SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
SUPLEMENTAR DO CARBURADOR
VÁLVULA SUPLEMENTAR
A válvula suplementar
tem como objetivo, enriquecer a
mistura quando o motor funciona em fase de aquecimento.
Esta válvula entra em funcionamento quando
o motor é solicitado em plena carga (independente
da sua rotação), além de auxiliar o circuito
principal do carburador, quando o motor está em
fase de aquecimento. Este auxílio é feito através do
difusor primário do 1º corpo, com a temperatura ambiente
muito baixa.
Seu funcionamento é o seguinte:
O diagrama da válvula
suplementar está ligado a uma haste
que tem como finalidade abrir ou fechar uma válvula
a esfera (com bucha calibrada) localizada no
circuito de ligação entre a cuba e o poço emulsionador
do 1º corpo (fig. I).
Com a presença de
depressão no diafragma (motor pouco
solicitado) a válvula a esfera mantem-se fechada.
Quando o motor é mais exigido (queda de depressão)
o sistema abre a válvula e a esfera, enriquecendo
a mistura (fig. II).
TERMOVÁLVULA (Até modelos 1985)
A função da temoválvula
é controlar a passagem de depressão
para a válvula de alimentação suplementar no
carburador. Ela está localizada na base do carburador
e é aquecida através do contato com o líquido
de arrefecimento do motor. Quando é dada a
partida no motor frio, a termoválvula fecha a passagem
do vácuo para a válvula de alimentação suplementar,
como se o motor fosse acelerado ao fundo.
Desta forma, se o motor for acelerado de modo que
o circuito do 1º corpo entre em funcionamento, a mistura
estará enriquecida (conforme fig. II), mesmo que
a borboleta do segundo corpo não esteja aberta.
Isto ocorre até que
o líquido de arrefecimento do motor
atinja a temperatura de 55° ± 4°C. A partir daí, a válvula
suplementar funciona normalmente. A termoválvula
só interfirirá novamente no funcionamento
da válvula de alimentação suplementar,
quando a termperatura do líquido de arrefecimento
do motor for inferior a 15° ± 4°C.
OBSERVAÇÃO:
1- Atentar para o
correto posicionamento dos tubos de
ligação da termoválvula, conforme fig. III.
2- Nos veículos MY-86;
foi eliminada a termoválvula,
passando a válvula de alimentação suplementar do
carburador, a funcionar automaticamente. Como
consequência, foi substituída a válvula de 4 vias
por outra de 3 vias.
3- A válvula de alimentação
suplementar é
encontrada nos carburadores duplo corpo (exceto
carburadores dos motores 1500 E201) e no
carburador BROSOL, monocorpo, a álcool.
FILTRO DE AR
ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO
DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS
MOTORES.
Modelos: Uno c/ motores a gasolina
A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)
A adequação consiste
em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação,
equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.
- Tempo M.O.- 1029990
B- Motores 1500cc SEVEL
A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos
da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha
da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta
da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba
totalmente descoberta.
B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.
- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.
IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.
- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908
D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:
A adequação consiste
em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao
duplo corpo.
ATENÇÃO
Existem 2 situações:
D.1- Veículos com
bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:
- obstruir com o tampão
(4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel
amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides
existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos
mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta
calibrada) juntamente
com o anel o' ring.
Obtruir com o tampão
(4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.
OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível
ao tanque será feito a partir do reservatório de
eliminação de vapor.
2- No tubo oposto
ao de entrada de combustível no carburador monocorpo,
deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.
D.2- Veículo com
bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o
furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta
(gicleur sem a ponta
calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar
em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de
combustível ao tanque;
Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.
Solicitar as peças
relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba
ao canister.