Pedal do freio
PEDAL DE FREIO
Posicionamento do pedal de freio
Para se obter um correto
posicionamento do pedal de freio, deve-se proceder conforme
instruções:
- verificar que o
capuz (1), do interruptor da luz de freio (2), não esteja em contato
com o batente (3), do pedal (6);
- verificar que o pedal esteja na posição de repouso;
- rosquear o interruptor
(2), no suporte (5), até que o capuz (1), venha tocar
levemente o batente (3);
- nesta posição, apertar a porca (4).
1- Capuz
2- Interruptor da luz de freio
3- Batente do pedal
4- Contraporca
5- Suporte
6- Pedal de freio
7- Haste
8- Servofreio
9- Reservatório
10- Cilindro mestre
Freios - Avaliação
1) PEDAL “MUCHIBENTO” OU “BORRACHUDO”
- Inspecionar a presença de vazamentos em:
a) conexões do circuito hidráulico;
b) cilindros de rodas traseiras;
c) pinças de freio;
d) corretor de frenagem.
- A avaliação dos
tubos flexíveis quanto a presença de dobras, rachaduras e
deformações em geral.
- Avaliação do nível de desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores.
- Avaliação do dispositivo auto regulador das sapatas traseiras.
Após as verificações,
necessitando-se ou não das eventuais correções, efetuar uma sangria
criteriosa nos circuitos hidráulicos dianteiros e traseiros.
Se após todas as verificações,
eventuais correções necessárias e sangria no sistema,
o inconveniente ainda permanecer, o inconveniente poderá estar localizado
no cilindro mestre ou nas pinças de freio.
Para certificar a
localização do inconveniente, utilizar os pinos sangradores nº
7076245, instalando-os no cilindro mestre.
ETAPA I
- INSPEÇÃO DO CILINDRO MESTRE
- Instalar os pinos
sangradores nas saídas do cilindro mestre, bloqueando-se o
fluxo, permitindo-se avaliação isolada apenas do cilindro mestre.
- Efetuar a sangria
pelos pinos instalados nas saídas dos circuitos dianteiros e
traseiro e avaliar o curso do pedal.
- Se o pedal continuar “muchibento”, o cilindro mestre deverá ser substituído.
ETAPA II
- Caso o inconveniente
não esteja localizado no cilindro mestre, avaliar as
condições de trabalho das pinças de freio, analisando o circuito esquerdo
separadamente do
lado direito.