Desm. conj.
seleção de marchas
Utilizando o punção
genérico, retirar o pino de fixação
da alavanca de comando das marchas.
Soltar a fixação da
haste de seleção de marchas, na parte
superior da caixa de mudanças.
Ao desmontar o conjunto
da haste de seleção de marchas,
atentar para a existência de uma trava que fixa
o conjunto da mola superior. Para ter acesso à trava,
comprimir a mola superior através da bucha intermediária
e retirar a trava com um alicate de bicos
divergentes.
Desm. conj.
seleção de marchas (tirante)(até chassi 3161989)
Desmontagem-montagem
do comando externo da caixa
de mudança e haste de comando da seleção das
marchas.
Para desmontagem da
haste, soltar inicialmente a cupilha
que prende o conjunto.
Desmontagem-montagem
da haste da alavanca de câmbio.
Soltar o suporte do
pino de apoio do trambulador acessível
pela sede da haste de comando da seleção das
marchas no habitáculo.
Desmontagem-montagem
da haste de comando da seleção
das marchas.
1- Pino de apoio do trambulador
Desmontagem-montagem
da alavanca da caixa de mudanças.
Desmontagem da bucha
do tirante da haste de seleção
das marchas.
Desmontagem da bucha do tirante de reação.
Montagem da bucha do tirante de reação.
Desmontagem-montagem
do comando externo da
caixa de mudança e haste de comando da seleção
das marchas.
Para desmontagem
da haste, soltar inicialmente a
cupilha que prende o conjunto.
Desmontagem-montagem
da haste da alavanca de
câmbio.
Soltar o suporte
do pino de apoio do trambulador
acessível pela sede da haste de comando da seleção
das marchas no habitáculo.
Desmontagem-montagem
da haste de comando da
seleção das marchas.
1- Pino de apoio do trambulador
Desmontagem-montagem
da alavanca da caixa de
mudanças.
Desmontagem da bucha
do tirante da haste de
seleção das marchas.
Desmontagem da bucha do tirante de reação.
Montagem da bucha do tirante de reação.
Desm. conj.
seleção de marchas (tirante)(após chassi 3161989)
Desmontagem-montagem
do comando externo da caixa
de mudança e haste de comando da seleção das
marchas.
Para a desmontagem
da haste, soltar inicialmente a cupilha
que prende o conjunto.
Desmontagem-montagem
da haste da alavanca de câmbio.
Soltar o suporte do
pino de apoio do trambulador acessível
pela sede da haste de comando da seleção das
marchas no habitáculo.
Desmontagem-montagem
da haste de comando da seleção
da marchas.
1- Pino de apoio do trambulador
NOTA
Na desmontagem - montagem
da alavanca, desmontar
e montar o console.
Desmontagem-montagem
da alavanca da caixa de mudanças.
Desmontagem do tirante
da haste de seleção das marchas
e do tirante de reação.
Desmontagem da bucha
do tirante de reação e bucha do
tirante da haste de seleção de marchas.
Montagem da bucha
do tirante de reação e bucha do tirante
da haste de seleção de marchas.
Desmontagem-montagem
do comando externo da caixa
de mudança e haste de comando da seleção das
marchas.
Para a desmontagem
da haste, soltar inicialmente a cupilha
que prende o conjunto.
Desmontagem-montagem
da haste da alavanca de câmbio.
Soltar o suporte do
pino de apoio do trambulador acessível
pela sede da haste de comando da seleção das
marchas no habitáculo.
Desmontagem-montagem
da haste de comando da seleção
da marchas.
1- Pino de apoio do trambulador
NOTA
Na desmontagem - montagem
da alavanca, desmontar
e montar o console.
Desmontagem-montagem
da alavanca da caixa de mudanças.
Desmontagem do tirante
da haste de seleção das marchas
e do tirante de reação.
Desmontagem da bucha
do tirante de reação e bucha do
tirante da haste de seleção de marchas.
Montagem da bucha
do tirante de reação e bucha do tirante
da haste de seleção de marchas.
Desm. conj.
seleção de marchas (tirante)
OBSERVAÇÕES
1- Para solucionar
o inconveniente “rumorosidade/vibração” na alavanca de
marchas, proceder da seguinte forma:
a- Retirar a proteção da alavanca de marchas.
b- Retirar a mola trava.
c- Verificar o estado
dos espaçadores e da bucha existente, substituindo o que for
necessário.
d- Acrescentar uma
ou duas arruelas de pressão (5945783), conforme for necessário,
junto a já existente, para diminuir a folga da articulação e recolocar a mola
trava.
OBS.: atentar para
que, após a recolocação das arruelas de pressão, a alavanca
de marchas não fique muito dura.
e- Lubrificar bem as demais articulações.
f- Recortar a proteção inferior da alavanca de marchas.
Desm. do pomo
da alavanca
Desm. conj.
seleção de marchas (cabo)
(A)e(B) - Desligar
o cabo de comando de
seleção e engate das marchas do
ponto de fixação ilustrado, utilizando
as chaves de boca de 11mm e
13mm.
(C)e(D) - Remover
as presilhas de fixação
dos cabos de comando de seleção
e engate das marchas, utilizando
uma chave de fenda.
- Deslocar a coifa
de vedação para o
habitáculo do veículo.
(E) - Deslocar o
carpete no sentido dos
bancos para obter acesso ao suporte
com as presilhas de fixação dos cabos.
(F)e(G) - Soltar as presilhas de fixação dos
cabos.
(H) - Deslocar a coifa no sentido do pomo.
(I) - Remover o anel
elástico que fixa a
testina do cabo de seleção e desligar o
cabo de comando de engate ilustrado.
(A) - Soltar as porcas
de fixação ilustradas e
remover a alavanca das marchas, a
seguir, soltar os parafusos ilustrados.
- Remover do console a alavanca de marchas.
(B) - Deslocar o
suporte dos cabos no
sentido do freio de estacionamento (freio
de mão), a seguir, remover as presilhas
ilustradas.
(C) - Remover os
cabos do furo do suporte, a
seguir, retirar o suporte do console para
facilitar a remoção dos cabos.
- Remover os cabos
de comando de
engate e seleção do console.
(D) (E) - Cortar a abraçadeira ilustrada.
(F) (G) (H) - Remover
o cabo de comando de
seleção.
- Para remoção do cabo de comando de engate repetir os procedimentos anteriores.
- Para a montagem
do comando, efetuar as
operações na seqüência inversa.
Regulagem do comando da caixa de câmbio - Fire
Posicionar o veículo no local de trabalho.
Desconectar o cabo negativo da bateria.
Soltar e deslocar
a coifa da alavanca de
câmbio.
Posicionar a alavanca
de comando das
marchas em ponto morto.
(A) Posicionar a
ferramenta 60353130 e
pressionar a mesma de forma a garantir sua
fixação junto a base do comando de câmbio,
conforme mostrado na figura.
(B) Com auxílio de
um alicate de pressão,
fixar a ferramenta 60353130 de forma a
garantir o acoplamento entre as duas partes
da ferramenta.
Selecionar na caixa
de câmbio a posição de
ponto morto.
Regular os terminais
nas extremidades dos
cabos, de forma que os mesmos se
encaixem nos pinos esféricos junto ao
câmbio, sem que os mesmos fiquem
tensionados.
Após regulagem do
comando câmbio,
efetuar engate das marchas para certificar o
perfeito engrenamento das mesmas,
efetuando também teste de rodagem com o
veículo.
Nota: No momento da regulagem
observar para que não ocorra
movimentos no cabo para não deslocar
a ferramenta e conseqüentemente a
alavanca.