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CONJUNTO BIELA/PISTÃO

Vista do conjunto biela/pistão

Desmontagem dos anéis elásticos

NOTA
Os componentes, se estiverem sem estragos, podem ser reutilizados; portanto, deverá se ter o cuidado de marcar os componentes do próprio grupo.

Desmontagem do pino do pistão


PISTÕES

Fig. 1
Medição do diâmetro dos pistões

Normais: selecionados com medida nominal como as camisas do cilindro em cinco classes de 0,01 mm: A – B – C – D - E de reposição somente A – C - E .

Majorados: 0,4 mm, sem seleção de classe no diâmetro e de categoria no furo do pino.

* - Número indicador da categoria do pino do pistão.
** - Letra indicadora da classe pertencente do pistão.

Fig. 2
Limpeza da cabeça do pistão


VERIFICAÇÃO DA TOLERÂNCIA NO PESO DOS PISTÕES

Fig. 1
Verificação da tolerância prescrita no peso dos pistões

NOTA
As setas indicam as zonas das quais se deve retirar o material em excesso para obter a igualdade de peso.

Fig. 2
Controle da folga de acoplamento entre pistão e camisa do cilindro.


MEDIÇÃO DO DIÂMETRO DO PINO DO PISTÃO

Os pinos normais são selecionados e marcados em categorias para o acoplamento com os furos dos pistões.

NOTA
Os pinos são fornecidos como reposição também com majoração de 0,2 mm no diâmetro.


ACOPLAMENTO PINO-PISTÃO

CONDIÇÕES PARA UM CORRETO ACOPLAMENTO PINO-PISTÃO

Fig. 1
O pino deve ser colocado mediante simples pressão.

Fig. 2
O pino não deve estar bem colocado para que não saia facilmente.


ANÉIS ELÁSTICOS

Fig. 1
Medição da espessura dos anéis elásticos.

Fig. 2
Controle da folga de acoplamento entre anéis elásticos e cavidades dos pistões

Fig. 3
Controle e medição da folga entre as extremidades dos anéis elásticos.


BIELAS

VERIFICAÇÃO DA IGUALDADE DE PESO DAS BIELAS

Fig. 1
Em caso de substituição da biela, o número do cilindro ao qual pertence deve ser estampado na parte oposta dos encaixes de retenção dos casquilhos.

Fig. 2
Zonas onde é permitida a retirada de material
As setas indicam as zonas onde deve ser retirado o material para a igualdade de peso.

Fig. 3
Controle do esquadro da biela

Fig. 4
Endireitamento da haste da biela


BUCHAS

Desmontagem - Montagem no pé da biela


MONTAGEM DO PINO NO CONJUNTO BIELA-PISTÃO

Fig. 1

NOTA
Montar o pistão na respectiva biela orientando-a de forma que a zona da cabeça com o perfil chato fique voltada para o mesmo lado da estampagem do número de camisa do cilindro ao qual pertence a biela (ver o esquema apresentado na página seguinte). Em caso de substituição da biela, o número do cilindro ao qual pertence deve estar estampado na parte da estampagem da classe do pistão.

Montagem dos anéis elásticos de retenção do pino do pistão.

MONTAGEM E ORIENTAÇÃO DOS ANÉIS ELÁSTICOS NOS PISTÕES

Os anéis elásticos devem ser montados com a escrita “TOP” voltada para cima. Após a montagem, orientar as extremidades dos anéis de forma que fiquem defasados entre si, aproximadamente 120°.

Fig. 2
Montagem dos anéis elásticos de retenção do pino do pistão.


MONTAGEM E ORIENTAÇÃO DOS ANÉIS ELÁSTICOS NOS PISTÕES

Os anéis elásticos devem ser montados com a escrita “TOP” voltada para cima. Após a montagem, orientar as extremidades dos anéis de forma que fiquem defasados entre si, aproximadamente 120°.


MONTAGEM DOS CASQUILHOS

CASQUILHOS DE BIELA

NOTA
Os casquilhos de biela são fornecidos com reposição minorados no diâmetro interno de 0,254 a 0,508 mm.
Não efetuar operações de adaptação nos casquilhos portanto, se forem observadas ranhuras ou marcas de engripamento, será necessário efetuar a substituição.
Limpar cuidadosamente os componentes durante a montagem.


ESQUEMA DE MONTAGEM BIELA-PISTÃO ORIENTADO NO MOTOR

1- Árvore de comando dos órgãos auxiliares.
2- Zona de estampagem do número de camisa do cilindro ao qual pertence a biela.

1mm = Excentricidade do pino do pistão

A seta indica o sentido de rotação do motor visto do lado do comando da distribuição. Certificar-se durante a operação de montagem do conjunto biela-pistão, de que o número da camisa do cilindro ao qual pertence a biela esteja na parte oposta ao furo de respiro dos vapores de óleo localizados no bloco.


CONJUNTO BIELA-PISTÃO NA CAMISA DO CILINDRO

MONTAGEM DO CONJUNTO BIELA-PISTÃO NA CAMISA DO CILINDRO

Lubrificar com óleo de motor as partes interessadas antes da montagem definitiva.


APLICAÇÃO DO FIO PLÁSTICO PARA LEVANTAMENTO DA FOLGA DE MONTAGEM (1ª OPERAÇÃO)

Fig. 1
A seta indica o fio calibrado.

Fig. 2
Aperto no torque das porcas de fixação da capa da biela (2ª operação).