Cabeçote - Montagem
Fig. 1
Desmontagem do cabeçote
NOTA
Antes de iniciar as
operações de desmontagem e
revisão, fixar o cabeçote na ferramenta 186047000
e retirar as velas.
Fig. 2
Desmontagem do cabeçote superior
NOTA
As setas indicam os
parafusos de fixação do cabeçote
superior ao cabeçote.
Fig. 3
Desmontagem das válvulas
Certificar-se de que
o acoplamento de cada válvula com
a respectiva sede seja mantido para a remontagem
dos componentes.
Fig. 4
Desmontagem da árvore da distribuição
Fig. 5
Desmontagem dos semicones,
tuchos, molas e válvulas
Fig. 6
1. Arruela plana;
2. Tucho inferior;
3. Mola interna;
4. Mola externa;
5. Tucho superior;
6. Semicones de retenção
da válvula.
Volume da câmara de combustão
Desincrustação e limpeza
das sedes das válvulas e canais
Válvulas - Desincrustação e controle
LEVANTAMENTO
DO VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO
Após o aplainamento
do cabeçote, verificar o volume da
câmara de combustão operando como descrito a seguir:
- montar as válvulas e velas;
- encher uma bureta
graduada com óleo de motor
VS 20 ou 30;
- deixar repousar
o óleo na bureta por
aproximadamente 10 minutos;
- anotar a quantidade de óleo introduzida;
- apoiar no cabeçote
uma placa e vidro com furos em
correspondência com as câmaras de combustão
como ilustrado na figura;
- efetuar o completo
enchimento da câmara de
combustão prestando atenção para não deixar sair
óleo fora do furo;
- esperar aproximadamente
10 minutos para permitir a
a decantação do óleo na bureta;
- efetuar o levantamento
da quantidade de óleo
restante e calcular a diferença entre o conteúdo da
bureta antes e após o enchimento da câmara: o
valor encontrado correspondente ao volume da
própria câmara.
Válvulas - Controle de folgas
VÁLVULAS
Fig. 1
Desincrustação e controle das válvulas
Verificar se a haste
da válvula não apresenta ranhuras ou
sinais de engripamento; verificar também, mediante
um micrômetro, se o diâmetro da haste da válvula
está dentro dos valores prescritos.
Fig. 2
Controle da cota (X)
Verificar ao término
da operação, se a espessura (X) da
válvula na periferia da cabeça, não seja inferior a 1
mm, pois do contrário, será necessário substituí-la.
Válvulas - Controle da altura da haste
CONTROLE DA FOLGA
ENTRE A HASTE DA VÁLVULA E
A RELATIVA GUIA
NOTA
Encontrando uma folga
(medida como na figura) entre
a haste da válvula e sua guia, superior a
0,25 mm, é necessário substituir também a guia de
válvula.
Cabeçote - Desmontagem
CONTROLE DA ALTURA
DA HASTE DA VÁLVULA APÓS RETÍFICA
NOTA
Se a altura for excessiva,
encurtar a haste da válvula mediante
retífica.
Cabeçote - Aperto dos parafusos
Fig. 1
Montagem da junta do cabeçote
NOTA
Colocar no bloco a
junta do cabeçote com a escrita “ALTO”
voltada para o operador. A junta do cabeçote
é do tipo ASDATUR. Esta junta, por causa do
material especial do qual é composta, sofre um processo
de polimerização durante o funcionamento
do motor, endurecendo notavelmente durante
o uso.
Fig. 2
Montagem do cabeçote
A fim de que ocorra
a polimerização da junta do cabeçote,
é necessário:
- manter a junta vedada
na própria embalagem de
nylon;
- retirá-la da embalagem pouco antes da montagem;
- não lubrificar ou
sujar de óleo a junta, tendo o
cuidado para que as superfícies do cabeçote e do
bloco estejam bem limpas.
Cabeçote - Remoção/Recolocação 1.0 8V MPI FIRE
APERTO DOS PARAFUSOS DO CABEÇOTE
Fig. 1
Esquema da ordem de
aperto dos parafusos de fixação
do cabeçote ao bloco
O procedimento para
um aperto correto dos parafusos de
fixação do cabeçote é o seguinte, lembrando que para
cada fase de aperto prescrito, a ordem de aperto é
indicada na figura ao lado:
- lubrificar os parafusos
e as porcas e deixá-los
escorrer por pelo menos 30 minutos.
Fig. 2
Pré-aperto, com chave
dinamométrica, em duas fases
( 2 + 2 daNm ), dos parafusos de fixação do
cabeçote.
- Colocar os parafusos com um torque de 2 daNm;
- Efetuar o aperto
dinamométrico com um torque de
4 daNm.
Fig. 3
Aperto angular, em
duas fases (90° + 90º), dos parafusos
de aperto do cabeçote.
- Com uma chave normal
de alavanca, apertar
posteriormente os parafusos mediante uma
rotação angular de 180º em duas fases distintas
(90º + 90º) seguindo para cada uma delas a ordem
progressiva.
NOTA
Com a adoção da guarnição
ASTADUR não é mais necessário
efetuar o aperto dos parafusos de fixação
do cabeçote após 1000 – 1500 km.
Fig. 4
Aperto com chave dinamométrica
dos parafusos centrais
de fixação do cabeçote (lado coletores).
Fig. 5
Aperto com chave dinamométrica
dos parafusos laterais
de fixação do cabeçote (lado dos coletores).
Fig. 6
As juntas ASTADUR
são acopladas a parafusos de fixação
do cabeçote do tipo de aperto ao limite de flexão.
Estes parafusos devem ser substituídos após serem
utilizados 4 vezes.
NOTA
Após o aperto do cabeçote
ao bloco, apertar com um
torque de 3 daNm os parafusos indicados pelas setas.
Aperto com chave dinamométrica
dos parafusos de fixação
do cabeçote (lado das velas).