Válvulas - Limpeza das sedes
RETIFICA DAS SEDES DAS VÁLVULAS.
Fig.1
Retificar as sedes
das válvulas quando apresentarem sinais de enfossamento
na área de contato com as válvulas, ou
quando da substituição das respectivas guias.
Antes de proceder
a operação de retífica, reavivar o ângulo
dos rebolos mediante aparelho Ap. 5050.
Descarbonizar o cabeçote e limpar as guias.
Introduzir o pino
de centragem que mais se adapte ao
diâmetro da guia da válvula.
1- Rebolo
NOTA:
Fixar o cabeçote mediante
ferramenta A.60491, de maneira
que o pino de centragem permaneça em posição
vertical, a fim de evitar flexões.
Fig.2
Introduzir o rebolo
de 45° ± 5' no pino de centragem, aplicar
o aparelho Ap. 5025 e acioná-lo.
Como a operação de
retífica aumenta a superfície de contato
entre a sede e a válvula, advindo em consequência
má vedação, é necessário, que após a retífica,
seja feita a redução da superfície de contato.
Para tanto, utiliza-se
o mesmo pino de centragem e o mesmo
aparelho, sendo necessário apenas a substituição
dos rebolos.
1-Rebolo de 45° ± 5'
2-Sede da válvula
3-Guia da válvula
4-Pino de centragem.
Fig.1
Com o rebolo de inclinação
20° reduz-se a sede na parte
superior.
1-Rebolo com inclinação de 20°;
2-Sede da válvula;
3-Pino de centragem;
4-Guia da válvula.
Fig.2
Com o rebolo de inclinação
75° reduz-se a sede na parte
inferior.
1-Rebolo com inclinação de 75°;
2-Sede da válvula;
3-Pino de centragem;
4-Guia da válvula.
Fig.3
Sede de válvula reduzida
através de rebolos de inclinações
20° e 75°.
A largura da superfície
de contato das sedes das válvulas
com as válvulas após a retífica deve ser.
L= 2,0 a 2,2mm.
RETÍFICA DAS VÁLVULAS
Fig.1
Retificar as válvulas
com o aparelho M.1014 se estiverem
danificadas na área de contato com as sedes,
observando o ângulo de 45°30' ± 5', tanto para as
de escapamento como as de admissão.
1-Rebolo
2-Válvula
Após a retífica, a
espessura da válvula na periferia da cabeça
não deve ser inferior a 0,50mm.
Fig.2
Depois de retificada,
a espessura da periferia da cabeça
da válvula não deve ser inferior a 0,5 mm.
A folga de montagem
entre a haste da válvula e a guia
deve ser de 0,030 - 0,066 mm.
Para o motor 1300cc 70cv é de 36,45 a 36,65mm.
Fig.3
Com a válvula em sua
sede, controlar a altura da haste
com a ferramenta A.96231.
A extremidade da haste
da válvula deve estar no plano
de apoio do calibradorda ferramenta A 96231, caso
contrário, eliminar na haste uma pequena quantidade
de material.
1- haste da válvula
Colocação da junta do cabeçote
Colocar sobre o bloco
do motor a junta do cabeçote com
a inscrição "ALTO" para cima. Estas juntas são construídas
de material especial e sofrem um processo
de polimerização durante o funcionamento do
motor e torna-se endurecida durante o uso.
Se a junta do cabeçote
possuir, em alguma de suas partes
em contato com o bloco ou cabeçote, manchas de
óleo ou graxa, nestas regiões não haverá polimerização
e poderá haver algum problema relacionado
à hermeticidade da junta.
Por essa razão evitar
que, durante a lubrificação dos parafusos
de fixação do cabeçote, haja excedente de óleo
que possa manchar a junta.