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OTIMIZAÇÃO DA PARTIDA A QUENTE MOTORES A GASOLINA


OTIMIZAÇÃO DA PARTIDA A QUENTE MOTORES A GASOLINA

CARBURADORES DUPLO CORPO


REF. DENOMINAÇÃO

1 Tampa do carburador
2 Guarda pó
3 Parafuso de fixação tampa-corpo-base
4 Respiro principal do 1º corpo
5 Respiro principal do 2º corpo
6 Tubo de emulsão do 1º corpo (caneta)
7 Tubo de emulsão do 2º corpo (caneta)
8 Conjunto válvula de compensação de marcha lenta
9 Presilha
10 Bucha
11 Conjunto suporte válvula compensação de marcha lenta
12 Parafuso
13 Conjunto suporte válvula de acionamento do 2º corpo
14 Parafuso
15 Parafuso
16 Conjunto de acionamento do 2º corpo
17 Tubo
18 Solenóide de entrada de combustível
19 Conjunto gargulante de marcha lenta
20 Mola
21 Gargulante de marcha lenta
22 Elemento filtrante
23 Conjunto da haste do desafogador
24 Conjunto da haste comando do afogador
25 Conjunto sistema afogador
26 Conjunto came do afogador
27 Presilha
28 Tubo
29 Junta entre tampa e corpo
30 Gargulante principal do 1º corpo
31 Gargulante principal do 2º corpo
32 Válvula agulha
33 Difusor secundário do 1º corpo
34 Difusor secundário do 2º corpo
35 Calço
36 Conjunto bóia do carburador
37 Conjunto gargulante aceleração(injetor aceleração rápida)
38 Conjunto tampa e diafragma suplementar
39 Parafuso
40 Conjunto diafragma suplementar
41 Corpo do carburador
42 Conjunto tampa e diafragma de injeção
43 Conjunto diafragma de injeção
44 Parafuso
45 Junta entre corpo e base
46 Conjunto came de injeção
47 Conjunto porca e arruela trava
48 Mola de torção
49 Conjunto alavanca do ar condicionado
50 Conjunto agulha regulagem de marcha lenta
51 Conjunto base do carburador
52 Parafuso de regulagem da aceleração
53 Conjunto batente e anel elástico
54 Conjunto de alavancas do 1º corpo
55 Mola de torção
56 Suporte
57 Mola de torção
58 Arruela
59 Conjunto válvula solenóide da marcha lenta
60 Jogo filtros de aeração da cuba
FILTRO DE AR

REGULAGEM MARCHA-LENTA/ÍNDICE DE CO

Antes de inciar a operação deverá ser verificado o seguinte.

1- Que não há vazamento na tubulação de descarga.
A entrada adicional de oxigênio mascara o valor indicado no display do equipamento.
2- O afogador deverá estar desacionado bem como o sistema de ar condicionado e aquecimento interno do habitáculo.
3- O motor deverá estar na temperatura normal de funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o veículo até que o eletroventilador entre em funcionamento por pelo menos duas vezes.
4- O motor deverá estar como o avanço inicial de ignição, velas e demais componentes conforme as especificações.
5- Não deverá haver indícios que queima de óleo (fumaça na descarga).

Após feitas estas verificações proceder da seguinte maneira:

- Colocar o analisador de CO em condições de trabalho conforme instruções dos BAV's específicos de apresentação dos equipamentos e instalar a sonda na saída do escapamento.

Para os veículos com com CONVERSOR CATALÍTICO, a sonda deverá ser instalada no adaptador com "by pass", construido conforme BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO nº 20, que deverá estar rosqueado no lugar do parafuso existente na tubulação de descarga entre o motor e o conversor catalítico.

OBS.:
informações sobre o Conversor Catalítico podem ser obtidas no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO nº 035.

- Regular a rotação de marcha lenta de acordo com o tipo de motor em análise, quando o motor do eletroventilador estiver desligado, atuando no parafuso de abertura da borboleta do carburador.
- Atuar no parafuso da mistura, existente na base do carburdor até que o índice de CO indicado pelo analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.

ESTE ÍNDICE SOMENTE PODERÁ SER LIDO/REGISTRADO QUANDO O ELETROVENTILADOR ESTIVER DESLIGADO POIS O FUNCIONAMENTO DELE PROVOCA UM DESCONTROLE NO ÍNDICE DE CO.

- Ao se atuar no parafuso de mistura para corrigir o índice de CO poderá haver uma modificação na rotação da marcha lenta. Se isto ocorrer atue novamente no parafuso de abertura da borboleta do carburador para correção da rotação e depois atue no parafuso de correção do índice de CO.
Estas operações deverão ser efetuadas até que se tenha a rotação de marcha lenta e o índice de CO dentro dos limites especificados.
- Após a regulagem da marcha lenta e correção do índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o lacre nº 4387683 (cor azul).
- Nos veículos com ar condicionado, ligar o sistema e verificar se há uma variação na rotação. Caso isso ocorra, atuar no parafuso de correção da rotação de marcha lenta da cápsula, até que não haja variação dos valores de rotação com o sistema ligado e desligado.

ATENÇÃO
Enunciamos a seguir algumas operações que, se executadas, provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR CATALÍTICO.

- Desligar um cabo de vela ou de bobina durante o funcionamento do motor ou qualquer outro procedimento que provocar uma queima incompleta de combustível;
- Forçar o motor a iniciar o funcionamento empurrando ou rebocando o veículo com engate simultâneo do câmbio(TRANCO).
- Desligar a chave de ignição com o veículo engrenado e em movimento.

DADOS NECESSÁRIOS PARA REGULAGEM DO
MOTOR

a)Motor 1600cc - gasolina

- Avanço inicial (APMS)....................10°
- Rotação de marcha lenta...............850 +/- 50 rpm
- Velas de ignição.........BPR5ES(NGK)-WR7DC (BOSCH)
- Abertura dos eletrodos das velas...0,7 - 0,8 mm

b) Motor 1600cc - álcool

-Avanço inicial (AMPS)....................10°
-Rotação de marcha lenta...............850 +/- 50 rpm
-Velas de ignição.........BPR7ES(NGK)-WR6DC(BOSCH)
-Abertura dos eletrodos das velas...0,7 - 0,8 mm


FILTRO DE AR THERMAC

Cápsula de comando de abertura do 2º corpo e cápsula do desafogador automático.

PROCEDIMENTO

Estas cápsulas funcionam EXCLUSIVAMENTE através de vácuo, logo, não devem permitir a entrada de ar no seu interior. Para testá-las, instale a bomba de vácuo manual na extremidade do tubo de ligação das mesmas ao carburador. Criar vácuo e ler o valor indicado no vacuômetro da bomba. O ponteiro do vacuômetro da bomba deverá indicar um valor fixo, diferente de "zero". Se o mesmo for caindo para zero, significa que há entrada de ar na cápsula, portanto, a mesma deverá ser substituída.

ATENÇÃO
Para a verificação do funcionamento da cápsula de comando de abertura do 2º corpo, o carburador deverá estar acelerado ao máximo.

Vedação da válvula agulha da bóia do carburador.

PROCEDIMENTO
A- Posicionar a tampa do carburador horizontalmente (bóia para cima);
B- instale a bomba de vácuo no tubo de entrada de combustível, utilizando os componentes do kit que forem necessários;

OBS.: para execução do teste de vedação da válvula da bóia em modelos a gasolina, vedar o tubo de retorno de combustível convenientemente.

C- Aplique uma depressão de 400 mmHg e observe no vacuômetro a variação do valor da depressão.

D- Se o valor cair a zero em menos de 20 (vinte) segundos, proceder da seguinte forma:
d1- remova o conjunto "válvula da bóia" da tampa do carburador;
d2- submeter a mesma a uma limpeza com gasolina ou querosene;
d3- montar o conjunto "válvula da bóia" na tampa do carburador;
d4- execute novamente o teste indicado nos ítens "C" e "D";
d5- persistindo a queda do valor em menos de 20 (vinte) segundos, substituir o conjunto "válvula da bóia";

ATENÇÃO
1- Ao efetuar testes em componentes que funcionam em contato com líquidos (tubulações de combustível, bomba de combustível, etc.) certificar- se que não exista líquido no interior do componente pois caso a bomba sugue líquido para seu interior, a mesma se DANIFICARÁ.
2- Instruções específicas sobre a utilização da bomba de vácuo manual poderão ser encontradas a parte (em outro subgrupo).


TUBO CONVERGEDOR DE AR QUENTE


FILTRO DE AR

ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS MOTORES.

Modelos: Uno c/ motores a gasolina

A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)

A adequação consiste em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação, equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.

- Tempo M.O.- 1029990

B- Motores 1500cc SEVEL

A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba totalmente descoberta.

B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.

- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.



IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.

- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908

D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:

A adequação consiste em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao duplo corpo.

ATENÇÃO
Existem 2 situações:

D.1- Veículos com bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:

- obstruir com o tampão (4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada) juntamente com o anel o' ring.

Obtruir com o tampão (4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.

OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível ao tanque será feito a partir do reservatório de eliminação de vapor.

2- No tubo oposto ao de entrada de combustível no carburador monocorpo, deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.

D.2- Veículo com bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de combustível ao tanque;

Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.

Solicitar as peças relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba ao canister.