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IDENTIFICAÇÃO DA CAIXA DE MUDANÇAS
CAIXA DE MUDANÇAS- IDENTIFICAÇÃO

Com a introdução de novos tipos de caixas de mudanças, de projetos e
capacidades de torques diferentes, informamos abaixo como será feita a
identificação de cada uma nos manuais, BAVs e demais literaturas técnicas a
partir de março/94.

As caixas de mudanças terão como referência um código, iniciado por uma letra e
três números que indicarão o número de projeto da caixa, a seguir um número
que indica o número de marchas da caixa, e por fim dois números que
identificarão a capacidade nominal de torque (kgm).

C. 510 . 4 . 13

onde:

C. 510 = nº de projeto
4 = nº de marchas
13 = Torque


Para verificação dos tipos de caixa utilizadas atualmente, consultar os BAVs TELEX
no grupo 21-27.

CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL
CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL - ADOÇÃO DO ÓLEO TUTELA ZC-80S

Comunicamos que, a partir dos chassis 5211832 - 24/0494 e 8353423 - 24/04/94, as
caixas de mudanças C-506 FIASA que equipam os veículos com motorização 1000cc
e 1500cc, passarão a utilizar o óleo de caixa de mudanças Tutela - ZC-80S, já
utilizado nos veículos com caixa de mudanças C-513 (Tipo / Uno T.T com
motorização 1600cc), C-510 (Uno Turbo /Tempra) e C-503 (Tempra Turbo / Alfa 164),
por melhoria de qualidade e unificação.

ATENÇÃO
Não se pode misturar o óleo Tutela ZC-80S com óleo Tutela ZC-90.
Portanto, a partir de agora, adotar somente o óleo Tutela ZC-80S para toda a linha
FIAT.
CAIXA DE MUDANÇAS E DIFERENCIAL - ADOÇÃO DO ÓLEO TUTELA ZC-80S

Comunicamos que, a partir dos chassis 5211832 - 24/0494 e 8353423 - 24/04/94, as
caixas de mudanças C-506 FIASA que equipam os veículos com motorização 1000cc
e 1500cc, passarão a utilizar o óleo de caixa de mudanças Tutela - ZC-80S, já
utilizado nos veículos com caixa de mudanças C-513 (Tipo / Uno T.T com
motorização 1600cc), C-510 (Uno Turbo /Tempra) e C-503 (Tempra Turbo / Alfa 164),
por melhoria de qualidade e unificação.

ATENÇÃO
Não se pode misturar o óleo Tutela ZC-80S com óleo Tutela ZC-90.
Portanto, a partir de agora, adotar somente o óleo Tutela ZC-80S para toda a linha
FIAT.

RETIRADA DO CÂMBIO
RETIRAR E RECOLOCAR

Elevar o veículo de maneira que seja possível a extração do grupo câmbio-
diferencial pela parte inferior do vão do motor.
Drenar o óleo da caixa de câmbio.
Desligar as conexões elétricas do motor de partida e soltar os parafusos de fixação
à carroceria, a fim de desacoplá-lo.
Soltar os parafusos de fixação superior da carcaça do câmbio ao motor.
Desconectar os cabos da embreagem e velocímetro.
Aplicar a ferramenta A-70526 para sustentar o motor e soltar o coxim do lado do
câmbio.
Retirar as rodas dianteiras e levantar o veículo.
Soltar todos os componentes que fazem ligação da caixa de câmbio com a
carroceria (semi-árvores, tirantes de comando do câmbio, terminais de direção,
etc.).
Aplicar a ferramenta A-70575 e retirar o câmbio.

Obs.: para montagem do grupo câmbio-diferencial, inverter as operações descritas
na montagem, não se esquecendo de ao final regular a altura do pedal de
embreagem.



DESMONTAGEM DO CÂMBIO
DESMONTAGEM

Fixar o suporte A-71001/21 na carcaça da caixa de
mudanças-diferencial e instalar o conjunto na coluna
giratória A-71000.

Colocação do câmbio no suporte rotativo.


CABO DO VELOCÍMETRO - MANUSEIO/ARMAZENAMENTO
CABO DO VELOCÍMETRO – MANUSEIO/ARMAZENAMENTO.

Tendo em vista o estado em que temos recebido os cabos de velocímetro
retornados de campo, bem como o aumento do índice de inconvenientes
reclamados nos mesmos, chamamos sua atenção para os cuidados que devem ser
tomados, no tocante ao seu manuseio e armazenamento.

ARMAZENAMENTO

Deve-se armazenar o cabo do velocímetro na posição horizontal, tomando o
cuidado para que o mesmo não fique dobrado ou enrolado, quando em estoque.

MANUSEIO

a- Mantendo o cabo esticado, passá-lo pelo vão existente no painel de fogo e
conectá-lo no velocímetro. Cuidar para que a alma do cabo seja inserida
corretamente no velocímetro travando, em seguida, o cabo no quadro de
instrumentos.

b- Montar a guarnição no painel de fogo. Tomar cuidado para que o cabo não
fique solto antes de montá-lo no câmbio, a fim de evitar que ocasione curvas
acentuadas no mesmo.

c- Na montagem do cabo no câmbio, observar que a alma do cabo esteja
introduzida corretamente em sua sede, antes de fixá-las, pois, caso contrário,
ocorrerão danos irreparáveis ao cabo.

ATENÇÃO
O envio dos cabos que apresentarem inconvenientes à Assistência Técnica deve
ser feito da seguinte forma:

- remover o cabo do veículo, SEM DOBRÁ-LO OU ENROLÁ-LO;
- embalar os cabos de forma que os mesmos fiquem RETOS, dentro da embalagem.

OS CABOS QUE APRESENTAREM SINAIS DE TEREM SIDO DOBRADOS OU
ENROLADOS SERÃO SUMARIAMENTE DEVOLVIDOS.
CABO DO VELOCÍMETRO – MANUSEIO/ARMAZENAMENTO.

Tendo em vista o estado em que temos recebido os cabos de velocímetro
retornados de campo, bem como o aumento do índice de inconvenientes
reclamados nos mesmos, chamamos sua atenção para os cuidados que devem ser
tomados, no tocante ao seu manuseio e armazenamento.

ARMAZENAMENTO

Deve-se armazenar o cabo do velocímetro na posição horizontal, tomando o
cuidado para que o mesmo não fique dobrado ou enrolado, quando em estoque.

MANUSEIO

a- Mantendo o cabo esticado, passá-lo pelo vão existente no painel de fogo e
conectá-lo no velocímetro. Cuidar para que a alma do cabo seja inserida
corretamente no velocímetro travando, em seguida, o cabo no quadro de
instrumentos.

b- Montar a guarnição no painel de fogo. Tomar cuidado para que o cabo não
fique solto antes de montá-lo no câmbio, a fim de evitar que ocasione curvas
acentuadas no mesmo.

c- Na montagem do cabo no câmbio, observar que a alma do cabo esteja
introduzida corretamente em sua sede, antes de fixá-las, pois, caso contrário,
ocorrerão danos irreparáveis ao cabo.

ATENÇÃO
O envio dos cabos que apresentarem inconvenientes à Assistência Técnica deve
ser feito da seguinte forma:

- remover o cabo do veículo, SEM DOBRÁ-LO OU ENROLÁ-LO;
- embalar os cabos de forma que os mesmos fiquem RETOS, dentro da embalagem.

OS CABOS QUE APRESENTAREM SINAIS DE TEREM SIDO DOBRADOS OU
ENROLADOS SERÃO SUMARIAMENTE DEVOLVIDOS.

CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513

CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513.


Intervenção em produção

Foi modificado a usinagem da carcaça do câmbio C506 na sede da guia do
rolamento de embreagem. Esta modificação consiste em um canal para alojar um
anel de vedação (o'ring) que substitui em produção o selante de cura neutra R780
do fornecedor Dow Coming.

Modificação a paratir dos chassis 5569542 - 8447392 em 08/95 para veículos Uno
com câmbio C506.

Obs.: O câmbio C513 já vem predisposto desde o início de fabricação, para
utilização do anel o'ring de vedação.

Intervenção no campo

Poderá também ser utilizado como opção para o campo, o novo anel de vedação
des. 50008048 em caixas C513 (todas) e C506 (caixas que possuem o canal para
alojar o o'ring) em substituição ao selante de cura neutra R-780 do fornecedor
Dow Coming.

Atenção: nos câmbios C506 que não possuem a predisposição (canal usinado), não
poderá ser utilizado o o'ring, deverá então ser utilizado o selante R-780 do
fornecedor Dow Coming.

CAIXA DE MUDANÇAS - C506, C510 E C513.

Intervenção em produção

Foi modificado a usinagem da carcaça do câmbio
C506 na sede da guia do rolamento de embreagem.
Esta modificação consiste em um canal para alojar
um anel de vedação (o'ring) que substitui em
produção o selante de cura neutra R780 do fornecedor
Dow Coming.

Modificação a partir dos chassis 5569542 - 8447392
em 08/95 para veículos Uno com câmbio C506.

Obs.: o câmbio C513 já vem predisposto desde o
início de fabricação, para utilização do anel o'ring de
vedação.

Intervenção no campo

Poderá também ser utilizado como opção para o
campo, o novo anel de vedação des. 50008048 em
caixas C513 (todas) e C506 (caixas que possuem o
canal para alojar o o'ring) em substituição ao selante
de cura neutra R-780 do fornecedor Dow Coming.

ATENÇÃO
Nos câmbios C506 que não possuem a predisposição
(canal usinado), não poderá ser utilizado o o'ring,
deverá então ser utilizado o selante R-780 do
fornecedor Dow Coming.


CAIXA DE MUDANÇAS - 4 MARCHAS






CAIXA DE MUDANÇAS - 5 MARCHAS