Pressão de compressão
-Instalar as velas de ignição em suas respectivas sedes, no cabeçote.
-Posicionar o cabeçote
sobre uma bancada de forma que a face de apoio do
mesmo no bloco fique voltado para cima na posição HORIZONTAL.
-Certificar-se de
que as válvulas estejam perfeitamente assentadas em suas sedes,
a fim de que não ocorra vazamento de óleo entre as mesmas.
-Instalar a chapa
de acrílico sobre o cabeçote e encher as câmaras de combustão
com óleo de motor, utilizando uma bureta graduada, obtendo-se assim o volume
das mesmas.
NOTA:
1-Atentar para que
não ocorra a formação de bolhas de ar no interior das câmaras
de combustão. Caso estas ocorram, deverão ser retiradas a fim de que se possa
ter todo o interior
das câmaras preenchido de óleo.
2-Antes de fazer a
leitura na bureta, raspar a película de óleo que fica na parede
interna da mesma devido ao deslocamento da coluna de óleo. A película deverá
ser raspada a fim
de que esta se junte à coluna de óleo e forneça uma leitura
correta do volume deslocado para preencher a câmara de combustão.
Cabeçote - Ordem de aperto
PRESSÃO DE COMPRESSÃO
Para medir a pressão dos motores, proceder da seguinte forma:
-Aquecer
o motor.
-Instalar o manômetro na sede da vela do cilindro a ser controlado.
-Desligar o cabo da bobina.
-Abrir totalmente as borboletas do carburador(principais e do afogador).
-Dar partida no motor.
-Efetuar a leitura
encontrada no manômetro após estabilização do "ponteiro" do
mesmo.
NOTA:
É tolerável uma diferença
de 10% nos valores da compressão entre os cilindros de um
mesmo motor.
Cabeçote - Componentes
ORDEM DE APERTO DO CABEÇOTE
O aperto dos parafusos
e das porcas e do cabeçote deve
ser feito gradualmente na ordem indicada.
-Antes de serem utilizados,
os parafusos devem ser
lubrificados, deixando-se o óleo escorrer por pelo
menos, 30 min.
- Inicialmente deverá
ser dado um pré-torque de 4,0
kgm em duas fases(2+2 kgm). Em seguida, apertar os
parafusos mediante uma relação angular de 180°,
em duas fases de 90°, sempre na ordem de aperto indicada.
NOTA:
1-Nos motores 1600cc
SEVEL, após o aperto dos
parafusos situados próximos às velas de ignição. O
valor para torqueamento encontra-se no grupo 00
(Motor-Torques de aperto).
2-Os parafusos de
fixação deverão ser substituídos
após haverem sido utilizados 4 vezes.
3-Sempre que houver
a necessidade de remover a
tampa de árvore de comando das válvulas,deverá
ser substituída a junta.
Cabeçote - Aperto dos parafusos
Cabeçote - Remoção
Aperto dos parafusos centrais de fixação do cabeçote
(lado coletores).
Cabeçote - Montagem
RETIRADA DO CABEÇOTE
DOS MOTORES 1500/1600 SEVEL
OPERAÇÃO EM BANCADA
E NO VEÍCULO
FIG.1
Retire a tampa do
eixo de comando de válvulas e retire
o óleo depositado com o auxílio da bomba de vácuo
MITYVAC. Destorqueie todos os parafusos de fixação
do cabeçote superior (ordem inversa do torque), efetue
em seguida a retirada completa dos mesmos usando
uma catraca com extensão média e um soquete
de 13 mm.
FIG.2
Retire o cabeçote
superior com cuidado para que não caiam
os tuchos e as pastilhas de regulagem de folga.
Retire os tuchos identificando
os mesmos para que não
se perca a regulagem das válvulas. Utilizando um cabo
em "T" com uma extensão média e soquete de 17mm,
destorqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote
superior (ordem inversa do torque) efetuando
em seguida a retirada completa dos mesmos.
MONTAGEM DOS CABEÇOTES
FIG.3
Substitua a junta
do cabeçote inferior, posicionando-a corretamente
sobre o bloco.
Substitua os parafusos
de fixação do cabeçote conforme
instrução. Utilizando um torquímetro com uma extensão
média e soquete de 17 mm, torqueie todos os parafusos
de fixação do cabeçote inferior conforme valor
especificado a cada modelo. Instale novamente os
tuchos.
FIG.4
Substitua a junta
do cabeçote superior, posicionando-a
corretamente sobre o cabeçote inferior. Utilizando um
torquímetro com uma extensão média e soquete de
13mm, torqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote
superior conforme valor especificado a cada modelo.
Com uma almotolia
coloque óleo lubrificante novo no cabeçote
superior até cobrir integralmente os tuchos.
Substitua a junta
da tampa de válvulas. Utilizando um torquímetro
com uma extensão média e soquete de 13mm,
torqueie todos os parafusos de fixação da tampa
de válvulas conforme valor especificado a cada modelo.