RETIRADA DA TAMPA E RETENTOR DA CAIXA DIFERENCIAL
- Retirar a tampa
e retentor da caixa do diferencial
(lado câmbio).
O retentor é cravado
na tampa (flange) e não pode ser retirado
da mesma. Quando houver necessidade, substituir
o conjunto tampa e retentor.
Para retirar a pista
externa do rolamento cônico do diferencial
(lado câmbio), utilizar a ferramenta A.33021/8
e A.33021/7, fig. 1. Para recolocar a pista externa
do rolamento cônico do diferencial (lado câmbio),
utilizar a ferramenta A.75018 fig. 2 .
Para se retirar a
pista externa do rolamento cônico do
diferencial, localizado no suporte da caixa de mudanças
(lado motor), utilizar a ferramenta
A .33021, e para recolocá-lo
utilizar a ferramenta A
.75018.
Com uma chave apropriada,
retirar o parafuso tipo “RIBE”
que fixa o conjunto da haste de seleção de marchas.
MONT. DA CARCAÇA DE MUDANÇAS E REG. DO DIFERENCIAL (CALÇO)
Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar, na carcaça
de mudanças, o conjunto da haste de
seleção de marchas, invertendo a ordem das operações
de desmontagem, descritas anteriormente.
Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de
seleção de marchas para cima, como
indicado na figura, verificar através da abertura do
rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção
de marcha se introduz na sede do garfo da 1ª
e 2ª marchas.
Montada a carcaça
da caixa de mudanças, instalar os
parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa
de mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente.
Em seguida, com auxílio de um torquímetro,
apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis
elásticos dos rolamentos traseiros das
árvores primária e secundária e, em seguida, instalar
a placa intermediária.
Instalar o dispositivo “retém de engrenamento”
REGULAGEM DO DIFERENCIAL
(DETERMINAÇÃO DO CALÇO)
Para determinar a
espessura “S” dos anéis de regulagem
da pré-carga dos rolamentos laterais do diferencial,
proceder da seguinte forma:
1- Aplicar na pista
externa do rolamento (lado do
câmbio), uma carga de 450 kg. Durante a aplicação
da carga, girar o diferencial para favorecer o
assentamento dos rolamentos.
2- Utilizando um relógio
comparador e a ferramenta
A.95655, medir a profundidade entre o plano de
apoio da tampa de retenção e a parte externa do
rolamento (medida “P”).
1- Caixa de mudanças
2- Ferramenta A .95655
3- Parte externa do rolamento lateral da coroa.
Para se obter a espessura
“S” do calço a ser utilizado,
usar a seguinte fórmula:
S = P – H + 0,12
Onde
0,12 é um número fixo
correspondente à interferência prescrita
para o assentamento e à pré-carga dos rolamentos
laterais do diferencial.
Uma vez determinada
a espessura do calço a ser utilizado,
posicioná-lo sobre o rolamento.
OBS.: caso não seja
disponível para reposição um anel
com espessura calculada, montar no diferencial um
anel com espessura imediatamente superior.
Instalar o flange
e apertar os parafusos de fixação com
um torque de 2,5 kgm.
3- Determinar a altura
do flange de retenção do
diferencial (medida “H”).
1- Tampa de retenção do rolamento lateral.
DESMONTAGEM/MONTAGEM DA CAIXA DA SATÉLITE
COMPONENTES DO CONJUNTO
DIFERENCIAL
1- Rolamento do diferencial
2- Satélites
3- Eixo da satélite
4- Planetária
5- Semicaixa do diferencial com engrenagem condutora do velocímetro
6- Coroa dentada
7- Flange de retenção da caixa diferencial
8- Anel de retenção
9- Semicaixa do diferencial
10- Trava de segurança
di pino da satélite.
CONJUNTO DIFERENCIAL E DESMONTAGEM DO ROLAMENTO DE AGULHAS
Vista do conjunto diferencial.
Desmontagem do rolamento
de agulhas do diferencial.
CAIXA DE MUDANÇAS-C513 COM DIFERENCIAL REFORÇADO
Intervenção em produção
Informamos, que para
as caixas de mudanças importadas
da Itália, foram implementadas modificações
com a finalidade de reforçar o diferencial
e aumentar a sua capacidade de torque.
Tais modificações
serão também implementadas nos câmbios
C513 produzidos na FIASA (Brasil) e Argentina
(Cormec).
O novo diferencial
(reforçado) possui um módulo maior,
e é identificado através dos parafusos que prendem
a coroa, passando de sextavado M10 para Ribe
M11.
OBS.: a ferramenta
para montagem e desmontagem da
coroa do diferencial reforçado é A .33145/1, desenho
7076681.
As outras modificações
foram nas satélites, que passaram
a ser mais robustas, e nos anéis de regulagem
do diferencial, que passaram de bronze ou
celerom para aço.
CAIXA DE MUDANÇAS
– C513 COM DIFERENCIAL REFORÇADO
INTERVENÇÃO CAMPO
ATENÇÃO
As peças do diferencial
reforçado não são intercambiáveis
com as peças do diferencial anterior.
Para maiores informações
sobre os novos números de peças,
consultar a IPG (índice de Peça Genuína) número
004/96 de 12/02/96.
Como consequência
do novo diferencial, também foi modificada
a carcaça de câmbio. O conjunto suporte união
sofreu uma usinagem de alívio com a finalidade
de que os novos parafusos M11 do diferencial
reforçado não interfiram com a carcaça de
câmbio.
Chamamos atenção para
que a seguinte relação de intercambialidade
seja respeitada quando da troca do
conjunto diferencial ou carcaça de câmbio.
1- Na nova carcaça
com a usinagem de alívio,
poderá ser montado tanto o conjunto diferencial
reforçado quanto o antigo. Somente deverá ser
respeitada a compatibilidade de torque de
diferencial com a do motor.
2- Na carcaça de câmbio
antiga (sem a usinagem de
alívio), só poderá ser montado o diferencial antigo
(sem reforço) uma vez que, devido aos novos
parafusos (M11) de fixação da coroa, a falta de
usinagem na carcaça provocaria uma interferência
do parafuso com a carcaça.
MONTAGEM DA SEMICAIXA
Lubrificar com óleo
de câmbio as partes internas, antes
da montagem definitiva.
Certificar que as
marcas da referência da semicaixa coincidam.
Torque de aperto dos parafusos da coroa 6,9 daNm.
Montagem e aperto
dos parafusos da coroa do diferencial.
Montagem do rolamento do diferencial.
DESMONTAGEM DA SEMICARCAÇA DO DIFERENCIAL E PINO SATÉLITE
Desmontagem da semi-carcaça
do diferencial e pino da
satélite.
O pino da satélite
não deve apresentar folga ou jogo na
carcaça do diferencial.
As satélites não devem
apresentar amassamento ou desgaste
na superfície de trabalho.
POSICIONAMENTO DO ANEL DE REGULAGEM DA PLANETÁRIA
A = Anéis de regulagem
da planetária são fornecidos
nas seguintes espessuras:
0,80 - 0,85 - 0,90
- 0,95 - 1,00 - 1,05 - 1,10 - 1,15 - 1,20 – 1,25
mm.
MONTAGEM E CONTROLE
DO JOGO DA PLANETÁRIA E
SATÉLITES.
NOTA
Para obter o acoplamento
entre a planetária e a satélite,
gire o anel de regulagem. O acoplamento é correto
quando a rotação do grupo é sem jogo, oferecendo
uma leve resistência.
POSICIONAMENTO
DO ANEL DE REGULAGEM DA PLANETÁRIA.
A = Anéis de regulagem
da planetária são fornecidos
nas seguintes espessuras:
0,80 - 0,85 - 0,90
- 0,95 - 1,00 - 1,05 - 1,10 - 1,15 - 1,20 – 1,25
mm.
MONTAGEM E CONTROLE
DO JOGO DA PLANETÁRIA E
SATÉLITES.
NOTA
Para obter o acoplamento
entre a planetária e a satélite,
gire o anel de regulagem. O acoplamento é correto
quando a rotação do grupo é sem jogo, oferecendo
uma leve resistência.