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Pistão - Medição do diâmetro (1.0/1.3/1.5 E201)

Medição do diâmetro
Normal: selecionado à medida nominal (como o
cilindro) em cinco classes de 0,01 mm: A-B-C-D-E
De reposição: A-B-C (motores 1500cc) A-B-C-D-E (motores 1600cc)
Sobremedidas: 0,2- 0,4- 0,6 mm

NOTA

Em caso de substituição apenas dos pistões, atentar para a folga de montagem com o cilindro, que deve estar entre 0,030 a 0,050 mm.


Anéis elásticos - Desmontagem (1.0/1.3/1.5 E201)

CONJUNTO BIELA/PISTÃO

Desmontagem dos anéis elásticos.


Pino do pistão - Desmontagem (1.0/1.3/1.5 E201)

Desmontagem na prensa do pino do pistão.

1. Pino

NOTA:
Se os particulares não estiverem avariados, poderão ser reutilizados bastando para tanto, identificar pino, pistão e biela a fim de que os mesmos não se misturem entre si.


Pino do pistão - Medição do diâmetro (1.0/1.3/1.5 E201)

PINO DO PISTÃO

Medição do diâmetro do pino.

Os pinos normais são selecionados em categorias para acoplamento com sua sede nos pistões.


Anéis do pistão - (1.0/1.3/1.5 E201)

Montagem e orientação dos anéis sobre o pistão.

1-2) Os anéis devem ser montados como a escrita "TOP" voltada para cima.
Depois da montagem, orientar as extremidades dos anéis de modo a ficarem 120° uma da outra.

3) Medição dos anéis do pistão.

4) Controle da folga entre o anel e cavalete.


- Para motores 1500 c.c. / 1600 c.c. SEVEL, utilizar ferramenta A-96138
- Para motores 994 c.c. / 1050 c.c. / 1300 c.c. / 1500 c.c. E201, utilizar ferramenta A-96137


Bielas e pistões - Verificação dos pesos (1.0/1.3/1.5 E201)

Verificação da igualdade de peso.

Verificação da tolerância prescrita sobre os pesos dos pistões.

A verificação da igualdade de peso das bielas, a exemplo dos pistões deve ser feita por meio de comparação.


Verificação da igualdade de peso.

O material excedente a ser retirado deverá ser dividido da seguinte forma: 1/3 na zona indicada no pé da biela e 2/3 na zona indicada na capa da biela.
Na figura ao lado, as setas indicam as zonas das quais deve-se retirar material para igualdade de peso.

Zonas onde deverá ser feita a usinagem da biela.



Selecione o pistão
Pistão com pino fixo
Pistão com pino flutuante

Biela / Pistão - Montagem do conjunto

Desmontagem na prensa do pino do pistão (pistão com pino fixo)

1-Pino

NOTA:
Se os particulares não estiverem avariados, poderão ser reutilizados, bastando para tanto,identificar pino, pistão e biela a fim de que os mesmos não se
misturem entre si.


Controle do alinhamento

1-Esquadro.
2-Conjunto pistão-pino-biela.
3-Árvore com chavetas.
4-Referência.
5-Parafusos de fixação da referência.
6-Parafusos de fixação da ávore.


Correção do desalinhamento da biela.


Casquilhos da biela

Classificação

Nos motores 994cc, a partir do chassi 5207505, motor nº3936073 e 1300cc a álcool e gasolina,o furo sede dos casquilhos móveis (nas bielas) passou a ser classificado conforme figura ao lado.

Bielas

Número(1,2 ou 3) pintado na lateral da capa da biela, oposta à indicação do cilindro ao qual pertence.


Bielas

Moentes da árvore de manivelas

A classe dos moentes no virabrequim pode ser identificada pela letra A, B ou C, pintada próxima ao moente ao qual se refere.

Moentes do virabrequim

Os casquilhos da biela, conforme ja informado no grupo 00, são identificados da seguinte forma:

MOENTES DO VIRABREQUIM
Letra (A,B ou C) pintada próximo ao mancal a que pertence


CASQUILHOS MÓVEIS (BIELA)
Classe Cor Espessura
A Vermelho 1,537 - 1,543
B Azul 1,543 - 1,549
C Amarelo 1,549 - 1,555



CASQUILHOS DA BIELA

Observações:

1-Na colocação dos casquilhos na biela, atentar para que o casquilho mais espesso seja colocado no lado da biela e o mais fino na capa da biela.
2-Em caso de intervenção em veículos cuja identificação da classe das bielas e moentes tenha se apagado, adotar apenas casquilhos "AZUL" para moentes.
3-Para os veículos com motor 0994cc, 1300cc a gasolina, 1500cc SEVEL a álcool e a gasolina e 1600cc SEVEL a álcool e a gasolina,a classificação dos casquilhos continua a ser feita como nos veículos até MY.88(apenas 02 classes).

NOTA:
Os casquilhos vêm fornecidos de reposição.
Sobremedidas de: 0,127-0,254-0,508-0,762-1,016mm.
Não efetuar nenhuma operação sobre os casquilhos.
Certificar-se que a sede da biela não esteja ovalizada.
Em caso contrário, substitua a biela defeituosa.
Limpar bem a superfície dos casquilhos e respectivas sedes na biela no altos da montagem.


MONTAGEM DO CONJUNTO BIELA/PISTÃO NO CILINDRO

Lubrificar as partes interessadas antes da montagem com óleo do motor.


Aplicação do fio calibrado plástico para verificação da folga de montagem da biela no moente.

A seta indica o fio calibrado.


Aperto ao torque espeificado do parafuso de fixação da capa da biela (51 Nm ou 5,2 Kgm)


Nota: Lubrificar as partes interessadas antes da montagem com óleo do motor.Torquear novamente o parafuso de fixação da capa da biela.

Verificação da folga do moente da biela comparando a largura do fio com a escala específica.