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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS-MILLE SPI

IGNIÇÃO

Tipo .................................. Eletrônica digital
Fabricante ....................... Magneti Marelli G7. II LC
Avanço estático................ Auto ajustável
Velas ............................... NGK BPR5ES/0,7 a 0,8 mm
Bobinas ........................... Magneti Marelli/BAE 800 AK

ALIMENTAÇÃO

Injeção eletrônica .....................WEBER/SPI G7. II LC
Unidade de comando ..............ABC Autrônica/G7.II LC
Índice C.O. em marcha lenta ........0,3 a 0,7%

SISTEMA ELÉTRICO

Alternador .............................. 45 A (70,0 A com A/C)
Bateria .............................. 7,0 Ah (63,0 Ah com A/C).

CENTRAL ELTRÔNICA IAW G7. II

Localizada abaixo do porta-luvas.

Remoção:
- Desconectar o cabo massa da bateria.
- Remover duas porcas de fixação da proteção plástica deslocando-a, conforme a figura ao lado.
- Soltar o conector elétrico atuando em sua trava.
- Remover as porcas de fixação da central eletrônica.
- Remover a central.

Recolocação
Processo inverso.

CORPO BORBOLETA

Possui seu corpo na cor grafite. "Tratamento anodizado", não possui potenciômetro de posição da borboleta, motor de passo e sensor de temperatura do ar aspirado. Possui um interruptor de mínima e máxima abertura da borboleta, e uma cápsula pneumática de acionamento na partida a frio e função DASH-POT.


SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA

Remoção
Com o motor frio, desconectar o chicote e remover o sensor.

Recolocação
Processo inverso.


SENSOR DE DETONAÇÃO

Remoção
Desconectar o chicote, retirar o parafuso de fixação e remover o sensor.

Recolocação
Montar o sensor sem colocação de arruelas, aplicando um torque de 20 ± 5 Nm; conectar o chicote.



SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA

Remoção
Desconectar o chicote elétrico, soltar a mangueira de
pressão e remover o sensor.

Recolocação
Processo inverso.

ELETROVÁLVULAS COMANDO ACELERAÇÃO A FRIO DASH-POT

Remoção
Desconectar o chicote elétrico e soltar as mangueiras observando suas posições originais.

Recolocação
Operação inversa.


INTERRUPTOR POSIÇÃO BORBOLETA

Tem como função informar à central eletrônica, se a borboleta está na abertura mínima ou em W.O.T (máxima).


SUBSTITUIÇÃO E REGULAGEM DO INTERRUPTOR

Na substituição deverá ser observada a correta sequência de montagem do interruptor conforme ilustração.

A- Regulagem C.O/marcha lenta
B- Detalhe referência.


1- Porca plástica
2- Isolante
3- Lâmina de contato
4- Mola de contato
5- Suporte dos terminais
6- Parafuso de regulagem
7- Conector.


REGULAGEM

Montar o interruptor conforme sequência descrita, ligar o conector no chicote e apertar o parafuso de regulagem de maneira que a ponta do interruptor
toque no acionador.
Ligar o motor, esperar o acionamento do eletroventilador por 2 vezes, regulando então a marcha lenta em 900 ± 50 rpm sem A/C ou 950 a 1000 rpm com A/C. Em seguida o índice de C.O em 0,3 a 0,7%

A- Marcha lenta e C.O.


CÁPSULA MARCHA LENTA

Remoção
Com o motor desligado, solte a tubulação de vácuo, a porca que trava a cápsula (A) e remova-a.

Recolocação e regulagem
Instalar a cápsula de modo que a mesma atue na aceleração.
Ligar o motor com a mangueira de vácuo da cápsula desligada; elevar a rotação através da cápsula até 2500 rpm.
Apertar a contra porca da cápsula e ligar a tubulação de vácuo.




PROCEDIMENTO REGULAGEM MARCHA LENTA E ÍNDICE DE CO-UNO MILLE SPI

PROCEDIMENTO DE REGULAGEM DE MARCHA LENTA E ÍNDICE DE CO


Quando for necessário a regulagem de marcha lenta e índice de CO proceder da seguinte forma:

1- aquecer o motor, até atingir a temperatura normal de trabalho (o eletroventilador deve ligar e desligar por duas vezes).
2- certificar-se de que não haja acessórios/equipamentos ligados (ar condicionado, faróis, limpadores, etc.).
3- Ligar o Fiat Lância Tester.
4- Desligar o motor.
5- Selecionar na primeira tela AUTOMÁTICO.
6- Apertar a tecla ES.
7- Colocar a chave ignição na posição MAR, sem dar partida no motor.
8- Ao aparecer na tela a inscrição:

IAW.G7.LC
GIRI MOTORE

O RPM


9- Ligar o motor e ajustar a rotação de marcha lenta, em:

950 ± 50 (para veículos sem ar condicionado)
950 ± 50-0 (para veículos com ar condicionado)

10- Verificar o "C.O", que deve estar entre 0,3 e 0,7%; caso o nível de "C.O" esteja fora do especificado, proceder conforme descrito abaixo:

11- Desligar o motor.
12- Selecionar na primeira tela AUTOMÁTICO.
13- Apertar a tecla ES.
14- Colocar a chave de ignição na posição MAR, sem dar partida do motor.
15- Ao apareçer na tela a inscrição:

IAW.G7.LC
GIRI MOTORE
O RPM

16- Apertar a tecla M para acionar a diagnose ativa.
17- Selecionar a tecla OK para fazer a diagnose ativa.
18- Selecionar com a tecla indicativa, a função REGOLAZIONE DI C.O.
19- Apertar a tecla OK. VER NOTAS.
20- Quando aparecer a indicação, ligar o motor, apertar a tecla indicando V.
21- Apertar a tecla OK, e esperar aparecer a tela.

OFF.ML = XX (nº parâmetro de regulagem)
RPM = 950 ± 50 (sem ar condicionado)
= 950 + 50-0 (com ar condicionado).

22- Regular o "C.O", com valor entre 0,3 a 0,7%. VER NOTAS.
23- Após a regulagem, apertar a tecla OK.

A regulagem do "C.O" somente será habilitada para rotação de marcha lenta < 1150 Rpm.

NOTA 1
Durante o procedimento de regulagem da marcha lenta, com os equipamentos da diagnose FIAT LÂNCIA TESTER ou CHECK-UP 1, pode ocorrer que ao entrarmos na função de regulagem de C.O, observa-se que o motor fica irregular e que o parâmetro de regulagem, acusa um valor próximo ou igual a - 128 (limite pobre), quando o normal é apresentar um valor próximo de 0 (zero), o motor poderá apresentar a rotação de marcha lenta, irregular.

NOTA 2
Este comportamento pode ocorrer somente no momento da regulagem de "CO".
Portanto em todas as outras condições de utilização do motor, INCLUSIVE EM MARCHA LENTA após a regulagem o seu funcionamento será normal.
DIAGNOSE SISTEMA INJEÇÃO UNO MILLE SPI

INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO CARTUCHO MB4

Este cartucho permite a diagnose do sistema de injeção IAW G7.11-LC.
O cartucho se encontra na língua italiana.
Parâmetros visualizados (tradução).

1- GIRI MOTORE
Rotação do motor em rpm
2- TEMPO INIEZIONE
Tempo de injeção em milisegundos (ms). É o tempo de abertura do bico injetor.
3- ANTICIPO
Avanço (graus)
4- PRESSIONE ARIA
Pressão no coletor de aspiração em mmHg
5- TEMP. ACQUA
Temperatura da água (motor) em °C
6- POS. FARFALLA
Posição da borboleta aceleradora:
0 = borboleta totalmente fechada
255 = borboleta em posição intermediária
0 = borboleta totalmente aberta
7- TENS. BATTERIA
Tensão da bateria em Volts (V)
8- CO in EEPROM
Valor admensional registrado na memória da central eletrônica durante a regulagem do nível de C.O (ver regulagem de C.O)
9- CORREZIONE CO- idem "CO in EEPROM"
10- FLAGS DI STATO 2- Desconsiderar
11- CE inp
CE out
CE fun
Desconsiderar
12- CEROUTSP
Desconsiderar
Diagnóstico ativo (tecla "M"):
Permite comandar os seguintes atuadores:
1- POMPA BENZINA
Quando este teste é solicitado, a bomba de combustível é acionada por 30 segundos.
2- INIETTORE
O injetor é acionado por 5 vezes, liberando combustível.
3- BOBINA 1
A bobina 1 é comandada por 5 vezes
4- BOBINA 2
A bobina 2 é comandada por 5 vezes
5- CANCELLAZIONE ERRORI
Permite apagar da memória da central eletrônica erros gravados
6- ELETROVALVOLA
A eletroválvula 1 é acionada 7 vezes
7- CONTAGIRI
É fornecido um sinal ao contagiro, mantendo-o em 3000 rpm (opcional).
8- RELE CONDIZIONATORE
O relé do ar condicionado e a embreagem do compressor serão acionados por 30 segundos (opcional).
9- WARNING LAMP
A luz de espia deverá piscar 5 vezes
10- CONSUMOMETRO
O relé da eletroválvula 2 e a eletroválvula 2 serão acionados por 7 vezes.
11- REGOLAZIONE C.O (elettronica)
Permite a regulagem eletrônica do nível de C.O.



INCONVENIENTES AÇÕES

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A DIAGNOSE DO MILLE EP/i.e., CONSULTE O IMPRESSO B502.292-V/95 "DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE INJEÇÃO/IGNIÇÃO ELETRÔNICA IAW G7.11 (MILLE EP/i.e.)".

CHECK LIST

Marcha lenta instável Com o motor ligado e com a temperatura estabilizada (após 2 entradas do eletroventilador).
1) Verificar contato de marcha lenta através do F.L.T., monitorando "POS FARFALLA". O valor lido deverá ser "0"(borboleta totalmente fechada).
Caso o valor lido seja "255", desligue o motor e verifique conexões e continuidade do chicote, e teste o funcionamento do sensor (micro switch) com auxílio de um multímetro:
Contato fechado: borboleta totalmente fechada e totalmente aberta.
Contato aberto: posições intermediárias da borboleta.

Obs.: com o motor desligado, a cápsula de Dash-Pot é estendida, impossibilitando que a borboleta fique totalmente fechada, portanto force com as mãos para que a mesma esteja totalmente fechada.

2) Verificar nível de CO (0,3% a 0,7) - Proceder ajustes se necessário.
3) Verifique sensor de temperatura da água*.
4) Verifique sensor de pressão absoluta*.
5) Verifique pressão de combustível*.
6) Verifique sistema de ignição.
7) Verifique injetor*.
8) Certifique-se de que não haja entrada falsa de ar, eliminando-a.
9) Certifique-se de que o combustível não esteja fora da especificação.
10) Verifique a regulagem do cabo do acelerador.
11) Verifique a regulagem da marcha lenta.
12) Verifique o baixo torque de aperto nos parafusos do sistema de alimentação.
13) Verifique chicotes.

Marcha lenta acelerada Com o motor ligado e com a temperatura estabilizada (após 2 entradas do eletroventilador).
1) Verificar nível de CO (0,3 a 0,7%) Proceder ajustes se necessário.
2) Verificar contato de marcha lenta. Idem "Marcha lenta instável".
3) Verificar eletroválvula 2. Com auxílio de um multímetro, medir a tensão sobre a eletroválvula 2; esta deverá estar desenergizada (0V).
4) Verificar eletroválvula 1. Com auxílio de multímetro, medir a tensão sobre a eletro válvula1. Esta deverá estar energizada (~12V).
Se as tensões lidas no multímetro não apresentarem os valores esperados, verificar chicotes e funcionamento do relé da eletroválvula 2.
5) Atuar na regulagem do parafuso de marcha lenta se necessário.

INCONVENIENTES AÇÃO

Dash-Pot sem ação Com o motor ligado e temperatura estabilizada (após 2 entradas no eletroventilador).
1) Soltar o tubo da cápsula de dash-pot e certificar-se de que a rotação do motor atingir 2700 rpm. Caso contrário, solte a contra-porca da cápsula e gire-a até atingir 2700 rpm fixando-a novamente.
Nestas condições, com o auxílio de um multímetro medir a tensão sobre a eletroválvula 2,que deverá estar energizada (~12V).
Caso contrário, verifique o chicote, conexões e funcionamento do relé da eletroválvula 2.
Em última hipótese:
2) Verifique se a junta entre o corpo da borboleta e o espaçador é a n° 50004620.
A junta utilizada na motorização 1500 SPI Gas., se aplicada no MILLE SPI, provocará entrada falsa de ar.

Dash-Pot Longo Com o motor ligado e com a temperatura estabilizada (após 2 entradas do eletroventilador).
Se o dash-pot exceder mais de 5 segundos verificar:
1) Tubos de borracha (cortados, estrangulados ou furados).
2) Regulagem da cápsula (conforme inconveniente "Dash-Pot sem ação").
3) Acelerar o veículo até 2700 rpm e logo em seguida desacelerar.
Durante a fase de desaceleração, verificar o status das eletroválvulas com auxílio de um multímetro:
- Eletroválvula 1 deverá estar energizada (~12V);
- Eletroválvula 2 deverá estar desenergiza da (~0V).



Falha longa nas acelerações Com o motor desligado, verificar:
1) Contato de plena carga (W.O.T.) através do F.L.T., monitorando "POS.FARFALLA". O valor lido deverá ser "0" (borboleta totalmente aberta).
Caso o valor lido seja "255", verifique conexões e continuidade do chicote, e teste o funcionamento do sensor (micro switch) com auxílio de um multímetro:
contato fechado: borboleta totalmente fechada e totalmente aberta
contato aberto: posições intermediárias da borboleta.
REGULAGEM DE CO

MODELOS UNO MILLE i.e., EP e SX (INJEÇÃO -G7.11 LC)

Com a finalidade de esclarecermos sobre o correto procedimento de regulagem de C.O. do Uno Mille i.e., EP e SX com chassi abaixo de 5887107, listamos abaixo os procedimentos a serem adotados.

1- Para regulagem eletrônica de CO o motor deve estar quente e com a temperatura estabilizada (após 02 entradas do eletroventilador) e marcha lenta nominal.

Especificação da marcha lenta:
- veículos sem ar condicionado 900 a 1000 rpm.
- veículos com ar condicionado 950 a 1000 rpm.


Obs.: o valor da rotação de marcha lenta não deve ser superior a 1000 rpm, pois os valores acima poderão causar oscilações na rotação da marcha lenta.

Para este ajuste é necessária a utilização do cartucho MB4 A/P, na função diagnose ativa.


Antes de iniciar a regulagem de CO, efetuar uma rápida aceleração total do motor para adequação do sistema.
O valor indicado no F.L.T. (xxx) varia de -127 a +126. Este valor serve apenas como uma "bússola" para orientar o operador durante a regulagem. Valores positivos indicam enriquecimento da mistura e valores negativos indicam empobrecimento da mistura.
Deve-se sempre ler o nível de CO no analisador de gases (medidor de CO), colocando sua sonda no escapamento do veículo.

ATENÇÃO: o valor de CO lido no analisador de gases deverá estar compreendido entre 0,4% a 0,8%.

Obs.: quando se regula o nível de CO, a marcha lenta varia. Caso esta variação ultrapasse os limites especificados, atuar novamente no parafuso de regulagem da marcha lenta, retornando novamente ao ajuste de CO, e assim sucessivamente até que os valores estejam dentro dos limites especificados.

Após ajuste, pressione a tecla "OK", permitindo desta forma que a central de injeção memorize o valor ajustado.

2- Regulagem da cápsula "Dash-pot".

Com o motor ligado e com temperatura estabilizada (após 2 entradas do eletroventilador):

- soltar o tubo da cápsula de "Dash-pot", acelerar uma ou duas vezes o pedal do acelerador e certificar-se de que a rotação do motor esteja entre 2.100 a 2.300 rpm para veículos novos e 2.300 a 2.500 rpm para veículos acima de 3.000 Km. Caso contrário solte a contraporca da cápsula e gire-a até o motor atingir a rotação especificada no ítem A.

- Religar o tubo da válvula.

Obs.:
1- as regulagens de CO, por se tratarem de item de manutenção, fora do plano de manutenção não serão pagas em garantia, salvo se autorizadas pelo Escritório Regional ou em consequência de alguma reparação.

2- Os veículos SX chassi acima de 5887107, com injeção USA 83 (por possuírem sonda lambda) não requerem regulagem de CO.

ATENÇÃO:
Para obtermos uma perfeita regulagem faz-se necessário que o aparelho medidor de CO esteja em condições adequadas e aferido. Relacionamosabaixo um "cheklist" que deverá ser verificado nos aparelhos toda vez que se fizer o uso do mesmo.

1- Deverá se feito um "LEAK CHECK" - Teste de vedação e entrada falsa de ar no conjunto mangueira, filtro e analisador conforme instruções do fabricante do aparelho. (Teste de hermeticidade).
2- Limpeza da mangueira de amostragem retirando a água condensada utilizando ar comprimido.
3- Proceder conforme instrução do fabricante a calibração (zeramento) do aparelho com gás de calibração.
4- Verificar o filtro do aparelho, e se apresentar cor escura, proceder conforme instruções do fabricante.
5- Proceder à medição de acordo com as instruções do manual de operação e manutenção do aparelho CO.
6- Após a medição, deixar a bomba de amostragem ligada por aproximadamente
5 minutos desconectada da mangueira de amostragem de descarga.
7- Deverão ser verificados e efetuados todos os serviços de manutenção, substituição de componentes e aferições recomendadas pelo fabricante do aparelho.
SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR P.M.S.

- Colocar o pistão nº 1 em P.M.S. utilizando a ferramenta A-95110 com um relógio comparador pré-montado.

- Montar o suporte do sensor sem apertar os parafusos de fixação do mesmo ao bloco.

- Fixá-lo à ferramenta A-95111 através dos particulares "B".

- Aperte os parafusos de fixação do suporte, com pouca intensidade, de maneira a permitir um ajuste no mesmo, para corrigir a folga entre o sensor e o dente da polia, com o emprego de um especímetro.

- Aperte os parafusos de fixação do suporte com o torque especificado.


DESMONTAGEM DE COMPONENTES DO CORPO DE BORBOLETA

Na desmontagem dos componentes (injetor/sensor temperatura/etc.) do corpo de borboleta proceda como descrito a seguir.

1- Fixe o corpo da borboleta a ferramenta A-95140/3 utilizando os parafusos de montagem do mesmo ao veículo;
2- Prenda a ferramenta na morsa;
3- meça a diagonal da fenda TORX do parafuso de fixação dos componentes, o valor encontrado será 3,90 mm ± 0,2 mm. Consulte o impresso B.500.804 visando determinar a chave TORX a ser utilizada. No caso a medida será T20.
4- Selecione a ponteira + adaptador correspondente a medida T20 do kit A-50135/p15-P55 fornecido por Peças e Acessórios. Com o auxílio desta ferramenta e um cabo de força proceda a desmontagem do parafuso de fixação do componente a ser substituído/examinado;

NOTA
Para desmontagem do injetor proceda a desmontagem da tampa do corpo de borboleta, posicione a tampa invertida na ferramenta A-95140/1/2 para não danificar o bico a ser removido.

ATENÇÃO
NA MONTAGEM DOS COMPONENTES CONSULTE O TORQUE DE FIXAÇÃO DOS MESMOS.


SISTEMA DE INJEÇÃO-UNO SX

SISTEMA DE INJEÇÃO

Atendendo às normas de emissões de poluentes, foi adotado nos veículos Uno Mille SX, a partir do chassi 5887107, ano de fabricação 1997, um novo sistema de injeção (USA 83), que difere da anterior nos seguintes itens:

a-sistema de injeção: Marelli G7.1;
b-central de injeção: G7.10B011/G710AB; -desenho: 50009390
c-corpo da borboleta: 34MB66; -desenho: 50009327

Componetentes do sistema G7.1

a-corpo de borboleta; composto por:
-sensor de temperatura do ar aspirado;
-sensor de posição da borboleta;
-motor de passo;
-regulador do pressão, eletroinjetor (incorporados à tampa do corpo).

b-Sensor de pressão absoluta: desenho 7714662;
c-sonda lambda: desenho 7527493;
d-sensor de tempertura da água: desenho 7547977;
e-bobina de ignição: tipo BAE 800AK (Marelli);
f-velas de ignição: NGK BPR5ES
g-chicote de injeção: desenho 50010083

Os componentes do sistema G7.1 que diferem do sistema antigo e não são intercambiáveis com o modelo antigo, são: corpo de borboleta completo (sensor de temperatura do ar aspirado, sensor de posição da borboleta, motor de passo, regulador de pressão e eletroinjetor), sonda lambda e chicote de injeção.

Parâmetros:

a-índice de CO: < 0,5%
b-pressão de combustível: 1,0 bar (marcha lenta);
c-ordem de ignição: 1-3-4-2
d-fase do motor:- 1º e 4º cilindros em PMS;
-polia do eixo de comando de válvulas com a marca coincidindo com a referência;
-roda fônica coincidindo com a entrada do 20º dente com o centro do sensor de rotação.

Diagnose:

-cartucho FLT: MBI C/P - desenho 1806235000

-Examiner: disponível na versão 3.2 do CD-ROM - tela: Uno 994 ie START.

OBS.: Os lacres dos componentes do sistema de injeção não devem ser violados.