para certificar a localização do inconveniente, utilizar os pinos sangradores nº 7076245, instalando-os no cilindro mestre.

ETAPA I
- INSPEÇÃO DO CILINDRO MESTRE
- Instalar os pinos sangradores nas saídas do cilindro mestre, bloqueando-se o fluxo, permitindo-se avaliação isolada apenas do cilindro mestre.
- Efetuar a sangria pelos pinos instalados nas saídas dos circuitos dianteiros e traseiro e avaliar o curso do pedal.
- Se o pedal continuar “muchibento”, o cilindro mestre deverá ser substituído.

ETAPA II
- Caso o inconveniente não esteja localizado no cilindro mestre, avaliar as condições de trabalho das pinças de freio, analisando o circuito esquerdo separadamente do lado direito.