Imprimir
Pastilhas de regulagem - todos os modelos

PASTILHAS DE REGULAGEM

Regulagem das válvulas

Entre a superfície de contato das pastilhas de regulagem e os cames da árvore de comando das válvulas deve haver o mínimo de atrito possível. A mesma não deve apresentar deformações. As superfícies dos tuchos não devem estar excessivamente ovaladas ou arranhadas. As peças com especificações não correspondentes às da figura ao lado devem ser substituídas.A folga de montagem entre os tuchos e as respectivas sedes no cabeçote deve ser de 0,005 a 0,050 mm.

1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilhas de regulagem
3-Tucho.


Verificação e regulagem da folga entre as pastilhas de regulagem e cames da árvore de comando das válvulas.

A regulagem da folga entre a árvore de comando das válvulas e as pastilhas de regulagem, não requer a desmontagem da árvore; porém, deverá ser efetuada de modo a não alterar o diagrama de distribuição. Uma folga excessiva entre os cames e as pastilhas de regulagem, provocará rumorosidade e se esta for nula, as válvulas permanecerão ligeiramente abertas, com consequência à sua vida e a de sua sede. A regulagem das válvulas é feita pela substituição das pastilhas.
Devido a própria disposição das válvulas no cabeçote, a regulagem deve ser feitas sempre de duas em duas. Ao iniciar a operação, fazer com que um dos cortes do tucho fique voltado para o operador.
Colocar uma das válvulas em abertura máxima, girando a árvore de comando para que o came pressione o conjunto pastilha-tucho,(came 4 da figura
ao lado). Pressionar o conjunto pastilha-tucho da válvula ao lado(came 3 da figura da tela anterior) com a ferramenta A.60443, permitindo a aplicação da
ferramenta A.60480 de blocagem dos tuchos, nos motores 0994cc/1050cc/1300cc/1500cc E201. Nos motores 1500cc-SEVEL/1600cc-SEVEL, a blocagem dos tuchos deverá ser feita com a ferramenta A.60421.


Fig.1
Esquema para aplicação e posicionamento da ferramenta A.60443.

1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilhas de regulagem
3-Tuchos

Fig.2
Retenção do tucho para extração das pastilhas de regulagem (motores 0994cc/1050cc/1300cc/1500cc E201).

NOTA:
A ferramenta A.60480 pode ser aplicada somente nas válvulas de admissão.

1-Árvore de comando de válvulas.
Introdução da ferramenta A.60421 de retenção dos tuchos (motores 1500cc-SEVEL/1600cc-SEVEL).

Fig.3
NOTA:A ferramenta A.60421 deve ser aplicada entre os tuchos de admissão e descarga de um cilindro.


Fig.1
1-Pastilha de regulagem
2-Cortes no tucho para desmontagem da pastilha
3-Tucho

Fig.2
Retirar a ferramenta A.60443 e dispor a árvore de comando, de maneira tal, que fiquem livres as duas pastilhas em substituição. Extrair as pastilhas de
regulagem com a ferramenta A.87001, auxiliando a operação com a ferramenta A.60495.É aconselhável confrontar, mediante micrômetro, se o valor real
corresponde ao indicado.

1-Árvore de comando das válvulas
2-Pastilha de regulagem
O valor da espessura das pastilhas está estampado sobre uma de suas superfícies, que durante a montagem, deverá estar voltada para o tucho.

NOTA:
Substituir as pastilhas quando estas apresentarem sinais de enrugamento, arranhões, ou se houver desgaste excessivo no came da válvula de comando
de válvulas.

Para regular apenas uma válvula (exemplo 3 da figura ao lado, de modo a posicioná-la em abertura máxima.

Introduzir a ferramenta A.60443, entre a pastilha e o came da válvula a ser regulada, incluindo a substituição da pastilha com a ferramenta A.60480,
A.87001 e A.60495.