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MONTAGEM/DESMOTAGEM DO CABEÇOTE

-Desconectar os cabos da bateria.
-Drenar o sistema de arrefecimento.
-Retirar o parafuso de fixaçãodo filtro de ar à carroceria e remover o conjunto.

MONTAGEM E DESMONTAGEM DO CABEÇOTE MOTOR 1600 MPI

Fig. 1

Desconectar os cabos da bateria Frenar o sistema de arrefecimento.
Retirar o parafuso de fixação do filtro de ar à carroceria e remover o conjunto.

Fig. 2

Retirar o medidor de fluxo de ar (debímetro) soltando os 3 parafusos que prendem o mesmo ao seu suporte.

Fig. 3

Retirar o tubo primário da descarga.
Retirar o suporte do cabo do acelerador, fixado na tampa do cabeçote.

Fig. 4

Girar o motor no sentido de funcionamento até que a marca existente na engrenagem do comando de válvulas coincida com a marca do suporte superior da tampa de proteção da correia dentada.

OBS.: A "janela" do suporte da tampa de proteção da correia dentada deverá estar aberta.

Retirar a tampa de proteção da correia dentada.

Afrouxar o tensor e retirar a correia dentada da engrenagem do comando de válvulas.

Fig. 5

Retirar a engrenagem do comando de válvulas utilizando a ferramenta A.16474 e remover o suporte superior da tampa de proteção da correia dentada.

Desconectar todos os tubos ligados ao coletor de admissão, deixando o coletor livre para remoção;







Identificação das conexões no coletor de admissão.

1-Tubo à válvula reguladora de pressão de combustível.
2-Tubulação de vácuo.
3-Mangueira de tomada de ar do filtro.
4-Tubo de comando da válvula interceptadora de vapor.
5-Tubo à saída de vapor de combustível da válvula interceptadora de vapor.
6-Tubo à válvula "VAS" (adicionadora de ar).
7-Tubo ao "ecômetro".
8-Tubo ao servo freio.
9-Tubo de envio de ar para refrigeração dos bicos injetores.

IDENTIFICAÇÃO DAS CONEXÕES NO COLETOR DE ADMISSÃO

FIG.1

1) Tubo à válvula reguladora de pressão de combustível;
2) Tubulação de vácuo junto ao chicote para o interior do veículo;
3) Mangueira de tomada de ar do filtro:
4) Tubo de comando da válvula interceptadora de vapor:
5) Tubo à saída de vapor de combustível da válvula interceptadora de vapor;
6) Tubo à válvula "VAS" (adicionadora de ar);
7) Tubo ao "econômetro";
8) Tubo ao servofreio;
9) Tubo de envio de ar para refrigeração dos bicos injetores.

FIG.2

Retirar os tubos metálicos de combustível fixados sobre o cabeçote.

FIG.3

OBS.: As conexões dos tubos com as mangueiras, deverão ser desapertadas utilizando-se duas chaves a fim de evitar que os tubos torçam e se danifiquem.

FIG.4

Retirar as tampas de fixação do chicote elétrico ao coletor de admissão.

Desconectar os terminais do chicote e retirá-lo do coletor de admissão.







IDENTIFICAÇÃO DOS TERMINAIS DO CHICOTE ELÉTRICO.

1-Bicos injetores
2-Sensor de detonação
3-Válvula "VAS" (Adicionadora de ar)
4-Distribuidor de ignição
5-Resistores dos bicos injetores
6-Conector de ligação da injeção/ignição
7-Bobina de ignição
8-Sensor da válvula termostática.









Retirar o sensor de temperatura do cabeçote.
FIG.1

Retirar o sensor de temperatura do cabeçote
FIG.2

Retirar os dois parafusos de fixação do suporte do alternador ao coletor de admissão.

Retirar as porcas de fixação dos coletores ao cabeçote e retirá-los.

OBS.: O coletor de descarga deverá ser retirado por baixo do veículo, antes de retirar o coletor de admissão. O coletor de admissão deverá ser retirado, cuidadosamente, pelo lado superior do motor.

FIG.3

Retirar o suporte das tampas de fixação do chicote elétrico no coletor de admissão.
FIG.4

Retirar o regulador de pressão juntamente com o tubo distribuidor de combustível aos bicos injetores.

OBS.: Para retirar o tubo distribuidor de combustível, deverão ser retiradas as presilhas que fixam o tubo aos bicos injetores.

FIG.5

Retirar os bicos injetores. Os bicos são apenas encaixados tanto no tubo distribuidor de combustível como no cabeçote, devendo ser verificado o estado dos anéis O'ring antes da recolocação dos bicos.
FIG.6

As demais operações para desmontagem do motor são similares às executadas nos motores 1600cc, carburados.