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Correia Dentada 1.5 Sevel/1.6 Sevel - Rem./Rec.




PONTO DE DISTRIBUIÇÃO MECÂNICA

Para se obter o ponto da distribuição mecânica, observar as seguintes instruções:

a- orientar a polia da árvore de manivelas (9) de modo que a marca de referência, gravada na polia, fique deslocada +/- 90° (1/4 de volta) em relação ao índice 0°(zero grau), fixado no bloco do motor, a fim de evitar um eventual encosto dos pistões nas válvulas.
b- Girar a polia da árvore de comando de válvulas (1) posicionando a marca de referência contida na face posterior, em direção ao ressalto existente no
protetor interno da polia. Nos motores 1600cc SEVEL, a referência encontra-se na "janela" existente no suporte da tampa de proteção da correia dentada.
c- Deslocar (pelo caminho mais curto) a polia (9) até que a marca fique alinhada com o índice de 0° (zero grau), fixado no motor. Nos motores 1600cc SEVEL, esta marca de 0° (zero grau) encontra-se na tampa de proteção da correia dentada.
d- Desapertar a porca (3) de fixação do tensor da correia dentada. Girar o tensor (5) no sentido anti-horário, de maneira que ele não interfira na montagem da correia dentada.
e- Instalar a correia dentada (4) de baixo para cima, consecutivamente nas polias dentadas da árvore de manivelas (7), árvore auxiliar (6), tensor (5), e por último na polia dentada da árvore de comando de válvulas (1), observando um perfeito posicionamento em todos os dentes. Para não comprometer a estrutura das fibras da correia, durante a substituição, evitar dobras em ângulos vivos. Nunca utilizar lubrificantes ou solventes na correia dentada por qualquer motivo. Caso esteja encharcada com óleo ou graxa ou estiver com algum solvente, substituir a correia.
f- Girar o tensor no sentido horário e instalar a ferramenta específica para tensionamento no mesmo.
g- Verificar o alinhamento das referências dos ítens "b e c".
h- Para o perfeito posicionamento da correia nas polias, girar o motor por 2 ou 3 voltas em sentido de rotação, até que a marca da polia coincida com
a marca de 0°(zero grau) do motor.

NOTA
Se após os giros finais a marca de polia ultrapassar a marca de 0°,continuar girando até que elas coincidam. NUNCA fazer giro de retorno para fazer
as marcas coincidirem.

i- Logo após fixar o tensor aplicando nas porcas o torque especificado.

OBS.:
1- Substituir a correia dentada quando esta for removida ou não apresentar a tensão adequada.

2- Nos motores 1600cc SEVEL, as referências para impostação do alinhamento entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas se encontram na tampa de proteção da correia dentada. Portanto, a mesma deverá estar instalada no motor para que seja efetuado o fasamento do motor.


A figura ao lado mostra as referências existentes na polia dentada do eixo comando de válvulas e no suporte da tampa de proteção da correia dentada.

A figura ao lado mostra a marca na polia da árvore de manivelas e a referência existente na tampa de proteção da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).

A figura 1 mostra as referências existentes na polia dentada do eixo comando de válvulas e no suporte da tampa de proteção da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).

A figura 2 mostra a marca na polia da árvore de manivelas e a referência existente na tampa de proteção da correia dentada (motores 1600cc-SEVEL).



SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DENTADA

NO VEÍCULO
a- Retirar a correia do alternador/bomba d'água.
b- Retirar a tampa da distribuição.
c- Verificar a exatidão do ponto da distribuição, (nos motores 1600cc-SEVEL, o eixo comando de válvulas e a árvore de manivelas deverão ser posicionados antes da retirada da tampa da distribuição encontram-se na mesma).
d- Verificar o estado das engrenagens e substituí-las se necessário.
e- Instalar a correia dentada, conforme ilustrações enunciadas a partir do ítem "d".
f- Recolocar a tampa da distribuição e a correia do alternador/bomba d'água.
g- Acertar o avanço inicial de ignição.

NA BANCADA
Para substituição da correia dentada na bancada, ater-se às instruções relativas ao motor do veículo.