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SENSOR DE TEMPERATURA MÁXIMA DO TURBOCOMPRESSOR

REMOÇÃO
- Desconectar o chicote do sensor.
- Remover o sensor.
Também chamado de interruptor de pressão máxima de ar, é colocado no coletor de aspiração. Este dispositivo desliga a alimentação do circuito de ignição do motor quando a pressão de alimentação na aspiração supera o valor máximo admitido (0,86 bar), a fim de evitar que as temperaturas de combustão excessivas danifiquem os órgãos principais do motor.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.


VÁLVULA DE REGULAGEM (WASTE-GATE)

O sistema de superalimentação com turbocompressor com válvula de regulagem, permite utilizar um turbocompressor de pequenas dimensões, mas capaz de fornecer elevadas pressões de superalimentação mesmo quando os gases de descarga ainda estão escassos quantitativamente, ou seja, nas baixas- médias rotações do motor. Este sistema permite tempos de resposta (=tempo característico que transcorre a fim de que o motor passe do funcionamento "aspirado" para o "superalimentado") muito breves.

A regulagem realizada no turbocompressor Garret T-2 do tipo com válvula WASTE-GATE.

Quando as condições de funcionamento criam uma pressão de superalimentação superior àquela admissível, a mola se descarrega provocando a abertura da válvula e somente uma parte dos gases de descarga passa através da turbina, enquanto a outra parte sai pela válvula e vai diretamente para a descarga.

Esta válvula está localizada no início da turbina e é constituída por uma membrana e por uma mola que é calibrada no nível máximo de superalimentação previsto.


SUPERALIMENTAÇÃO

Generalidades

Superalimentar um motor a explosão significa colocar em seus cilindros, com o auxílio de um compressor, uma quantidade de mistura por ciclo maior do que a que o motor seria capaz de aspirar por efeito do bombeamento dos pistões.

Com o aumento de carga a ser queimada, obtido de tal forma, aumenta-se o trabalho produzido pelo motor graças à elevação dos valores de pressão média efetiva de seu ciclo de funcionamento.

Isso produz um aumento correspondente do torque e da potência desenvolvidos pelo motor. Este é o melhor sistema para aumentar a potência específica, ou seja, a relação Potência/Cilindrada, e melhorar a relação Peso/Potência do motor.

Pressão de Superalimentação

É bom distinguir dois níveis de superalimentação geralmente adotados:
- um "empurrão" que atinge pressões de alimentação que superam a pressão atmosférica de 0,70 a 1 bar.
- uma "média leve" que atinge valores superiores à pressão atmosférica, compreendidos entre 0,40 a 0,55 bar.

Nestes últimos confirmou-se entre os construtores a tendência de privilegiar a superalimentação "média leve" para obter melhorias de características importantes para a "classe de um veículo".

Estas características foram conseguidas, em nosso caso,mediante intervenções paralelas efetuadas no motor a ser superalimentado:
1- redução da relação de compressão ao valor de 7,8 + 0,1 - 0,2
2- redução dos ângulos de cruzamento do diagrama da distribuição do motor.

A redução da relação de compressão determina a redução dos picos de pressão e das temperaturas máximas desenvolvidas durante a combustão dentro dos limites tolerados pelo motor, permitindo no entanto, aumentar pressões e temperaturas médias efetivas do ciclo.

Desta forma, são obtidos aumentos de potência, torque e cargas mecânicas médias, enquanto diminuem-se os picos de carga máxima nos órgãos de movimento.

A relação de compressão mais baixa reduz também o perigo de detonação.

A redução dos cruzamentos das válvulas permite deslocar os torques motores máximos para rotações mais baixas do motor, e ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de hidrocarbonetos não queimados emitidos. Este fato será benéfico para contenção da poluição atmosférica e melhorará a fluidez de rotação do motor em marcha lenta.
TURBOCOMPRESSOR GARRET T.2


TURBOCOMPRESSOR GARRET T.2

A velocidade de rotação do turbocompressor depende tanto da pressão e quantidade dos gases de descarga do motor, quanto da forma e dimensões da turbina.
O turbocompressor atinge uma velocidade máxima de 180.000 giros/min e fornece uma pressão absoluta de superalimentação de 1,8 bar.

O eixo do compressor gira em dois suportes deslizantes bem lubrificados pelo óleo proveniente do motor. Este óleo também tem a função de:
- estabelecer uma máscara de vedação entre os gases de descarga, o ar injetado e as partes internas do compressor.
- transportar parte da grande quantidade de calor "cedido" pelos gases de descarga à turbina. Além disso, as temperaturas dos gases de descarga que passam pela turbina aproximando-se dos 900°C, acarretam sérios problemas de resistência dos materiais utilizados e, se por acaso a mistura temporariamente ficasse pobre, esta temperatura ultrapassaria os 950°C.

Para evitar isso, o motor superalimentado com turbocompressor trabalha em altas rotações com misturas "ricas".

O motor superalimentado com o turbocompressor adquire também uma condição de funcionamento mais silenciosa, mesmo em relação ao motor aspirado, pela considerável expansão que os gases queimados sofrem por causa da turbina, no silenciador de descarga. Isto favorece o efeito de amortecimento da energia sonora produzido pelas câmaras de ressonância do mesmo.

O turbocompressor adotado utiliza o líquido refrigerante do motor para esfriar seus componentes tecnicamente mais solicitados.

A circulação do líquido no corpo do turbocompressor ocorre nas partes mais evidenciadas.

TROCADOR DE CALOR AR-AR (INTERCOOLER)

O trocador de calor interposto entre o compressor e o coletor de aspiração tem a função de resfriar a carga injetada nos cilindros de forma que seu peso aumente, de maneira que a potência desenvolvida pelo motor na combustão seja maior.


Inconvenientes Causa Solução
Rumorosidade ou vibração proveniente do turbocompressor Lubrificação defeituosa nos rolamentos da árvore dos rotores Verificar a pressão de óleo do motor e tubulações de óleo do turbocompressor
Vazamentos no coletor de aspiração ou descarga   Apertar os parafusos das ligações defeituosas e/ou substituir as juntas
Árvore dos rotores desbalanceada   Substituir o turbocompressor
Pressão insuficiente de superalimentação (obtida no visualizador entre o turbocompressor e o cabeçote Vazamento no trecho localizado no quadro de instrumentos) ou baixa potência do motor Apertar os parafusos de fixação e/ou substituir as juntas defeituosas
Atuador da válvula de regulagem descalibrado   Substituir o turbocompressor
Válvula de regulagem não fecha   Substituir o turbocompressor
Tubo de descarga impregnado   Limpar ou substituir
Filtro de ar impregnado   Substituir filtro de ar
Ignição atrasada   Verificar sensor PMS
Pressão de superalimentação excessiva (obtida no visualizador localizado no quadro de instrumentos) Atuador da válvula de regulagem mal regulado Substituir o turbocompressor
Válvula de regulagem travada na posição de fechamento (árvore torta)   Substituir o turbocompressor
Formação de gelo na tubulação dedescarga Pressão excessiva se verifica 1-2 min após partida a frio em ambiente abaixo de 0°C Evitar sobrecargas no motor imediatamente após uma partida a frio
Motor detonando Pressão superalimentação excessiva por um defeito no atuador da válvula de regulagem Substituir o turbocompressor
Gasolina com baixo nível de octanagem (adulterada)   Trocar gasolina
Avanço de ignição excessivo   Verificar sensor PMS
Vazamento de óleo das juntas da árvore dos rotores Retorno de óleo ao motor defeituoso Verificar eventuais obstruções
Vazamentos de óleo na turbina Desgaste excessivo dos segmentos dos rotores Substituir o turbocompressor
Juntas dos rotores do turbocompressor desgastadas   Substituir o turbocompressor



13- Tubulação de chegada de depressão;
14- Tubulação em sobrepressão;
15- Tubulação em depressão.


PRINCIPAIS PRECAUÇÕES A SEREM OBSERVADAS PARA USO CORRETO DO MOTOR COM TURBOCOMPRESSOR

- Nunca funcionar o motor sem filtro de ar. Isto poderia danificar o turbocompressor, dada a altíssima energia que seria adquirida pelo menor corpo estranho que pudesse entrar.

- Não desligar nunca o motor nas médias-altas rotações, antes que desça à rotação de marcha lenta. De fato, o motor poderia parar de modo muito avançado em relação à turbina de forma que esta ficaria sem lubrificação por um certo tempo, danificando-se. Além disso, após um uso "esportivo" do motor é necessário, antes de desligá-lo, deixá-lo girar alguns instantes em marcha lenta, de maneira a acelerar o resfriamento do turbocompressor e do coletor de descarga.
TURBOCOMPRESSOR-REMOÇÃO/RECOLOCAÇÃO

Fig. 1
- Soltar as chapas defletoras de calor;

OBS.: a chapa posterior do coletor de admissão só será retirada com os coletores já torqueados.

Fig. 2
- Soltar o parafuso de fixação do tubo de envio de óleo à turbina (lado turbina). Observar a existência de duas arruelas de bronze;

Fig. 3
- Retirar a braçadeira que fixa o tubo de ar do compressor à restrição do Blow-by;

Fig. 4
- Retirar o tubo primário da descarga;

Fig. 5
- Retirar a tubulação de envio de ar do compressor ao intercooler;

Fig. 6
- Retirar a chapa defletora de calor da caixa de direção hidráulica.

Fig.1
-Retirar o tubo primário de descarga;

Fig.2
-Retirar a tubulação de envio de ar do compressor ao intercooler;

Fig.3
-Retirar a chapa defletora de calor da caixa de direção hidráulica;

Fig. 4
- Retirar a chapa defletora de calor da turbina;

Fig. 5
- Retirar o parafuso de fixação do tubo de envio de óleo da turbina (lado bloco). Observar a existência de duas arruelas de bronze;

Fig.6
a- Retirar a mangueira de retorno de óleo da turbina ao cárter;
b- Retirar a mangueira de retorno de água da turbina;

Fig. 7
- Desapertar o parafuso central do coxim do 3º ponto de apoio (pavimento). Retirar os parafusos de fixação do suporte à caixa de marchas e deslocá-lo;

Fig. 8
- Retirar o tirante longitudinal lado direito;

Fig. 9
- Montar o suporte A.10000 no macaco jacaré e apoiar o conjunto motopropulsor conforme indicado.

Fig. 1
- Soltar os parafusos de fixação dos coxins;

Fig. 2
OBS.: o parafuso de fixação do coxim lado distribuição, (coxim hidráulico, foto ao lado) deverá ser retirado pela parte inferior do veículo.

Fig. 3
- Retirar o suporte posterior do câmbio, como indicado;
- Deslocar o conjunto motopropulsor em direção ao radiador;

Fig. 4
- Retirar as porcas de fixação dos coletores.

Obs.: retirar a chapa defletora;

- Retirar o coletor de admissão.

Fig. 5
- Retirar os parafusos de fixação do tubo d'água.

Obs.: soltar o tubo d'água e substituir a junta na remontagem;

Fig. 6
A- Soltar o parafuso de regulagem da bomba de direção hidráulica;
B- Afrouxar o parafuso de tensionamento da correia da bomba da direção hidráulica;
C- Retirar o parafuso de fixação do suporte da bomba da direção hidráulica ao suporte do alternador.

- Afrouxar o parafuso que fixa o suporte da bomba de direção hidráulica à carcaça da bomba d'água.

Obs.: este parafuso deverá ser apenas afrouxado e não retirado.

Fig. 7
- Retirar a roda lado direito;
- Retirar o guarda-pó da caixa da roda lado direito;
- Soltar o parafuso de regulagem do tensor da correia do alternador;
- Retirar o coletor de descarga, afastando o suporte da bomba de direção hidráulica.

NOTA
Ao retirar o coletor de descarga juntamente com o conjunto turbocompressor, em hipótese alguma deverá ser forçada a válvula de alívio (válvula waste-gate) ou sua haste.