Correia Dentada 994 /1050 /1.3./1.5 E201 - Rem./Rec.
PONTO DA DISTRIBUIÇÃO
MECÂNICA
Para se obter o ponto
da distribuição mecânica, observar
as seguintes instruções:
a- orientar a polia
da árvore de manivelas (9)
de modo que a marca de referência, gravada na
polia, fique deslocada +/- 90° (1/4 de volta) em
relação ao índice 0° (zero grau), fixado no bloco do
motor, a fim de evitar um eventual encosto dos
pistões nas válvulas.
b- Girar a polia da
árvore de comando das válvulas
(1), posicionando o furo de referência com a
saliência existente na parte superior da tampa
suporte do retentor de óleo, como ilustrado ao
lado.
c- Deslocar (pelo
caminho mais curto) a polia (9) até
que a marca fique alinhada com o índice de 0°
(zero grau), fixado no motor.
d- Desapertar os parafusos
(3) de fixação do tensor
da correia. Comprimir a polia (5) contra a mola
do tensor e reapertar os parafusos (3).
e- Instalar a correia
dentada (4) de baixo para cima,
consecutivamente nas polias dentadas da árvore de
manivelas (7), árvore auxiliar (6), tensor (5), e por
último na polia dentada da árvore de comando de
válvulas (1), observando um perfeito
posicionamento em todos os dentes. Para não
comprometer a estrutura das fibras da correia,
durante a substituição, evitar dobras em ângulos
vivos. Nunca utilizar lubrificantes ou solventes na
correia dentada por qualquer motivo. Caso esteja
encharcada com óleo ou graxa ou estiver com
algum solvente, substituir a correia.
f- Soltar os parafusos
(3) para que o tensor imprima a
tensão adequada à correia dentada.
g- Verificar o alinhamento
das referências dos ítens
"b e C".
h- Para o perfeito
posicionamento da correia nas
polias, girar o motor por 2 ou 3 voltas em sentido
contrário à rotação até que a marca da polia
coincida com a marca de 0°(zero grau) do motor.
NOTA:
Se após os giros finais
a marca de polia ultrapassar a marca
de 0°, continuar girando até que elas coincidam.
NUNCA fazer giro de retorno para fazer as
marcas coincidirem.
i- Logo após fixar
o tensor aplicando nas porcas o
torque especificado.
OBS.: Substituir a
correia dentada quando esta for
removida ou não apresentar a tensão
adequada.
AJUSTE DA PLAQUETA
DE IDENTIFICAÇÃO DO PONTO
DE IGNIÇÃO
1- Antes de montar
o cabeçote nos motores 1050cc/1300cc
(até MY.89), ajustar a plaqueta de identificação
do ponto de ignição. Para tanto, posicione
o pistão do 1º cilindro no ponto morto superior
(certificando-se da correta posição do pistão através
do comparador A.95684/1) e regule a marca de
0° (zero grau) da plaqueta com a marca da polia da
árvore de manivelas.
2- No percurso da
correia dentada, houve o
desengrenamento da correia com a face interna
da polia dentada do eixo comando auxiliar.
3- Modificadas as
tampas de proteção da correia
dentada com o objetivo de fechar mais o
habitáculo da correia.
Todas as modificações
descritas foram introduzidas em
conjunto a partir do chassi 5666007 e 8461517 em 13/12/95.