Esquema elétrico Funcionamento Diagnóstico Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo


Legenda da figura da página anterior

1 - ANTENA ANTIFURTO DA CHAVE ELETRÔNICA
2 - CENTRALINA ANTIFURTO DA CHAVE ELETRÔNICA
3 - INDICADOR ÓTICO DO ANTIFURTO LIGADO
4 - INTERRUPTOR DE ABERTURA DO PORTA-MALAS/PORTINHOLA DO ANTIFURTO
5 - INTERRUPTOR DE ABERTURA DO CAPÔ DO ANTIFURTO
6 - RECPTOR DE COMANDO A DISTÂNCIA DO ANTIFURTO
7 - GRUPO CENTRALINA / SIRENE DO ANTIFURTO.






Antifurto - Advertência/Precauções
ADVERTÊNCIA

Não tentar funcionar o motor com o cabo massa frouxo, para não causar graves danos ao chicote.
Não tirar com força os cabos ou o chicote, quando se pode retirar os cabos da ignição ou dos terminais.
Desligar todas as centralinas e os dispositivos eletrônicos quando se for soldar a carroceria com solda a arco elétrico.
Antes de substituir um fusível, verificar se o circuito protegido não apresenta anomalias.
Na substituição dos fusíveis, assegurar-se de que o novo fusível tenha a amperagem correta. Não utilizar fusíveis de corrente elétrica superior ou inferior.

PRECAUÇÕES

Trabalhando nos componentes elétricos deve-se adotar e seguir meticulosamente as seguintes precauções:
- Retirar anéis, relógio de pulso ou outros objetos metálicos.
- Antes de intervir no circuito elétrico (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.
- Prestar atenção nos arcos elétricos.

Ainda que a tensão seja de 12V, a bateria
pode alcançar correntes elétricas elevadas em caso de curto circuito, provocando arcos ou centelhas que podem causar perigo para o operador ou princípio de incêndio.

- Prestar atenção às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de 20.000V que podem resultar em muito perigo. Agir com muita cautela quando se trabalha nos componentes ou na vizinhança destes.

- Evitar os incêndios. Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria ou dos componentes sujeitos a aquecimento durante o uso (ex.: lâmpadas alógenas), ou na região do
vão do motor com o motor ainda quente.

Prestar atenção para evitar queimaduras ou danos aos utensílios e componentes.





Antifurto - Gestão dos componentes do CODE
Em caso de substituição e conseqüente pedido de compra de componente do sistema CODE - alarme, ater-se aos seguintes procedimentos.

PERDA DA CHAVE/S

1 - Pedir ao cliente todas as chaves que ficaram em seu poder. Ele deve demonstrar que o veículo é de sua propriedade mostrando o documento do veículo e um documento de identidade.
2 - Efetuar a memorização das chaves que ficaram, por meio de Examiner ou outro instrumento de diagnose, operando na centralina Code. Deste modo, as chaves não apresentadas, não poderão nunca mais serem utilizadas. Além disto, será impressa a lista das chaves ainda válidas.
3 - Somente versões com alarme.

Efetuar a memorização através do Examiner ou de outro instrumento de diagnose,
operando na centralina do alarme. Deste modo, as chaves não apresentadas, não poderão mais serem utilizadas.

4 - FIAT PEÇAS Consultando a DATA BASE, transmitindo o número de chassi, é
capaz de fazer uma chave que tenha:

- A mesma forma com o novo ID3, mas com código secreto da centralina Code do veículo em questão.
- Novo código mecânico (inseção de uma peça metálica).
- Novo código de telecomando TX3 (somente para versões com alarme).
Além de vir atualizada a DATA BASE inserindo o novo ID3.

6 - FIAT PEÇAS deve enviar a chave ao ponto assistencial da Rede Assistencial entre 24 - 48 horas.

7 - Efetuar a memorização das chaves por meio de Examiner ou outro instrumento de
diagnose, operando na centralina Code, inserindo seja a chave nova/s seja as chaves
precedentes.


8 - Somente versões com alarme. Efetuar a memorização dos telecomandos por meio de
Examiner ou outro instrumento de diagnose atuado na centralina do alarme, inserindo seja a chave nova ou as precedentes.

Nota: para realizar este procedimento, é necessário inserir a PASSWORD do receptor. Pedir este tal PASSWORD À FIAT PEÇAS, sempre fornecendo o número do chassi do veículo.

9 - Efetuar um controle final, seja do sistema Code ou do sistema de alarme (se tiver) por meio do Examiner ou outro instrumento de diagnose.

PEDIDO DE UMA NOVA CHAVE.

Proceder conforme indicado no procedimento "pulando"o passo 2 que torna-se supérfluo neste caso.

SUBSTITUIÇÃO DO TRANSPONDER

O transponder é colocado nas sedes das chaves.
Não é possível a substituição do mesmo: isto é, garante uma maior segurança diante de "roubo de transponder".

SUBSTITUIÇÃO DOS CILINDROS DAS FECHADURAS DE CHAVES.

1 - Pedir ao cliente todas as chaves que ficaram em seu poder. Ele deve demonstrar que o veículo é de sua propriedade mostrando o documento do veículo e um documento de identidade.
2 - Efetuar O CANCELAMENTO DAS CHAVES MEMORIZADAS por meio do Examiner ou outro instrumento de diagnose, operando na centralina Code e não na de alarme.

Tais chaves nunca mais poderão ser usadas. Deste modo, as chaves não
apresentadas, não poderão nunca mais serem utilizadas. Além disto, será impressa a lista das chaves ainda válidas.

Não é possível ordenar um único cilindro, ou o kit fornecendo um só código mecânico das chaves.

3 - FIAT PEÇAS Consultando a DATA BASE, transmitindo o número de chassi, é capaz de fazer um kit completo de chaves que tenham:

- A mesma forma (mas indicando que se trata de uma reposição).
- Transponder com novos ID3, ID4, mas com códigos secretos da centralina Code do veículo em questão.
- Mesmo código mecânico (inseção de uma peça metálica).

Novos códigos TX3, TX4 (somente para versões com alarme).
Será fornecido também um novo Code Card, refeito pelo recovery code, mas com um novo código mecânico.
Além disso, será atualizado o DATA BASE inserindo os novos ID3, ID4 e o novo código mecânico.

4 - FIAT PEÇAS deve enviar o kit chaves ao ponto assistencial da Rede Assistencial entre 24 - 48 horas
5 - Efetuar a memorização das chaves por meio de Examiner ou outro instrumento de diagnose, operando na centralina Code, inserindo todas as chaves recebidas.
6 - Somente versões com alarme. Efetuar a memorização dos telecomandos por meio de Examiner ou outro instrumento de diagnose atuado na centralina do alarme, inserindo todas as chaves recebidas.

Nota: para realizar este procedimento, é necessário inserir a PASSWORD do receptor. Pedir este tal PASSWORD À FIAT PEÇAS, sempre fornecendo o número do chassi do veículo.

7 - Efetuar um controle final, seja do sistema Code ou do sistema de alarme (se tiver) por meio do Examiner ou outro instrumento de diagnose.

PERDA DO CARTÃO CODE

1 - Pedir ao cliente todas as chaves que ficaram em seu poder. Ele deve demonstrar que o veículo é de sua propriedade mostrando o documento do veículo e um documento de identidade.

2 - Entrar em contato com FIAT PEÇAS e fornecendo o número do veículo e outros dados pedidos. Enviar uma ordem como forma de pane para o Code Card.

3 - FIAT PEÇAS Consultando a DATA BASE, transmitindo o número de chassi, é capaz de fazer um novo Code Card totalmente iguais (código de emergência e código mecânico) a àquela perda. Os cartões podem ser expedidas ao ponto da rede assistencial.

4 - Entregar ao cliente, informando de que se trata de uma simples duplicata. Portanto, o cartão velho se encontrado - permiti ainda dar partida no veículo.

SUBSTITUIÇÃO DA CENTRALINA DO CODE

- Uma suspeita de anomalia na centralina Code deve sempre ser confirmado com uma cuidadosa verificação realizada por meio de Examiner ou outro instrumento de diagnose.

1 - Pedir ao cliente todas as chaves que ficaram em seu poder. Ele deve demonstrar que o veículo é de sua propriedade mostrando o documento do veículo e um documento de identidade.

2 - Entrar em contato com a FIAT reposição :
fornecendo o número do chassi do veículo e outros dados pedidos. Enviar uma ordem com a especificação da pane para a requisição de uma centralina Code.

3 - FIAT REPOSIÇÃO consultando a DATA BASE, transmite o número de chassi, e é capaz de fazer uma centralina que tenha o mesmo código secreto e o mesmo "FIX CODE" daquela com defeito. Além disso, deve-se atualizar a DATA BASE inserindo a ocorrida operação.

4 - FIAT REPOSIÇÃO deve expedir a centralina ao ponto da Rede Assistencial dentro de 24 - 48 horas.

5 - Montar a nova centralina no lugar da anterior avariada.

6 - Efetuar a MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES através do Examiner ou outro instrumento de diagnose, operando na centrlina Code e inserindo todas as chaves precedentes habilitadas.

7 - Efetuar um controle final do sistema Code através do Examiner ou outro instrumento de diagnose.

SUBSTITUIÇÃO DA CENTRALINA DE CONTROLE DO MOTOR

Uma suposta anomalia na centralina de injeção eletrônica deve sempre ser confirmada com uma cuidadosa verificação através do Examiner ou outro instrumento de diagnose.

1 - Pedir ao cliente todas as chaves que ficaram em seu poder. Ele deve demonstrar que o veículo é de sua propriedade mostrando o documento do veículo e um documento de identidade.

2 - Entrar em contato com a FIAT reposição :
fornecendo o número do chassi do veículo e outros dados pedidos. Enviar uma ordem com a especificação da pane para a requisição de uma centralina de controle do motor.

3 - FIAT PEÇAS deve expedir ao ponto da Rede Assistencial dentro de 24 - 48 horas uma centralina nova não programada.

4 - Montar a nova centralina no lugar da anterior avariada.

5 - Girar a chave para MARCHA: de tal modo a realizar o reconhecimento da nova centralina por parte da centralina Code que transmite o "FIX CODE".

6 - Efetuar um controle final do sistema Code através do Examiner ou outro instrumento de diagnose.





Antena do disp. CODE - R.R.
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover a centralina do dispositivo antifurto chave eletrônica (code) seguindo instruções das páginas a seguir.
- Remover o revestimento da coluna de direção - 7040A.

1 - Remover a antena do dispositivo de chave eletrônica (1a) soltando-a do bloco de ignição e das presilhas de retenção (1b).

RECOLOCAÇÃO

- Montar a antena do dispositivo chave eletrônica no bloco de ignição e fixar o respectivo chicote com as presilhas.
- Recolocar o revestimento da coluna de direção.
- Recolocar a centralina do dispositivo antifurto chave eletrônica (code).
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Verificar o funcionamento do sistema com o Examiner ou outros instrumentos de diagnose.






Antifurto - R.R. da central
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.

1 - Soltar o parafuso (1 a) e abrir a tampa de acesso aos fusíveis (1b).
2 - Soltar as porcas (2a) e remover a centralina do dispositivo antifurto chave eletrônica (2b) depois de ter desligado as conexões elétricas (2c) e (2d).


RECOLOCAÇÃO

- Ligar as conexões elétricas à centralina do dispositivo antifurto chave eletrônica, em seguida repô-la em sua sede e fixá-la com as respectivas porcas.
- Fechar a tampa de acesso aos fusíveis e fixá-lo com os respectivos parafusos.
- Ligar o terminal (-) da bateria.







Antifurto - R.R do indicador ótico
REMOÇÃO

- Remover o difusor central de ar no painel - 5010C.

1 - Na bancada, remover o indicador ótico do dispositivo antifurto do difuso de ar central do painel.

RECOLOCAÇÃO

- Montar o indicador ótico do dispositivo antifurto no difuso de ar central do painel.
- Montar o difusor central de ar no painel.







Antifurto - R.R. do receptor
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover a lamaterna brake light.
- Remover as tampas de acabamento e retirar os parafusos de fixação da lanterna do break light da proteção.
- Desligar a conexão elétrica e remover a lanterna do brake light.

1 - Soltar os parafusos de fixação do receptor para comando a distancia do antifurto a tampa.
2 - Remover o receptor para comando a distância do antifurto (2 a) depois de ter desligado a respectiva conexão elétrica (2b).


RECOLOCAÇÃO

- Ligar a conexão elétrica ao receptor do comando a distancia do antifurto.
- Repor em sua sede na tampa, o receptor do comando a distancia e fixá-lo com os parafusos específicos.
- Recolocar a lanterna do brake light.
- Ligar o terminal (-) da bateria.







Antifurto - R.R. central/sirene
Em caso de necessidade, os dispositivos devem ser requeridos de vez por vez à Direção de Peças e Acessórios
exclusivamente com procedimento de panes.
A Rede não deverá manter estoque de tais particulares. Em cada caso, para a específica movimentação interna deverá ter guardado um registro de carga e descarga, registrando
os números de identificação dos módulos e dos dados anagráficos do veículo (número de chassi, data de matricula, modelo, etc.).






Alfa Romeo Code - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

Para aumentar a proteção contra as tentativas de roubo, é adotado um sistema eletrônico de bloqueio do motor denominado "ALFA ROMEO CODE".
As chaves são dotadas de um dispositivo eletrônico "Transponder" que transmite um sinal em código a uma centralina eletrônica "CODE" específica. Se esta reconhecer o código enviado, permite o funcionamento do motor. O código utilizado no diálogo, que se dá através da antena, varia a cada partida ("rolling code") : portanto, mesmo com scanners eletrônico, o código não pode ser reproduzido.
A centralina do Code tem como função principal o reconhecimento da chave inserida no comutador de ignição: a centralina contém, de fato, o código secreto utilizado no diálogo com o Transponder da chave.
No interior da centralina estão memorizados todos os códigos das chaves habilitadas e o código utilizado no diálogo entre a centralina Code e a centralina do motor: quando se gira a chave para MAR pela primeira vez, se a chave for reconhecida corretamente, tal código é transferido à centralina do motor, que permanece, deste modo, ligada inseparavelmente à centralina Code.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO : 5580E DISPOSITIVO ANTIFURTO.
O sistema possui Code possui as linhas de alimentação da centralina protegidas pelo maxifuse que protege também o sistema de gestão do motor.

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

A centralina CODE M20 é alimentada pelo pino 3 da bateria da linha do maxifuse CENTR de B5, através da linha protegida pelo fusível F20 da centralina de derivação B1.
A alimentação sob chave (INT/A) chega ao pino 8 da linha protegida pelo fusível F16 da central de derivação B1. O pino 4 está na massa.
A linha que sai do pino 6 é a linha serial de ligação com a centralina de controle do motor M10, através da qual é estabelece comunicação do reconhecimento da chave e a troca dos códigos.
A centralina é dotada de um sistema de autodiagnose, que pode ser utilizado ligando-se ao conector R10: e deste chegam os sinais pelo pino 5 da centralina M20 através da específica linha de diagnose.
O sistema de autodiagnose gera também o sinal para a espia "avaria CODE", colocada no quadro de instrumentos E50, pino 4 do conector C, enquanto o pino 15 do conector A fornece a alimentação sob chave (INT/A), através do fusível F1 da central de derivação B1.
Um segundo conector da centralina liga-se através de dois cabos à antena, colocada coaxialmente no comutador de ignição, de modo a perceber o inserimento e a rotação da chave.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE
C40 massa no motor 5505 A
C30 massa traseira esquerda
D23 conector painel / i.e.
E50 quadro de instrumentos 5560 B
H1 comutador de ignição 5520 A
M10 centralina de controle do motor 1056 B
M10 centralina de controle do motor 1060 G
R10 conector de diagnoses múltiplo

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

D23B D23A M10 B5 E50AC H1 R10 M20 B1 C40






Alarme - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O sistema de alarme oferece uma proteção anti-intrusão no veículo de tipo volumétrica e perimetral.
Uma centralina eletrônica controla:
- o estado das portas e do capô, através de interruptores nas fechaduras (controle perimetral);
- a presença de objetos em movimento no interior do habitáculo, através dos sensores volumétricos (controle volumétrico);
- a integridade dos cabos de alimentação do sistema (quer direta da bateria, quer "sob chave");
- a integridade dos cabos de alimentação da chave de emergência;
- o acionamento do comutador de ignição;

A centralina é dotada da função de autodiagnóstico que mede e memoriza avarias e anomalias da própria centralina, dos componentes do sistema e a verificação da integridade dos cabos de ligação.
A centralina, além disso, memoriza o número de acionamentos e o número dos alarmes disparados.
A lógica de funcionamento da centralina pode ser modificada de modo a satisfazer as leis que regulam o uso dos sistemas de alarme vigentes nos diversos Mercados.
A centralina eletrônica, que incorpora também a sirene, é colocada na dianteira, sob um lokari à esquerda do vão motor.
O receptor é um dispositivo eletrônico que capta o sinal do transmissor. É colocado no revestimento traseiro.
É ligado através de uma linha serial com a unidade de controle, e comanda diretamente as seguintes funções:
- recebe, decodifica e controla os sinais do controle remoto;
- comanda o bloqueio e o desbloqueio das portas;
- memoriza os códigos dos transmissores habilitados;

O receptor também é dotado de uma função de autodiagnóstico próprio que mede e memoriza avarias e anomalias do próprio receptor, dos componentes a ele ligados e a verificação da integridade dos cabos de ligação.
O dispositivo para a desativação do sistema mediante a uma específica chave de emergência, é colocado na própria centralina, protegida por um capuz. Este permite excluir o sistema, por exemplo em caso de intervenções de reparações.
Para o controle das portas e do porta-malas, são utilizados os mesmos interruptores do sistema trava-portas. Um interruptor específico, por sua vez, é posicionado na fechadura do capô do motor.
Os sensores volumétricos controlam para que não haja invasões no veículo. São colocados nos dois montantes centrais do veículo. Ambos são sensores "duplos", isto é, compostos de um emissor e de um captador: a onda transmitida por um é enviado à uma centralina, um sinal de alarme.
O led de intimidação é posicionado no painel, em posição central, sobre a boqueta de ventilação, e sinaliza o estado do sistema (ativado, desativado, etc..) e também eventuais anomalias.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 5580E DISPOSITIVO ANTIFURTO.
A centralina do alarme possui as linhas de alimentação direta e sob chave protegidas por dois fusíveis da central de derivação.

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

O sistema de alarme é gerenciado pela centralina do alarme M30, integrada com a sirene.
A centralina é alimentada diretamente pela bateria pelo pino 3 do conector A da linha protegida pelo fusível F17 e pelo pino 7 do conector B (alimentação para as luzes de direção). da linha protegida pelo fusível F8; ambos os fusíveis estão colocados na central de derivação B1.
A alimentação "sob chave" (INT/A) chega ao pino 12 do conector B da centralina M30 através da linha protegida pelo fusível F5 da centralina B1. O pino 9 do conector A está na massa.
A centralina M30 controla a fechadura das portas através dos interruptores N50, N55, N51, N56, que enviam, se a porta estiver aberta, um sinal de massa respectivamente nos pinos 8, 15, 9, 16 do conector B. (são os mesmos interruptores que fazem acender os led de sinalização portas abertas ( Esquema elétrico E2510 LUZ INTERNA).
O vão do motor é controlado pelo interruptor I10, que se liga ao pino 18 do conector B. , enquanto o porta-malas pelo interruptor I11, que se liga ao pino 17 do conector B. ( é o mesmo interruptor que faz acender a luz do porta-malas: Esquema elétrico E2520 - LUZ DO PORTA-LUVAS - LUZ DO PORTA-MALAS - LUZ DO PÁRA-SOL).
O grupo dos sensores volumétricos K62 recebe a alimentação e massa respectivamente pêlos pinos 8 e 11 do conector A de M30, e reenvia o sinal de controle do alarme ao pino 12 do conector A de M30.
O pino 1 do conector A de M30 envia o sinal de comando do led do alarme E40.
Dos pinos 1 e 2 do conector B de M30 saem os sinais de comando para as luzes de direção ( Esquema elétrico E2020 LUZES DE DIREÇÃO / EMERGÊNCIA).
O receptor do telecomando M35 é alimentado diretamente pela bateria pelo pino 3.
A alimentação sob chave (INT/A) chega ao pino 7 de M35 através da linha protegida pelo fusível F5 da centralina B1. O pino 4 está na massa.
De M35 (pino 5 e 6 ) saem os sinais do "bloqueio das portas" e "desbloqueio das portas" (Circuito elétrico E3040 BLOCAPORTAS).
A CENTRALINA M30 E O RECEPTOR M35 SÃO AMBOS DOTADOS DE UM SISTEMA DE AUTODIAGNOSE, QUE PODE SER UTILIZADO ligando-se ao conector R10, pino 11: destes chegam os sinais pelo pino 6 do conector A de M30 e do pino 2 do receptor do telecomando M35.
Tal linha serial exerce também a ligação entre M30 e M35.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
C10 massa dianteira esquerda
C15 massa do painel lado motorista -
C20 massa no painel lado passageiro
C30 massa traseira esquerda
C31 massa traseira direita
D1 conector dianteiro / painel
D25 conector do painel / traseiro esquerdo
D26 conector do painel / traseiro direito
D27 conector traseiro esquerdo / traseiro direito
D30 conector da porta dianteira esquerda
D31 conector da porta dianteira direita
D35 conector da porta traseira esquerda
D36 conector da porta traseira direita
D40 conector traseiro do porta-malas
E40 led do alarme 5580 E
H1 comutador de ignição 5520 A
I10 interruptor da abertura do vão motor 5580 E
I11 interruptor de abertura do porta-malas 5580 E
J43 relé das luzes de direção / emergência
K62 grupo dos sensores volumétricos para o alarme 5580 E
M30 centralina do alarme 5580 E
M35 receptor do telecomando do alarme 5580 E
N50 motorredutor da fechadura da porta dianteira esquerda 7005 N
N51 motorredutor da fechadura da porta dianteira direita 7005 N
N55 motorredutor da fechadura da porta traseira esquerda 7005 N
N56 motorredutor da fechadura da porta traseira direita 7005 N
R10 junção de diagnoses múltiplo

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

I10 C15A D26B D31 C20 B5 E40 M51B D36 K62 N56 M30 D27 C31 M35 I11 D40 N55 C30 D35 N50B H1 R10 B1 D30 D25A D1 C10