Correia Dentada 1.5 Sevel/1.6 Sevel - Rem./Rec.
PONTO DE DISTRIBUIÇÃO
MECÂNICA
Para se obter o ponto
da distribuição mecânica, observar
as seguintes instruções:
a- orientar a polia
da árvore de manivelas (9)
de modo que a marca de referência, gravada na
polia, fique deslocada +/- 90° (1/4 de volta) em
relação ao índice 0°(zero grau), fixado no bloco
do motor, a fim de evitar um eventual encosto dos
pistões nas válvulas.
b- Girar a polia da
árvore de comando de válvulas (1)
posicionando a marca de referência contida na
face posterior, em direção ao ressalto existente no
protetor interno
da polia. Nos motores 1600cc
SEVEL, a referência encontra-se na "janela"
existente no suporte da tampa de proteção da
correia dentada.
c- Deslocar (pelo
caminho mais curto) a polia (9) até
que a marca fique alinhada com o índice de 0°
(zero grau), fixado no motor.
Nos motores 1600cc SEVEL, esta marca de 0° (zero
grau) encontra-se na tampa de proteção da correia
dentada.
d- Desapertar a porca
(3) de fixação do tensor da
correia dentada.
Girar o tensor (5) no sentido anti-horário, de
maneira que ele não interfira na montagem da
correia dentada.
e- Instalar a correia
dentada (4) de baixo para cima,
consecutivamente nas polias dentadas da árvore de
manivelas (7), árvore auxiliar (6), tensor (5), e por
último na polia dentada da árvore de comando
de válvulas (1), observando um perfeito
posicionamento em todos os dentes. Para não
comprometer a estrutura das fibras da correia,
durante a substituição, evitar dobras em ângulos
vivos. Nunca utilizar lubrificantes ou solventes na
correia dentada por qualquer motivo. Caso esteja
encharcada com óleo ou graxa ou estiver com
algum solvente, substituir a correia.
f- Girar o tensor
no sentido horário e instalar a
ferramenta específica para tensionamento no
mesmo.
g- Verificar o alinhamento
das referências dos ítens
"b e c".
h- Para o perfeito
posicionamento da correia nas
polias, girar o motor por 2 ou 3 voltas em sentido
de rotação, até que a marca da polia coincida com
a marca de 0°(zero grau) do motor.
NOTA
Se após os giros finais
a marca de polia ultrapassar a
marca de 0°,continuar girando até que elas coincidam.
NUNCA fazer giro de retorno para fazer
as marcas coincidirem.
i- Logo após fixar
o tensor aplicando nas porcas o
torque especificado.
OBS.:
1- Substituir a correia
dentada quando esta for
removida ou não apresentar a tensão adequada.
2- Nos motores 1600cc
SEVEL, as referências para
impostação do alinhamento entre a árvore de
manivelas e o eixo comando de válvulas se
encontram na tampa de proteção da correia
dentada.
Portanto, a mesma deverá estar instalada no motor
para que seja efetuado o fasamento do motor.
A figura ao lado mostra
as referências existentes na
polia dentada do eixo comando de válvulas e no suporte
da tampa de proteção da correia dentada.
A figura ao lado mostra
a marca na polia da árvore de manivelas
e a referência existente na tampa de proteção
da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).
A figura 1 mostra
as referências existentes na polia dentada
do eixo comando de válvulas e no suporte da
tampa de proteção da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).
A figura 2 mostra
a marca na polia da árvore de manivelas
e a referência existente na tampa de proteção
da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).
SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA
DENTADA
NO VEÍCULO
a- Retirar a correia do alternador/bomba d'água.
b- Retirar a tampa da distribuição.
c- Verificar a exatidão
do ponto da distribuição, (nos motores 1600cc-SEVEL, o eixo
comando de válvulas e a árvore de manivelas deverão ser posicionados antes
da retirada da tampa
da distribuição encontram-se na mesma).
d- Verificar o estado das engrenagens e substituí-las se necessário.
e- Instalar a correia dentada, conforme ilustrações enunciadas a partir do ítem "d".
f- Recolocar a tampa da distribuição e a correia do alternador/bomba d'água.
g- Acertar o avanço inicial de ignição.
NA BANCADA
Para substituição
da correia dentada na bancada, ater-se às instruções relativas ao motor
do veículo.