Pastilhas de regulagem - todos os modelos
PASTILHAS DE REGULAGEM
Regulagem das válvulas
Entre a superfície
de contato das pastilhas de regulagem
e os cames da árvore de comando das válvulas
deve haver o mínimo de atrito possível. A mesma
não deve apresentar deformações. As superfícies
dos tuchos não devem estar excessivamente
ovaladas ou arranhadas. As
peças com especificações não correspondentes às da
figura ao lado devem ser substituídas.A folga de montagem
entre os tuchos e as respectivas sedes no cabeçote
deve ser de 0,005 a 0,050 mm.
1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilhas de regulagem
3-Tucho.
Verificação e regulagem
da folga entre as pastilhas de
regulagem e cames da árvore de comando das válvulas.
A regulagem da folga
entre a árvore de comando das válvulas
e as pastilhas de regulagem, não requer a desmontagem
da árvore; porém, deverá ser efetuada de
modo a não alterar o diagrama de distribuição. Uma
folga excessiva entre os cames e as pastilhas de regulagem,
provocará rumorosidade e se esta for nula,
as válvulas permanecerão ligeiramente abertas, com
consequência à sua vida e a de sua sede. A regulagem
das válvulas é feita pela substituição das pastilhas.
Devido a própria disposição
das válvulas no cabeçote, a
regulagem deve ser feitas sempre de duas em duas. Ao
iniciar a operação, fazer com que um dos cortes do
tucho fique voltado para o operador.
Colocar uma das válvulas
em abertura máxima, girando
a árvore de comando para que o came pressione
o conjunto pastilha-tucho,(came 4 da figura
ao lado). Pressionar
o conjunto pastilha-tucho da válvula
ao lado(came 3 da figura da tela anterior) com a
ferramenta A.60443, permitindo a aplicação da
ferramenta A.60480
de blocagem dos tuchos, nos motores
0994cc/1050cc/1300cc/1500cc E201. Nos motores
1500cc-SEVEL/1600cc-SEVEL, a blocagem dos tuchos
deverá ser feita com a ferramenta A.60421.
Fig.1
Esquema para aplicação
e posicionamento da ferramenta
A.60443.
1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilhas de regulagem
3-Tuchos
Fig.2
Retenção do tucho
para extração das pastilhas de regulagem
(motores 0994cc/1050cc/1300cc/1500cc E201).
NOTA:
A ferramenta A.60480
pode ser aplicada somente nas válvulas
de admissão.
1-Árvore de comando de válvulas.
Introdução da ferramenta
A.60421 de retenção dos tuchos
(motores 1500cc-SEVEL/1600cc-SEVEL).
Fig.3
NOTA:A ferramenta
A.60421 deve ser aplicada entre os
tuchos de admissão e descarga de um cilindro.
Fig.1
1-Pastilha de regulagem
2-Cortes no tucho para desmontagem da pastilha
3-Tucho
Fig.2
Retirar a ferramenta
A.60443 e dispor a árvore de comando,
de maneira tal, que fiquem livres as duas pastilhas
em substituição. Extrair as pastilhas de
regulagem com a ferramenta
A.87001, auxiliando a operação
com a ferramenta A.60495.É aconselhável confrontar,
mediante micrômetro, se o valor real
corresponde ao indicado.
1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilha de regulagem
O valor da espessura
das pastilhas está estampado sobre
uma de suas superfícies, que durante a montagem,
deverá estar voltada para o tucho.
NOTA:
Substituir as pastilhas
quando estas apresentarem sinais
de enrugamento, arranhões, ou se houver desgaste
excessivo no came da válvula de comando
de válvulas.
Para regular apenas
uma válvula (exemplo 3 da figura
ao lado, de modo a posicioná-la em abertura máxima.
Introduzir a ferramenta
A.60443, entre a pastilha e o came
da válvula a ser regulada, incluindo a substituição
da pastilha com a ferramenta A.60480,
A.87001 e A.60495.