Torques de aperto Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo





Advertências e precauções
ADVERTÊNCIAS

Devendo operar no capô do motor, respeitar as seguintes precauções :
- Se houver intervenção nas dobradiças, prestar atenção para não danificar a pintura.
- Após a regulagem onde ocorreu o deslocamento das dobradiças, é necessário reparar a pintura na zona da dobradiça.
- Após a retirada do capô, colocá-lo em um apoio estável para evitar danos à pintura.


PRECAUÇÕES

Antes de intervir na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA.





Capô do motor - Alinhamento
Nota : A intervenção completa de alinhamento do capô é necessária somente quando tiverem sido removidas as dobradiças do veículo.


REMOÇÃO

- Remover a trava do capô do motor, seguindo instruções das páginas a seguir.
- Remover o amortecedor telescópico de sustentação do capô do motor, seguindo instruções das páginas a seguir.
- Com as fixações das dobradiças no capô e no veículo posicionadas manualmente, abaixar o capô do motor.
- Verificar o nível de uniformidade da abertura e do plano entre o capô e os pára-lamas.

1 - Com o auxílio de um segundo operador, abrir o capô do motor e regular a abertura e o plano entre o capô e os pára-lamas. As setas indicam os movimentos permitidos para a regulagem.
- Fechar o capô e verificar o correto alinhamento.

2 - Se necessário, regular posteriormente em função do posicionamento verificado e apertar as fixações no torque.









Capô do motor
REMOÇÃO

- Remover amortecedor telescópico de sustentação do capô do motor, seguindo instruções das próximas páginas.
- Colocar proteções adequadas entre o capô e o pára-brisa.

1 - Com o auxílio de um segundo operador, soltar os parafusos de fixação das dobradiças (2a) e retirar o capô (2b) apoiando-o em um local com proteções apropriadas.


RECOLOCAÇÃO

- Com o auxílio de um segundo operador, colocar o capô e os parafusos de fixação das dobradiças.
- Antes de apertar os parafusos de fixação das dobradiças, executar o alinhamento do capô do motor.
- Recolocar o amortecedor telescópico de sustentação do capô do motor.








Dobradiça (Capô retirado)
REMOÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação da dobradiça.
2 - Retirar a dobradiça juntamente com eventuais calços.


RECOLOCAÇÃO

- Se existentes na retirada, colocar os calços, a dobradiça e os parafusos de fixação da mesma à carroceria.
- Se necessário, reparar a pintura nas zonas envolvidas.








Alavanca de abertura
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e em seguida desligar o terminal negativo da bateria.
- Remover a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos - 7040A.

1 - Soltar a porca (1a), retirar tampão de segurança (1b) e desencaixar o cabo de comando da abertura do capô (1c) da alavanca de comando da abertura do capô (1d) e retirá-la.


RECOLOCAÇÃO

- Ligar o cabo de comando da abertura do capô à alavanca e fixá-lo com o relativo tampão de segurança.
- Recolocar em sua sede a alavanca de comando da abertura do capô e fixá-la com a relativa porca.
- Recolocar a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos.


REMOÇÃO

- Remover a grade lateral dianteira.
- Remover a grade dianteira central.
- Soltar os parafusos de fixação da grade.
- Remover a grade em direção a fechadura e retira-la.
- Remover a trava do capô do motor, seguindo instruçõs das páginas anteriores.

1 - Retirar a guaina (1a) do comando da abertura do capô das abraçadeiras (1b).
2 - Ligar oportunamente uma sonda ao cabo de comando da abertura do capô.

Nota : Tal procedimento é necessário para facilitar a seguinte recolocação do comando da abertura do capô.







Comando da abertura
- Remover a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos - 7040A.
- Remover a alavanca de comando da abertura do capô do motor, seguindo instruções das páginas anteriores.

1 - Por dentro do habitáculo, retirar a luva (1a) completa com o cabo (1b), tendo o cuidado de desencaixá-la da abraçadeira localizada no vão do motor em proximidade das
tubulações da instalação dos freios.

- Desligar o cabo do comando da abertura do capô da sonda.


RECOLOCAÇÃO

- Se necessário colocar um novo cabo completo com luva, operando por dentro do habitáculo com a sonda.
- Recolocar a alavanca de comando da abertura do capô do motor.
- Recolocar a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos.
- Desligar a sonda do cabo de comando da abertura do capô.
- Fixar a luva do comando da abertura do capô às relativas abraçadeiras.
- Recolocar a trava do capô do motor.
- Recolocar a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos.
- Recolocar a grade lateral dianteira.





Fechadura do capô do motor - Reparação
REMOÇÃO

(A)
- Retirar a grade dianteira central.

- Abrir o capô do motor

1 - Retirar a porca de fixação do parafuso da fechadura com o suporte.
2 - Soltar o cabo de comando de fechadura (2a), soltando as duas pontas de fixação.
3 - Remover a fechadura.

(B)
RECOLOCAÇÃO

- Verificar se a fechadura não esta danificada.
- Recolocar o cabo de comando da fechadura.
- Posicionar a fechadura e colocar a porca de fixação do parafuso.

1 - Posicionar a fechadura . O seta indicando o possível delocamento.
2 - Apertar a porca de fixação do parafuso.

- Fechar o copô.
- Testar o funcionamento da fechadura e do sistema de comando de abertura.
- Recolocar a grade dianteira central.





Suporte da fechadura do capô do motor

REMOÇÃO

- Remover a grade dianteira central.
- Remover a fechadura do capô seguido instruções da página anterior.

1 - Retirar a porca de fixação do parafuso.
2 - Remover o suporte da fechadura.

RECOLOCAÇÃO

- Verificar a integridade do suporte.
- Posicionar o suporte.
- Apertar a porca do parafuso do suporte na travessa.
- Recolocar a fechadura.
- Recolocar a grade central dianteira.
Amortecedor de fechamento do capô

Batente do capô do motor

REMOÇÃO

- Abrir o capô do motor.
1 - Retirar a porca do parafuso (1a) do batente de fechamento do capô (1b).


RECOLOCAÇÃO

- Posicionar o batente e colocar os parafusos de fixação ao capô.
- Fechar o capô do motor.





Guarnição anti-rumorosidade do capô

REMOÇÃO

- Abrir o copô do vão do motor.
1 - Com a ferramenta (1a) soltar os botões (1b) do parafuso da guarnição.
2 - Remover a guarnição.

RECOLOCAÇÃO

- Posicionar a abotoadura e depois a guarnição.
- Fechar o capô do motor.





Amortecedor de fechamento do capô - Rem. da ponta

REMOÇÃO

1 - Com o auxílio de um segundo operador para substituir o capô, levantar o capô e soltar a extremidade do amortecedor.
2 - Soltar a ponta do amortecedor (2a) com uma ponteira deacordo com a ilustração.

RECOLOCAÇÃO

- Controlar a ponteira do amortecedor verificado que não esteja danificado.
- Verficar o funcionamento.