LUBRIFICAÇÃO
Bloco do motor: monobloco
de ferro fundido. O apoio da árvore de manivelas
ocorre através de cinco mancais fixos.
Tubulações específicas,
existentes nas paredes do bloco do motor, permitem a
passagem do líquido de arrefecimento e do óleo de lubrificação.
Cabeçotes: de liga de alumínio com duas válvulas por cilindro.
Cárter do motor: de chapa estampada; internamente apresenta anteparos, (de
modo a garantir um
mínimo de óleo no cárter, mesmo em condições de forte
inclinação do veículo, evitando que a bomba aspire ar).
ÓRGÃOS DO MOVIMENTO
Árvore de manivelas: de ferro fundido, temperado por indução. Apóia-se em cinco
mancais fixos e possui
o encosto no mancal fixo central (através do uso de dois
semi-anéis). Quatro contrapesos colocados a 180° conferem um exato equilíbrio
das massas
rotativas. Uma tubulação percorre internamente a árvore para a
lubrificação dos munhões e dos moentes das bielas.
Casquilhos do mancal fixo e casquilhos da biela: do tipo carcaça delgada,
bimetálicos, estão
divididos em várias classes de dimensões para conter a folga radial.
Nos casquilhos do mancal fixo existem furos para a passagem do óleo.
Volante: de ferro fundido, com coroa dentada de aço temperado e adequadamente
equilibrado.
Pistões - bielas: pistões de liga de alumínio ao silício estão subdivididos em
quatro classes
de dimensões e possuem, impresso na cabeça, a classe à qual pertencem
as indicações para
a correta montagem e acoplamento com as respectivas
bielas. O acoplamento biela-pistão ocorre por interferência (haste montada a
quente) para a motorização
994 e é do tipo flutuante (com anéis retentores nas
extremidades do pino) para a motorização 1497.
Foi adequadamente
diminuído o peso do conjunto pistão-biela para reduzir as
massas em movimento.
Distribuição: uma árvore de excêntricos por cabeçote de ferro fundido esferoidal
temperada
por indução, comandada por correia dentada com perfil e material renovados.
LUBRIFICAÇÃO
O sistema de lubrificação
do motor é colocado sob pressão através de uma
bomba "Eaton" de engrenagens internas fixadas ao bloco do motor. A bomba é
comandada por engrenagem
através da árvore de comando auxiliar. Uma válvula
limitadora controla a pressão do sistema. Durante a admissão o óleo é filtrado
através de
um filtro de rede no corpo de admissão e, a seguir, através de um elemento
filtrante, que pode ser substituído, existente na linha de alimentação.
Um furo central longitudinal,
existente no bloco do motor, permite lubrificar a árvore
de manivelas, os pistões e as bielas.
Uma outra passagem
permite lubrificar o cabeçote e, portanto, todos os
componentes do sistema de distribuição do motor.
Um sistema de recirculação
e um separador dos vapores permitem recuperar os
vapores de óleo provenientes do cárter do motor.
Uma lâmpada piloto
avisa ao motorista em caso de pressão muito baixa do óleo.
A tampa do bocal de
enchimento do óleo está situada na tampa do cabeçote.
CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO