GENERALIDADES-UNO MILLE ELECTRONIC
- O Uno Electronic
tem como característica básica a
utilização de um sistema eletrônico microprocessado
de controle da ignição do motor.
Por ser do tipo estática,
dispensa a utilização do distribuidor
evitando inconvenientes relacionados ao seu
desgaste.
A Unidade de Comando
Eletrônica (E.C.U.) processa as
informações recebidas dos sensores (PMS, Rotação,
Detonação, Térmico e Pressão) enviando sinal
as bobinas, via unidade de potência, adequando as
condições instatâneas do motor. Isto faz com que se
tenha um avanço de ignição preciso garantindo maior
desempenho, economia e baixa emissão de gases
poluentes.
A unidade de comando
também está programada para
avaliação do sistema quando ligada ao FIAT LÂNCIA
TESTER.
CENTRAL ELETRÔNICA (E.C.U)
- Responsável pelo
gerenciamento das informações
enviadas pelos sensores, adequando o avanço da
ignição as condições instantâneas do motor. Nesta
versão o sensor de vácuo está contido na Central
Eletrônica.
Remoção
Soltar os três parafusos
de fixação da mesma; soltar
o conector principal; soltar o tubo de vácuo; remover
a central.
Recolocação
Operação inversa.
UNIDADE DE POTÊNCIA
- Instalada sobre
a caixa de roda lado direito, é
responsável pelo envio do sinal elétrico recebido da
E.C.U para as bobinas.
Remoção
Soltar os conectores.
Retirar os parafusos de sua fixação.
Remover a unidade.
Recolocação
Operação inversa.
BOBINAS
- Instaladas na tampa
de válvulas, sendo cada uma
responsável pelo envio da alta tensão às velas de
dois cilindros.
Bobina 1 (esquerda) - cilindros 1 e 4.
Bobina 2 (direita) - cilindros 2 e 3.
Remoção
Desconectar os cabos de vela na bobina;
soltar os parafusos de fixação da bobina;
soltar o conector de alimentação da bobina;
Remover a bobina.
Recolocação
Operação inversa.
SENSOR DE DETONAÇÃO
- Instalado no cabeçote
do motor, próximo ao 1º
cilindro, monitora a ocorrência de detonação,
também conhecida como batida de pinos,
informando a unidade de comando que ajustará o
avanço de ignição, sua atuação ocorre somente
após 4.000 giros.
Remoção
Soltar o conector;
soltar os dois parafusos de fixação do sensor;
remover o sensor.
Recolocação
Deverá ser lubrificada
com o mesmo óleo utilizado pelo
motor a superfície de apoio da arruela.
Instalar o sensor
e apertá-lo com um torque de 8.0 Nm (0,8
Kgm).
SENSORES DE PMS
- Instalado próximo
a árvore de manivelas e
responsável pela informação do ponto morto
superior a unidade de comando.
Remoção
Soltar os parafusos de fixação do sensor;
desconectar a ligação elétrica ao chicote;
remover o sensor.
Recolocação
Operação inversa.
Obs.: A distância
entre o sensor e o dente de
referência de PMS, de polia é 0,4 a 1,0 mm.
SENSORES DE ROTAÇÃO
- Instalado na carcaça
de câmbio, e idêntico ao
sensor de PMS, trabalhando em conjunto com o
mesmo fornecendo informação a central sobre a
rotação do motor através da contagem dos dentes
da cremalheira do volante do motor.
Remoção
Soltar o conector;
soltar os dois parafusos de fixação do sensor;
remover o sensor.
Recolocação
Operação inversa.
SENSOR DE TEMPERATURA
- Instalado próximo
a válvula termostática, tem função
de informar a E.C.U a temperatura do motor.
Até 65 °C permanece
aberto a partir de 65 °C fica
fechado.
Remoção
Soltar a ligação elétrica e remover o sensor.
Recolocação
Operação inversa.
SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE PMS
SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE PMS
- Colocar o pistão
nº1 em PMS utilizando a
ferramenta A.95110.
1. Ferramenta A.95110
- Instalar o dispositivo
A-95113 coincidindo o pino
central do mesmo com o furo de usinagem da árvore
de manivelas.
1. A.95113
- Fixar o suporte
à ferramenta A-95113 através do
particular "A" e dois parafusos que serão fixados
nos furos de posicionamento "B". Gire o particular
"C" até que o suporte fique imóvel.
- Aperte os parafusos
de fixação do suporte, com
pouca intensidade, de maneira a permitir um ajuste
no mesmo, para corrigir a folga entre o sensor e o
dente da polia, com o emprego de um especímetro.
- Aperte os parafusos
de fixação do suporte, com o
torque especificado.
SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE P.M.S.
SUBSTITUIÇÃO DO SENSOR DE DETONAÇÃO
1-
Visando facilitar o acesso ao sensor de detonação, afaste o alternador,
desmontando para
tal a correia e afrouxando a sua fixação.
2- Monte a ferramenta
A-60003 no cabo de força, posicione no sensor de detonação
tomando cuidado com os fios de ligação.
3- Retire o sensor a ser substituído.
4- Instale o novo sensor, rosqueando-o na sede inicialmente com as mãos.
5- Instale a ferramenta
A-60002 no torquímetro, aplicando a seguir o torque
especificado na fixação do novo sensor.
6- Efetue a ligação do sensor ao chicote do veículo.
7- Faça a montagem do alternador.
Obs.: efetue as operações
acima com o motor frio. Para evitar acidentes ou erros
na aplicação do torque.