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SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO SUPLEMENTAR DO CARBURADOR

VÁLVULA SUPLEMENTAR

A válvula suplementar tem como objetivo, enriquecer a mistura quando o motor funciona em fase de aquecimento. Esta válvula entra em funcionamento quando o motor é solicitado em plena carga (independente da sua rotação), além de auxiliar o circuito principal do carburador, quando o motor está em fase de aquecimento. Este auxílio é feito através do difusor primário do 1º corpo, com a temperatura ambiente muito baixa.
Seu funcionamento é o seguinte:
O diagrama da válvula suplementar está ligado a uma haste que tem como finalidade abrir ou fechar uma válvula a esfera (com bucha calibrada) localizada no circuito de ligação entre a cuba e o poço emulsionador do 1º corpo (fig. I).
Com a presença de depressão no diafragma (motor pouco solicitado) a válvula a esfera mantem-se fechada. Quando o motor é mais exigido (queda de depressão) o sistema abre a válvula e a esfera, enriquecendo a mistura (fig. II).

TERMOVÁLVULA (Até modelos 1985)

A função da temoválvula é controlar a passagem de depressão para a válvula de alimentação suplementar no carburador. Ela está localizada na base do carburador e é aquecida através do contato com o líquido de arrefecimento do motor. Quando é dada a partida no motor frio, a termoválvula fecha a passagem do vácuo para a válvula de alimentação suplementar, como se o motor fosse acelerado ao fundo. Desta forma, se o motor for acelerado de modo que o circuito do 1º corpo entre em funcionamento, a mistura estará enriquecida (conforme fig. II), mesmo que a borboleta do segundo corpo não esteja aberta.
Isto ocorre até que o líquido de arrefecimento do motor atinja a temperatura de 55° ± 4°C. A partir daí, a válvula suplementar funciona normalmente. A termoválvula só interfirirá novamente no funcionamento da válvula de alimentação suplementar, quando a termperatura do líquido de arrefecimento do motor for inferior a 15° ± 4°C.

OBSERVAÇÃO:
1- Atentar para o correto posicionamento dos tubos de ligação da termoválvula, conforme fig. III.
2- Nos veículos MY-86; foi eliminada a termoválvula, passando a válvula de alimentação suplementar do carburador, a funcionar automaticamente. Como consequência, foi substituída a válvula de 4 vias por outra de 3 vias.
3- A válvula de alimentação suplementar é encontrada nos carburadores duplo corpo (exceto carburadores dos motores 1500 E201) e no carburador BROSOL, monocorpo, a álcool.


FILTRO DE AR
ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS MOTORES.

Modelos: Uno c/ motores a gasolina

A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)

A adequação consiste em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação, equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.

- Tempo M.O.- 1029990

B- Motores 1500cc SEVEL

A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba totalmente descoberta.

B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.

- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.



IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.

- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908

D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:

A adequação consiste em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao duplo corpo.

ATENÇÃO
Existem 2 situações:

D.1- Veículos com bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:

- obstruir com o tampão (4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada) juntamente com o anel o' ring.

Obtruir com o tampão (4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.

OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível ao tanque será feito a partir do reservatório de eliminação de vapor.

2- No tubo oposto ao de entrada de combustível no carburador monocorpo, deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.

D.2- Veículo com bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de combustível ao tanque;

Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.

Solicitar as peças relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba ao canister.