OTIMIZAÇÃO DA PARTIDA A QUENTE MOTORES A GASOLINA
OTIMIZAÇÃO DA PARTIDA A QUENTE MOTORES A GASOLINA
CARBURADORES DUPLO CORPO
REF. DENOMINAÇÃO
1 Tampa do carburador
2 Guarda pó
3 Parafuso de fixação tampa-corpo-base
4 Respiro principal do 1º corpo
5 Respiro principal do 2º corpo
6 Tubo de emulsão do 1º corpo (caneta)
7 Tubo de emulsão do 2º corpo (caneta)
8 Conjunto válvula de compensação de marcha lenta
9 Presilha
10 Bucha
11 Conjunto suporte válvula compensação de marcha lenta
12 Parafuso
13 Conjunto suporte válvula de acionamento do 2º corpo
14 Parafuso
15 Parafuso
16 Conjunto de acionamento do 2º corpo
17 Tubo
18 Solenóide de entrada de combustível
19 Conjunto gargulante de marcha lenta
20 Mola
21 Gargulante de marcha lenta
22 Elemento filtrante
23 Conjunto da haste do desafogador
24 Conjunto da haste comando do afogador
25 Conjunto sistema afogador
26 Conjunto came do afogador
27 Presilha
28 Tubo
29 Junta entre tampa e corpo
30 Gargulante principal do 1º corpo
31 Gargulante principal do 2º corpo
32 Válvula agulha
33 Difusor secundário do 1º corpo
34 Difusor secundário do 2º corpo
35 Calço
36 Conjunto bóia do carburador
37 Conjunto gargulante aceleração(injetor aceleração rápida)
38 Conjunto tampa e diafragma suplementar
39 Parafuso
40 Conjunto diafragma suplementar
41 Corpo do carburador
42 Conjunto tampa e diafragma de injeção
43 Conjunto diafragma de injeção
44 Parafuso
45 Junta entre corpo e base
46 Conjunto came de injeção
47 Conjunto porca e arruela trava
48 Mola de torção
49 Conjunto alavanca do ar condicionado
50 Conjunto agulha regulagem de marcha lenta
51 Conjunto base do carburador
52 Parafuso de regulagem da aceleração
53 Conjunto batente e anel elástico
54 Conjunto de alavancas do 1º corpo
55 Mola de torção
56 Suporte
57 Mola de torção
58 Arruela
59 Conjunto válvula solenóide da marcha lenta
60 Jogo filtros de aeração da cuba
FILTRO DE AR
REGULAGEM MARCHA-LENTA/ÍNDICE DE CO
Antes de inciar a
operação deverá ser verificado o seguinte.
1- Que não há vazamento na tubulação de descarga.
A entrada adicional
de oxigênio mascara o valor
indicado no display do equipamento.
2- O afogador deverá
estar desacionado bem como o
sistema de ar condicionado e aquecimento interno
do habitáculo.
3- O motor deverá
estar na temperatura normal de
funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o
veículo até que o eletroventilador entre em
funcionamento por pelo menos duas vezes.
4- O motor deverá
estar como o avanço inicial de
ignição, velas e demais componentes conforme as
especificações.
5- Não deverá haver
indícios que queima de óleo
(fumaça na descarga).
Após feitas estas
verificações proceder da seguinte maneira:
- Colocar o analisador
de CO em condições de
trabalho conforme instruções dos BAV's específicos
de apresentação dos equipamentos e instalar a
sonda na saída do escapamento.
Para os veículos com
com CONVERSOR CATALÍTICO, a
sonda deverá ser instalada no adaptador com "by pass",
construido conforme BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO
DO PRODUTO nº 20, que deverá estar
rosqueado no lugar do parafuso existente na tubulação
de descarga entre o motor e o conversor catalítico.
OBS.:
informações sobre
o Conversor Catalítico podem ser obtidas
no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO
nº 035.
- Regular a rotação
de marcha lenta de acordo com o
tipo de motor em análise, quando o motor do
eletroventilador estiver desligado, atuando no
parafuso de abertura da borboleta do carburador.
- Atuar no parafuso
da mistura, existente na base do
carburdor até que o índice de CO indicado pelo
analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.
ESTE ÍNDICE SOMENTE
PODERÁ SER LIDO/REGISTRADO
QUANDO O ELETROVENTILADOR ESTIVER
DESLIGADO POIS O FUNCIONAMENTO DELE PROVOCA
UM DESCONTROLE NO ÍNDICE DE CO.
- Ao se atuar no parafuso
de mistura para corrigir o
índice de CO poderá haver uma modificação na
rotação da marcha lenta. Se isto ocorrer atue
novamente no parafuso de abertura da borboleta
do carburador para correção da rotação e depois
atue no parafuso de correção do índice de CO.
Estas operações deverão
ser efetuadas até que se
tenha a rotação de marcha lenta e o índice de CO
dentro dos limites especificados.
- Após a regulagem
da marcha lenta e correção do
índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o
lacre nº 4387683 (cor azul).
- Nos veículos com
ar condicionado, ligar o sistema
e verificar se há uma variação na rotação. Caso isso
ocorra, atuar no parafuso de correção da rotação
de marcha lenta da cápsula, até que não haja
variação dos valores de rotação com o sistema
ligado e desligado.
ATENÇÃO
Enunciamos a seguir
algumas operações que, se executadas,
provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR
CATALÍTICO.
- Desligar um cabo
de vela ou de bobina durante o
funcionamento do motor ou qualquer outro
procedimento que provocar uma queima incompleta
de combustível;
- Forçar o motor a
iniciar o funcionamento
empurrando ou rebocando o veículo com engate
simultâneo do câmbio(TRANCO).
- Desligar a chave
de ignição com o veículo
engrenado e em movimento.
DADOS NECESSÁRIOS PARA REGULAGEM DO
MOTOR
a)Motor 1600cc - gasolina
- Avanço inicial (APMS)....................10°
- Rotação de marcha lenta...............850 +/- 50 rpm
- Velas de ignição.........BPR5ES(NGK)-WR7DC (BOSCH)
- Abertura dos eletrodos das velas...0,7 - 0,8 mm
b) Motor 1600cc - álcool
-Avanço inicial (AMPS)....................10°
-Rotação de marcha lenta...............850 +/- 50 rpm
-Velas de ignição.........BPR7ES(NGK)-WR6DC(BOSCH)
-Abertura dos eletrodos das velas...0,7 - 0,8 mm
FILTRO DE AR THERMAC
Cápsula de comando
de abertura do 2º corpo e cápsula
do desafogador automático.
PROCEDIMENTO
Estas cápsulas funcionam
EXCLUSIVAMENTE através de
vácuo, logo, não devem permitir a entrada de ar no
seu interior. Para testá-las, instale a bomba de vácuo
manual na extremidade do tubo de ligação das mesmas
ao carburador. Criar vácuo e ler o valor indicado
no vacuômetro da bomba. O ponteiro do vacuômetro
da bomba deverá indicar um valor fixo, diferente
de "zero". Se o mesmo for caindo para zero, significa
que há entrada de ar na cápsula, portanto, a
mesma deverá ser substituída.
ATENÇÃO
Para a verificação
do funcionamento da cápsula de comando
de abertura do 2º corpo, o carburador deverá
estar acelerado ao máximo.
Vedação da válvula agulha da bóia do carburador.
PROCEDIMENTO
A- Posicionar a tampa
do carburador horizontalmente
(bóia para cima);
B- instale a bomba
de vácuo no tubo de entrada de
combustível, utilizando os componentes do kit que
forem necessários;
OBS.: para execução
do teste de vedação da válvula
da bóia em modelos a gasolina, vedar o tubo
de retorno de combustível convenientemente.
C- Aplique uma depressão
de 400 mmHg e observe no
vacuômetro a variação do valor da depressão.
D- Se o valor cair
a zero em menos de 20 (vinte)
segundos, proceder da seguinte forma:
d1- remova o conjunto
"válvula da bóia" da tampa
do carburador;
d2- submeter a mesma
a uma limpeza com
gasolina ou querosene;
d3- montar o conjunto
"válvula da bóia" na tampa
do carburador;
d4- execute novamente
o teste indicado nos ítens
"C" e "D";
d5- persistindo a
queda do valor em menos de
20 (vinte) segundos, substituir o conjunto
"válvula da bóia";
ATENÇÃO
1- Ao efetuar testes
em componentes que funcionam
em contato com líquidos (tubulações de
combustível, bomba de combustível, etc.) certificar-
se que não exista líquido no interior do
componente pois caso a bomba sugue líquido para
seu interior, a mesma se DANIFICARÁ.
2- Instruções específicas
sobre a utilização da bomba
de vácuo manual poderão ser encontradas a parte
(em outro subgrupo).
TUBO CONVERGEDOR DE AR QUENTE
FILTRO DE AR
ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO
DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS
MOTORES.
Modelos: Uno c/ motores a gasolina
A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)
A adequação consiste
em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação,
equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.
- Tempo M.O.- 1029990
B- Motores 1500cc SEVEL
A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos
da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha
da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta
da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba
totalmente descoberta.
B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.
- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.
IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.
- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908
D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:
A adequação consiste
em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao
duplo corpo.
ATENÇÃO
Existem 2 situações:
D.1- Veículos com
bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:
- obstruir com o tampão
(4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel
amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides
existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos
mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta
calibrada) juntamente
com o anel o' ring.
Obtruir com o tampão
(4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.
OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível
ao tanque será feito a partir do reservatório de
eliminação de vapor.
2- No tubo oposto
ao de entrada de combustível no carburador monocorpo,
deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.
D.2- Veículo com
bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o
furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta
(gicleur sem a ponta
calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar
em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de
combustível ao tanque;
Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.
Solicitar as peças
relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba
ao canister.