CONJUNTO BIELA/PISTÃO
Vista do conjunto biela/pistão
Desmontagem dos anéis elásticos
NOTA
Os componentes, se
estiverem sem estragos, podem ser
reutilizados; portanto, deverá se ter o cuidado de
marcar os componentes do próprio grupo.
Desmontagem
do pino do pistão
PISTÕES
Fig. 1
Medição do diâmetro dos pistões
Normais: selecionados
com medida nominal como as
camisas do cilindro em cinco classes de
0,01 mm: A – B – C – D - E de reposição
somente A – C - E .
Majorados: 0,4 mm,
sem seleção de classe no
diâmetro e de categoria no furo do pino.
* - Número indicador da categoria do pino do pistão.
** - Letra indicadora da classe pertencente do pistão.
Fig. 2
Limpeza da cabeça do pistão
VERIFICAÇÃO DA TOLERÂNCIA NO PESO DOS PISTÕES
Fig. 1
Verificação da tolerância
prescrita no peso dos
pistões
NOTA
As setas indicam as
zonas das quais se deve retirar o
material em excesso para obter a igualdade de peso.
Fig. 2
Controle da folga
de acoplamento entre pistão e camisa
do cilindro.
MEDIÇÃO DO DIÂMETRO DO PINO DO PISTÃO
Os pinos normais são
selecionados e marcados em categorias
para o acoplamento com os furos dos pistões.
NOTA
Os pinos são fornecidos
como reposição também com
majoração de 0,2 mm no diâmetro.
ACOPLAMENTO PINO-PISTÃO
CONDIÇÕES PARA UM
CORRETO ACOPLAMENTO PINO-PISTÃO
Fig. 1
O pino deve ser colocado mediante simples pressão.
Fig. 2
O pino não deve estar
bem colocado para que não saia
facilmente.
ANÉIS ELÁSTICOS
Fig. 1
Medição da espessura dos anéis elásticos.
Fig. 2
Controle da folga
de acoplamento entre anéis elásticos
e cavidades dos pistões
Fig. 3
Controle e medição
da folga entre as extremidades dos
anéis elásticos.
BIELAS
VERIFICAÇÃO DA IGUALDADE
DE PESO DAS BIELAS
Fig. 1
Em caso de substituição
da biela, o número do cilindro
ao qual pertence deve ser estampado na parte
oposta dos encaixes de retenção dos casquilhos.
Fig. 2
Zonas onde é permitida a retirada de material
As
setas indicam as zonas onde deve ser retirado o material
para a igualdade de peso.
Fig. 3
Controle do esquadro da biela
Fig. 4
Endireitamento da
haste da biela
BUCHAS
Desmontagem - Montagem
no pé da biela
MONTAGEM DO PINO NO CONJUNTO BIELA-PISTÃO
Fig. 1
NOTA
Montar o pistão na
respectiva biela orientando-a de forma
que a zona da cabeça com o perfil chato fique
voltada para o mesmo lado da estampagem do
número de camisa do cilindro ao qual pertence a
biela (ver o esquema apresentado na página seguinte).
Em caso de substituição da biela, o número
do cilindro ao qual pertence deve estar estampado
na parte da estampagem da classe do
pistão.
Montagem dos anéis
elásticos de retenção do pino do
pistão.
MONTAGEM E ORIENTAÇÃO
DOS ANÉIS ELÁSTICOS NOS
PISTÕES
Os anéis elásticos
devem ser montados com a escrita “TOP”
voltada para cima. Após a montagem, orientar
as extremidades dos anéis de forma que fiquem
defasados entre si, aproximadamente 120°.
Fig. 2
Montagem dos anéis
elásticos de retenção do pino do pistão.
MONTAGEM E ORIENTAÇÃO DOS ANÉIS ELÁSTICOS NOS PISTÕES
Os
anéis elásticos devem ser montados com a escrita “TOP”
voltada para cima. Após a montagem, orientar
as extremidades dos anéis de forma que fiquem
defasados entre si, aproximadamente 120°.
MONTAGEM DOS CASQUILHOS
CASQUILHOS DE BIELA
NOTA
Os casquilhos de biela
são fornecidos com reposição minorados
no diâmetro interno de 0,254 a 0,508 mm.
Não efetuar operações
de adaptação nos casquilhos portanto,
se forem observadas ranhuras ou marcas de engripamento,
será necessário efetuar a substituição.
Limpar cuidadosamente
os componentes durante a montagem.
ESQUEMA DE MONTAGEM BIELA-PISTÃO ORIENTADO NO MOTOR
1- Árvore de comando dos órgãos auxiliares.
2- Zona de estampagem
do número de camisa do
cilindro ao qual pertence a biela.
1mm = Excentricidade do pino do pistão
A seta indica o sentido
de rotação do motor visto do lado
do comando da distribuição. Certificar-se durante a
operação de montagem do conjunto biela-pistão, de que
o número da camisa do cilindro ao qual pertence a
biela esteja na parte oposta ao furo de respiro dos vapores
de óleo localizados no bloco.
CONJUNTO BIELA-PISTÃO NA CAMISA DO CILINDRO
MONTAGEM DO CONJUNTO
BIELA-PISTÃO NA CAMISA DO
CILINDRO
Lubrificar com óleo
de motor as partes interessadas antes
da montagem definitiva.
APLICAÇÃO DO FIO PLÁSTICO
PARA LEVANTAMENTO DA
FOLGA DE MONTAGEM (1ª OPERAÇÃO)
Fig. 1
A seta indica o fio calibrado.
Fig. 2
Aperto no torque das
porcas de fixação da capa da biela
(2ª operação).