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BOMBA DE ÓLEO-RETIRAR E RECOLOCAR

Retirar e recolocar no veículo

Havendo necessidade de uma intervenção somente na bomba de óleo, ao retirar e recolocá-la no motor, será indispensável a aplicação da ferramenta A.70526 de sustentação do grupo motopropulsor. Remover a travessa de sustentação do grupo motopropulsor e após a drenagem do óleo do motor, retirar o cárter.
Terminadas estas operações, é suficiente soltar os dois parafusos de fixação da bomba de óleo ao bloco, para removê-la.
A recolocação da bomba de óleo é feita, invertendo-se as operações descritas acima.

Verificações


A pressão do óleo lubrificante deve ser 3,4 - 4,9 bar
(3,5 - 5,0 Kg/cm2), a 471 rad/s (4500 rpm), à temperatura de 100°C; a verificação é feita com o manômetro A.60162.
Utilizar a ferramenta A.50130/1 para substituir o bulbo da pressão do óleo pela conexão (2); em seguida, fixar na mesma o flexível (1) do manômetro A.60162.
Ligar o motor, aguardando o aquecimento, para verificar se a pressão corresponde à prescrita.
1- Flexível do manômetro
2- Conexão
3- Ferramenta A.60162


BOMBA DE ÓLEO - COMPONENTES


BOMBA DE ÓLEO - COMPONENTES

Bomba de óleo

Verificar se a mola da válvula de regulagem da pressão do óleo não está quebrada e se ainda conserva suas características de elasticidade. A pressão da mola deverá ser verificada através do aparelho Ap.5049, confrontando os dados obtidos, com os da ilustração ao lado. A carga mínima admitida para um comprimento de 36 mm é de 22,55 N (2,3 Kg).

Especificações principais a serem verificadas na mola da válvula de pressão do óleo.

NOTA
A limpeza entre a válvula de regulagem da pressão do óleo e o corpo deve ser bem executada, pois eventuais impurezas ou depósitos poderão provocar engripamentos.

A folga entre o rotor interno e o externo da bomba de óleo deve estar entre 0,025 e 0,100 mm.

Verificação da folga entre o lado superior dos rotores e o plano de apoio da tampa sobre o corpo da bomba.

A folga entre o lado superior dos rotores e o plano de apoio da tampa, sobre o corpo da bomba, deve estar entre 0,045 e 0,120 mm.

Efetuada a montagem da bomba de óleo, fazer girar manualmente a árvore de comando e verificar se os rotores giram desimpedidos.


ENGRENAGEM DA BOMBA DE ÓLEO
Altura da engrenagem .........................36,789 ~ 36,800


VÁLVULA REGULADORA DA PRESSÃO

Montagem/desmontagem

NOTA
Verifique se o pistão e o assento da válvula não apresentam ranhuras, o que obrigará sua substituição.
A mola da válvula deve ter, a uma carga de 45,1 ± 0,14 N (4,6 ± 0,15 Kg) uma altura de 22,5 mm, e a uma carga de 49,1 ± 0,14 N (5 ± 0,15 Kg) uma altura de 21 mm. Por sua vez, a mola deve ter, em posição de repouso, uma altura de 40,2 mm.


FILTRO DE ÓLEO

Devido a importância de uma racional lubrificação do motor, o filtro de óleo deverá ter excelente desempenho.

Para retirar o filtro de óleo, empregar a ferramenta A.60300. O óleo do motor e o filtro devem ser substituídos a cada 15.000 Km (veículos até MY.89) e a cada 10.000 Km (veículos a partir de MY.90).

Antes de montar o novo filtro, lubrificar a junta vedadora com óleo de motor e rosqueá-la à mão no respectivo suporte. Quando a junta tocar a base do suporte, rosquear mais 3/4 de volta. Acionar o motor e verificar se há vazamentos.

O filtro de óleo é equipado com uma válvula que permite a passagem direta do óleo, sem filtrá-lo, caso o mesmo fique obstruído.

NOTA
Substituir o óleo com o motor aquecido.