BOMBA DE ÓLEO-RETIRAR E RECOLOCAR
Retirar e recolocar
no veículo
Havendo necessidade
de uma intervenção somente
na bomba de óleo, ao retirar e recolocá-la no motor,
será indispensável a aplicação da ferramenta A.70526
de sustentação do grupo motopropulsor. Remover a
travessa de sustentação do grupo motopropulsor e
após a drenagem do óleo do motor, retirar o cárter.
Terminadas estas operações,
é suficiente soltar os
dois parafusos de fixação da bomba de óleo ao
bloco, para removê-la.
A recolocação da bomba
de óleo é feita,
invertendo-se as operações descritas acima.
Verificações
A pressão do óleo lubrificante deve ser 3,4 - 4,9 bar
(3,5 - 5,0 Kg/cm2), a 471 rad/s (4500 rpm), à temperatura
de 100°C; a verificação é feita com o manômetro
A.60162.
Utilizar a ferramenta
A.50130/1 para substituir o bulbo
da pressão do óleo pela conexão (2); em seguida,
fixar na mesma o flexível (1) do manômetro A.60162.
Ligar o motor, aguardando
o aquecimento, para
verificar se a pressão corresponde à prescrita.
1- Flexível do manômetro
2- Conexão
3- Ferramenta A.60162
BOMBA DE ÓLEO - COMPONENTES
BOMBA DE ÓLEO - COMPONENTES
Bomba de óleo
Verificar se a mola
da válvula de regulagem da pressão
do óleo não está quebrada e se ainda conserva
suas características de elasticidade. A pressão
da mola deverá ser verificada através do aparelho
Ap.5049, confrontando os dados obtidos, com
os da ilustração ao lado. A carga mínima admitida
para um comprimento de 36 mm é de 22,55
N (2,3 Kg).
Especificações principais
a serem verificadas na mola da
válvula de pressão do óleo.
NOTA
A limpeza entre a
válvula de regulagem da pressão do
óleo e o corpo deve ser bem executada, pois eventuais
impurezas ou depósitos poderão provocar engripamentos.
A folga entre o rotor
interno e o externo da bomba de óleo
deve estar entre 0,025 e 0,100 mm.
Verificação da folga
entre o lado superior dos rotores e
o plano de apoio da tampa sobre o corpo da bomba.
A folga entre o lado
superior dos rotores e o plano de apoio
da tampa, sobre o corpo da bomba, deve estar entre
0,045 e 0,120 mm.
Efetuada a montagem
da bomba de óleo, fazer girar manualmente
a árvore de comando e verificar se os rotores
giram desimpedidos.
ENGRENAGEM DA BOMBA DE ÓLEO
Altura da engrenagem
.........................36,789 ~ 36,800
VÁLVULA REGULADORA DA PRESSÃO
Montagem/desmontagem
NOTA
Verifique se o pistão
e o assento da válvula não apresentam
ranhuras, o que obrigará sua substituição.
A mola da válvula
deve ter, a uma carga de 45,1
± 0,14 N (4,6 ± 0,15 Kg) uma altura de 22,5 mm, e
a uma carga de 49,1 ± 0,14 N (5 ± 0,15 Kg) uma altura
de 21 mm. Por sua vez, a mola deve ter, em posição
de repouso, uma altura de 40,2 mm.
FILTRO DE ÓLEO
Devido a importância
de uma racional lubrificação do motor,
o filtro de óleo deverá ter excelente desempenho.
Para retirar o filtro
de óleo, empregar a ferramenta A.60300.
O óleo do motor e o filtro devem ser substituídos
a cada 15.000 Km (veículos até MY.89) e a
cada 10.000 Km (veículos a partir de MY.90).
Antes de montar o
novo filtro, lubrificar a junta vedadora
com óleo de motor e rosqueá-la à mão no respectivo
suporte. Quando a junta tocar a base do suporte,
rosquear mais 3/4 de volta. Acionar o motor e
verificar se há vazamentos.
O filtro de óleo é
equipado com uma válvula que permite
a passagem direta do óleo, sem filtrá-lo, caso o
mesmo fique obstruído.
NOTA
Substituir o óleo com o motor aquecido.