CAIXA DE MUDANÇAS
- UNIFICAÇÃO DAS ROSCAS
MODELO: UNO MOTORIZAÇÃO 1500CC E 1000CC EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO
Visando unificar as
roscas de fixação da tampa e do espaçador das caixas de mudanças
(4 e 5 marchas), utilizadas nos modelos equipados com motores de 1000cc
e 1500cc, foi adotado, a partir dos chassis 5111665 e 8325469, um novo
prisioneiro, cuja
rosca passa de M6 para M8; as demais roscas de fixação da tampa e
espaçador passam também de M6 para M8; em consequência, foram modificadas
a carcaça, espaçador
e tampa traseira da caixa de mudanças.
INTERVENÇÃO NO CAMPO
Com a introdução das
roscas M8, o torque de aperto passa de 1.9 kgm (19 Nm) para
2.5 kgm (25 Nm).
REPOSIÇÃO
Para reposição, proceder conforme próxima tela.
OBS.: somente será
fornecida a nova carcaça; portanto, para intervenções em que houver
necessidade de substituição da carcaça anterior a modificação, adotar a
norma de reposição
nº 0342:
(*) Mille 4 marchas:
utilizar a carcaça nova (nº 7526573) + tampa 4 marchas nova (nº 7526427).
(**) Mille 5 marchas:
utilizar a carcaça
nova (nº 7526573) + espaçador novo (nº 7526429) + tampa 5 marchas
nova (nº 7526428).
(***) Motor 1.500cc:
carcaça antiga (nº
7655334) = carcaça nova (nº 7526432) + espaçador novo (nº 7526429)
+ tampa 5 marchas nova (nº 7526428).
IMPORTANTE
As tampas e espaçadores
antes e após a modificação serão fornecidas normalmente
por P & A.
MONTAGEM CAIXA
DE MUDANÇAS - PRODUTO PARA VEDAÇÃO
MODELO: T.T EQUIPADO COM CÂMBIO C506.
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO:
1- Com o objetivo
de melhorar a vedação entre as semi-carcaças da caixa de
mudanças, foram eliminadas as juntas de papel à partir dos chassis.
5002889 14/05/93
8301555 14/05/93
INTERVENÇÃO NO CAMPO
Montagem da caixa de câmbio
- Produtos utilizados para vedação – Loctite 573.
PROCEDIMENTOS
As peças a serem montadas deverão estar limpas e secas;
Aplicar o produto
Loctite 573, diretamente da embalagem, fazendo um cordão contínuo
de produto sobre a peça a ser montada ou utilizar um pincel comum para
espalhá-lo sobre a
superfície das peças a serem vedadas;
A aplicação do produto
Loctite 573, apenas em uma das fases da peça a serem vedadas
é o suficiente para uma boa vedação;
Apesar de não ser
necessário, após a aplicação do vedante loctite 573, recomenda-se
que as peças sejam unidas imediatamente para evitar que sujeiras se depositem
sobre o produto aplicado.
Após a união entre
as peças, todo o excesso de produto 573 que ficar externamente na
caixa de câmbio, poderá ser retirado com uma estopa já que não secará.
O produto não é tóxico
nem secará nas mãos, permitindo portanto manuseá-lo facilmente,
ele só secará quando estiver entre duas peças metálicas.
Caso fique produto
573 nas mãos do operador, basta lavá-las simplesmente com água
e sabão.
REMOÇÃO DO PRODUTO APÓS A DESMONTAGEM
Desmontar e remover
o câmbio para a remoção dos resíduos do adesivo 573 (limpeza
das superfícies), usar um removedor PERMATEX GASKET (fornecedor
LOCTITE).
MÉTODO DE APLICAÇÃO
Agite bem a lata antes
do uso. Mantenha a lata em posição vertical a uma distância de
25 a 30 cm da área de aplicação, mantendo o rosto afastado do jato do produto,
afim de evitar qualquer
contato com o produto. Pressione o atuador e aplique uma camada
espessa de GASKET REMOVER sobre a área de onde se pretende remover os
resíduos com uma espátula plástica, limpe com jato de água, esfregando com
estopa. Uma Segunda
aplicação poderá ser necessária para remoção dos resíduos carbonizados
mais profundos.
PRECAUÇÕES
Proteja do spray todas
as superfícies pintadas, pois o produto poderá remover a pintura.
NÃO USE em plásticos, tapetes, carpetes ou produtos sintéticos.
ATENÇÃO
Nas caixas de mudança
que foram, originalmente, montadas com sigilante não se pode
montar juntas em hipótese alguma.
Da mesma forma se
pode aplicar sigilante em caixa de mudanças montadas originalmente
com juntas.
Somente a nova carcaça
será fornecida por P & A, portanto, quando for efetuada a
substituição da mesma utilizar sigilante na junção das semi-carcaças.
Porém entre flange e carcaça utilizar junta entre tampa e flange utilizar junta.
OBS.: será enviado
compulsoriamente uma primeira dotação do LOCTITE 573 (des.
7077032) a todas as concessionárias.
PERFIL PONTO
MORTO DA HASTE DE 3ª E 4ª VELOCIDADES
MUDANÇAS DO
ANEL SINCRONIZADOR DA 2ª VELOCIDADE
INTERVENÇÃO NO CAMPO
As peças modificadas são intercambiáveis com peças não modificadas.
PEÇA Nº ANT. A MODIFICAÇÃO Nº APÓS A MODIFICAÇÃO
Haste 3ª e 4ª marcha 7630496 7696586
A haste “antes da
modificação” não será fornecida por P & A. Portanto deverá, sempre,
ser utilizada a nova haste mesmo em câmbios “antes da modificação”.
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO
3- Informamos que
foi adotada uma cobertura em molibdênio, na superfície de
atrito, do anel sincronizador da 2ª velocidade a partir dos chassis:
3957939 05/02/93
8285583 05/02/93
INTERCAMBIALIDADE:
Os anéis sincronizados “antes” e “após” a modificação são intercambiáveis.
MUDANÇAS NA
ENGRENAGEM DE COMANDO DO VELOCÍMETRO
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO
4- Adoção de engrenagem
de comando do velocímetro confeccionada em novo
material em (polioacetal aditivado com 3% de teflon) afim de reduzir
rumorosidade, a partir dos chassis:
5016544 04/06/93
8304637 04/06/93
INTERCAMBIALIDADE
A modificação não
afeta em nada a intercambialidade entre as peças antes da modificação
e posterior a modificação.
As peças após a modificação podem ser identificadas por sua cor escura.
DESMONTAGEM
DO ANEL ELÁSTICO DA ÁRVORE SECUNDÁRIA (C. 4 MARCHAS)
Retirar o anel elástico
e a arruela belleville da árvore
secundária com auxílio de ferramenta A.70376 (sem
o parafuso), na prensa.
NOTA
Para o câmbio de 5
marchas, poderá ser necessário levar
a árvore secundária à prensa a fim de desmontá-la.
Desmontagem do anel elástico da árvore secundária
(câmbio 4 marchas).
1- Rolamento
2- Anel elástico e arruela “Belleville”
NOVA RELAÇÃO
DE 1ª VELOCIDADE
MODELO: MILLE SX
Informamos que a partir
da modificação M00544 (chassi 5.923.427), foi adotada nova árvore
primária e engrenagem de 1ª velocidade R= 11/47. Para reposição considerar:
DENOMINAÇÃO ATÉ M00544 APÓS M00544
Árvore primária 46406592 46475261
Engrenagem conduzida 1ª veloc. 7763006 46475262
SEÇÃO SOBRE
GARF0 ENGRENAGEM E SUPORTE ENGR. COMANDO VELOC.
SEÇÃO LONGITUDINAL
DA HASTE DE COMANDO DAS MUDANÇAS
SINCRONIZADOR
"PORSCHE" E "BORG-WARNER"
COMPONENTES
DA ÁRVORE SECUNDÁRIA - CX. 4 MARCHAS
SINCRONIZADOR
"BORG-WARNER" E ROLETES
NOVO SISTEMA
SINCRONIZADOR - A PARTIR MODELOS 1987
NOVO SISTEMA SINCRONIZADOR
– A PARTIR DOS MODELOS 1987
As peças afetadas
pela introdução do novo sistema sincronizador nas caixas de mudança
a partir dos veículos 87, são as seguintes:
a- Novo sistema de sincronização “B.W.” para 1ª e 2ª marcha.
b- Novas engrenagens
para 1ª e 2ª marchas com ângulo dos dentes da coroa de
engrenamento modificado
c- Nova bucha para engrenagem da 1ª marcha
d- Nova luva para engate da 1ª e 2ª marchas
e- Nova haste de comando da 1ª e 2ª marchas
f- Novas engrenagens para 3ª e 4ª marchas
g- Nova luva de engate para 3ª e 4ª marchas
h- Nova haste de comando da 3ª e 4ª marchas
i- Novas engrenagens
(condutora e conduzida) da 5ª marcha (curta), também com
perfil dos dentes modificado
j- Nova luva de engate da 5ª marcha
k- Nova haste de comando da 5ª marcha e marcha-a-ré (veículos com 5 marchas)
l- Nova haste de comando da marcha-a-ré (veículos com 4 marchas )
m- Nova árvore primária
com modificação no perfil dos dentes das engrenagens de
3ª e 4ª marchas.
n- Nova árvore para engrenagem da marcha-a-ré com diâmetro aumentado.
o- Nova engrenagem da marcha-a-ré
p- Nova bucha para engrenagem de marcha-a-ré
q- Novo anel para retentor para árvore de marcha-a-ré
r- Nova carcaça da
caixa de marchas com sede para árvore de marcha-a-ré
aumentada
s- Novo suporte de união da caixa de marcha-a-ré aumentada
O novo sistema de sicronização para 1ª e 2ª marchas é composto por:
1- Nova luva de engate com sulcos para posicionamento dos roletes
2- Novos roletes
3- Novas molas para retenção dos roletes
4- Novos anéis sincronizadores
5- Novo cubo com sede para molas de retenção.
MONTAGEM DO
SINCRONIZADOR
e- Montar em seguida
a engrenagem da 3ª
velocidade, sincronizador, luva de engate,
engrenagem da 4ª velocidade e a bucha.
NOTA
Na montagem da luva
de engate da 4ª e 5ª marchas, observar
que o chanfro (como mostra a figura ao lado),
fique voltado para cima.
Montagem das engrenagens
de 3ª e 4ª velocidades, sincronizador,
luvas e bucha.
1- Engrenagem conduzida da 3ª velocidade
2- Luva de engate
3- Cubo sincronizador
4- Engrenagem conduzida da 4ª velocidade
5- Bucha
fig. 2
Montagem do rolamento da árvore secundária.
1- Rolamento
ANÉIS SINCRONIZADORES
– NOVOS
MODELOS: UNO MILLE SX (VEÍCULO COM CÂMBIO FIASA C- 513)
Informamos que foram adotados novos anéis sincronizadores com o raio majorado
e adoção de uma nova
liga. O raio foi alterado de 0,2 a 0,4 mm para 0,8 a 1,0 mm
aumentando a seção resistente.
A modificação foi
efetuada pelo fornecedor DIEHL METAL nos anéis de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e
5ª.
1º chassi: 5856980
de 07/10/96 (Uno SX).
IDENTIFICAÇÃO
A modificação não pode ser identificada visualmente nos anéis, porém, foram
adotados novos números de desenho conforme segue:
- anéis de 1ª e 2ª
velocidade: des. 46475269;
- anéis de 3ª e 4ª
velocidade: des. 46446005;
r - anéis de 5ª velocidade:
des. 46429108.
Atenção
Os novos anéis só
devem ser montados com o cubo sinterizado (material claro
brilhante e que possui gravação do número de desenho em baixo relevo), nunca
poderão ser montados
com o cubo brochado fosfatizado (cor escura e que não possui
gravação do número de desenho), pois as peças não são intercambiáveis e
a montagem incorreta
provocará a quebra do anel.
Sempre que houver o inconveniente quebra do anel sincronizador, o mesmo
deverá ser substituído
pelo novo, tomando-se o cuidado de verificar que o cubo
montado seja o sinterizado (material claro e brilhante).
PEÇA DES. ANT. À MODIFICAÇÃO DES. POST. À MODIFICAÇÃO
Anel 1ª e 2ª 7709590
46475269
Anel 3ª 7678750 46446005
Anel 4ª 7629333 46446005
Anel 5ª 7625558 46429108
Cubo 1ª e 2ª 7616784
46429514
Cubo 3ª e 4ª 7649337
46429515
Cubo 5ª 7687013 46429516
Atenção
O novo anel em hipótese
alguma pode ser montado com o cubo fosfatizado (cor
escura). A montagem incorreta acarretará a quebra do anel sincronizador.
CAIXA DE MUDANÇAS
C-506 COM SINCRONIZAÇÃO NOVA
MODELOS: UNO, EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.
Apresentamos, a seguir,
o procedimento a ser adotado para reparações nas caixas de
mudanças em referência, compreendidas entre os chassis 3130607 a 3186591
(146) e 1058650 a
1085525 (147).
Em caso de ser a 1ª
intervenção em qualquer das situações abaixo, deverão ser substituídos
todos os ítens relacionados para a situação.
SITUAÇÃO A: (dificuldade de engate da 2 ª marcha – “arranhando”).
Substituir:
- engrenagem da 1ª velocidade, adotando-se a de número 7620580;
- engrenagem da 2ª velocidade, adotando-se a de número 7620579;
- cubo da 1ª e 2ª velocidade, adotando-se o cubo de nº 7620494;
- molas do cubo de 1ª e 2ª, adotando-se as molas número 7620578;
- luva da 1ª e 2ª, adotando-se a luva nº 7581760;
- anéis sincronizadores, adotando-se os anéis 7617639;
SITUAÇÃO B: (dificuldade de engate ou desengate espontâneo da 3ª e 4ª marchas).
Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a luva nº 7629652.
Para veículos 1.5 – R
SITUAÇÃO A:
- Utlizar os mesmos ítens relacionados acima.
SITUAÇÃO B:
Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a luva nº 7629652.
NOTA IMPORTANTE
A reparação das caixas
de mudanças, com anomalias, pertencentes a veículos após
os chassis 3186591 (146) e 1085525 (147), se constituirá na substituição apenas
do(s) componente(s)
avariado(s) ou defeituoso(s).
A PARTIR DESSA DATA,
FICA PROIBIDA A SUBSTITUIÇÃO DA CAIXA DE MUDANÇAS COMPLETA,
SALVO DETERMINAÇÃO EXPRESSA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CAIXA DE MUDANÇAS
C-506 COM SINCRONIZAÇÃO NOVA
MODELOS: FIORINO/PICK-UP, EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.
Apresentamos, a seguir,
o procedimento a ser adotado para reparações nas caixas de
mudanças em referência, compreendidas entre os chassis 3130607 a 3186591
(146) e 1058650 a
1085525 (147).
Em caso de ser a 1ª
intervenção em qualquer das situações abaixo, deverão ser substituídos
todos os ítens relacionados para a situação.
SITUAÇÃO A: (dificuldade de engate da 2 ª marcha – “arranhando”).
Substituir:
- engrenagem da 1ª velocidade, adotando-se a de número 7620580;
- engrenagem da 2ª velocidade, adotando-se a de número 7620579;
- cubo da 1ª e 2ª velocidade, adotando-se o cubo de nº 7620494;
- molas do cubo de 1ª e 2ª, adotando-se as molas número 7620578;
- luva da 1ª e 2ª, adotando-se a luva nº 7581760;
- anéis sincronizadores, adotando-se os anéis 7617639;
SITUAÇÃO B: (dificuldade de engate ou desengate espontâneo da 3ª e 4ª marchas)
Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se luva nº 7629652.
NOTA IMPORTANTE
A reparação das caixas
de mudanças, com anomalias, pertencentes a veículos após
os chassis 3186591 (146) e 1085525 (147), se constituirá na substituição apenas
do(s) componente(s)
avariado(s) ou defeituoso(s).
A PARTIR DESSA DATA,
FICA PROIBIDA A SUBSTITUIÇÃO DA CAIXA DE MUDANÇAS COMPLETA,
SALVO DETERMINAÇÃO EXPRESSA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CAIXA DE MUDANÇAS
- C506
3- Eixo primário:
a engrenagem de ré foi deslocada 1 mm para o lado de
engrenagem da 2ª velocidade.
INTERVENÇÃO EM CAMPO
Para caixa de mudanças
dos veículos cujos números de chassi encontram-se no intervalo
abaixo relacionado, que foram montadas com luva de 1ª e 2ª velocidade
com duplo dentado,
caso seja constatado uma rumorosidade excessiva em 2ª e 5ª marchas
independente da reclamação do cliente, adotar o seguinte procedimento:
Chassi 3982008 até chassi 5055964
Chassi 8295072 até chassi 8313979
1- ÁRVORE PRIMÁRIA
Substituir a árvore primária
PEÇA DES. ANTERIOR DES. ATUAL
Árvore primária 5 marchas 7581744 7765067
Árvore primária 1.6 R 5 marchas 7512096 7512096
Árvore primária 4 marchas 7581770 7765066
2- Engrenagem de ré
Substituir a engrenagem de ré, adotando nº 7765527.
3- Luva 1ª e 2ª
Substituir a luva
1ª e 2ª velocidades (duplo dentado des. 7765070) pela luva 1ª e 2ª velocidades
simples dentado des. 7681639).
MODIFICAÇÃO
DO SIST. DE FIXAÇÃO DAS ENGR. DO EIXO SECUNDÁRIO
COMPONENTES
DA ÁRVORE SECUNDÁRIA
DESMONTAGEM
DA ÁRVORE SECUNDÁRIA
Atenção: Modificação duplo cone
Obs.: Para veículos
que utilizam o conjunto de
sincronização com duplo cone seguir o
procedimento abaixo.
(A) - após retirar a engrenagem conduzida da 2ª velocidade,
remover os dois anéis sincronizadores e a pista
metálica;
(B) - remover a luva
de engrenamento juntamente com os conjuntos
de pré-sicronização;
- utilizando um alicate
de bicos divergentes, retirar o anel
trava do cubo e em seguita removê-lo;
(C) - remover os anéis
sincronizadores, a pista metálica e a
engrenagem conduzida de 1ª velocidade;
As instruções de montagem do sistema de sincronização com duplo cone se encontram
na sequência
de montagem da árvore secundária.
Após a desmontagem,
verificar cuidadosamente os seguintes ítens:
Buchas e Engrenagens
Os dentes, engrenagens
e flancos, assim como os dentes do sincronizador, não devem
apresentar sinais desgaste excessivo ou rompimento. Verificar também se
as superfícies de
contato das buchas e as superfícies das engrenagens não apresentam
ranhuras ou sinais de desgaste excessivo.
Cubo e Luva de Engate das Marchas
Verificar se os cubos
e respectivas luvas de engate da 1ª/2ª marchas não apresentam
rompimento e o acoplamento entre ambos seja correto, sem engripamento,
e não apresentam desgaste excessivo.
Caso contrário, deve ser feita a substituição dos componentes.
Rolamentos
Os rolamentos deverão
ser substituídos sempre que apresentarem sinais de desgaste
excessivo.
COMPONENTES
DA ÁRVORE PRIMÁRIA
SISTEMA DE
SINCRONIZAÇÃO "BORG WARNER"
SISTEMA DE SINCRONIZAÇÃO
“BORG WARNER” – (1ª/2ª/3ª/4ª E 5ª MARCHAS)
Uma vez desmontado
o conjunto sincronizador, realizar uma verificação minuciosa em
cada componente a fim de detectar sinais de desgaste anormal e/ou excessivo.
Verificar se os cubos
e suas respectivas luvas de engate não apresentam deformações
nos dentes, e se o acoplamento de ambas não apresenta endurecimento.
Para desmontagem dos sincronizadores, agir da seguinte forma (próximas telas):
a- Montar um dos anéis
sincronizadores e as luvas de engate no cubo, conforme
fig. 1.
b- Com a auxílio de
uma chave de fenda fina, comprimir a mola na respectiva sede
efetuando a montagem do “rolete”, conforme figuras 2 A e 2B .
c- Montar o segundo anel sincronizador no conjunto, conforme fig. 3.
MONTAGEM DOS
ANÉIS SINCRONIZADORES
Modificação no sistema
de sincronização
Montagem do sistema
de pré-sincronização INA
Obs.: A partir do chassi:
Uno
- 4156865 para 1ª/2ª
velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª
velocidades;
- 4138675 para 5ª
velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª
velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª
velocidades;
- 2129155 para 5ª
velocidade;
Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme
segue:
(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel
sincronizador
(C),(D) - montar o
cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de desenho
voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do anel sincronizador
(E) - montar a luva
de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar
os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos
SEQUÊNCIA
DE MONTAGEM DA ÁRVORE SECUNDÁRIA
Atenção: Modificação duplo cone
Montagem do conjunto
de sincronização com duplo cone.
(A) - posicionar
a engrenagem de 1ª
velocidade;
(B) - posicionar
o anel sincronizador interno
sobre a engrenagem;
(C),(D) - montar
a pista metálica sobre a
engrenagem;
(E),(F),(G) - montar
o anel sincronizador externo,
fazendo coincidir seus
três guias com os rebaixos
existentes no anel interno;
(H) - posicionar
o cubo de 1ª/2ª velocidades
sobre o conjunto, fixando-o com seu
anel elástico;
(I) - montar a
luva de engrenamento de 1ª/2ª
velocidade
Instalar a engrenagem
de 2ª marcha.
Instalar a engrenagem
de 3ª marcha, tomando o cuidado
de encaixar corretamente os dentes internos da
engrenagem com as estrias existentes na árvore.
Instalar o espaçador.
Instalar a engrenagem
de 4ª marcha, tomando o cuidado
de encaixar corretamente os dentes internos da
engrenagem com as estrias existentes na árvore.
Instalar a pista interna
do rolamento traseiro, utilizando
a ferramenta 1870448000.
Modificação no sistema
de sincronização
Montagem do sistema
de pré-sincronização INA
Obs.: A partir do chassi:
Uno
- 4156865 para 1ª/2ª
velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª
velocidades;
- 4138675 para 5ª
velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª
velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª
velocidades;
- 2129155 para 5ª
velocidade;
Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme
segue:
(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel
sincronizador
(C),(D) - montar
o cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de
desenho voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do
anel sincronizador
(E) - montar a luva
de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar
os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos
SEQUÊNCIA
DE MONTAGEM DA ÁRVORE PRIMÁRIA
Modificação no sistema de sincronização
Montagem do sistema
de pré-sincronização INA
Obs.: A partir do chassi:
Uno
- 4156865 para 1ª/2ª
velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª
velocidades;
- 4138675 para 5ª
velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª
velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª
velocidades;
- 2129155 para 5ª
velocidade;
Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme
segue:
(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel
sincronizador
(C),(D) - montar
o cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de
desenho voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do
anel sincronizador
(E) - montar a luva
de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar
os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos
EIXO E GARFO
DO COMANDO DE MARCHA (COMPONENTES)
MONTAGEM DA
CAIXA DE MUDANÇAS
Montar a engrenagem
de 5ª marcha na árvore secundária,
bem como a porca de fixação do conjunto.
Montar a pista interna
e a gaiola com os roletes do rolamento
da engrenagem da 5ª marcha na árvore primária.
Em seguida, montar
o conjunto sincronizador (cubo, luva,
anel sincronizador, molas e roletes). Instalar a arruela
de retenção dos roletes do sincronizador e a porca
de fixação do conjunto da árvore primária.
ATENÇÃO
Ao instalar a luva,
instalar também o garfo de engate da
5ª marcha.
Apertar as porcas
de fixação do conjunto das árvores primária
e secundária, com um torque de 12,0 kgm.
Em seguida cravar
as duas porcas com a ferramenta A
.74140 e 1874140005.
ATENÇÃO
1- As porcas de fixação
do conjunto primário e
secundário, deverão ser substituídas toda vez que
forem removidas.
2- Para torquear as
porcas, travar o câmbio da mesma
forma feita para retirá-las.
Apertar o parafuso de fixação do garfo de 5ª marcha.
Montar a tampa traseira da caixa de mudanças.
Montar o pinhão de
comando de velocímetro interruptor
de marcha-a-ré e o suporte do eixo de comando
das marchas.
Apertar o parafuso
de fixação da árvoe de marcha-a-ré
à carcaça da caixa de mudanças, com um torque de
3,5 kgm.
OBS.: caso haja dificuldade
de colocação do parafuso de
fixação da árvore à carcaça, movimentar a árvore pelo
lado do suporte da caixa de mudanças (vão da embreagem).
Montar a tampa dianteira da árvore primária.
Instalar o garfo de
comando da embreagem no suporte
da caixa de mudanças. Para instalá-lo, inverter
as operações descritas anteriormente para a
desmontagem do mesmo.
Instalar, em seguida,
o rolamento de embreagem.