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Correia Dentada Motor. 1.5 mpi - Rem./Rec.

REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO DA CORREIA DE COMANDO DA DISTRIBUIÇÃO.

Fig.1
Remoção

NOTA
É necessário proceder à substituição da correia dentada de comando da distribuição por uma nova durante as operações de assistência que comportem
a sua desmontagem.

Antes de proceder como descrito é necessário:
Posicionar o pistão do primeiro cilindro no P.M.S. e em fase de explosão. Para tanto, verificar que a marca B da polia (2) esteja em correspondência com
a marca A da proteção (1).

Fig.2
Remover o suporte (1) da válvula interceptadora de vapor de combustível e a tampa lateral (2) do cabeçote.

Fig.3
Verificar também se o rasgo existente na extremidade da árvore de comando das válvulas esteja orientada como ilustrado na figura, ou seja, com a parte mais estreita voltada para baixo; caso contrário, girar a árvore de manivelas em 360° posicionando a polia conforme descrito no item a).
Remover o revestimento do vão da roda dianteira direita de modo a permitir o acesso mais fácil à zona das correias de comando.

Fig.4
Desapertar a braçadeira (1) de fixação da tubulação de recuperação dos vapores de óleo ao tubo de ar (2).

Fig.5
Desapertar a braçadeira (1) de fixação do tubo de ar ao corpo borboleta e abrir as quatro presilhas de fixação da tampa (2) da caixa do filtro de ar, a seguir, remover o grupo completo da tampa-tubo de ar.


Fig.1
Desapertar os três parafusos de fixação da polia da bomba d'água (1).

NOTA: Antes de proceder à remoção-reinstalação da correia de comando da distribuição, é necessário remover a correia de comando dos órgãos auxiliares (ver: Correia de comando do alternador/bomba da direção hidráulica/bomba do líquido de arrefecimento).

Fig.2
Soltar as fixações do suporte do sensor de rotações e fase do respectivo chicote, a seguir removê-los.

Fig.3
Remover os três parafusos de fixação da polia da bomba d'água (1) e removê-la.


Fig.4
Soltar os parafusos de fixação ilustrados na figura e remover simultaneamente as duas proteções(superior e inferior) da correia de distribuição.

Fig.5
Desapertar a porca (1) de fixação do tensor da correia (2) para descarregar a tensão da correia de distribuição (3), a seguir, retirá-la das polias da árvore de comando das válvulas e da árvore dos órgãos auxiliares.


Fig.1
Levantar o veículo e remover a proteção(1) do volante do motor.

Fig.2
Posicionar o retentor de volante1867029000 como ilustrado na figura.

Fig.3
Soltar a porca (1) de fixação da polia da árvore de manivelas (2) e a seguir, remover a polia e a correia da distribuição (3).

Montagem-tensionamento da correia e colocação em fase de distribuição.

Fig.4
Posicionar a nova correia dentada (1) fixando-a na respectiva engrenagem, a seguir, montar a polia da árvore de manivelas (2) e apertar a porca de fixação com o torque prescrito.

Após o aperto, remover o retentor de volante 1867029000.


Fig.1
Posicionar a ferramenta 1860911000, fixando-a como ilustrada na figura ao furo do parafuso de fixação da proteção inferior.

Rodar a árvore de manivelas em sentido horário até que coincida o vão sucessivo à referência existente na polia (correspondente ao P.M.S. do 1º cilindro)
com o índice da ferramenta, a seguir, apertar o parafuso (1) de fixação.

Fig.2
Rodar a árvore de comando das válvulas até que coincida a sede existente na árvore com a saliência da ferramenta 18860913000 para colocação em fase
da árvore de comando das válvulas. Após o acoplamento (condição correspondente à fase de explosão do primeiro cilindro), fixar a ferramenta ao
cabeçote utilizando o pino de centralização (2) e os dois parafusos de fixação (1).

Fig.3
Utilizando a ferramenta 1860831000 para bloquear a polia (1) da árvore de comando das válvulas, desapertar o parafuso (2) de fixação da polia.

Fig.4
Montar as ferramentas A-60745 e A-60475/3, a seguir, posicionar o peso A-60745/4 sem a peça serrilhada à distância de 200 mm do " 0" da haste graduada e bloqueá-lo.

Aplicar a ferramenta montada no tensor de correia (2), como ilustrado na figura, a seguir, atuando na articulação, colocar em posição horizontal a haste e
bloquear o parafuso (1) de fixação da articulação. Apertar provisoriamente o parafuso de fixação da polia da árvore de comando das válvulas e remover a ferramenta para colocar em fase a árvore de comando das válvulas 1860913000 e a ferramenta para determinar o ponto morto 1860911000. Posicionar a correia fazendo-a completar dois giros na árvore de manivelas no sentido contrário ao de rotação normal e bloquear a porca do tensor da correia.

NOTA:
Durante esta última fase, a haste milimetrada pode afastar-se horizontalmente, neste caso, é necessário atuar novamente na articulação e repetir a operação.