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Cabeçote - Montagem








Fig. 1
Desmontagem do cabeçote

NOTA
Antes de iniciar as operações de desmontagem e revisão, fixar o cabeçote na ferramenta 186047000 e retirar as velas.

Fig. 2
Desmontagem do cabeçote superior

NOTA
As setas indicam os parafusos de fixação do cabeçote superior ao cabeçote.

Fig. 3
Desmontagem das válvulas

Certificar-se de que o acoplamento de cada válvula com a respectiva sede seja mantido para a remontagem dos componentes.

Fig. 4
Desmontagem da árvore da distribuição

Fig. 5
Desmontagem dos semicones, tuchos, molas e válvulas

Fig. 6
1. Arruela plana;
2. Tucho inferior;
3. Mola interna;
4. Mola externa;
5. Tucho superior;
6. Semicones de retenção da válvula.


Volume da câmara de combustão



Desincrustação e limpeza das sedes das válvulas e canais


Válvulas - Desincrustação e controle


LEVANTAMENTO DO VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO

Após o aplainamento do cabeçote, verificar o volume da câmara de combustão operando como descrito a seguir:
- montar as válvulas e velas;
- encher uma bureta graduada com óleo de motor VS 20 ou 30;
- deixar repousar o óleo na bureta por aproximadamente 10 minutos;
- anotar a quantidade de óleo introduzida;
- apoiar no cabeçote uma placa e vidro com furos em correspondência com as câmaras de combustão como ilustrado na figura;
- efetuar o completo enchimento da câmara de combustão prestando atenção para não deixar sair óleo fora do furo;
- esperar aproximadamente 10 minutos para permitir a a decantação do óleo na bureta;
- efetuar o levantamento da quantidade de óleo restante e calcular a diferença entre o conteúdo da bureta antes e após o enchimento da câmara: o valor encontrado correspondente ao volume da própria câmara.


Válvulas - Controle de folgas




VÁLVULAS

Fig. 1
Desincrustação e controle das válvulas

Verificar se a haste da válvula não apresenta ranhuras ou sinais de engripamento; verificar também, mediante um micrômetro, se o diâmetro da haste da válvula está dentro dos valores prescritos.

Fig. 2
Controle da cota (X)

Verificar ao término da operação, se a espessura (X) da válvula na periferia da cabeça, não seja inferior a 1 mm, pois do contrário, será necessário substituí-la.


Válvulas - Controle da altura da haste



CONTROLE DA FOLGA ENTRE A HASTE DA VÁLVULA E A RELATIVA GUIA

NOTA
Encontrando uma folga (medida como na figura) entre a haste da válvula e sua guia, superior a 0,25 mm, é necessário substituir também a guia de válvula.


Cabeçote - Desmontagem



CONTROLE DA ALTURA DA HASTE DA VÁLVULA APÓS RETÍFICA

NOTA
Se a altura for excessiva, encurtar a haste da válvula mediante retífica.


Cabeçote - Aperto dos parafusos




Fig. 1
Montagem da junta do cabeçote

NOTA
Colocar no bloco a junta do cabeçote com a escrita “ALTO” voltada para o operador. A junta do cabeçote é do tipo ASDATUR. Esta junta, por causa do material especial do qual é composta, sofre um processo de polimerização durante o funcionamento do motor, endurecendo notavelmente durante o uso.

Fig. 2
Montagem do cabeçote

A fim de que ocorra a polimerização da junta do cabeçote, é necessário:
- manter a junta vedada na própria embalagem de nylon;
- retirá-la da embalagem pouco antes da montagem;
- não lubrificar ou sujar de óleo a junta, tendo o cuidado para que as superfícies do cabeçote e do bloco estejam bem limpas.


Cabeçote - Remoção/Recolocação 1.0 8V MPI FIRE







APERTO DOS PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Fig. 1
Esquema da ordem de aperto dos parafusos de fixação do cabeçote ao bloco

O procedimento para um aperto correto dos parafusos de fixação do cabeçote é o seguinte, lembrando que para cada fase de aperto prescrito, a ordem de aperto é indicada na figura ao lado:
- lubrificar os parafusos e as porcas e deixá-los escorrer por pelo menos 30 minutos.

Fig. 2
Pré-aperto, com chave dinamométrica, em duas fases ( 2 + 2 daNm ), dos parafusos de fixação do cabeçote.

- Colocar os parafusos com um torque de 2 daNm;
- Efetuar o aperto dinamométrico com um torque de 4 daNm.

Fig. 3
Aperto angular, em duas fases (90° + 90º), dos parafusos de aperto do cabeçote.

- Com uma chave normal de alavanca, apertar posteriormente os parafusos mediante uma rotação angular de 180º em duas fases distintas (90º + 90º) seguindo para cada uma delas a ordem progressiva.

NOTA
Com a adoção da guarnição ASTADUR não é mais necessário efetuar o aperto dos parafusos de fixação do cabeçote após 1000 – 1500 km.

Fig. 4
Aperto com chave dinamométrica dos parafusos centrais de fixação do cabeçote (lado coletores).

Fig. 5
Aperto com chave dinamométrica dos parafusos laterais de fixação do cabeçote (lado dos coletores).

Fig. 6
As juntas ASTADUR são acopladas a parafusos de fixação do cabeçote do tipo de aperto ao limite de flexão. Estes parafusos devem ser substituídos após serem utilizados 4 vezes.

NOTA
Após o aperto do cabeçote ao bloco, apertar com um torque de 3 daNm os parafusos indicados pelas setas.

Aperto com chave dinamométrica dos parafusos de fixação do cabeçote (lado das velas).