O valor máximo permitido
de ovalização e conicidade é
de 0,005mm. Acima deste valor a árvore de manivelas
deverá ser retificada.
Verificação dos munhões
da árvore de manivelas, mediante
comparador milesimal com pedestal magnético
A.95684.
MEDIÇÃO DOS MUNHÕES E MOENTES.
A escala de medidas
é de: 0,127 - 0,254 - 0,508 - 0,762 - 1,016mm.
NOTA:
Em caso de retífica
dos munhões e moentes da árvore
de manivelas as tolerâncias admitidas são:
Ovalização
0,005mm
Conicidade 0,005mm
Desalinhamento entre munhões: 0,030mm
Desalinhamento entre munhões e moentes : 0,350mm
Todos os munhões e
moentes deverão ser retificados na
mesma classe.
Montagem dos bujões
de canalização de lubrificação.
Travamento dos tampões
da canalização de óleo.
O travamento dos tampões
é feito com um punção de
aço.
Mancais fixos - Classes
CASQUILHO DO MUNHÃO
Controle
NOTA:
Os casquilhos dos
munhões são fornecidos com sobremedidas
de: 0,127 - 0,254 - 0,508 - 0,762 - 1,016.
Não efetuar mais nenhuma
operação de adaptação.
MONTAGEM
NOTA:
Certificar-se de que
os casquilhos assentam em toda
a superfície de sua sede no bloco. Limpar a superfície
externa dos casquilhos e sua sede no bloco,
durante a montagem.
CASQUILHOS DO MUNHÃO
Classificação
Nos motores 994cc
a partir do ch 5207505, motor nº 3936073,
1300cc a álcool e 1500cc E201 a álcool e gasolina,
passou a ser classificado o furo dos
mancais no bloco,
conforme a medida de seu diâmetro.
Sua classe é identificada
pelo número 1,2 ou 3, pintado
na parte superior da capa do mancal.
Mancais: nº (1,2 ou 3) pintado na capa do mancal.
Já a classe dos munhões
do virabrequim, pode ser identificada
pela letra A, B ou C, pintada próximo ao mancal
ao qual pertence.
Munhões do virabrequim:
letra(A, B ou C) pintada próxima
ao mancal a que pertence.
Árvore de manivelas - Montagem
Exemplo:
Se a classe de um
mancal fixo for 2 e a classe do munhão
no virabrequim for A, deverá ser colocado um
casquilho AZUL na capa do
mancal e um casquilho VERMELHO no mancal.
NOTA:
1-Para a colocação
dos casquilhos nos mancais fixos,
atentar para que o casquilho seja colocado na
capa do mancal fino, no lado do bloco.
2-Em caso de intervenção
em veículos cuja identificação
da classe dos mancais e munhões tenham
se apagado, adotar apenas casquilho AZUL para
munhões.
3-Para veículos com
motor 0994cc, 1300cc a gasolina,
1500cc SEVEL a álcool e a gasolina, a classificação
dos casquilhos continua a ser feita como nos
veículos até MY.
88 (apenas 02 classes).
Fio calibrado - Aplicação
Montagem da árvore de manivelas.
Para verificação da
folga de montagem entre o mancal
e a árvore de manivelas, utiliza-se o fio plástico
calibrado(Plastigage).
NOTA:
Controlar um munhão
de cada vez sem remover a árvore
de manivelas (virabrequim) durante a operação.
A seta indica o fio
calibrado.
Folgas do munhão - VerificaçãoVERIFICAÇÃO DA FOLGA DO MUNHÃO
Aperto com torque
especificado para os parafusos dos
mancais fixos.
1-Chave
dinamométrica
2-Parafusos de fixação
dos mancais, apertados com
um torque de 80,41 Nm(8,2 Kgm).
Semi-anéis de encosto
Verificação da folga do munhão.
Com o auxílio da escala
fornecida com o fio achatado
com as faixas da mesma que determina a
folga.
Folga axial - Controle
SEMI-ANÉIS DE ENCOSTO
Controle da folga axial
Montagem dos semi-anéis
de encosto sobre o mancal central.
NOTA:
Remontar os semi-anéis
de encosto, posicionando o lado
que possui os canais de lubrificação junto à árvore
de manivelas. Lubrificar os particulares interessados
com óleo do motor antes da montagem.
Torquear os parafusos
de fixação dos mancais.
CONTROLE DA FOLGA
AXIAL COM O MOTOR NO VEÍCULO
Para proceder ao controle
da folga axial com o motor no
veículo, proceder da seguinte forma:
1-Com o veículo no
elevador, retirar a chapa de
proteção da polia do motor e posicionar a marca da
polia a 0°(zero graus).
2-Fixar a base magnética
do relógio comparador
(ferramenta A.95684) na parede frontal do cárter,
logo abaixo da polia, e posicionar o apalpador do
relógio na porca de fixação da polia da árvore de
manivelas.
3-Usando duas alavancas,
efetuar o movimento de
"vai e vem" na polia, observando a medida da
folga apresentada pelo relógio.
4-Levantar o apalpador
do relógio, girar o motor 180°
(marca da polia para baixo) e repetir a medição.
Deverá ser anotada a maior medida obtida das duas
medições. Se a folga
encontrada for superior à
prescrita, substituir os semi-anéis da árvore de
manivelas. FOLGA PRESCRITA: 0,055mm até
0,265mm.
NOTA:
Os semi-anéis de encosto
são fornecidos com sobre medidas
de 0.127mm.