Imprimir
Válvulas - Limpeza das sedes




RETIFICA DAS SEDES DAS VÁLVULAS.
Fig.1
Retificar as sedes das válvulas quando apresentarem sinais de enfossamento na área de contato com as válvulas, ou quando da substituição das respectivas guias.
Antes de proceder a operação de retífica, reavivar o ângulo dos rebolos mediante aparelho Ap. 5050.
Descarbonizar o cabeçote e limpar as guias.
Introduzir o pino de centragem que mais se adapte ao diâmetro da guia da válvula.
1- Rebolo

NOTA:
Fixar o cabeçote mediante ferramenta A.60491, de maneira que o pino de centragem permaneça em posição vertical, a fim de evitar flexões.

Fig.2
Introduzir o rebolo de 45° ± 5' no pino de centragem, aplicar o aparelho Ap. 5025 e acioná-lo.
Como a operação de retífica aumenta a superfície de contato entre a sede e a válvula, advindo em consequência má vedação, é necessário, que após a retífica, seja feita a redução da superfície de contato.
Para tanto, utiliza-se o mesmo pino de centragem e o mesmo aparelho, sendo necessário apenas a substituição dos rebolos.

1-Rebolo de 45° ± 5'
2-Sede da válvula
3-Guia da válvula
4-Pino de centragem.






Fig.1
Com o rebolo de inclinação 20° reduz-se a sede na parte superior.

1-Rebolo com inclinação de 20°;
2-Sede da válvula;
3-Pino de centragem;
4-Guia da válvula.

Fig.2

Com o rebolo de inclinação 75° reduz-se a sede na parte inferior.

1-Rebolo com inclinação de 75°;
2-Sede da válvula;
3-Pino de centragem;
4-Guia da válvula.

Fig.3
Sede de válvula reduzida através de rebolos de inclinações 20° e 75°.

A largura da superfície de contato das sedes das válvulas com as válvulas após a retífica deve ser.

L= 2,0 a 2,2mm.





RETÍFICA DAS VÁLVULAS
Fig.1

Retificar as válvulas com o aparelho M.1014 se estiverem danificadas na área de contato com as sedes, observando o ângulo de 45°30' ± 5', tanto para as de escapamento como as de admissão.

1-Rebolo
2-Válvula

Após a retífica, a espessura da válvula na periferia da cabeça não deve ser inferior a 0,50mm.

Fig.2
Depois de retificada, a espessura da periferia da cabeça da válvula não deve ser inferior a 0,5 mm.
A folga de montagem entre a haste da válvula e a guia deve ser de 0,030 - 0,066 mm.
Para o motor 1300cc 70cv é de 36,45 a 36,65mm.

Fig.3
Com a válvula em sua sede, controlar a altura da haste com a ferramenta A.96231.
A extremidade da haste da válvula deve estar no plano de apoio do calibradorda ferramenta A 96231, caso contrário, eliminar na haste uma pequena quantidade de material.

1- haste da válvula



Colocação da junta do cabeçote

Colocar sobre o bloco do motor a junta do cabeçote com a inscrição "ALTO" para cima. Estas juntas são construídas de material especial e sofrem um processo de polimerização durante o funcionamento do motor e torna-se endurecida durante o uso.

Se a junta do cabeçote possuir, em alguma de suas partes em contato com o bloco ou cabeçote, manchas de óleo ou graxa, nestas regiões não haverá polimerização e poderá haver algum problema relacionado à hermeticidade da junta.

Por essa razão evitar que, durante a lubrificação dos parafusos de fixação do cabeçote, haja excedente de óleo que possa manchar a junta.