RUMOROSIDADE DA BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL
SISTEMA ANTIEVAPORATIVO-TUBULAÇÕES
BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL
FIG.1
Responsável
pelo envio de combustível do tanque para
o tubo distribuidor de combustível.
LOCALIZAÇÃO:
Parte inferior traseira do veículo.
FIG.2
Desligar
o cabo negativo da bateria.Soltar as fixações da
chapa de proteção da bomba de combustível.
Chave canhão de 10 mm.
FIG.3
-Com
chave estriada 10 mm afrouxe o parafuso da
abraçadeira de fixação, o suficiente para soltar a
bomba, deixando a abraçadeira no local.
-Solte os conectores elétricos.
FIG.4
-Desfazer
as conexões de entrada e saída de
combustível, e retire a bomba do suporte.
Na remontagem, utilizar
as abraçadeiras Oetiker, nas tubulações
de combustível.
VÁLVULA COM FLUTUADOR
TESTE DA VAZÃO DE COMBUSTÍVEL
-Soltar a mangueira
de retorno de combustível no
regulador
-Fixar uma mangueira
de teste e introduzir um
recipiente para 2 litros (setas).
- Ligar um interruptor
entre o borne 87B do relé e
positivo da bateria.
- Ao acionar o interruptor
a bomba de combustível
deve funcionar.
Vazão bomba: mínimo 700cm3 em 30 segundos.
Se o valor estiver
abaixo do mínimo, verificar os seguintes
pontos:
- Filtro de combustível muito sujo, substituir.
- Tubulação de combustível entupida, substituir.
- Tensão na bomba
de combustível, com motor
funcionando, min. 12V.
Em caso contrário,
limpar contatos, eliminar má conexão
à massa, substituir cabos.
- Se o rendimento
da bomba de combustível for muito
baixo, substituir a bomba elétrica de combustível.
Antes de soltar as
mangueiras, limpar os pontos de conexão
para evitar sujeira na tubulação de combustível.
- No caso de bomba
de combustível muito barulhenta
(bolhas de vapor):
tubulação de aspiração
estrangulada ou dobrada: substituir;
tela no tanque entupida: limpar;
eliminador de bolhas entupido: substituir;
corrosão no tanque: limpar ou substituir.
- Regulador de pressão defeituoso, testar.
REMOÇÃO DO BOCAL DE INTRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL
TESTE DA PRESSÃO DE
COMBUSTÍVEL COM MOTOR DESLIGADO.
FIG.1
-Retirar o fusível
da bomba (seta), e deixar o mesmo
funcionar até a sua parada.
-Desligar a ignição e recolocar o fusível.
FIG.2
-Soltar a mangueira
na entrada do distribuidor de
combustível (seta).
FIG.3
-Ligar o manômetro
AP-61500 na tubulação
desconectada.
-Conectar o interruptor
para acionamento da bomba,
e acionar o mesmo.
A pressão indicada
no manômetro, deverá estar entre 2,8
a 3,2 bar.
FIG.4
Caso
o valor lido divergir do nominal, proceder conforme
abaixo:
-VALOR ABAIXO DO NOMINAL
Estrangular lentamente
a mangueira de retorno de combustível
(seta). Não deixar a pressão passar de 5 bar.
-Se a pressão estiver
acima dos 4,5 bar, substituir o
regulador de pressão.
-PRESSÃO NÃO SOBE O SUFICIENTE:
-Filtro combustível muito sujo/substituir.
-Tubulação de combustível entupida/substituir.
-Em caso afirmativo,
tubulação de retorno entupida ou
estrangulada/substituir.
-Em caso negativo/substituir o regulador.
-VALOR ACIMA DO NOMINAL
Soltar a mangueira
no retorno no regulador, introduzir um
recipiente (2L), e verificar se o valor está dentro da tolerância.
TESTE DA PRESSÃO DO
COMBUSTÍVEL COM O MOTOR
FUNCIONANDO
-Conectar o relé no
soquete e deixar o motor
funcionando em marcha lenta.
O valor da pressão
encontrado, é 0.5 bar abaixo do valor
obtido com o motor parado.
FILTRO DE COMBUSTÍVEL
REGULADOR DE PRESSÃO
O regulador de pressão
no final do tubo distribuidor, mantém
a diferença de pressão entre a pressão do combustível
e a pressão do coletor de admissão,
sempre constante.
O excesso de combustível, flui sem pressão
para o tanque.
SUBSTITUIÇÃO:
-Solte as fixações A e B.
-Solte a mangueira
de retorno (C), vácuo (D) e puxe o
regulador, soltando-o do distribuidor.
-Na remontagem lubrifique
o anel O´-ring, com um
pouco de óleo, para melhor assentamento no
distribuidor de combustível.
Elementos que constituem
o conjunto da eletrobomba de
combustível
1.Eletrobomba de combustível;
2.Chapa de fixação;
3.Conector do transmissor
para o indicador do nível de
combustível;
4.Tubulação de envio;
5.Tubulação de retorno;
6.conector da eletrobomba de combustível;
7.Pré-filtro reticulado.
NOTA: Existe na central
eletrônica uma função de
segurança que, mesmo com a chave da ignição
na posição MAR, desliga a eletrobomba de
combustível se acontecer uma das seguintes
situações:
- o motor não parte
após um certo tempo que a
chave foi colocada na posição MAR;
- a rotação do motor
desce abaixo do valor de
limite mínimo;
- o motor para.
REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO
DO CONJUNTO DA ELETROBOMBA
E COMANDO DO INDICADOR DE NÍVEL DO
COMBUSTÍVEL.
O
conjunto está localizado no reservatório; para extraí-lo
é necessário:
1-Abrir a tampa do
porta-malas, remover a chapeleira
e rebater o banco traseiro; a seguir, remover os
botões de fixação e afastar o revestimento sob o banco.
2-Soltar
os parafusos de fixação e remover o
anteparo de poeira .
3-4-Desligar
as conexões elétricas relativas ao
indicador de nível do combustível (1) e à
eletrobomba (2).
Separar as tubulações
de distribuição (3) e de retorno (4)
do combustível. Soltar os parafusos de fixação e
remover o conjunto.
NOTA:
Durante a montagem
não é possível inverter as conexões
elétricas e as tubulações de combustível pois
os respectivos terminais são de diâmetro diferentes.