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Pressão de compressão



-Instalar as velas de ignição em suas respectivas sedes, no cabeçote.
-Posicionar o cabeçote sobre uma bancada de forma que a face de apoio do mesmo no bloco fique voltado para cima na posição HORIZONTAL.
-Certificar-se de que as válvulas estejam perfeitamente assentadas em suas sedes, a fim de que não ocorra vazamento de óleo entre as mesmas.
-Instalar a chapa de acrílico sobre o cabeçote e encher as câmaras de combustão com óleo de motor, utilizando uma bureta graduada, obtendo-se assim o volume das mesmas.

NOTA:
1-Atentar para que não ocorra a formação de bolhas de ar no interior das câmaras de combustão. Caso estas ocorram, deverão ser retiradas a fim de que se possa ter todo o interior das câmaras preenchido de óleo.

2-Antes de fazer a leitura na bureta, raspar a película de óleo que fica na parede interna da mesma devido ao deslocamento da coluna de óleo. A película deverá ser raspada a fim de que esta se junte à coluna de óleo e forneça uma leitura correta do volume deslocado para preencher a câmara de combustão.


Cabeçote - Ordem de aperto

PRESSÃO DE COMPRESSÃO

Para medir a pressão dos motores, proceder da seguinte forma:
-Aquecer o motor.
-Instalar o manômetro na sede da vela do cilindro a ser controlado.
-Desligar o cabo da bobina.
-Abrir totalmente as borboletas do carburador(principais e do afogador).
-Dar partida no motor.
-Efetuar a leitura encontrada no manômetro após estabilização do "ponteiro" do mesmo.

NOTA:
É tolerável uma diferença de 10% nos valores da compressão entre os cilindros de um mesmo motor.


Cabeçote - Componentes



ORDEM DE APERTO DO CABEÇOTE

O aperto dos parafusos e das porcas e do cabeçote deve ser feito gradualmente na ordem indicada.

-Antes de serem utilizados, os parafusos devem ser lubrificados, deixando-se o óleo escorrer por pelo menos, 30 min.
- Inicialmente deverá ser dado um pré-torque de 4,0 kgm em duas fases(2+2 kgm). Em seguida, apertar os parafusos mediante uma relação angular de 180°, em duas fases de 90°, sempre na ordem de aperto indicada.

NOTA:
1-Nos motores 1600cc SEVEL, após o aperto dos parafusos situados próximos às velas de ignição. O valor para torqueamento encontra-se no grupo 00 (Motor-Torques de aperto).

2-Os parafusos de fixação deverão ser substituídos após haverem sido utilizados 4 vezes.
3-Sempre que houver a necessidade de remover a tampa de árvore de comando das válvulas,deverá ser substituída a junta.


Cabeçote - Aperto dos parafusos




Cabeçote - Remoção



Aperto dos parafusos centrais de fixação do cabeçote
(lado coletores).


Cabeçote - Montagem







RETIRADA DO CABEÇOTE DOS MOTORES 1500/1600 SEVEL

OPERAÇÃO EM BANCADA E NO VEÍCULO

FIG.1

Retire a tampa do eixo de comando de válvulas e retire o óleo depositado com o auxílio da bomba de vácuo MITYVAC. Destorqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote superior (ordem inversa do torque), efetue em seguida a retirada completa dos mesmos usando uma catraca com extensão média e um soquete de 13 mm.

FIG.2

Retire o cabeçote superior com cuidado para que não caiam os tuchos e as pastilhas de regulagem de folga.
Retire os tuchos identificando os mesmos para que não se perca a regulagem das válvulas. Utilizando um cabo em "T" com uma extensão média e soquete de 17mm, destorqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote superior (ordem inversa do torque) efetuando em seguida a retirada completa dos mesmos.

MONTAGEM DOS CABEÇOTES

FIG.3

Substitua a junta do cabeçote inferior, posicionando-a corretamente sobre o bloco.
Substitua os parafusos de fixação do cabeçote conforme instrução. Utilizando um torquímetro com uma extensão média e soquete de 17 mm, torqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote inferior conforme valor especificado a cada modelo. Instale novamente os tuchos.

FIG.4

Substitua a junta do cabeçote superior, posicionando-a corretamente sobre o cabeçote inferior. Utilizando um torquímetro com uma extensão média e soquete de 13mm, torqueie todos os parafusos de fixação do cabeçote superior conforme valor especificado a cada modelo.

Com uma almotolia coloque óleo lubrificante novo no cabeçote superior até cobrir integralmente os tuchos.
Substitua a junta da tampa de válvulas. Utilizando um torquímetro com uma extensão média e soquete de 13mm, torqueie todos os parafusos de fixação da tampa de válvulas conforme valor especificado a cada modelo.