CÂMBIO C513-ITÁLIA-RUMOROSIDADE E VIBRAÇÃO
CÂMBIO C513 – ITÁLIA – RUMOROSIDADE E VIBRAÇÃO EM 3ª E 4ª MARCHAS
MODELOS: MILLE I.E / EP.
Rumorosidade e vibração causadas por desbalançeamento de peças do câmbio.
Intervenção em produção
1- Assegurado o processo de manufatura das peças envolvidas no câmbio Itália em
13/06/96 chassi 5813339.
2- Início de produção do câmbio C513 FIASA montado em parte da produção a
partir de abril/96 chassi 5951110.
ATENÇÃO
O câmbio produzido no Brasil não apresenta rumorosidade nem vibração e pode
ser identificado através da etiqueta de código de barras que tem a inscrição FIASA.
Intervenção assistencial
Substituir as engrenagens; conduzidas (des. 7763015), condutora (des: 7763013) da
4ª velocidade, e o conjunto cubo (des. 46429515) e luva (des. 7613985) de 3ª e 4ª
velocidades.
ATENÇÃO
O estoque de Peças e Acessórios encontra-se adequado somente com peças de
fabricação FIASA que não apresenta desbalanceamento desde 26/06/96.
Garantia
Tipo de garantia: W12
Código local: 2110B30-1-MD Cód. POS = AEO
Código de operação: 2110A10/2110B20/2110B30
Tempo de mão-de-obra: 5.9
CÂMBIO C513 – ITÁLIA – RUMOROSIDADE E VIBRAÇÃO EM 3ª E 4ª MARCHAS
MODELOS: MILLE I.E / EP.
Rumorosidade e vibração causadas por desbalançeamento de peças do câmbio.
Intervenção em produção
1- Assegurado o processo de manufatura das peças envolvidas no câmbio Itália em
13/06/96 chassi 5813339.
2- Início de produção do câmbio C513 FIASA montado em parte da produção a
partir de abril/96 chassi 5951110.
ATENÇÃO
O câmbio produzido no Brasil não apresenta rumorosidade nem vibração e pode
ser identificado através da etiqueta de código de barras que tem a inscrição FIASA.
Intervenção assistencial
Substituir as engrenagens; conduzidas (des. 7763015), condutora (des: 7763013) da
4ª velocidade, e o conjunto cubo (des. 46429515) e luva (des. 7613985) de 3ª e 4ª
velocidades.
ATENÇÃO
O estoque de Peças e Acessórios encontra-se adequado somente com peças de
fabricação FIASA que não apresenta desbalanceamento desde 26/06/96.
Garantia
Tipo de garantia: W12
Código local: 2110B30-1-MD Cód. POS = AEO
Código de operação: 2110A10/2110B20/2110B30
Tempo de mão-de-obra: 5.9
ÓLEO ADOTADO PARA CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL
CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL - ADOÇÃO DO ÓLEO TUTELA ZC-80S
Comunicamos que, a partir dos chassis 5211832 - 24/0494 e 8353423 - 24/04/94, as
caixas de mudanças C-506 FIASA que equipam os veículos com motorização 1000cc
e 1500cc, passarão a utilizar o óleo de caixa de mudanças Tutela - ZC-80S, já
utilizado nos veículos com caixa de mudanças C-513 (Tipo / Uno T.T com
motorização 1600cc), C-510 (Uno Turbo /Tempra) e C-503 (Tempra Turbo / Alfa 164),
por melhoria de qualidade e unificação.
ATENÇÃO
Não se pode misturar o óleo Tutela ZC-80S com óleo Tutela ZC-90.
Portanto, a partir de agora, adotar somente o óleo Tutela ZC-80S para toda a linha
FIAT.
CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL - ADOÇÃO DO ÓLEO TUTELA ZC-80S
Comunicamos que, a partir dos chassis 5211832 - 24/0494 e 8353423 - 24/04/94, as
caixas de mudanças C-506 FIASA que equipam os veículos com motorização 1000cc
e 1500cc, passarão a utilizar o óleo de caixa de mudanças Tutela - ZC-80S, já
utilizado nos veículos com caixa de mudanças C-513 (Tipo / Uno T.T com
motorização 1600cc), C-510 (Uno Turbo /Tempra) e C-503 (Tempra Turbo / Alfa 164),
por melhoria de qualidade e unificação.
ATENÇÃO
Não se pode misturar o óleo Tutela ZC-80S com óleo Tutela ZC-90.
Portanto, a partir de agora, adotar somente o óleo Tutela ZC-80S para toda a linha
FIAT.
CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513
CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513.
Intervenção em produção
Foi modificado a usinagem da carcaça do câmbio C506 na sede da guia do
rolamento de embreagem. Esta modificação consiste em um canal para alojar um
anel de vedação (o'ring) que substitui em produção o selante de cura neutra R780
do fornecedor Dow Coming.
Modificação a paratir dos chassis 5569542 - 8447392 em 08/95 para veículos Uno
com câmbio C506.
Obs.: O câmbio C513 já vem predisposto desde o início de fabricação, para
utilização do anel o'ring de vedação.
Intervenção no campo
Poderá também ser utilizado como opção para o campo, o novo anel de vedação
des. 50008048 em caixas C513 (todas) e C506 (caixas que possuem o canal para
alojar o o'ring) em substituição ao selante de cura neutra R-780 do fornecedor
Dow Coming.
Atenção: nos câmbios C506 que não possuem a predisposição (canal usinado), não
poderá ser utilizado o o'ring, deverá então ser utilizado o selante R-780 do
fornecedor Dow Coming.
CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513.
Intervenção em produção
Foi modificado a usinagem da carcaça do câmbio
C506 na sede da guia do rolamento de embreagem.
Esta modificação consiste em um canal para alojar
um anel de vedação (o'ring) que substitui em
produção o selante de cura neutra R780 do fornecedor
Dow Coming.
Modificação a partir dos chassis 5569542 - 8447392
em 08/95 para veículos Uno com câmbio C506.
Obs.: o câmbio C513 já vem predisposto desde o
início de fabricação, para utilização do anel o'ring de
vedação.
Intervenção no campo
Poderá também ser utilizado como opção para o
campo, o novo anel de vedação des. 50008048 em
caixas C513 (todas) e C506 (caixas que possuem o
canal para alojar o o'ring) em substituição ao selante
de cura neutra R-780 do fornecedor Dow Coming.
ATENÇÃO
Nos câmbios C506 que não possuem a predisposição
(canal usinado), não poderá ser utilizado o o'ring,
deverá então ser utilizado o selante R-780 do
fornecedor Dow Coming.
CÂMBIO C513 - SEÇÃO LONGITUDINAL
DESMONTAGEM/MONTAGEM DA CAIXA DE MUDANÇAS C513
DESMONTAGEM DA CAIXA DE MUDANÇAS C-513
Instalar o suporte na caixa de mudanças e fixar o
conjunto na coluna giratória.
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e o
interruptor da luz de marcha-a-ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das
marchas.
1- Pinhão de comando do velocímetro.
2- Interruptor de luz de marcha-a-ré.
3- Suporte do eixo de comando das marchas.
Retirar os parafusos da tampa de fixação e da tampa
de proteção do conjunto da 5ª marcha e, em seguida,
a tampa.
Retirar o parafuso de fixação do garfo de comando
da 5ª marcha.
Descravar as porcas de fixação das árvores primárias
e deslocar manualmente a luva de engate, engatando
a 5ª marcha e introduzir outra marcha qualquer.
NOTA
O engate simultâneo da marchas produz o travamento
das árvores secundária e primária, a fim de poder
afrouxar as porcas de fixação das engrenagens da 5ª
marcha.
Antes da remoção de todo o conjunto de 5ª marcha,
já com as porcas de fixação frouxas, recolocar a luva
de engate em posição neutra a fim de evitar a perda
dos roletes e/ou molas, ao serem arremessados para
fora devido a força das molas de posicionamento. Em
seguida, remover as porcas de fixação das
engrenagens, a luva de engate, o garfo, o cubo, o
anel sincronizador e as engrenagens de 5ª marcha.
Retirar o parafuso e a placa intermediária de
retenção dos rolamentos traseiros das árvores.
Desmontar os anéis elásticos de retenção dos
rolamentos traseiros, da seguinte forma:
- utilizando um alicate de bicos divergentes, abrir as
extremidades do anel e com uma chave de fenda,
deslocar o anel de sua sede no rolamento.
- Retirar lo dispositivo “retém de engrenamento”.
- Retirar os parafusos de fixação da carcaça da caixa
de mudanças ao suporte da mesma (inclusive os
parafusos localizados no vão da embreagem).
- Retirar também o parafuso de fixação da árvore de
marcha-a-ré.
- Remover a carcaça da caixa de mudanças, e
durante a remoção, acionar a alavanca de comando
das marchas no sentido indicado ao lado. Se a
carcaça oferecer resistência à sua remoção, fazer
uma alavanca com chave de fenda, na saliência
prevista.
- Retirar os parafusos de fixação dos garfos da 1ª/2ª e
3ª/4ª marchas. Retirar as hastes de comando da 1ª/2ª
marchas. Em seguida, retirar simultaneamente a
haste de comando da 5ª marcha e o garfo da 3ª/4ª
marchas.
OBS.: na retirada da haste de comando da 3ª/4ª
marchas, atentar para a existência de um pino de
segurança em sua extremidade, a fim de evitar sua
possível perda.
Desmontar o garfo, o eixo e a engrenagem de
marcha-a-ré. Para retirar o conjunto, puxar o eixo
para cima.
Com o auxílio de uma ponta imantada, retirar os
pinos de segurança das hastes de comando de engate
das marchas.
Retirar simultaneamente o conjunto das árvores
primária e secundária.
Retirar o diferencial.
Retirar o imã e eliminar eventuais resíduos ferrosos.
Utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar a
trava do conjunto do garfo de comando da
embreagem.
Em seguida, retirar a alavanca de fixação do cabo de
embreagem e a bucha localizada entre o garfo e o
suporte da caixa de mudanças.
NOTA
A bucha deverá ser substituída sempre que o eixo
apresentar folga excessiva.
Caso seja constatado vazamento de óleo através da
tampa dianteira da árvore primária, a mesma deverá
ser substituída.
Obs.: sempre que for removida a tampa dianteira da
árvore primária, deverá ser utilizado o sigilante DOW
CORNING R-780 do fornecedor DOW CORNING. Não
deverá ser utilizado em hipótese alguma junto nesta
tampa.