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Válvulas - Molas (1.0 / 1.3 / 1.5 E201)





VÁLVULAS

Desmontagem
Fig.1
Fixar o cabeçote à ferramenta A 60493 conforme a ilustração. Com a ferramenta A 60492 aplicada ao cabeçote, pressionar as molas e retirar as chavetas das válvulas, empregando a ferramenta A 60495.
Havendo dificuldade em sua extração, golpear ligeiramente sobre sua superfície.
Retirar as molas, os respectivos pratos de regulagem e o retentor de óleo. Inverter o cabeçote e retirar as válvulas.

Fig.2
Havendo dificuldade em remover o retentor da guia de válvula, usar a ferramenta A 63313. Girar o corpo da ferramenta A 63313 no sentido horário, mantendo suas garras imobilizadas para permitir que estas se abram. Apoiar a ferramenta A 63313 no retentor, mantendo suas garras imobilizadas com uma chave fixa de 6 mm.
Girar o corpo da ferramenta no sentido anti-horário para que as garras penetrem na borracha do retentor.
A seta indica o sentido de rotação
1. Chave fixa de 6mm
2. Ferramenta A 63313

Fig.3
Rosquear o extrator a percursão A 40206/801 na ferramenta A 63313 e remover o retentor.
A seta indica a direção do movimento.

VÁLVULAS

Desmontagem

Fixar o cabeçote à ferramenta A.60493 (motores 1050cc/1300cc), conforme ilustrado.
Para motores 1500cc E201, deverá ser construída a ferramenta A.60493/1,conforme ilustrações instruções abaixo, que deverá ser usada juntamente com a ferramenta A.60493.

a-Material:
-Chapa de aço 1020, com 320mm X 100mm, espessura de 6mm.
-Quatro eletrodos para solda elétrica comum (ex.: E-6010 da WHITE MARTINS).

b-Procedimento de construção:
1-Cortar a chape, conforme desenho, obtendo:
-1 (uma) peça "A".
-1 (uma Peça "B".
-2 (duas) peças "C".

2-Marcar os centros e furar a peça "A".
3-Unir as peças, conforme desenho de conjunto, pontear as peças antes de soldá-las definitivamente, conferindo a perpendicularidade(cota 90), entre as peças "C" com as peças "A" e "B". Estando como especificado, soldar toda a extensão da união.
4-Verificar possíveis deformações decorrentes da soldagem, retirar com esmeril o excesso de material proveniente da soldagem, para perfeito apoio do dispositivo sobre a ferramenta.
5-Marcar com punção o número A.60493/1.
6-Proteger contra a oxidação e pintar na cor preta.




Guias de válvulas - (1.0 / 1.3 / 1.5 E201)






MOLAS DE VÁLVULAS
Fig. 1
Verificar as especificações de carga e deformação com o aparelho Ap 5049 e confrontá-las com os dados da figura 2.

Fig.2
Especificações principais das molas interna e externa das válvulas.

Fig.3
Montagem
Para a montagem, inverter as operações e utilizar a guia A 60313/1/2 para instalar os retentores de óleo nas guias.
A montagem dos retentores de óleo nas guias das válvulas, efetua-se em três fases:
-Sobre a guia A 60313/1, inserir o retentor de óleo;
-Mediante a guia A 60313/1, introduzir e posicionar o retentor sobre a guia de válvula.

1. Retentor de óleo;
2. Guia da válvula.

Fig.4
Montagem e posicionamento do retentor de óleo sobre a guia de válvula

1. Retentor de óleo
2. Guia da válvula


Válvulas - Desmontagem (1.5 / 1.6 Sevel)






GUIAS DAS VÁLVULAS

Fig.1
Substituir as guias das válvulas caso estas apresentem folga excessiva com as hastes das válvulas, ranhuras ou deformações.

Fig.2
A montagem e posicionamento das guias de válvulas em suas respectivas sedes efetua-se por meio da ferramenta A 60486

A interferência entre as guias de válvulas e suas respectivas sedes deve ser de 0,63 a 0,108 mm.
As guias de válvulas são fornecidas para reposição em sobremedidas de 0,10 e 0,25 mm (diâmetro externo).

Fig.3
As guias de válvulas são fornecidas com o diâmetro interno acabado. Caso este apresente deformações será necessário retificá-los, através da ferramenta A 90310.

Fig.4
Retífica das guias de válvulas