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RETIRADA DA TAMPA E RETENTOR DA CAIXA DIFERENCIAL

- Retirar a tampa e retentor da caixa do diferencial (lado câmbio).
O retentor é cravado na tampa (flange) e não pode ser retirado da mesma. Quando houver necessidade, substituir o conjunto tampa e retentor.

Para retirar a pista externa do rolamento cônico do diferencial (lado câmbio), utilizar a ferramenta A.33021/8 e A.33021/7, fig. 1. Para recolocar a pista externa do rolamento cônico do diferencial (lado câmbio), utilizar a ferramenta A.75018 fig. 2 .
Para se retirar a pista externa do rolamento cônico do diferencial, localizado no suporte da caixa de mudanças (lado motor), utilizar a ferramenta
A .33021, e para recolocá-lo utilizar a ferramenta A .75018.

Com uma chave apropriada, retirar o parafuso tipo “RIBE” que fixa o conjunto da haste de seleção de marchas.


MONT. DA CARCAÇA DE MUDANÇAS E REG. DO DIFERENCIAL (CALÇO)

Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar, na carcaça de mudanças, o conjunto da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem das operações de desmontagem, descritas anteriormente.

Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de seleção de marchas para cima, como indicado na figura, verificar através da abertura do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção de marcha se introduz na sede do garfo da 1ª e 2ª marchas.

Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa de mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente. Em seguida, com auxílio de um torquímetro, apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis elásticos dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária e, em seguida, instalar a placa intermediária.

Instalar o dispositivo “retém de engrenamento”

REGULAGEM DO DIFERENCIAL (DETERMINAÇÃO DO CALÇO)

Para determinar a espessura “S” dos anéis de regulagem da pré-carga dos rolamentos laterais do diferencial, proceder da seguinte forma:

1- Aplicar na pista externa do rolamento (lado do câmbio), uma carga de 450 kg. Durante a aplicação da carga, girar o diferencial para favorecer o assentamento dos rolamentos.

2- Utilizando um relógio comparador e a ferramenta A.95655, medir a profundidade entre o plano de apoio da tampa de retenção e a parte externa do rolamento (medida “P”).

1- Caixa de mudanças
2- Ferramenta A .95655
3- Parte externa do rolamento lateral da coroa.

Para se obter a espessura “S” do calço a ser utilizado, usar a seguinte fórmula:

S = P – H + 0,12

Onde
0,12 é um número fixo correspondente à interferência prescrita para o assentamento e à pré-carga dos rolamentos laterais do diferencial.

Uma vez determinada a espessura do calço a ser utilizado, posicioná-lo sobre o rolamento.

OBS.: caso não seja disponível para reposição um anel com espessura calculada, montar no diferencial um anel com espessura imediatamente superior.

Instalar o flange e apertar os parafusos de fixação com um torque de 2,5 kgm.


3- Determinar a altura do flange de retenção do diferencial (medida “H”).

1- Tampa de retenção do rolamento lateral.


DESMONTAGEM/MONTAGEM DA CAIXA DA SATÉLITE


COMPONENTES DO CONJUNTO DIFERENCIAL

1- Rolamento do diferencial
2- Satélites
3- Eixo da satélite
4- Planetária
5- Semicaixa do diferencial com engrenagem condutora do velocímetro
6- Coroa dentada
7- Flange de retenção da caixa diferencial
8- Anel de retenção
9- Semicaixa do diferencial
10- Trava de segurança di pino da satélite.

CONJUNTO DIFERENCIAL E DESMONTAGEM DO ROLAMENTO DE AGULHAS

Vista do conjunto diferencial.

Desmontagem do rolamento de agulhas do diferencial.


CAIXA DE MUDANÇAS-C513 COM DIFERENCIAL REFORÇADO

Intervenção em produção

Informamos, que para as caixas de mudanças importadas da Itália, foram implementadas modificações com a finalidade de reforçar o diferencial e aumentar a sua capacidade de torque.
Tais modificações serão também implementadas nos câmbios C513 produzidos na FIASA (Brasil) e Argentina (Cormec).
O novo diferencial (reforçado) possui um módulo maior, e é identificado através dos parafusos que prendem a coroa, passando de sextavado M10 para Ribe M11.

OBS.: a ferramenta para montagem e desmontagem da coroa do diferencial reforçado é A .33145/1, desenho 7076681.

As outras modificações foram nas satélites, que passaram a ser mais robustas, e nos anéis de regulagem do diferencial, que passaram de bronze ou celerom para aço.


CAIXA DE MUDANÇAS – C513 COM DIFERENCIAL REFORÇADO

INTERVENÇÃO CAMPO

ATENÇÃO
As peças do diferencial reforçado não são intercambiáveis com as peças do diferencial anterior.

Para maiores informações sobre os novos números de peças, consultar a IPG (índice de Peça Genuína) número 004/96 de 12/02/96.
Como consequência do novo diferencial, também foi modificada a carcaça de câmbio. O conjunto suporte união sofreu uma usinagem de alívio com a finalidade de que os novos parafusos M11 do diferencial reforçado não interfiram com a carcaça de câmbio.

Chamamos atenção para que a seguinte relação de intercambialidade seja respeitada quando da troca do conjunto diferencial ou carcaça de câmbio.

1- Na nova carcaça com a usinagem de alívio, poderá ser montado tanto o conjunto diferencial reforçado quanto o antigo. Somente deverá ser respeitada a compatibilidade de torque de diferencial com a do motor.

2- Na carcaça de câmbio antiga (sem a usinagem de alívio), só poderá ser montado o diferencial antigo (sem reforço) uma vez que, devido aos novos parafusos (M11) de fixação da coroa, a falta de usinagem na carcaça provocaria uma interferência do parafuso com a carcaça.


MONTAGEM DA SEMICAIXA

Lubrificar com óleo de câmbio as partes internas, antes da montagem definitiva.

Certificar que as marcas da referência da semicaixa coincidam.

Torque de aperto dos parafusos da coroa 6,9 daNm.

Montagem e aperto dos parafusos da coroa do diferencial.

Montagem do rolamento do diferencial.


DESMONTAGEM DA SEMICARCAÇA DO DIFERENCIAL E PINO SATÉLITE

Desmontagem da semi-carcaça do diferencial e pino da satélite.
O pino da satélite não deve apresentar folga ou jogo na carcaça do diferencial.
As satélites não devem apresentar amassamento ou desgaste na superfície de trabalho.


POSICIONAMENTO DO ANEL DE REGULAGEM DA PLANETÁRIA

A = Anéis de regulagem da planetária são fornecidos nas seguintes espessuras:

0,80 - 0,85 - 0,90 - 0,95 - 1,00 - 1,05 - 1,10 - 1,15 - 1,20 – 1,25 mm.

MONTAGEM E CONTROLE DO JOGO DA PLANETÁRIA E SATÉLITES.

NOTA
Para obter o acoplamento entre a planetária e a satélite, gire o anel de regulagem. O acoplamento é correto quando a rotação do grupo é sem jogo, oferecendo uma leve resistência.

POSICIONAMENTO DO ANEL DE REGULAGEM DA PLANETÁRIA.

A = Anéis de regulagem da planetária são fornecidos nas seguintes espessuras:

0,80 - 0,85 - 0,90 - 0,95 - 1,00 - 1,05 - 1,10 - 1,15 - 1,20 – 1,25 mm.

MONTAGEM E CONTROLE DO JOGO DA PLANETÁRIA E SATÉLITES.

NOTA
Para obter o acoplamento entre a planetária e a satélite, gire o anel de regulagem. O acoplamento é correto quando a rotação do grupo é sem jogo, oferecendo uma leve resistência.