Torques de aperto Imprimir
Desm. conj. seleção de marchas

Utilizando o punção genérico, retirar o pino de fixação da alavanca de comando das marchas.

Soltar a fixação da haste de seleção de marchas, na parte superior da caixa de mudanças.

Ao desmontar o conjunto da haste de seleção de marchas, atentar para a existência de uma trava que fixa o conjunto da mola superior. Para ter acesso à trava, comprimir a mola superior através da bucha intermediária e retirar a trava com um alicate de bicos divergentes.






Desm. conj. seleção de marchas (tirante)(até chassi 3161989)



Desmontagem-montagem do comando externo da caixa de mudança e haste de comando da seleção das marchas.

Para desmontagem da haste, soltar inicialmente a cupilha que prende o conjunto.

Desmontagem-montagem da haste da alavanca de câmbio.

Soltar o suporte do pino de apoio do trambulador acessível pela sede da haste de comando da seleção das marchas no habitáculo.

Desmontagem-montagem da haste de comando da seleção das marchas.

1- Pino de apoio do trambulador

Desmontagem-montagem da alavanca da caixa de mudanças.

Desmontagem da bucha do tirante da haste de seleção das marchas.

Desmontagem da bucha do tirante de reação.

Montagem da bucha do tirante de reação.

Desmontagem-montagem do comando externo da caixa de mudança e haste de comando da seleção das marchas.
Para desmontagem da haste, soltar inicialmente a cupilha que prende o conjunto.
Desmontagem-montagem da haste da alavanca de câmbio.
Soltar o suporte do pino de apoio do trambulador acessível pela sede da haste de comando da seleção das marchas no habitáculo.
Desmontagem-montagem da haste de comando da seleção das marchas.
1- Pino de apoio do trambulador
Desmontagem-montagem da alavanca da caixa de mudanças.
Desmontagem da bucha do tirante da haste de seleção das marchas.
Desmontagem da bucha do tirante de reação.
Montagem da bucha do tirante de reação.










Desm. conj. seleção de marchas (tirante)(após chassi 3161989)



Desmontagem-montagem do comando externo da caixa de mudança e haste de comando da seleção das marchas.

Para a desmontagem da haste, soltar inicialmente a cupilha que prende o conjunto.

Desmontagem-montagem da haste da alavanca de câmbio.

Soltar o suporte do pino de apoio do trambulador acessível pela sede da haste de comando da seleção das marchas no habitáculo.

Desmontagem-montagem da haste de comando da seleção da marchas.

1- Pino de apoio do trambulador

NOTA
Na desmontagem - montagem da alavanca, desmontar e montar o console.

Desmontagem-montagem da alavanca da caixa de mudanças.

Desmontagem do tirante da haste de seleção das marchas e do tirante de reação.

Desmontagem da bucha do tirante de reação e bucha do tirante da haste de seleção de marchas.

Montagem da bucha do tirante de reação e bucha do tirante da haste de seleção de marchas.

Desmontagem-montagem do comando externo da caixa de mudança e haste de comando da seleção das marchas.

Para a desmontagem da haste, soltar inicialmente a cupilha que prende o conjunto.

Desmontagem-montagem da haste da alavanca de câmbio.

Soltar o suporte do pino de apoio do trambulador acessível pela sede da haste de comando da seleção das marchas no habitáculo.

Desmontagem-montagem da haste de comando da seleção da marchas.

1- Pino de apoio do trambulador

NOTA
Na desmontagem - montagem da alavanca, desmontar e montar o console.

Desmontagem-montagem da alavanca da caixa de mudanças.

Desmontagem do tirante da haste de seleção das marchas e do tirante de reação.

Desmontagem da bucha do tirante de reação e bucha do tirante da haste de seleção de marchas.

Montagem da bucha do tirante de reação e bucha do tirante da haste de seleção de marchas.










Desm. conj. seleção de marchas (tirante)

OBSERVAÇÕES
1- Para solucionar o inconveniente “rumorosidade/vibração” na alavanca de marchas, proceder da seguinte forma:

a- Retirar a proteção da alavanca de marchas.
b- Retirar a mola trava.
c- Verificar o estado dos espaçadores e da bucha existente, substituindo o que for necessário.
d- Acrescentar uma ou duas arruelas de pressão (5945783), conforme for necessário, junto a já existente, para diminuir a folga da articulação e recolocar a mola trava.

OBS.: atentar para que, após a recolocação das arruelas de pressão, a alavanca de marchas não fique muito dura.

e- Lubrificar bem as demais articulações.
f- Recortar a proteção inferior da alavanca de marchas.




Desm. do pomo da alavanca





Desm. conj. seleção de marchas (cabo)

(A)e(B) - Desligar o cabo de comando de seleção e engate das marchas do ponto de fixação ilustrado, utilizando as chaves de boca de 11mm e 13mm.
(C)e(D) - Remover as presilhas de fixação dos cabos de comando de seleção e engate das marchas, utilizando uma chave de fenda.
- Deslocar a coifa de vedação para o habitáculo do veículo.
(E) - Deslocar o carpete no sentido dos bancos para obter acesso ao suporte com as presilhas de fixação dos cabos.
(F)e(G) - Soltar as presilhas de fixação dos cabos.
(H) - Deslocar a coifa no sentido do pomo.
(I) - Remover o anel elástico que fixa a testina do cabo de seleção e desligar o cabo de comando de engate ilustrado.











(A) - Soltar as porcas de fixação ilustradas e remover a alavanca das marchas, a seguir, soltar os parafusos ilustrados.
- Remover do console a alavanca de marchas.
(B) - Deslocar o suporte dos cabos no sentido do freio de estacionamento (freio de mão), a seguir, remover as presilhas ilustradas.
(C) - Remover os cabos do furo do suporte, a seguir, retirar o suporte do console para facilitar a remoção dos cabos.
- Remover os cabos de comando de engate e seleção do console.
(D) (E) - Cortar a abraçadeira ilustrada.
(F) (G) (H) - Remover o cabo de comando de seleção.
- Para remoção do cabo de comando de engate repetir os procedimentos anteriores.
- Para a montagem do comando, efetuar as operações na seqüência inversa.











Regulagem do comando da caixa de câmbio - Fire

Posicionar o veículo no local de trabalho.


Desconectar o cabo negativo da bateria.
Soltar e deslocar a coifa da alavanca de câmbio.
Posicionar a alavanca de comando das marchas em ponto morto.

(A) Posicionar a ferramenta 60353130 e pressionar a mesma de forma a garantir sua fixação junto a base do comando de câmbio, conforme mostrado na figura.

(B) Com auxílio de um alicate de pressão, fixar a ferramenta 60353130 de forma a garantir o acoplamento entre as duas partes da ferramenta.
Selecionar na caixa de câmbio a posição de ponto morto.
Regular os terminais nas extremidades dos cabos, de forma que os mesmos se encaixem nos pinos esféricos junto ao câmbio, sem que os mesmos fiquem tensionados.
Após regulagem do comando câmbio, efetuar engate das marchas para certificar o perfeito engrenamento das mesmas, efetuando também teste de rodagem com o veículo.

Nota: No momento da regulagem
observar para que não ocorra movimentos no cabo para não deslocar a ferramenta e conseqüentemente a alavanca.