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CAIXA DE MUDANÇAS - UNIFICAÇÃO DAS ROSCAS

MODELO: UNO MOTORIZAÇÃO 1500CC E 1000CC EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO

Visando unificar as roscas de fixação da tampa e do espaçador das caixas de mudanças (4 e 5 marchas), utilizadas nos modelos equipados com motores de 1000cc e 1500cc, foi adotado, a partir dos chassis 5111665 e 8325469, um novo prisioneiro, cuja rosca passa de M6 para M8; as demais roscas de fixação da tampa e espaçador passam também de M6 para M8; em consequência, foram modificadas a carcaça, espaçador e tampa traseira da caixa de mudanças.

INTERVENÇÃO NO CAMPO

Com a introdução das roscas M8, o torque de aperto passa de 1.9 kgm (19 Nm) para 2.5 kgm (25 Nm).

REPOSIÇÃO

Para reposição, proceder conforme próxima tela.

OBS.: somente será fornecida a nova carcaça; portanto, para intervenções em que houver necessidade de substituição da carcaça anterior a modificação, adotar a norma de reposição nº 0342:

(*) Mille 4 marchas:
utilizar a carcaça nova (nº 7526573) + tampa 4 marchas nova (nº 7526427).
(**) Mille 5 marchas:
utilizar a carcaça nova (nº 7526573) + espaçador novo (nº 7526429) + tampa 5 marchas nova (nº 7526428).
(***) Motor 1.500cc:
carcaça antiga (nº 7655334) = carcaça nova (nº 7526432) + espaçador novo (nº 7526429) + tampa 5 marchas nova (nº 7526428).

IMPORTANTE
As tampas e espaçadores antes e após a modificação serão fornecidas normalmente por P & A.


MONTAGEM CAIXA DE MUDANÇAS - PRODUTO PARA VEDAÇÃO

MODELO: T.T EQUIPADO COM CÂMBIO C506.

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO:

1- Com o objetivo de melhorar a vedação entre as semi-carcaças da caixa de mudanças, foram eliminadas as juntas de papel à partir dos chassis.

5002889 14/05/93
8301555 14/05/93

INTERVENÇÃO NO CAMPO

Montagem da caixa de câmbio

- Produtos utilizados para vedação – Loctite 573.

PROCEDIMENTOS

As peças a serem montadas deverão estar limpas e secas;
Aplicar o produto Loctite 573, diretamente da embalagem, fazendo um cordão contínuo de produto sobre a peça a ser montada ou utilizar um pincel comum para espalhá-lo sobre a superfície das peças a serem vedadas;
A aplicação do produto Loctite 573, apenas em uma das fases da peça a serem vedadas é o suficiente para uma boa vedação;
Apesar de não ser necessário, após a aplicação do vedante loctite 573, recomenda-se que as peças sejam unidas imediatamente para evitar que sujeiras se depositem sobre o produto aplicado.
Após a união entre as peças, todo o excesso de produto 573 que ficar externamente na caixa de câmbio, poderá ser retirado com uma estopa já que não secará.
O produto não é tóxico nem secará nas mãos, permitindo portanto manuseá-lo facilmente, ele só secará quando estiver entre duas peças metálicas.
Caso fique produto 573 nas mãos do operador, basta lavá-las simplesmente com água e sabão.

REMOÇÃO DO PRODUTO APÓS A DESMONTAGEM

Desmontar e remover o câmbio para a remoção dos resíduos do adesivo 573 (limpeza das superfícies), usar um removedor PERMATEX GASKET (fornecedor
LOCTITE).

MÉTODO DE APLICAÇÃO

Agite bem a lata antes do uso. Mantenha a lata em posição vertical a uma distância de 25 a 30 cm da área de aplicação, mantendo o rosto afastado do jato do produto, afim de evitar qualquer contato com o produto. Pressione o atuador e aplique uma camada espessa de GASKET REMOVER sobre a área de onde se pretende remover os resíduos com uma espátula plástica, limpe com jato de água, esfregando com estopa. Uma Segunda aplicação poderá ser necessária para remoção dos resíduos carbonizados mais profundos.

PRECAUÇÕES

Proteja do spray todas as superfícies pintadas, pois o produto poderá remover a pintura. NÃO USE em plásticos, tapetes, carpetes ou produtos sintéticos.

ATENÇÃO
Nas caixas de mudança que foram, originalmente, montadas com sigilante não se pode montar juntas em hipótese alguma.

Da mesma forma se pode aplicar sigilante em caixa de mudanças montadas originalmente com juntas.

Somente a nova carcaça será fornecida por P & A, portanto, quando for efetuada a substituição da mesma utilizar sigilante na junção das semi-carcaças.

Porém entre flange e carcaça utilizar junta entre tampa e flange utilizar junta.

OBS.: será enviado compulsoriamente uma primeira dotação do LOCTITE 573 (des. 7077032) a todas as concessionárias.


PERFIL PONTO MORTO DA HASTE DE 3ª E 4ª VELOCIDADES


MUDANÇAS DO ANEL SINCRONIZADOR DA 2ª VELOCIDADE

INTERVENÇÃO NO CAMPO

As peças modificadas são intercambiáveis com peças não modificadas.

PEÇA Nº ANT. A MODIFICAÇÃO Nº APÓS A MODIFICAÇÃO

Haste 3ª e 4ª marcha 7630496 7696586

A haste “antes da modificação” não será fornecida por P & A. Portanto deverá, sempre, ser utilizada a nova haste mesmo em câmbios “antes da modificação”.

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO

3- Informamos que foi adotada uma cobertura em molibdênio, na superfície de atrito, do anel sincronizador da 2ª velocidade a partir dos chassis:

3957939 05/02/93
8285583 05/02/93

INTERCAMBIALIDADE:
Os anéis sincronizados “antes” e “após” a modificação são intercambiáveis.

MUDANÇAS NA ENGRENAGEM DE COMANDO DO VELOCÍMETRO

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO

4- Adoção de engrenagem de comando do velocímetro confeccionada em novo material em (polioacetal aditivado com 3% de teflon) afim de reduzir rumorosidade, a partir dos chassis:

5016544 04/06/93
8304637 04/06/93

INTERCAMBIALIDADE

A modificação não afeta em nada a intercambialidade entre as peças antes da modificação e posterior a modificação.

As peças após a modificação podem ser identificadas por sua cor escura.

DESMONTAGEM DO ANEL ELÁSTICO DA ÁRVORE SECUNDÁRIA (C. 4 MARCHAS)

Retirar o anel elástico e a arruela belleville da árvore secundária com auxílio de ferramenta A.70376 (sem o parafuso), na prensa.

NOTA
Para o câmbio de 5 marchas, poderá ser necessário levar a árvore secundária à prensa a fim de desmontá-la.

Desmontagem do anel elástico da árvore secundária
(câmbio 4 marchas).

1- Rolamento
2- Anel elástico e arruela “Belleville”


NOVA RELAÇÃO DE 1ª VELOCIDADE

MODELO: MILLE SX

Informamos que a partir da modificação M00544 (chassi 5.923.427), foi adotada nova árvore primária e engrenagem de 1ª velocidade R= 11/47. Para reposição considerar:

DENOMINAÇÃO ATÉ M00544 APÓS M00544
Árvore primária 46406592 46475261
Engrenagem conduzida 1ª veloc. 7763006 46475262

SEÇÃO SOBRE GARF0 ENGRENAGEM E SUPORTE ENGR. COMANDO VELOC.


SEÇÃO LONGITUDINAL DA HASTE DE COMANDO DAS MUDANÇAS


SINCRONIZADOR "PORSCHE" E "BORG-WARNER"


COMPONENTES DA ÁRVORE SECUNDÁRIA - CX. 4 MARCHAS


SINCRONIZADOR "BORG-WARNER" E ROLETES


NOVO SISTEMA SINCRONIZADOR - A PARTIR MODELOS 1987


NOVO SISTEMA SINCRONIZADOR – A PARTIR DOS MODELOS 1987


As peças afetadas pela introdução do novo sistema sincronizador nas caixas de mudança a partir dos veículos 87, são as seguintes:

a- Novo sistema de sincronização “B.W.” para 1ª e 2ª marcha.
b- Novas engrenagens para 1ª e 2ª marchas com ângulo dos dentes da coroa de engrenamento modificado
c- Nova bucha para engrenagem da 1ª marcha
d- Nova luva para engate da 1ª e 2ª marchas
e- Nova haste de comando da 1ª e 2ª marchas
f- Novas engrenagens para 3ª e 4ª marchas
g- Nova luva de engate para 3ª e 4ª marchas
h- Nova haste de comando da 3ª e 4ª marchas
i- Novas engrenagens (condutora e conduzida) da 5ª marcha (curta), também com perfil dos dentes modificado
j- Nova luva de engate da 5ª marcha
k- Nova haste de comando da 5ª marcha e marcha-a-ré (veículos com 5 marchas)
l- Nova haste de comando da marcha-a-ré (veículos com 4 marchas )
m- Nova árvore primária com modificação no perfil dos dentes das engrenagens de 3ª e 4ª marchas.
n- Nova árvore para engrenagem da marcha-a-ré com diâmetro aumentado.
o- Nova engrenagem da marcha-a-ré
p- Nova bucha para engrenagem de marcha-a-ré
q- Novo anel para retentor para árvore de marcha-a-ré
r- Nova carcaça da caixa de marchas com sede para árvore de marcha-a-ré aumentada
s- Novo suporte de união da caixa de marcha-a-ré aumentada

O novo sistema de sicronização para 1ª e 2ª marchas é composto por:

1- Nova luva de engate com sulcos para posicionamento dos roletes
2- Novos roletes
3- Novas molas para retenção dos roletes
4- Novos anéis sincronizadores
5- Novo cubo com sede para molas de retenção.

MONTAGEM DO SINCRONIZADOR

e- Montar em seguida a engrenagem da 3ª velocidade, sincronizador, luva de engate, engrenagem da 4ª velocidade e a bucha.

NOTA
Na montagem da luva de engate da 4ª e 5ª marchas, observar que o chanfro (como mostra a figura ao lado), fique voltado para cima.

Montagem das engrenagens de 3ª e 4ª velocidades, sincronizador, luvas e bucha.

1- Engrenagem conduzida da 3ª velocidade
2- Luva de engate
3- Cubo sincronizador
4- Engrenagem conduzida da 4ª velocidade
5- Bucha

fig. 2
Montagem do rolamento da árvore secundária.

1- Rolamento
ANÉIS SINCRONIZADORES – NOVOS

MODELOS: UNO MILLE SX (VEÍCULO COM CÂMBIO FIASA C- 513)


Informamos que foram adotados novos anéis sincronizadores com o raio majorado
e adoção de uma nova liga. O raio foi alterado de 0,2 a 0,4 mm para 0,8 a 1,0 mm aumentando a seção resistente.
A modificação foi efetuada pelo fornecedor DIEHL METAL nos anéis de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª.
1º chassi: 5856980 de 07/10/96 (Uno SX).

IDENTIFICAÇÃO


A modificação não pode ser identificada visualmente nos anéis, porém, foram
adotados novos números de desenho conforme segue:
- anéis de 1ª e 2ª velocidade: des. 46475269;
- anéis de 3ª e 4ª velocidade: des. 46446005;
r - anéis de 5ª velocidade: des. 46429108.

Atenção

Os novos anéis só devem ser montados com o cubo sinterizado (material claro brilhante e que possui gravação do número de desenho em baixo relevo), nunca poderão ser montados com o cubo brochado fosfatizado (cor escura e que não possui gravação do número de desenho), pois as peças não são intercambiáveis e a montagem incorreta provocará a quebra do anel.

Sempre que houver o inconveniente quebra do anel sincronizador, o mesmo
deverá ser substituído pelo novo, tomando-se o cuidado de verificar que o cubo montado seja o sinterizado (material claro e brilhante).

PEÇA DES. ANT. À MODIFICAÇÃO DES. POST. À MODIFICAÇÃO

Anel 1ª e 2ª 7709590 46475269
Anel 3ª 7678750 46446005
Anel 4ª 7629333 46446005
Anel 5ª 7625558 46429108
Cubo 1ª e 2ª 7616784 46429514
Cubo 3ª e 4ª 7649337 46429515
Cubo 5ª 7687013 46429516

Atenção

O novo anel em hipótese alguma pode ser montado com o cubo fosfatizado (cor escura). A montagem incorreta acarretará a quebra do anel sincronizador.


CAIXA DE MUDANÇAS C-506 COM SINCRONIZAÇÃO NOVA

MODELOS: UNO, EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.

Apresentamos, a seguir, o procedimento a ser adotado para reparações nas caixas de mudanças em referência, compreendidas entre os chassis 3130607 a 3186591 (146) e 1058650 a 1085525 (147).
Em caso de ser a 1ª intervenção em qualquer das situações abaixo, deverão ser substituídos todos os ítens relacionados para a situação.

SITUAÇÃO A: (dificuldade de engate da 2 ª marcha – “arranhando”).

Substituir:
- engrenagem da 1ª velocidade, adotando-se a de número 7620580;
- engrenagem da 2ª velocidade, adotando-se a de número 7620579;
- cubo da 1ª e 2ª velocidade, adotando-se o cubo de nº 7620494;
- molas do cubo de 1ª e 2ª, adotando-se as molas número 7620578;
- luva da 1ª e 2ª, adotando-se a luva nº 7581760;
- anéis sincronizadores, adotando-se os anéis 7617639;

SITUAÇÃO B: (dificuldade de engate ou desengate espontâneo da 3ª e 4ª marchas).

Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a luva nº 7629652.

Para veículos 1.5 – R

SITUAÇÃO A:

- Utlizar os mesmos ítens relacionados acima.

SITUAÇÃO B:

Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a luva nº 7629652.


NOTA IMPORTANTE
A reparação das caixas de mudanças, com anomalias, pertencentes a veículos após os chassis 3186591 (146) e 1085525 (147), se constituirá na substituição apenas do(s) componente(s) avariado(s) ou defeituoso(s).

A PARTIR DESSA DATA, FICA PROIBIDA A SUBSTITUIÇÃO DA CAIXA DE MUDANÇAS COMPLETA, SALVO DETERMINAÇÃO EXPRESSA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

CAIXA DE MUDANÇAS C-506 COM SINCRONIZAÇÃO NOVA

MODELOS: FIORINO/PICK-UP, EQUIPADOS COM CÂMBIO C506.

Apresentamos, a seguir, o procedimento a ser adotado para reparações nas caixas de mudanças em referência, compreendidas entre os chassis 3130607 a 3186591 (146) e 1058650 a 1085525 (147).
Em caso de ser a 1ª intervenção em qualquer das situações abaixo, deverão ser substituídos todos os ítens relacionados para a situação.

SITUAÇÃO A: (dificuldade de engate da 2 ª marcha – “arranhando”).

Substituir:
- engrenagem da 1ª velocidade, adotando-se a de número 7620580;
- engrenagem da 2ª velocidade, adotando-se a de número 7620579;
- cubo da 1ª e 2ª velocidade, adotando-se o cubo de nº 7620494;
- molas do cubo de 1ª e 2ª, adotando-se as molas número 7620578;
- luva da 1ª e 2ª, adotando-se a luva nº 7581760;
- anéis sincronizadores, adotando-se os anéis 7617639;

SITUAÇÃO B: (dificuldade de engate ou desengate espontâneo da 3ª e 4ª marchas)

Substituir:
- engrenagem da 3ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512098;
- engrenagem da 4ª velocidade, adotando-se a engrenagem número 7512101;
- haste da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se a haste nº 7630496;
- luva da 3ª e 4ª velocidades, adotando-se luva nº 7629652.

NOTA IMPORTANTE
A reparação das caixas de mudanças, com anomalias, pertencentes a veículos após os chassis 3186591 (146) e 1085525 (147), se constituirá na substituição apenas do(s) componente(s) avariado(s) ou defeituoso(s).

A PARTIR DESSA DATA, FICA PROIBIDA A SUBSTITUIÇÃO DA CAIXA DE MUDANÇAS COMPLETA, SALVO DETERMINAÇÃO EXPRESSA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CAIXA DE MUDANÇAS - C506




3- Eixo primário: a engrenagem de ré foi deslocada 1 mm para o lado de engrenagem da 2ª velocidade.

INTERVENÇÃO EM CAMPO

Para caixa de mudanças dos veículos cujos números de chassi encontram-se no intervalo abaixo relacionado, que foram montadas com luva de 1ª e 2ª velocidade com duplo dentado, caso seja constatado uma rumorosidade excessiva em 2ª e 5ª marchas independente da reclamação do cliente, adotar o seguinte procedimento:

Chassi 3982008 até chassi 5055964
Chassi 8295072 até chassi 8313979

1- ÁRVORE PRIMÁRIA

Substituir a árvore primária

PEÇA DES. ANTERIOR DES. ATUAL
Árvore primária 5 marchas 7581744 7765067
Árvore primária 1.6 R 5 marchas 7512096 7512096
Árvore primária 4 marchas 7581770 7765066

2- Engrenagem de ré

Substituir a engrenagem de ré, adotando nº 7765527.

3- Luva 1ª e 2ª

Substituir a luva 1ª e 2ª velocidades (duplo dentado des. 7765070) pela luva 1ª e 2ª velocidades simples dentado des. 7681639).


MODIFICAÇÃO DO SIST. DE FIXAÇÃO DAS ENGR. DO EIXO SECUNDÁRIO




COMPONENTES DA ÁRVORE SECUNDÁRIA


DESMONTAGEM DA ÁRVORE SECUNDÁRIA

Atenção: Modificação duplo cone


Obs.: Para veículos que utilizam o conjunto de sincronização com duplo cone seguir o procedimento abaixo.

(A) - após retirar a engrenagem conduzida da 2ª velocidade,
remover os dois anéis sincronizadores e a pista metálica;
(B) - remover a luva de engrenamento juntamente com os conjuntos de pré-sicronização;
- utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar o anel trava do cubo e em seguita removê-lo;
(C) - remover os anéis sincronizadores, a pista metálica e a engrenagem conduzida de 1ª velocidade;

As instruções de montagem do sistema de sincronização com duplo cone se encontram na
sequência de montagem da árvore secundária.
Após a desmontagem, verificar cuidadosamente os seguintes ítens:

Buchas e Engrenagens
Os dentes, engrenagens e flancos, assim como os dentes do sincronizador, não devem apresentar sinais desgaste excessivo ou rompimento. Verificar também se as superfícies de contato das buchas e as superfícies das engrenagens não apresentam ranhuras ou sinais de desgaste excessivo.

Cubo e Luva de Engate das Marchas
Verificar se os cubos e respectivas luvas de engate da 1ª/2ª marchas não apresentam rompimento e o acoplamento entre ambos seja correto, sem engripamento, e não apresentam desgaste excessivo.
Caso contrário, deve ser feita a substituição dos componentes.

Rolamentos
Os rolamentos deverão ser substituídos sempre que apresentarem sinais de desgaste excessivo.

COMPONENTES DA ÁRVORE PRIMÁRIA


SISTEMA DE SINCRONIZAÇÃO "BORG WARNER"


SISTEMA DE SINCRONIZAÇÃO “BORG WARNER” – (1ª/2ª/3ª/4ª E 5ª MARCHAS)

Uma vez desmontado o conjunto sincronizador, realizar uma verificação minuciosa em cada componente a fim de detectar sinais de desgaste anormal e/ou excessivo.
Verificar se os cubos e suas respectivas luvas de engate não apresentam deformações nos dentes, e se o acoplamento de ambas não apresenta endurecimento.

Para desmontagem dos sincronizadores, agir da seguinte forma (próximas telas):

a- Montar um dos anéis sincronizadores e as luvas de engate no cubo, conforme fig. 1.
b- Com a auxílio de uma chave de fenda fina, comprimir a mola na respectiva sede efetuando a montagem do “rolete”, conforme figuras 2 A e 2B .
c- Montar o segundo anel sincronizador no conjunto, conforme fig. 3.


MONTAGEM DOS ANÉIS SINCRONIZADORES


Modificação no sistema de sincronização

Montagem do sistema
de pré-sincronização INA

Obs.: A partir do chassi:

Uno
- 4156865 para 1ª/2ª velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª velocidades;
- 4138675 para 5ª velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª velocidades;
- 2129155 para 5ª velocidade;

Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme segue:

(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel sincronizador
(C),(D) - montar o cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de desenho voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do anel sincronizador
(E) - montar a luva de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos

SEQUÊNCIA DE MONTAGEM DA ÁRVORE SECUNDÁRIA

Atenção: Modificação duplo cone

Montagem do conjunto de sincronização com duplo cone.
(A) - posicionar a engrenagem de 1ª velocidade;
(B) - posicionar o anel sincronizador interno sobre a engrenagem;
(C),(D) - montar a pista metálica sobre a engrenagem;
(E),(F),(G) - montar o anel sincronizador externo, fazendo coincidir seus três guias com os rebaixos existentes no anel interno;
(H) - posicionar o cubo de 1ª/2ª velocidades sobre o conjunto, fixando-o com seu anel elástico;
(I) - montar a luva de engrenamento de 1ª/2ª velocidade


Instalar a engrenagem de 2ª marcha.

Instalar a engrenagem de 3ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da engrenagem com as estrias existentes na árvore.

Instalar o espaçador.

Instalar a engrenagem de 4ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da engrenagem com as estrias existentes na árvore.

Instalar a pista interna do rolamento traseiro, utilizando a ferramenta 1870448000.
Modificação no sistema de sincronização

Montagem do sistema
de pré-sincronização INA

Obs.: A partir do chassi:

Uno
- 4156865 para 1ª/2ª velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª velocidades;
- 4138675 para 5ª velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª velocidades;
- 2129155 para 5ª velocidade;

Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme segue:

(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel sincronizador
(C),(D) - montar o cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de desenho voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do anel sincronizador
(E) - montar a luva de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos

SEQUÊNCIA DE MONTAGEM DA ÁRVORE PRIMÁRIA

Modificação no sistema de sincronização


Montagem do sistema
de pré-sincronização INA

Obs.: A partir do chassi:

Uno
- 4156865 para 1ª/2ª velocidades;
- 4150769 para 3ª/4ª velocidades;
- 4138675 para 5ª velocidade;
Comerciais
- 8684530 para 1ª/2ª velocidades;
- 2157867 para 3ª/4ª velocidades;
- 2129155 para 5ª velocidade;

Foram adotados novos conjuntos de retenção das luvas, que devem ser montados conforme segue:

(A) - montar a engrenagem
(B) - montar o anel sincronizador
(C),(D) - montar o cubo, observando a correta posição de montagem, com a inscriçao do número de desenho voltado para cima e fazendo coincidir seus rasgos com os ressaltos do anel sincronizador
(E) - montar a luva de engate das velocidades
(F),(G) e (H) - montar os conjuntos de retenção (mola/esfera incorporadas), utilizando somente as mãos

EIXO E GARFO DO COMANDO DE MARCHA (COMPONENTES)


MONTAGEM DA CAIXA DE MUDANÇAS

Montar a engrenagem de 5ª marcha na árvore secundária, bem como a porca de fixação do conjunto.
Montar a pista interna e a gaiola com os roletes do rolamento da engrenagem da 5ª marcha na árvore primária.

Em seguida, montar o conjunto sincronizador (cubo, luva, anel sincronizador, molas e roletes). Instalar a arruela de retenção dos roletes do sincronizador e a porca de fixação do conjunto da árvore primária.

ATENÇÃO
Ao instalar a luva, instalar também o garfo de engate da 5ª marcha.

Apertar as porcas de fixação do conjunto das árvores primária e secundária, com um torque de 12,0 kgm.
Em seguida cravar as duas porcas com a ferramenta A .74140 e 1874140005.

ATENÇÃO
1- As porcas de fixação do conjunto primário e secundário, deverão ser substituídas toda vez que forem removidas.

2- Para torquear as porcas, travar o câmbio da mesma forma feita para retirá-las.


Apertar o parafuso de fixação do garfo de 5ª marcha.

Montar a tampa traseira da caixa de mudanças.

Montar o pinhão de comando de velocímetro interruptor de marcha-a-ré e o suporte do eixo de comando das marchas.

Apertar o parafuso de fixação da árvoe de marcha-a-ré à carcaça da caixa de mudanças, com um torque de 3,5 kgm.

OBS.: caso haja dificuldade de colocação do parafuso de fixação da árvore à carcaça, movimentar a árvore pelo lado do suporte da caixa de mudanças (vão da embreagem).

Montar a tampa dianteira da árvore primária.

Instalar o garfo de comando da embreagem no suporte da caixa de mudanças. Para instalá-lo, inverter as operações descritas anteriormente para a desmontagem do mesmo.
Instalar, em seguida, o rolamento de embreagem.