Válvulas - Molas (1.0 / 1.3 / 1.5 E201)
VÁLVULAS
Desmontagem
Fig.1
Fixar o cabeçote
à ferramenta A 60493 conforme a
ilustração. Com a ferramenta A 60492 aplicada ao
cabeçote, pressionar as molas e retirar as chavetas
das válvulas, empregando a ferramenta A 60495.
Havendo dificuldade
em sua extração, golpear
ligeiramente sobre sua superfície.
Retirar as molas,
os respectivos pratos de regulagem
e o retentor de óleo. Inverter o cabeçote e retirar as
válvulas.
Fig.2
Havendo dificuldade
em remover o retentor da guia
de válvula, usar a ferramenta A 63313. Girar o corpo
da ferramenta A 63313 no sentido horário, mantendo
suas garras imobilizadas para permitir que estas se
abram. Apoiar a ferramenta A 63313 no retentor,
mantendo suas garras imobilizadas com uma chave
fixa de 6 mm.
Girar o corpo da
ferramenta no sentido anti-horário
para que as garras penetrem na borracha do retentor.
A seta indica o sentido de rotação
1. Chave fixa de 6mm
2. Ferramenta A 63313
Fig.3
Rosquear o extrator
a percursão A 40206/801 na
ferramenta A 63313 e remover o retentor.
A seta indica a direção do movimento.
VÁLVULAS
Desmontagem
Fixar o cabeçote à ferramenta A.60493 (motores 1050cc/1300cc), conforme ilustrado.
Para motores 1500cc
E201, deverá ser construída a ferramenta A.60493/1,conforme ilustrações
instruções abaixo, que deverá ser usada juntamente com a ferramenta
A.60493.
a-Material:
-Chapa de aço 1020, com 320mm X 100mm, espessura de 6mm.
-Quatro eletrodos para solda elétrica comum (ex.: E-6010 da WHITE MARTINS).
b-Procedimento de construção:
1-Cortar a chape, conforme desenho, obtendo:
-1 (uma) peça "A".
-1 (uma Peça "B".
-2 (duas) peças "C".
2-Marcar os centros e furar a peça "A".
3-Unir as peças, conforme
desenho de conjunto, pontear as peças antes de soldá-las
definitivamente, conferindo a perpendicularidade(cota 90), entre as peças "C"
com as peças "A"
e "B". Estando como especificado, soldar toda a extensão da
união.
4-Verificar possíveis
deformações decorrentes da soldagem, retirar com esmeril o
excesso de material proveniente da soldagem, para perfeito apoio do dispositivo
sobre a ferramenta.
5-Marcar com punção o número A.60493/1.
6-Proteger contra
a oxidação e pintar na cor preta.
Guias de válvulas - (1.0 / 1.3 / 1.5 E201)
MOLAS DE VÁLVULAS
Fig. 1
Verificar as especificações
de carga e deformação com
o aparelho Ap 5049 e confrontá-las com os dados da
figura 2.
Fig.2
Especificações principais
das molas interna e externa das
válvulas.
Fig.3
Montagem
Para a montagem, inverter
as operações e utilizar a guia
A 60313/1/2 para instalar os retentores de óleo nas
guias.
A montagem dos retentores
de óleo nas guias das válvulas,
efetua-se em três fases:
-Sobre a guia A 60313/1, inserir o retentor de óleo;
-Mediante a guia A
60313/1, introduzir e posicionar
o retentor sobre a guia de válvula.
1. Retentor de óleo;
2. Guia da válvula.
Fig.4
Montagem e posicionamento
do retentor de óleo sobre
a guia de válvula
1. Retentor de óleo
2. Guia da válvula
Válvulas - Desmontagem (1.5 / 1.6 Sevel)
GUIAS DAS VÁLVULAS
Fig.1
Substituir as guias
das válvulas caso estas apresentem folga
excessiva com as hastes das válvulas, ranhuras ou
deformações.
Fig.2
A montagem e posicionamento
das guias de válvulas em
suas respectivas sedes efetua-se por meio da ferramenta
A 60486
A interferência entre
as guias de válvulas e suas respectivas
sedes deve ser de 0,63 a 0,108 mm.
As guias de válvulas
são fornecidas para reposição em
sobremedidas de 0,10 e 0,25 mm (diâmetro externo).
Fig.3
As guias de válvulas
são fornecidas com o diâmetro interno
acabado. Caso este apresente deformações será
necessário retificá-los, através da ferramenta A
90310.
Fig.4
Retífica das guias de válvulas