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LUBRIFICAÇÃO

Bloco do motor: monobloco de ferro fundido. O apoio da árvore de manivelas ocorre através de cinco mancais fixos.
Tubulações específicas, existentes nas paredes do bloco do motor, permitem a passagem do líquido de arrefecimento e do óleo de lubrificação.

Cabeçotes: de liga de alumínio com duas válvulas por cilindro.


Cárter do motor: de chapa estampada; internamente apresenta anteparos, (de
modo a garantir um mínimo de óleo no cárter, mesmo em condições de forte inclinação do veículo, evitando que a bomba aspire ar).

ÓRGÃOS DO MOVIMENTO


Árvore de manivelas: de ferro fundido, temperado por indução. Apóia-se em cinco
mancais fixos e possui o encosto no mancal fixo central (através do uso de dois semi-anéis). Quatro contrapesos colocados a 180° conferem um exato equilíbrio das massas rotativas. Uma tubulação percorre internamente a árvore para a lubrificação dos munhões e dos moentes das bielas.

Casquilhos do mancal fixo e casquilhos da biela: do tipo carcaça delgada,
bimetálicos, estão divididos em várias classes de dimensões para conter a folga radial. Nos casquilhos do mancal fixo existem furos para a passagem do óleo.

Volante: de ferro fundido, com coroa dentada de aço temperado e adequadamente
equilibrado.

Pistões - bielas: pistões de liga de alumínio ao silício estão subdivididos em quatro
classes de dimensões e possuem, impresso na cabeça, a classe à qual pertencem as indicações para a correta montagem e acoplamento com as respectivas bielas. O acoplamento biela-pistão ocorre por interferência (haste montada a quente) para a motorização 994 e é do tipo flutuante (com anéis retentores nas extremidades do pino) para a motorização 1497.
Foi adequadamente diminuído o peso do conjunto pistão-biela para reduzir as massas em movimento.

Distribuição: uma árvore de excêntricos por cabeçote de ferro fundido esferoidal
temperada por indução, comandada por correia dentada com perfil e material renovados.

LUBRIFICAÇÃO


O sistema de lubrificação do motor é colocado sob pressão através de uma bomba "Eaton" de engrenagens internas fixadas ao bloco do motor. A bomba é comandada por engrenagem através da árvore de comando auxiliar. Uma válvula limitadora controla a pressão do sistema. Durante a admissão o óleo é filtrado através de um filtro de rede no corpo de admissão e, a seguir, através de um elemento filtrante, que pode ser substituído, existente na linha de alimentação.
Um furo central longitudinal, existente no bloco do motor, permite lubrificar a árvore de manivelas, os pistões e as bielas.
Uma outra passagem permite lubrificar o cabeçote e, portanto, todos os componentes do sistema de distribuição do motor.
Um sistema de recirculação e um separador dos vapores permitem recuperar os vapores de óleo provenientes do cárter do motor.
Uma lâmpada piloto avisa ao motorista em caso de pressão muito baixa do óleo.
A tampa do bocal de enchimento do óleo está situada na tampa do cabeçote.

CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO