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RUMOROSIDADE DA BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL




SISTEMA ANTIEVAPORATIVO-TUBULAÇÕES

BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL

FIG.1
Responsável pelo envio de combustível do tanque para o tubo distribuidor de combustível.

LOCALIZAÇÃO:
Parte inferior traseira do veículo.

FIG.2
Desligar o cabo negativo da bateria.Soltar as fixações da chapa de proteção da bomba de combustível.
Chave canhão de 10 mm.

FIG.3
-Com chave estriada 10 mm afrouxe o parafuso da abraçadeira de fixação, o suficiente para soltar a bomba, deixando a abraçadeira no local.
-Solte os conectores elétricos.

FIG.4
-Desfazer as conexões de entrada e saída de combustível, e retire a bomba do suporte.

Na remontagem, utilizar as abraçadeiras Oetiker, nas tubulações de combustível.


VÁLVULA COM FLUTUADOR

TESTE DA VAZÃO DE COMBUSTÍVEL

-Soltar a mangueira de retorno de combustível no regulador
-Fixar uma mangueira de teste e introduzir um recipiente para 2 litros (setas).

- Ligar um interruptor entre o borne 87B do relé e positivo da bateria.
- Ao acionar o interruptor a bomba de combustível deve funcionar.
Vazão bomba: mínimo 700cm3 em 30 segundos.
Se o valor estiver abaixo do mínimo, verificar os seguintes pontos:
- Filtro de combustível muito sujo, substituir.
- Tubulação de combustível entupida, substituir.
- Tensão na bomba de combustível, com motor funcionando, min. 12V.

Em caso contrário, limpar contatos, eliminar má conexão à massa, substituir cabos.
- Se o rendimento da bomba de combustível for muito baixo, substituir a bomba elétrica de combustível.
Antes de soltar as mangueiras, limpar os pontos de conexão para evitar sujeira na tubulação de combustível.
- No caso de bomba de combustível muito barulhenta (bolhas de vapor):
tubulação de aspiração estrangulada ou dobrada: substituir;
tela no tanque entupida: limpar;
eliminador de bolhas entupido: substituir;
corrosão no tanque: limpar ou substituir.

- Regulador de pressão defeituoso, testar.


REMOÇÃO DO BOCAL DE INTRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL

TESTE DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL COM MOTOR DESLIGADO.

FIG.1
-Retirar o fusível da bomba (seta), e deixar o mesmo funcionar até a sua parada.
-Desligar a ignição e recolocar o fusível.

FIG.2
-Soltar a mangueira na entrada do distribuidor de combustível (seta).

FIG.3
-Ligar o manômetro AP-61500 na tubulação desconectada.
-Conectar o interruptor para acionamento da bomba, e acionar o mesmo.
A pressão indicada no manômetro, deverá estar entre 2,8 a 3,2 bar.

FIG.4
Caso o valor lido divergir do nominal, proceder conforme abaixo:

-VALOR ABAIXO DO NOMINAL
Estrangular lentamente a mangueira de retorno de combustível (seta). Não deixar a pressão passar de 5 bar.
-Se a pressão estiver acima dos 4,5 bar, substituir o regulador de pressão.

-PRESSÃO NÃO SOBE O SUFICIENTE:
-Filtro combustível muito sujo/substituir.
-Tubulação de combustível entupida/substituir.
-Em caso afirmativo, tubulação de retorno entupida ou estrangulada/substituir.
-Em caso negativo/substituir o regulador.

-VALOR ACIMA DO NOMINAL
Soltar a mangueira no retorno no regulador, introduzir um recipiente (2L), e verificar se o valor está dentro da tolerância.

TESTE DA PRESSÃO DO COMBUSTÍVEL COM O MOTOR FUNCIONANDO

-Conectar o relé no soquete e deixar o motor funcionando em marcha lenta.
O valor da pressão encontrado, é 0.5 bar abaixo do valor obtido com o motor parado.


FILTRO DE COMBUSTÍVEL

REGULADOR DE PRESSÃO

O regulador de pressão no final do tubo distribuidor, mantém a diferença de pressão entre a pressão do combustível e a pressão do coletor de admissão,
sempre constante. O excesso de combustível, flui sem pressão para o tanque.

SUBSTITUIÇÃO:

-Solte as fixações A e B.
-Solte a mangueira de retorno (C), vácuo (D) e puxe o regulador, soltando-o do distribuidor.
-Na remontagem lubrifique o anel O´-ring, com um pouco de óleo, para melhor assentamento no distribuidor de combustível.




Elementos que constituem o conjunto da eletrobomba de combustível
1.Eletrobomba de combustível;
2.Chapa de fixação;
3.Conector do transmissor para o indicador do nível de combustível;
4.Tubulação de envio;
5.Tubulação de retorno;
6.conector da eletrobomba de combustível;
7.Pré-filtro reticulado.

NOTA: Existe na central eletrônica uma função de segurança que, mesmo com a chave da ignição na posição MAR, desliga a eletrobomba de combustível se acontecer uma das seguintes situações:
- o motor não parte após um certo tempo que a chave foi colocada na posição MAR;
- a rotação do motor desce abaixo do valor de limite mínimo;
- o motor para.


REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO DO CONJUNTO DA ELETROBOMBA E COMANDO DO INDICADOR DE NÍVEL DO COMBUSTÍVEL.

O conjunto está localizado no reservatório; para extraí-lo é necessário:


1-Abrir a tampa do porta-malas, remover a chapeleira e rebater o banco traseiro; a seguir, remover os botões de fixação e afastar o revestimento sob o banco.
2-Soltar os parafusos de fixação e remover o anteparo de poeira .
3-4-Desligar as conexões elétricas relativas ao indicador de nível do combustível (1) e à eletrobomba (2).
Separar as tubulações de distribuição (3) e de retorno (4) do combustível. Soltar os parafusos de fixação e
remover o conjunto.

NOTA:
Durante a montagem não é possível inverter as conexões elétricas e as tubulações de combustível pois os respectivos terminais são de diâmetro diferentes.