Pistão - Medição do diâmetro (1.0/1.3/1.5 E201)
Medição do diâmetro
Normal: selecionado à medida nominal (como o
cilindro) em cinco classes de
0,01 mm: A-B-C-D-E
De reposição: A-B-C
(motores 1500cc)
A-B-C-D-E (motores 1600cc)
Sobremedidas: 0,2-
0,4- 0,6 mm
NOTA
Em caso de substituição
apenas dos pistões, atentar para
a folga de montagem com o cilindro, que deve
estar entre 0,030 a 0,050 mm.
Anéis elásticos - Desmontagem (1.0/1.3/1.5 E201)
CONJUNTO BIELA/PISTÃO
Desmontagem dos anéis
elásticos.
Pino do pistão - Desmontagem (1.0/1.3/1.5 E201)
Desmontagem na prensa do pino do pistão.
1. Pino
NOTA:
Se os particulares
não estiverem avariados, poderão
ser reutilizados bastando para tanto, identificar
pino, pistão e biela a fim de que os mesmos
não se misturem entre si.
Pino do pistão - Medição do diâmetro (1.0/1.3/1.5 E201)
PINO DO PISTÃO
Medição do diâmetro do pino.
Os pinos normais são
selecionados em categorias para
acoplamento com sua sede nos pistões.
Anéis do pistão - (1.0/1.3/1.5 E201)
Montagem e orientação dos anéis sobre o pistão.
1-2) Os
anéis devem ser montados como a escrita "TOP"
voltada para cima.
Depois da montagem,
orientar as extremidades dos
anéis de modo a ficarem 120° uma da outra.
3) Medição dos anéis do pistão.
4) Controle da folga
entre o anel e cavalete.
- Para motores 1500
c.c. / 1600 c.c. SEVEL, utilizar
ferramenta A-96138
- Para motores 994
c.c. / 1050 c.c. / 1300 c.c. /
1500 c.c. E201, utilizar ferramenta A-96137
Bielas e pistões - Verificação dos pesos (1.0/1.3/1.5 E201)
Verificação da igualdade de peso.
Verificação da tolerância
prescrita sobre os pesos dos pistões.
A verificação da igualdade
de peso das bielas, a exemplo
dos pistões deve ser feita por meio de comparação.
Verificação da igualdade
de peso.
O material excedente
a ser retirado deverá ser dividido
da seguinte forma: 1/3 na zona indicada no pé
da biela e 2/3 na zona indicada na capa da biela.
Na figura ao lado,
as setas indicam as zonas das quais
deve-se retirar material para igualdade de peso.
Zonas onde deverá
ser feita a usinagem da biela.
Selecione o pistão
Pistão
com pino fixo
Pistão
com pino flutuante
Biela / Pistão - Montagem do conjunto
Desmontagem na prensa
do pino do pistão (pistão com pino
fixo)
1-Pino
NOTA:
Se os particulares
não estiverem avariados, poderão ser
reutilizados, bastando para tanto,identificar pino, pistão
e biela a fim de que os mesmos não se
misturem entre si.
Controle do alinhamento
1-Esquadro.
2-Conjunto pistão-pino-biela.
3-Árvore com chavetas.
4-Referência.
5-Parafusos de fixação da referência.
6-Parafusos de fixação
da ávore.
Correção do desalinhamento
da biela.
Casquilhos da biela
Classificação
Nos motores 994cc,
a partir do chassi 5207505, motor nº3936073
e 1300cc a álcool e gasolina,o furo sede dos casquilhos
móveis (nas bielas) passou a ser classificado
conforme figura ao lado.
Bielas
Número(1,2 ou 3) pintado
na lateral da capa da biela, oposta
à indicação do cilindro ao qual pertence.
Bielas
Moentes da árvore de manivelas
A classe dos moentes
no virabrequim pode ser identificada
pela letra A, B ou C, pintada próxima ao moente
ao qual se refere.
Moentes do virabrequim
Os casquilhos da biela,
conforme ja informado no grupo
00, são identificados da seguinte forma:
MOENTES DO VIRABREQUIM
Letra (A,B ou C) pintada
próximo ao mancal a que pertence
CASQUILHOS MÓVEIS (BIELA)
Classe Cor Espessura
A Vermelho 1,537 - 1,543
B Azul 1,543 - 1,549
C Amarelo 1,549 -
1,555
CASQUILHOS DA BIELA
Observações:
1-Na colocação dos
casquilhos na biela, atentar
para que o casquilho mais espesso seja colocado
no lado da biela e o mais fino na capa da biela.
2-Em caso de intervenção
em veículos cuja
identificação da classe das bielas e moentes tenha
se apagado, adotar apenas casquilhos "AZUL"
para moentes.
3-Para os veículos
com motor 0994cc, 1300cc a
gasolina, 1500cc SEVEL a álcool e a gasolina e
1600cc SEVEL a álcool e a gasolina,a classificação
dos casquilhos continua a ser feita como nos
veículos até MY.88(apenas 02 classes).
NOTA:
Os casquilhos vêm fornecidos de reposição.
Sobremedidas de: 0,127-0,254-0,508-0,762-1,016mm.
Não efetuar nenhuma operação sobre os casquilhos.
Certificar-se que a sede da biela não esteja ovalizada.
Em caso contrário, substitua a biela defeituosa.
Limpar bem a superfície
dos casquilhos e respectivas sedes
na biela no altos da montagem.
MONTAGEM DO CONJUNTO BIELA/PISTÃO NO CILINDRO
Lubrificar as partes
interessadas antes da montagem com
óleo do motor.
Aplicação do fio calibrado
plástico para verificação da
folga de montagem da biela no moente.
A seta indica o fio
calibrado.
Aperto ao torque espeificado
do parafuso de fixação da
capa da biela (51 Nm ou 5,2 Kgm)
Nota: Lubrificar as
partes interessadas antes da
montagem com óleo do motor.Torquear
novamente o parafuso de fixação da capa da
biela.
Verificação da folga
do moente da biela comparando a
largura do fio com a escala específica.