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GENERALIDADES-UNO MILLE ELECTRONIC

- O Uno Electronic tem como característica básica a utilização de um sistema eletrônico microprocessado de controle da ignição do motor.

Por ser do tipo estática, dispensa a utilização do distribuidor evitando inconvenientes relacionados ao seu desgaste.
A Unidade de Comando Eletrônica (E.C.U.) processa as informações recebidas dos sensores (PMS, Rotação, Detonação, Térmico e Pressão) enviando sinal as bobinas, via unidade de potência, adequando as condições instatâneas do motor. Isto faz com que se tenha um avanço de ignição preciso garantindo maior desempenho, economia e baixa emissão de gases poluentes.
A unidade de comando também está programada para avaliação do sistema quando ligada ao FIAT LÂNCIA TESTER.

CENTRAL ELETRÔNICA (E.C.U)
- Responsável pelo gerenciamento das informações enviadas pelos sensores, adequando o avanço da ignição as condições instantâneas do motor. Nesta versão o sensor de vácuo está contido na Central Eletrônica.

Remoção
Soltar os três parafusos de fixação da mesma; soltar o conector principal; soltar o tubo de vácuo; remover a central.

Recolocação
Operação inversa.



UNIDADE DE POTÊNCIA
- Instalada sobre a caixa de roda lado direito, é responsável pelo envio do sinal elétrico recebido da E.C.U para as bobinas.

Remoção
Soltar os conectores. Retirar os parafusos de sua fixação. Remover a unidade.

Recolocação
Operação inversa.


BOBINAS
- Instaladas na tampa de válvulas, sendo cada uma responsável pelo envio da alta tensão às velas de dois cilindros.
Bobina 1 (esquerda) - cilindros 1 e 4.
Bobina 2 (direita) - cilindros 2 e 3.

Remoção
Desconectar os cabos de vela na bobina;
soltar os parafusos de fixação da bobina;
soltar o conector de alimentação da bobina;
Remover a bobina.

Recolocação
Operação inversa.


SENSOR DE DETONAÇÃO

- Instalado no cabeçote do motor, próximo ao 1º cilindro, monitora a ocorrência de detonação, também conhecida como batida de pinos, informando a unidade de comando que ajustará o avanço de ignição, sua atuação ocorre somente após 4.000 giros.

Remoção
Soltar o conector;
soltar os dois parafusos de fixação do sensor;
remover o sensor.

Recolocação
Deverá ser lubrificada com o mesmo óleo utilizado pelo motor a superfície de apoio da arruela.
Instalar o sensor e apertá-lo com um torque de 8.0 Nm (0,8 Kgm).

SENSORES DE PMS

- Instalado próximo a árvore de manivelas e responsável pela informação do ponto morto superior a unidade de comando.

Remoção
Soltar os parafusos de fixação do sensor;
desconectar a ligação elétrica ao chicote;
remover o sensor.

Recolocação
Operação inversa.

Obs.: A distância entre o sensor e o dente de referência de PMS, de polia é 0,4 a 1,0 mm.

SENSORES DE ROTAÇÃO

- Instalado na carcaça de câmbio, e idêntico ao sensor de PMS, trabalhando em conjunto com o mesmo fornecendo informação a central sobre a rotação do motor através da contagem dos dentes da cremalheira do volante do motor.

Remoção
Soltar o conector;
soltar os dois parafusos de fixação do sensor;
remover o sensor.

Recolocação
Operação inversa.

SENSOR DE TEMPERATURA

- Instalado próximo a válvula termostática, tem função de informar a E.C.U a temperatura do motor.
Até 65 °C permanece aberto a partir de 65 °C fica fechado.

Remoção
Soltar a ligação elétrica e remover o sensor.

Recolocação
Operação inversa.


SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE PMS

SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE PMS

- Colocar o pistão nº1 em PMS utilizando a ferramenta A.95110.


1. Ferramenta A.95110



- Instalar o dispositivo A-95113 coincidindo o pino central do mesmo com o furo de usinagem da árvore de manivelas.

1. A.95113

- Fixar o suporte à ferramenta A-95113 através do particular "A" e dois parafusos que serão fixados nos furos de posicionamento "B". Gire o particular "C" até que o suporte fique imóvel.

- Aperte os parafusos de fixação do suporte, com pouca intensidade, de maneira a permitir um ajuste no mesmo, para corrigir a folga entre o sensor e o dente da polia, com o emprego de um especímetro.

- Aperte os parafusos de fixação do suporte, com o torque especificado.


SUBSTITUIÇÃO DO SUPORTE DO SENSOR DE P.M.S.

SUBSTITUIÇÃO DO SENSOR DE DETONAÇÃO

1- Visando facilitar o acesso ao sensor de detonação, afaste o alternador, desmontando para tal a correia e afrouxando a sua fixação.
2- Monte a ferramenta A-60003 no cabo de força, posicione no sensor de detonação tomando cuidado com os fios de ligação.
3- Retire o sensor a ser substituído.
4- Instale o novo sensor, rosqueando-o na sede inicialmente com as mãos.
5- Instale a ferramenta A-60002 no torquímetro, aplicando a seguir o torque especificado na fixação do novo sensor.
6- Efetue a ligação do sensor ao chicote do veículo.
7- Faça a montagem do alternador.

Obs.: efetue as operações acima com o motor frio. Para evitar acidentes ou erros na aplicação do torque.