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SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

Bomba de óleo

Lubrificar as partes interessadas, antes da montagem
definitiva, com óleo do motor.

Componentes da bomba de óleo


NOTA

Controlar a superfície da placa intermediária que deverá ser plana e não apresentar ranhuras nem amassamentos.

Controle com calibre de lâminas da folga entre a
circunferência externa das engrenagens e o corpo da bomba.

NOTA

A folga não deve exceder 0,18 mm; caso contrário, substituir a bomba completa.

Controle da folga entre a face superior das
engrenagens e o plano de apoio da tampa.

NOTA

A folga não deve exceder 0,10 mm; caso contrário, substituir a bomba completa.

Altura da engrenagem

Medição: 27,96 ~ 28,00


VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO

Montagem/desmontagem

NOTA
Verifique se o pistão e o assento da válvula não apresentam ranhuras, o que obrigará sua substituição.
A mola da válvula deve ter, a uma carga de 45,1 ± 0,14 N (4,6 ± 0,15 Kg) uma altura de 22,5 mm, e a uma carga de 49,1 ± 0,14 N (5 ± 0,15 Kg) uma altura de 21 mm. Por sua vez, a mola deve ter, em posição de repouso, uma altura de 40,2 mm.


MONTAGEM DA BOMBA DE ÓLEO

Fig. 1
Montagem do tubo de retorno de óleo no bloco.

Fig. 2
Montagem da bomba de óleo no bloco.

Fig. 3
Montagem do cárter e respectiva junta.


FILTRO DE ÓLEO

Devido a importância de uma racional lubrificação do motor, o filtro de óleo deverá ter excelente desempenho. Para retirar o filtro de óleo, empregar a ferramenta A.60300.

O óleo do motor e o filtro devem ser substituídos a cada 15.000 Km (veículos até MY.99) e a cada 10.000 Km (veículos a partir de MY.90).

Antes de montar o novo filtro, lubrificar a junta vedadora com óleo de motor e rosqueá-la à mão no respectivo suporte. Quando a junta tocar a base do suporte, rosquear mais 3/4 de volta. Acionar o motor e verificar se há vazamento.

O filtro de óleo é equipado com uma válvula que permite a passagem direta do óleo, sem filtrá-lo, caso o mesmo fique obstruído.

NOTA
Substituir o óleo com o motor aquecido.