SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
Bomba de óleo
Lubrificar as partes interessadas, antes da montagem
definitiva, com óleo do motor.
Componentes da bomba de óleo
NOTA
Controlar a superfície
da placa intermediária que
deverá ser plana e não apresentar ranhuras nem
amassamentos.
Controle com calibre de lâminas da folga entre a
circunferência externa das engrenagens e o corpo da
bomba.
NOTA
A folga não deve exceder
0,18 mm; caso contrário,
substituir a bomba completa.
Controle da folga entre a face superior das
engrenagens e o plano de apoio da tampa.
NOTA
A folga não deve exceder
0,10 mm; caso contrário,
substituir a bomba completa.
Altura da engrenagem
Medição:
27,96 ~ 28,00
VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO
Montagem/desmontagem
NOTA
Verifique se o pistão
e o assento da válvula não apresentam
ranhuras, o que obrigará sua substituição.
A mola da válvula
deve ter, a uma carga de 45,1
± 0,14 N (4,6 ± 0,15 Kg) uma altura de 22,5 mm, e
a uma carga de 49,1 ± 0,14 N (5 ± 0,15 Kg) uma altura
de 21 mm. Por sua vez, a mola deve ter, em posição
de repouso, uma altura de 40,2 mm.
MONTAGEM DA BOMBA DE ÓLEO
Fig. 1
Montagem do tubo de retorno de óleo no bloco.
Fig. 2
Montagem da bomba de óleo no bloco.
Fig. 3
Montagem do cárter
e respectiva junta.
FILTRO DE ÓLEO
Devido a importância
de uma racional lubrificação do
motor, o filtro de óleo deverá ter excelente desempenho.
Para retirar o filtro de óleo, empregar a ferramenta
A.60300.
O óleo do motor e
o filtro devem ser substituídos a cada
15.000 Km (veículos até MY.99) e a cada 10.000
Km (veículos a partir de MY.90).
Antes de montar o
novo filtro, lubrificar a junta vedadora
com óleo de motor e rosqueá-la à mão no respectivo
suporte. Quando a junta tocar a base do suporte,
rosquear mais 3/4 de volta. Acionar o motor e
verificar se há vazamento.
O filtro de óleo é
equipado com uma válvula que permite
a passagem direta do óleo, sem filtrá-lo, caso o
mesmo fique obstruído.
NOTA
Substituir o óleo com o motor aquecido.