MONTAGEM/DESMOTAGEM DO CABEÇOTE
-Desconectar os cabos da bateria.
-Drenar o sistema de arrefecimento.
-Retirar o parafuso
de fixaçãodo filtro de ar à
carroceria e remover o conjunto.
MONTAGEM E DESMONTAGEM
DO CABEÇOTE MOTOR 1600
MPI
Fig. 1
Desconectar os cabos
da bateria Frenar
o sistema de arrefecimento.
Retirar o parafuso
de fixação do filtro de ar à carroceria
e remover o conjunto.
Fig. 2
Retirar o medidor
de fluxo de ar (debímetro) soltando os
3 parafusos que prendem o mesmo ao seu suporte.
Fig. 3
Retirar o tubo primário da descarga.
Retirar o suporte
do cabo do acelerador, fixado na tampa
do cabeçote.
Fig. 4
Girar o motor no sentido
de funcionamento até que a marca
existente na engrenagem do comando de válvulas
coincida com a marca do suporte superior da tampa
de proteção da correia dentada.
OBS.: A "janela" do
suporte da tampa de proteção da
correia dentada deverá estar aberta.
Retirar a tampa de proteção da correia dentada.
Afrouxar o tensor
e retirar a correia dentada da engrenagem
do comando de válvulas.
Fig. 5
Retirar a engrenagem
do comando de válvulas utilizando
a ferramenta A.16474 e remover o suporte superior
da tampa de proteção da correia dentada.
Desconectar todos
os tubos ligados ao coletor de admissão,
deixando o coletor livre para remoção;
Identificação das conexões no coletor de admissão.
1-Tubo à válvula reguladora
de pressão de
combustível.
2-Tubulação de vácuo.
3-Mangueira de tomada de ar do filtro.
4-Tubo de comando
da válvula interceptadora de
vapor.
5-Tubo à saída de
vapor de combustível da válvula
interceptadora de vapor.
6-Tubo à válvula "VAS" (adicionadora de ar).
7-Tubo ao "ecômetro".
8-Tubo ao servo freio.
9-Tubo de envio de
ar para refrigeração dos bicos
injetores.
IDENTIFICAÇÃO DAS
CONEXÕES NO COLETOR DE ADMISSÃO
FIG.1
1) Tubo à válvula
reguladora de pressão de combustível;
2) Tubulação de vácuo
junto ao chicote para o interior
do veículo;
3) Mangueira de tomada de ar do filtro:
4) Tubo de comando
da válvula interceptadora de vapor:
5) Tubo à saída de
vapor de combustível da válvula
interceptadora de vapor;
6) Tubo à válvula "VAS" (adicionadora de ar);
7) Tubo ao "econômetro";
8) Tubo ao servofreio;
9) Tubo de envio de
ar para refrigeração dos bicos
injetores.
FIG.2
Retirar os tubos metálicos
de combustível fixados sobre
o cabeçote.
FIG.3
OBS.: As conexões
dos tubos com as mangueiras, deverão
ser desapertadas utilizando-se duas chaves
a fim de evitar que os tubos torçam e se danifiquem.
FIG.4
Retirar as tampas
de fixação do chicote elétrico ao coletor
de admissão.
Desconectar os terminais
do chicote e retirá-lo do coletor
de admissão.
IDENTIFICAÇÃO DOS
TERMINAIS DO CHICOTE ELÉTRICO.
1-Bicos injetores
2-Sensor de detonação
3-Válvula "VAS" (Adicionadora de ar)
4-Distribuidor de ignição
5-Resistores dos bicos injetores
6-Conector de ligação da injeção/ignição
7-Bobina de ignição
8-Sensor da válvula
termostática.
Retirar o sensor de
temperatura do cabeçote.
FIG.1
Retirar o sensor de temperatura do cabeçote
FIG.2
Retirar os dois parafusos
de fixação do suporte do alternador
ao coletor de admissão.
Retirar as porcas
de fixação dos coletores ao cabeçote e
retirá-los.
OBS.: O coletor de
descarga deverá ser retirado por
baixo do veículo, antes de retirar o coletor de
admissão. O coletor de admissão deverá ser retirado,
cuidadosamente, pelo lado superior do
motor.
FIG.3
Retirar o suporte
das tampas de fixação do chicote elétrico
no coletor de admissão.
FIG.4
Retirar o regulador
de pressão juntamente com o tubo distribuidor
de combustível aos bicos injetores.
OBS.: Para retirar
o tubo distribuidor de combustível,
deverão ser retiradas as presilhas que fixam o
tubo aos bicos injetores.
FIG.5
Retirar os bicos injetores.
Os bicos são apenas encaixados
tanto no tubo distribuidor de combustível como no
cabeçote, devendo ser verificado o estado dos anéis
O'ring antes da recolocação dos bicos.
FIG.6
As demais operações
para desmontagem do motor são similares
às executadas nos motores 1600cc, carburados.