Índice gráfico do sub-grupo
Air Bag - Normas de segurança
As seguintes normas devem ser taxativamente observadas em qualquer ocasião de intervenção no veículo equipado com o sistema de segurança air bag.
NORMAS PRELIMINARES
Recordar-se de que os módulos Air Bag são dispositivos para se manipular com cautela. O uso, o transporte e o armazenamento, possuem regras de procedimento para a manipulação de tais componentes, conforme ilustrados a
seguir.
Antes de iniciar e efetuar trabalhos de reparação da carroceria, trabalhos de solda, trabalhos para os quais necessita-se remover os módulos Air Bag ou a centralina, deve-se:
- Retirar a chave do comutador de ignição.
- Sempre desligar a bateria, isto é: desligar os dois terminais dos respectivos polos e
isolá-los cuidadosamente com fita.
- Desligar a conexão elétrica da centralina, esperando pelo menos 10 minutos depois de ter
desligado a bateria.
- Repor os dispositivos com a tampa virada para cima em um armário metálico fechado com
chave. Este armário, destinado exclusivamente para esta finalidade, não deve ser em
nenhum caso, utilizado para armazenar outros tipos de materiais, principalmente se forem
inflamáveis.
O armário deve possuir os requisistos previstos para guardar cargas pirotécnicas (armário
metálico resistente aos choques com grade para permitir uma ventilação natural no seu
interior) e deve ter a identificação prevista pelas normas da lei vigente onde se lê:
(PERIGO EXPLOSIVOS - NÃO USAR CHAMAS EXPOSTAS - PROIBIDO PARA PESSOAS NÃO AUTORIZADAS.).
Todos os conectores utilizados e montados nos módulos Air Bag têm no seu interior um clip de curto-circuito. Até o momento em que os módulos Air Bag não forem ligados a uma fonte de energia de características idôneas, não existe a possibilidade de ativação indevida da unidade.
Um componente do sistema que não se ativou em um acidente, é ainda considerado ativo".
Portanto, componentes que não explodiram e que devem ser removidos do veículo (por defeito , por ter vencida a garantia ou por outras causa) devem ser devolvidas à central com o procedimento descrito a seguir.
A montagem e a desmontagem dos componentes do sistema de segurança deve ser feito EXCLUSIVAMENTE pelo pessoal técnico competente e autorizado.
O desrespeito ao quanto descrito, pode provocar a ativação indesejada do sistema, lesões pessoais ou reparações no sistema não necessárias.
É TAXATIVAMENTE PROIBIDO DESMONTAR
OS MÓDULOS AIR BAG DOS SEUS OUTROS
COMPONENTES.
Todos os componentes do sistema foram projetados especificamente para trabalhar em um veículo de marca e de tipo específico. Portanto, os Air Bag's não podem ser adaptados, reutilizados ou instalados em outros veículos, mas somente naquele para o qual foi projetado e produzido.
Qualquer tentativa de reutilização, adaptação ou instalação em tipo diferente do veículo, pode ser causa de lesões graves ou letais aos ocupantes do veículo em caso de acidente.
Air Bag - Interv. nos comp. do circuito
Ao término de cada intervenção no circuito, esta deve ser verificada com EXAMINER ou outros instrumentos de diagnósticos.
SUBSTITUIÇÃO DO MÓDULO AIR BAG (POR DEFEITO OU VENCIMENTO DA GARANTIA)
Em caso de substituição de um módulo Air Bag por defeito ou vencimento da garantia, deve-se:
- Retirar do novo módulo a parte removível da etiqueta adesiva e organizá-la em um
adequado dossiê, descrevendo os dados do veiculo (modelo,dados de matrícula, e
n° de chassi) e o n° de série da velha centralina.
O dossiê deve ser guardado para eventuais controles.
- Somente o módulo é fornecido com uma nova etiqueta adesiva para colar sobre
aquela já presente no montante da porta do lado do motorista. Antes porém,
deve-se perfurá-la no correspondente mês e dos 10 anos sucessivos ao ano no
qual foi montado o módulo (ex.: para 1997 corresponderá o 2007).
SUBSTITUIÇÃO DA CENTRALINA
A centralina eletrônica deve sempre ser substituída no caso de uma colisão que seja suficiente para a ativação do sistema completo (Air bag e pré-tensionadores).
Também em caso de substituição da centralina, deve-se retirar a parte removível da etiqueta adesiva e aplicá-la no dossiê específico, citado anteriormente.
SUBSTITUIÇÃO DO CABO ESPIRALADO
O cabo espiralado da ligação do módulo Air Bag do motorista é dotado de um dispositivo que trava automaticamente a sua rotação quando é removido o volante. Isto para evitar que o calço superior, não mais vinculado ao volante, gire livremente provocando um desenrolamento ou enrolamento dos cabos, não previsto, com conseqüente possibilidade de ruptura dos mesmos.
Na montagem do volante, o dispositivo se destrava automaticamente:
- Em caso de desmont./mont. do cabo espiralado é necessário assegurar-se de que o
mesmo seja remontado na coluna de direção na mesma posição do que foi removido.
- Se por um motivo qualquer, a trava superior do cabo espiralado girar em relação ao
inferior a ponto de não identificar a posição assumida no ato da desmontagem,
deve-se taxativamente SUBSTITUIR o cabo espiralado.
- No caso de substituição, se na reposição o cabo espiralado for fornecido
separadamente da coluna de direção, a instalação deve ser efetuada com as rodas
do veículo alinhadas para frente, uma vez que tal é a posição correspondente do
dispositivo novo. O dispositivo novo é dotado de uma lingüeta de segurança que o
mantém travado. Tal lingüeta deve ser removida no ato da instalação do volante para
permitir ao sistema girar corretamente.
Air Bag - Intervenções após um acidente
Não há particulares de segurança a serem observados para os trabalhos de pintura e posterior secagem ao forno, haja visto que os módulos em particular são estudados de
modo que aquecendo as superfícies externas do veículo, com os normais sistemas de secagem da pintura, estes não sofrem danos.
Todas as centralinas eletrônicas (incluindo a de comando do sistema Air Bag) deverão ser retiradas em casos em que a sua temperaturas em certos ambientes possa alcançar ou superar os 85°C.
Air Bag - Trabalhos de pintura
Não há particulares de segurança a serem observados para os trabalhos de pintura e posterior secagem ao forno, haja visto que os módulos em particular são estudados de modo que aquecendo as superfícies externas do veículo, com os normais sistemas de secagem da pintura, estes não sofrem danos.
Todas as centralinas eletrônicas (incluindo a de comando do sistema Air Bag) deverão ser retiradas em casos em que a sua temperaturas em certos ambientes possa alcançar ou superar os 85°C.
Air Bag - Perigos para a saúde
As precauções a serem observadas no caso de manipulação dos módulos Air Bag ativados, são as seguintes:
- Usar luvas de proteção de polietileno e óculos de segurança;
- Depois de ter tocado a unidade Air Bag já ativada, lavar as mãos e as partes do corpo
expostas com água e sabão.
Air Bag - Efeitos sobre a exposição
Não oferece nenhum perigo, expor-se aos propulsores, estando o sistema completamente vedado.
A mistura dos propulsores está em estado sólido, portanto, a inalação é impossível mesmo em caso de ruptura do cartucho do gerador de gás.
No caso de vazamento de gás, este não oferece nenhum perigo à saúde humana.
Evitar de qualquer forma, o contado com a pele e não ingerir o propulsor.
Em caso de:
- Contato com a pele:
lavar imediatamente com sabão e água.
- Contato com os olhos: lavar imediatamente os olhos com água corrente por pelo menos
15 minutos.
- Inalação:
levar imediatamente o indivíduo para uma área aberta.
- Ingestão:
induzir o vômito se o indivíduo estiver consciente.
Em todas estas condições, deve-se além disso chamar um médico.
Air Bag - Normas seg. p/manuseio módulos
Em condições normais o Air Bag lado motorista e o do lado do passageiro se ativam com a ação do comando de ignição eletrônica durante a colisão. Os gases que se expandem nesta condição, não são tóxicos.
É importante que o pessoal, que efetua as intervenções no dispositivo montado no veículo, observe taxativamente as normas de segurança descritos abaixo.
O pessoal que intervém nos dispositivos deve ser treinado e deve observar as seguintes precauções:
- Nas operações de remoção e substituição do Air Bag explodidos, movimentar um só
módulo por vez e usar luvas e óculos para a remoção.
- Apoiar sempre o módulo do Air Bag com a tampa de portinhola de abertura e a fenda de
ruptura voltada para cima. Não colocar nada sobre a portinhola citada.
- Ao termino das operações, lavar cuidadosamente as mãos com sabão neutro e em caso
de eventual contato de resíduos de pó do dispositivo com os olhos, enxaguar
imediatamente com abundante água corrente.
- Em todas as preparações com Air Bag é proibido a quem efetua os interventos, de operar
dos bancos dianteiros sem antes ter deixado inoperante o sistema mediante o
desligamento dos dois cabos da bateria e de ter esperado pelo menos 10 minutos.
- Os componentes metálicos de um Air Bag explodido são muito quentes. Evitar de tocar
estes componentes por 20 minutos a partir do momento da ativação do Air Bag.
- Não efetuar reparações nos modulos Air Bag. Enviar ao fornecedor todos os módulos
defeituosos. Não submeter ao aquecimento o módulo do Air Bag, por exemplo, mediante
soldagem, batidas, furação, trabalhos mecânicos, etc.
- Não colocar nunca no veículo as unidades Air Bag que sofreram quedas ou que
apresentem sinais de qualquer tipo de dano.
- É proibido guardar os módulos Air Bag junto a materiais inflamáveis ou combustível.
- Os geradores de gás não devem entrar em contato com ácidos, graxas e metais pesados:
o contato com tais substancias pode provocar a formação de gases venenosos, nocivos ou
compostos explosivos.
A eventual estocagem dos particulares de reposição deve ser efetuada na sua embalagem original e o seu depósito temporário deverá seguir o mesmo procedimento de um módulo Air Bag removido do veículo e não ativado, isto é, deverá em cada caso ser utilizado um armário metálico apropriado, fechado a chave, (armário metálico resistente aos choques com grade para permitir uma ventilação natural no seu interior). O armário deverá ter adequadas cartelas de monitoramento (PERIGO EXPLOSIVOS - PROIBIDO USAR
CHAMAS EXPOSTAS - PROIBIDA A ABERTURA
POR PESSOA NÃO AUTORIZADA).
Air Bag - Sucateamento dos módulos
Os módulos Air Bag montados no veículo, não devem ser demolidos juntamente com o veículo, mas previamente removido.
A unidade de Air Bag não pode ser sucateada sem antes ser ativada.
No caso em que, durante um acidente o módulo Air Bag não se ative, deve-se considerar este dispositivo como carregado.
Todo o material não explodido não deve ser ativado, mas deverá ser enviado a um centro especializado (para a Itália à GECMA de Chivasso) indicado na nota de companhamento
da mercadoria com os dizeres:
DISPOSITIVO AIR BAG COM CONTEÚDO DE CARGA PIROTÉCNICA PARA DESATIVAÇÃO.
Para os mercados externos, deve-se respeitar as leis vigentes locais.
A expedição dos dispositivos deve ser efetuada taxativamente nas mesmas embalagens com as quais são recebidas as peças de reposição e no caso em que não tiver disponível, é possível solicitar à peças uma embalagem
separada.
Obviamente em caso de substituição dos dispositivos Air Bag a embalagem original deve ser mantida integra, para o envio do mesmo dispositivo não ativado.
O desrespeito aos procedimentos aqui relacionados poderá causar a ativação indevida da unidade Air Bag e lesões pessoais. As unidades Air Bag não ativadas, NÃO devem ser sucateadas através dos rotineiros meios de sucateamento de refugos. As unidades não ativadas contém substancias perigosas para a saúde e que podem causar lesões pessoais se o recipiente vedado que elas possuem se danificar durante o seu sucateamento. O sucateamento da unidade Air Bag feito em desacordo com o presente
procedimento, pode violar as vigentes leis.
Air Bag - Modalidade de encomenda
Em caso de necessidade, os dispositivos devem ser requeridos de vez por vez à Direção de Pós Venda Peças exclusivamente com procedimento de panes. A Rede não deverá manter estoque de tais particulares. Em cada caso, para a específica movimentação interna deverá ter guardado um registro de carga e descarga, registrando os números de identificação dos módulos e dos dados anagráficos do veículo (número de chassi, data de matricula, modelo, etc.).
Air Bag - R.R. do cabo espiralado
REMOÇÃO
- Colocar o volante em posição centrada
com as rodas acertadas.
- Remover o módulo para air bag seguindo
instruções das páginas.
Respeitar criteriosamente as normas de
segurança para esta operação.
- Remover o revestimento da coluna de
direção.
- Abaixar e afastar o volante.
- Soltar o parafuso e abrir a tampa
de acesso aos fusíveis.
- Soltar os parafusos e retirar as
meias caixas de revestimento
da coluna da direção.
- Remover o volante.
- Desligar a conexão elétrica (1) da busina.
- Remover a proteção (2) soltando-a da sua
respectiva sede.
- Retirar os parafusos (3a) e remover o
cabo espiralado para circuito Air
Bag (3b).
O cabo espiralado é dotado de um dispositivo que trava automaticamente a rotação quando é removido do volante. Evitar de forçar a rotação.
RECOLOCAÇÃO
- Controlar para que as rodas estejam
alinhadas uma vez que as peças
fornecidas para reposição são
fornecidas para serem montadas nesta
condição.
Se por um motivo qualquer o calço superior do cabo espiralado girar em relação àquele inferior o bastante para não coincidir mais a posição específica, deve-se taxativamente substituir o cabo espiralado.
- Repor na específica sede o cabo
espiralado para circuito Air Bag e
fixá-lo com os respectivos parafusos.
Nota: No caso de montagem de um
novo cabo espiralado, remover
a lingüeta de segurança.
- Montar a proteção na respectiva sede.
- Ligar a conexão elétrica da buzina.
- Montar o volante.
- Montar o revestimento da coluna de
direção.
- Montar o modulo para Air Bag.
- Verificar a funcionalidade do comando
da buzina.
- Verificar a funcionalidade do sistema
Air Bag utilizando - Examiner ou outros
instrumentos de diagnose.
Air Bag - R.R. da centralina
Antes da desmont./mont. da centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações preliminares:
- Repor a chave de ignição em posição
STOP e retirá-la;
- Desligar e isolar os cabos da bateria;
- Aguardar por 10 minutos antes de
prosseguir.
Ater-se a todas as normas de segurança prescritas (ver 5080C - Advertências).
REMOÇÃO
- Soltar os parafusos (1a) e remover os
revestimentos direito e esquerdo (1b).
- Soltar os parafusos (1a) e afastar a
chapa de suporte dos relés (1b).
- Girar a chapa de segurança e desligar
a conexão elétrica da centralina Air Bag.
- Soltar as porcas (3a) e remover as
centralina do Air Bag (3b).
RECOLOCAÇÃO
Observar as seguintes precauções:
- Não bater ou sacudir a centralina;
- Não ligar a conexão elétrica à centralina
antes de ter fixado corretamente a
mesma.
- Assegurar-se de qualquer modo, de que
a bateria esteja desligada.
Em caso de substituição da centralina, retirar da nova centralina a parte removível da etiqueta adesiva e guardá-la em um adequado dossiê, descrevendo os dados do veículo (modelo, dados de matricula, n° de chassi) e n° de série da velha centralina. O dossiê deve ser conservado para eventuais controles.
- Montar a centralina do Air Bag (1a) e
fixá-la com as respectivas porcas (1b)
com torque prescrito.
Nota: assegurar-se de que a seta
estampada na superfície
superior da centralina
esteja virada no sentido
da marca.
- ligar a conexão elétrica e travar com o
suporte de segurança.
- Repor na sua sede a chapa de suporte
dos relés e fixá-la com os respectivos
parafusos.
- Montar os revestimentos direito e
esquerdo e fixá-los com os respectivos
parafusos.
Air Bag - R.R. do módulo
REMOÇÃO
Antes da desmont./montagem da centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações preliminares:
- Repor a chave de ignição em posição
STOP e retirá-la;
- Desligar e isolar os cabos da bateria;
- Aguardar por 10 minutos antes de
prosseguir.
Ater-se a todas as normas de segurança prescritas (ver 5080C - Advertências).
- Soltar os parafusos (1a), afastar o
módulo Air Bag (1b) o suficiente para
desligar a conexão elétrica (1c), em
seguida removê-lo.
- Repor o módulo Air bag no armário
apropriado, apoiando-o em uma
superfície livre e com a base voltada
para cima.
Antes da desmont./montagem da centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações preliminares:
- Repor a chave de ignição em posição
STOP e retirá-la;
- Desligar e isolar os cabos da bateria;
- Aguardar por 10 minutos antes de
prosseguir.
Ater-se a todas as normas de segurança prescritas (ver 5080C - Advertências).
REMOÇÃO
- Remover a divisória do Air Bag passageiro e o porta-objetos no painel - 7040A.
- Remover o grupo porta-objetos paine.
- Soltar os parafusos superiores
de fixação da proteção da
central de injeção / ignição.
- Soltar os parafusos e retirar o
grupo porta-objetos do painel.
- Desligar a conexão elétrica do módulo
do Air Bag do lado do passageiro depois
de tê-lo retirado dos dispoditivos de
fixação.
- Soltar os parafusos (2a) de fixação do
módulo Air Bag do lado do passageiro
(2b), em seguida, removê-lo, depois
de tê-lo retirado das duas travas.
- Repor o módulo Air Bag no armário
apropriado, apoiando-o em uma
superfície livre com a base voltada
para cima.
Air Bag - R.R. do módulo (passageiro)
Antes da desmont./montagem da centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações preliminares:
- Repor a chave de ignição em posição
STOP e retirá-la;
- Desligar e isolar os cabos da bateria;
- Aguardar por 10 minutos antes de
prosseguir.
Ater-se a todas as normas de segurança prescritas (ver 5080C - Advertências).
REMOÇÃO
- Remover a divisória do Air Bag passageiro e o porta-objetos no painel - 7040A.
- Remover o grupo porta-objetos paine.
- Soltar os parafusos superiores
de fixação da proteção da central
de injeção / ignição.
- Soltar os parafusos e retirar o
grupo porta-objetos do painel.
- Desligar a conexão elétrica do módulo
do Air Bag do lado do passageiro depois
de tê-lo retirado dos dispoditivos de
fixação.
- Soltar os parafusos (2a) de fixação do
módulo Air Bag do lado do passageiro
(2b), em seguida, removê-lo, depois de
tê-lo retirado das duas travas.
- Repor o módulo Air Bag no armário
apropriado, apoiando-o em uma
superfície livre com a base voltada
para cima.
RECOLOCAÇÃO
(A)
Em caso de substituição do módulo Air Bag, retirar da novo módulo a parte removível da etiqueta adesiva e guardá-la em um adequado dossiê descrevendo os dados do veículo (modelo, dados de matricula, n° de chassi) e n° de série do
velho módulo. O dossiê deve ser conservado para eventuais controles.
Juntamente ao módulo Air Bag, é fornecida uma nova etiqueta adesiva para ser colada sobre a etiqueta já resente no montante da porta do lado do motorista.
Antes porém, perfurá-la em correspondência aos meses e aos 10 anos sucessivos ao ano no qual foi montado o módulo (ex.: 1998 corresponderá a 2008).
(B)
1 - Repor na sua sede, o módulo Air Bag
do lado do passageiro (1a) fixando-o
aos dois encaixes, em seguida, fixá-lo
com os parafusos (1b), com torque
prescrito.
2 - Ligar a conexão elétrica ao módulo
Air Bag lado passageiro e fixar o
chicote aos dispositivos de fixação.
- Montar o grupo porta--objetos do
painel.
- Montar a divisória do Air Bag passageiro
e o porta-objetos no painel.
- Ligar os terminais da bateria.
- Verificar a funcionamento do sistema
com o Examiner ou outros instrumentos de diagnose.
Air Bag - R.R. do interruptor de ativação
REMOÇÃO
- Certificar-se de que a chave de ignição
esteja em posição "STOP", em seguida
desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o revestimento lateral direito da plancia porta-instrumentos - 7040A.
- Remover o interruptor para desativação
do Air Bag do lado do passageiro (1a)
com a ferramenta (1b) depois de ter
desligado a conexão elétrica (1c).
RECOLOCAÇÃO
- Ligar a conexão elétrica ao interruptor
de desativação do Air Bag, em seguida,
repô-lo em sua sede.
Nota: Verificar o funcionamento do
interruptor, antes de repô-lo na
sede.
- Montar o revestimento lateral direito do
painel porta-instrumentos.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
Air bag - Descrição do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
O veículo é dotado de um sistema de segurança controlado eletronicamente que, em caso de colisão frontal de uma certa intensidade, aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros e os Air Bags de proteção, lado condutor e lado passageiro.
Uma centralina eletrônica comanda todo o sistema, controlando todos os componentes e ativando, quando necessário, os sistemas de retenção (pré-tensionadores e Air Bags).
A centralina eletrônica possui dois níveis de intervenção diferentes:
- no primeiro nível, o sistema aciona somente os pré-tensionadores;
- no segundo, o sistema aciona quer os Air Bags, quer os pré-tensionadores.
A centralina está posicionada sob o console central do veículo e é fixada firmemente à estrutura, do mesmo modo, os sensores de desaceleração colocados no interior da mesma, ficando próximo ao baricentro e medem com precisão as desacelerações de todo o veículo.
O módulo Air Bag, lado motorista, é colocado ao centro do volante; é montado em uma placa basculante que permite, assim, o comando das buzinas. A placa aloja um recipiente metálico que contém a almofada dobrada e o dispositivo gerador de gás que infla a almofada.
Um dispositivo a "contato espiralado" permite aos cabos de ligação do módulo Air Bag acompanhar a rotação do volante sem perigo de rupturas.
O módulo Air Bag, lado passageiro, é colocado no painel, sobre o porta-luvas e é fixado diretamente na travessa do veículo através de um suporte apropriado.
O Air Bag, lado passageiro, pode ser desativado manualmente através de um interruptor específico ou então, de forma automática, por um sensor posicionado no banco.
O interruptor, acionável através da chave do veículo, encontra-se na extremidade do painel, lado passageiro, e é acessível somente com a porta aberta. Com a chave em OFF, a centralina comanda também o acendimento do sinalizador de "desativação do air bag, lado passageiro".
Um sensor para a identificação automática da presença de passageiro está instalado no banco; é constituído de resistências elétricas variáveis com a pressão aplicada, que identificam a presença, ou a ausência, de um passageiro.
O pré-tensionador é um dispositivo integrado no enrolador dos cintos de segurança dianteiros que intervém de modo a recuperar o inevitável alongamento dos cintos devido à ação do peso do corpo, mantendo este último junto ao encosto do banco.
A centralina é dotada de autodiagnóstico que:
- identifica e memoriza eventuais anomalias;
- reconhece os diversos componentes e o tipo de defeito ocorrido;
- sinaliza a presença de tais anomalias por meio de um sinalizador específico.
Os acionamentos do sistema após uma colisão de intensidade significativa, também são memorizadas pela centralina.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 5580C ESQUEMA DO AIR BAG..
As linhas de alimentação da centralina são protegidas por um fusível independente (que protege também o sistema ABS) posicionado ao lado da central de derivação.
ATENÇÃO: quando são executadas operações no sistema Air Bag, é necessário observar escrupulosamente as normas de segurança prescritas. Para maiores detalhes, ver CONJUNTO 5580C ESQUEMA DO AIR BAG.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
A centralina de controle do sistema Air Bag M60 é alimentada "sob chave" (INT/A) pino 15 da linha protegida pelo fusível F2 da central de derivação B1.
O pino 14 é ligado à específica massa C50.
Quando, em base à lógica de controle, é monitorado uma colisão de uma certa severidade, a centralina envia os sinais de comando para a intervenção dos módulos:
- ao air bag do motorista Q9 através do cabo espiralado no volante Q10 ( dos pinos 1 e 2 ) :
- ao air bag lado passageiro Q11 ( pelos pinos 3 e 4 )
- aos pré-tensionadores esquerdo Q20 ( pêlos pinos 10 e 11) e direito Q21 ( pêlos pinos 6 e 7 )
Os pinos 28 e 30 se ligam com o sensor no banco para desabilitação do air bag do passageiro K65.
Os pinos 5 e 24 se ligam com o comutador desabilitação do air bag do passageiro H75..
Quando a autodiagnose do sistema monitora um defeito ou foi registrada uma colisão, a centralina M60 envia pelo pino 13 um sinal para a espia "assinalação de anomalias do Air Bag" colocada no quadro de instrumentos E50.
Tais sinais são de massa, e fazem acender a espia, enquanto o instrumento E50 é alimentado sob chave (INT/A) - pino 15 do conector A - da linha protegida pelo fusível F1 da central de derivação B1.
Ambas as espias são do tipo "inteligente": graças ao específico circuito de pilotagem interno, a lâmpada se acende também no caso de falta de ligação ou curto circuito para a massa do circuito que liga espia e centralina.
A leitura dos dados da autodiagnose, que pode ser realizada ligando-se ao conector R10: e deste chegam os sinais do pino 9 da centralina M60 através da específica linha de diagnose.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
C21 massa painel no suporte Air Bag -
C50 massa do sistema Air Bag
D60 conector Air Bag
E50 quadro de instrumentos 5560 B
H1 comutador de ignição 5520 A
H75 comutador de desabilitação 5580 C
do Air Bag do passageiro
K65 sensor no banco para desabilitação 5580 C
do Air Bag passageiro
M60 centralina AIR BAG 5580 C
Q11 Air Bag no painel (lado passageiro) 5580 C
Q20 pré-tensionador do cinto 7065 A
dianteiro lado motorista
Q21 pré-tensionador do cinto de 7065 A
segurança lado passageiro
Q9 Air Bag lado motorista 5580 C
R10 conector de diagnose múltiplo
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
M60 C21 Q11 H75 Q21 E50AC Q9 Q10 H1 R10 Q20 K65 C50 D60 B1
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
O veículo pode ser dotado de um sistema de segurança controlado eletronicamente que, em caso de colisão frontal e/ou lateral de uma certa intensidade, aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros e os Air Bags de proteção, lado condutor, lado passageiro e laterais. Estes últimos são incorporados nos encostos dos bancos dianteiros.
Uma centralina eletrônica comanda todo o sistema, controlando todos os componentes e ativando, quando necessário, os sistemas de retenção (pré-tensionadores e Air Bags).
A centralina eletrônica possui dois níveis de intervenção diferentes:
São dois os sensores de colisão , cada um colocado em cada montante lateral do veículo.
A centralina está posicionada sob o console central do veículo e é fixada firmemente à estrutura, do mesmo modo, os sensores de desaceleração colocados no interior da mesma, ficando próximo ao baricentro e medem com precisão as desacelerações de todo o veículo.
O módulo Air Bag, lado motorista, é colocado ao centro do volante; é montado em uma placa basculante que permite, assim, o comando das buzinas. A placa aloja um recipiente metálico que contém a almofada dobrada e o dispositivo gerador de gás que infla a almofada.
Um dispositivo a "contato espiralado" permite aos cabos de ligação do módulo Air Bag acompanhar a rotação do volante sem perigo de rupturas.
O módulo Air Bag, lado passageiro, é colocado no painel, sobre o porta-luvas e é fixado diretamente na travessa do veículo através de um suporte apropriado.
O Air Bag, lado passageiro, pode ser desativado manualmente através de um interruptor específico ou então, de forma automática, por um sensor posicionado no banco.
O interruptor, acionável através da chave do veículo, encontra-se na extremidade do painel, lado passageiro, e é acessível somente com a porta aberta. Com a chave em OFF, a centralina comanda também o acendimento do sinalizador de "desativação do air bag, lado passageiro" colocado no quadro de instrumentos.
Um sensor para a identificação automática da presença de passageiro está instalado no banco; é constituído de resistências elétricas variáveis com a pressão aplicada, que identificam a presença, ou a ausência, de um passageiro.
O pré-tensionador é um dispositivo integrado no enrolador dos cintos de segurança dianteiros que intervém de modo a recuperar o inevitável alongamento dos cintos devido à ação do peso do corpo, mantendo este último junto ao encosto do banco.
A centralina é dotada de autodiagnóstico que:
- identifica e memoriza eventuais anomalias;
- reconhece os diversos componentes e o tipo de defeito ocorrido;
- sinaliza a presença de tais anomalias por meio de um sinalizador específico.
Os acionamentos do sistema após uma colisão de intensidade significativa, também são memorizadas pela centralina.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 5580C CIRCUITO AIR BAG..
As linhas de alimentação da centralina são protegidas por um fusível independente (que protege também o sistema ABS) posicionado ao lado da central de derivação.
ATENÇÃO: quando são executadas operações no sistema Air Bag, é necessário observar escrupulosamente as normas de segurança prescritas. Para maiores detalhes, ver CONJUNTO 5580C CIRCUITO AIR BAG.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
A centralina de controle do sistema Air Bag M60 é alimentada "sob chave" (INT/A) pino 15 da linha protegida pelo fusível F2 da central de derivação B1.
O pino 14 é ligado à específica massa C50.
Quando, em base à lógica de controle, é monitorado uma colisão de uma certa intensidade, a centralina envia os sinais de comando para a intervenção dos módulos:
- ao air bag do motorista Q9 através do cabo espiralado no volante Q10 ( dos pinos 11 e 10 ) :
- ao air bag lado passageiro Q11 ( pelos pinos 13 e 14 )
- aos pré-tensionadores lado motorista Q20 ( pelos pinos 1 e 2) e lado passageiro Q21 ( pelos pinos 3 e 4 )
Os pinos 15 e 37 se ligam com o sensor no banco para desabilitação do air bag do passageiro K65.
Os pinos 25 e 12 se ligam com o comutador desabilitação do air bag do passageiro H75..
Os sensores de monitoramento de colisão lateral K66 (lado motorista) e K67 ( lado passageiro) enviam respectivamente os sinais aos pinos 20, 22, 23 da centralina M60. Os dois sensores laterais são ligados à massa C50.
Quando a autodiagnose do sistema monitora um defeito ou foi registrada uma colisão, a centralina envia os sinais de comando para a intervenção dos módulos:
- ao air bag lateral lado motorista Q30 ( pelos pinos 16 e 17) ;
- ao air bag lateral lado passageiro Q31 (pelos pinos 18 e 19);
Quando a autodiagnose do sistema monitora um defeito ou foi registrada uma colisão, a centralina M60 envia pelo pino 40 um sinal para a espia "assinalação de anomalias do Air Bag" colocada no quadro de instrumentos E50. - pino 9 do conector C.
O pino 33 de M60 envia o sinal "desabilitação do air bag lado passageiro", sempre colocado no quadro de instrumento E50 - pino 16 do conector C
Tais sinais são de massa, e fazem acender a espia, enquanto o instrumento E50 é alimentado sob chave (INT/A) - pino 15 do conector A - da linha protegida pelo fusível F1 da central de derivação B1.
Ambas as espias são do tipo "inteligente": graças ao específico circuito de pilotagem interno, a lâmpada se acende também no caso de falta de ligação ou curto circuito para a massa do circuito que liga espia e centralina.
A leitura dos dados da autodiagnose, que pode ser realizada ligando-se ao conector R10: e deste chegam os sinais do pino 9 da centralina M60 através da específica linha de diagnose.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
C21 massa painel no suporte Air Bag -
C50 massa do sistema Air Bag
D60 conector Air Bag
E50 quadro de instrumentos 5560 B
H1 comutador de ignição 5520 A
H75 comutador de desabilitação
do Air Bag do passageiro 5580 C
K65 sensor no banco para desabilitação
do Air Bag passageiro 5580 C
K66 sensor para air bag lateral,
lado motorista 5580 C
K67 sensor para air bag lateral,
lado passageiro 5580 C
M60 centralina AIR BAG 5580 C
Q11 Air Bag no painel (lado passageiro) 5580 C
Q20 pré-tensionador do cinto dianteiro
lado motorista 7065 A
Q21 pré-tensionador do cinto de segurança
lado passageiro 7065 A
Q9 Air Bag lado motorista 5580 C
R10 conector de diagnose múltiplo
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
M60 C21 Q11 H75 Q31 K67 Q21 E50AC Q9 Q10 H1 R10 K66 Q20 Q30 B1 K65 C50 D60