SENSOR DE TEMPERATURA MÁXIMA DO TURBOCOMPRESSOR
SENSOR DE MÁXIMA PRESSÃO
DO TURBOCOMPRESSOR
Remoção:
Desconectar o chicote do sensor.
Recolocação:
Processo inverso aplicando
um torque de.....
VÁLVULA DE REGULAGEM
(WASTE-GATE)
O sistema de superalimentação
com turbocompressor com
válvula de regulagem, permite utilizar um turbocompressor
de pequenas dimensões, mas capaz de
fornecer elevadas pressões de superalimentação mesmo
quando os gases de descarga ainda estão escassos
quantitativamente, ou seja, nas baixas- médias
rotações do motor. Este sistema permite tempos
de resposta (=tempo característico que transcorre
a fim de que o motor passe do funcionamento
"aspirado" para o "superalimentado") muito
breves.
A regulagem realizada
no turbocompressor Garret T-2 do
tipo com válvula WASTE-GATE.
Quando as condições
de funcionamento criam uma pressão
de superalimentação superior àquela admissível,
a mola se descarrega provocando a abertura
da válvula e somente uma parte dos gases de
descarga passa através da turbina, enquanto a outra
parte sai pela válvula e vai diretamente para a
descarga.
Esta válvula está
localizada no início da turbina e é constituída
por uma membrana e por uma mola que é calibrada
no nível máximo de superalimentação previsto.
INTERRUPTOR DE PRESSÃO
MÁXIMA DE AR
O motor do Uno Turbo
está equipado também com um dispositivo
de segurança denominado interruptor de pressão
máxima de ar, colocado no coletor de aspiração.
Este dispositivo desliga a alimentação do circuito de
ignição do motor quando a pressão de alimentação na
aspiração supera o valor máximo admitido (0,86 bar),
a fim de evitar que as temperaturas
s