Correia Dentada Motor. 1.5 mpi - Rem./Rec.
REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO
DA CORREIA DE COMANDO
DA DISTRIBUIÇÃO.
Fig.1
Remoção
NOTA
É necessário proceder
à substituição da correia dentada
de comando da distribuição por uma nova durante
as operações de assistência que comportem
a sua desmontagem.
Antes de proceder como descrito é necessário:
Posicionar o pistão
do primeiro cilindro no P.M.S. e em
fase de explosão. Para tanto, verificar que a marca
B da polia (2) esteja em correspondência com
a marca A da proteção (1).
Fig.2
Remover o suporte
(1) da válvula interceptadora de vapor
de combustível e a tampa lateral (2) do cabeçote.
Fig.3
Verificar também se
o rasgo existente na extremidade da
árvore de comando das válvulas esteja orientada como
ilustrado na figura, ou seja, com a parte mais estreita
voltada para baixo; caso contrário, girar a árvore
de manivelas em 360° posicionando a polia conforme
descrito no item a).
Remover o revestimento
do vão da roda dianteira direita
de modo a permitir o acesso mais fácil à zona das
correias de comando.
Fig.4
Desapertar a braçadeira
(1) de fixação da tubulação de
recuperação dos vapores de óleo ao tubo de ar (2).
Fig.5
Desapertar a braçadeira
(1) de fixação do tubo de ar ao
corpo borboleta e abrir as quatro presilhas de fixação
da tampa (2) da caixa do filtro de ar, a seguir, remover
o grupo completo da tampa-tubo de ar.
Fig.1
Desapertar os três
parafusos de fixação da polia da bomba
d'água (1).
NOTA: Antes de proceder
à remoção-reinstalação da
correia de comando da distribuição, é
necessário remover a correia de comando dos
órgãos auxiliares (ver: Correia de comando do
alternador/bomba da direção hidráulica/bomba
do líquido de arrefecimento).
Fig.2
Soltar as fixações
do suporte do sensor de rotações e fase do respectivo
chicote, a seguir removê-los.
Fig.3
Remover os três parafusos
de fixação da polia da bomba
d'água (1) e removê-la.
Fig.4
Soltar os parafusos
de fixação ilustrados na figura e remover
simultaneamente as duas proteções(superior e
inferior) da correia de distribuição.
Fig.5
Desapertar a porca
(1) de fixação do tensor da correia (2)
para descarregar a tensão da correia de distribuição
(3), a seguir, retirá-la das polias da árvore de
comando das válvulas e da árvore dos órgãos auxiliares.
Fig.1
Levantar o veículo
e remover a proteção(1) do volante
do motor.
Fig.2
Posicionar o retentor
de volante1867029000 como ilustrado
na figura.
Fig.3
Soltar a porca (1)
de fixação da polia da árvore de manivelas
(2) e a seguir, remover a polia e a correia da
distribuição (3).
Montagem-tensionamento
da correia e colocação em fase
de distribuição.
Fig.4
Posicionar a nova
correia dentada (1) fixando-a na respectiva
engrenagem, a seguir, montar a polia da árvore
de manivelas (2) e apertar a porca de fixação com
o torque prescrito.
Após o aperto, remover
o retentor de volante 1867029000.
Fig.1
Posicionar a ferramenta
1860911000, fixando-a como ilustrada
na figura ao furo do parafuso de fixação da proteção
inferior.
Rodar a árvore de
manivelas em sentido horário até que
coincida o vão sucessivo à referência existente na
polia (correspondente ao P.M.S. do 1º cilindro)
com o índice da ferramenta,
a seguir, apertar o parafuso
(1) de fixação.
Fig.2
Rodar a árvore de
comando das válvulas até que coincida
a sede existente na árvore com a saliência da
ferramenta 18860913000 para colocação em fase
da árvore de comando
das válvulas. Após o acoplamento
(condição correspondente à fase de explosão
do primeiro cilindro), fixar a ferramenta ao
cabeçote utilizando
o pino de centralização (2) e os dois
parafusos de fixação (1).
Fig.3
Utilizando a ferramenta
1860831000 para bloquear a polia
(1) da árvore de comando das válvulas, desapertar
o parafuso (2) de fixação da polia.
Fig.4
Montar as ferramentas
A-60745 e A-60475/3, a seguir, posicionar
o peso A-60745/4 sem a peça serrilhada à distância
de 200 mm do " 0" da haste graduada e bloqueá-lo.
Aplicar a ferramenta
montada no tensor de correia (2), como
ilustrado na figura, a seguir, atuando na articulação,
colocar em posição horizontal a haste e
bloquear o parafuso
(1) de fixação da articulação. Apertar
provisoriamente o parafuso de fixação da polia
da árvore de comando das válvulas e remover a
ferramenta para colocar em fase a árvore de comando
das válvulas 1860913000 e a ferramenta para
determinar o ponto morto 1860911000. Posicionar
a correia fazendo-a completar dois giros na
árvore de manivelas no sentido contrário ao de rotação
normal e bloquear a porca do tensor da correia.
NOTA:
Durante esta última
fase, a haste milimetrada pode afastar-se
horizontalmente, neste caso, é necessário atuar
novamente na articulação e repetir a operação.