Esquema elétrico Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo







Buzinas - Remoção / Recolocação
REMOÇÃO

- Posicionar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Desligar as conexões elétricas (1a), (1b), e/ou (1c), (1d) das buzinas.
- Soltar a porca (2a) e remover a buzina (2b) interessada.

Nota: para remover a buzina interna é necessário remover antes a buzina externa.


RECOLOCAÇÃO

- Montar a buzina e fixá-la com a respectiva porca à chapa de suporte.
- Ligar as conexões elétricas.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o veículo do elevador.






Tonalidade das buzinas - Regulagem
REMOÇÃO

- Posicionar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Desligar as conexões elétricas (1a), (1b), e/ou (1c), (1d) das buzinas.
- Soltar a porca (2a) e remover a buzina (2b) interessada.

Nota: para remover a buzina interna é necessário remover antes a buzina externa.


RECOLOCAÇÃO

- Montar a buzina e fixá-la com a respectiva porca à chapa de suporte.
- Ligar as conexões elétricas.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o veículo do elevador.







Buzina - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O veículo é equipado de um sistema composto de duas cornetas de tons diferentes: uma de tom alto e uma de tom baixo: as duas cornetas são acionáveis simultaneamente.
O acionamento das cornetas se dá apertando as laterais da cobertura do volante.
O circuito das buzinas é protegido por um fusível específico e é comandado por um relé específico, ambos posicionados na central de derivação.
Por razões de segurança, as buzinas são acionáveis em qualquer momento, mesmo com a chave em STOP (ou retirada).

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

O circuito das buzinas é alimentado através do relé das buzinas R2, colocado na centralina dos relés B3.
A bobina do relé R2 é excitada com um sinal de massa do fechamento de um dos interruptores postos no volante, ligados através do "contato espiralado" ao conjunto das alavancas do volante H5. O relé alimenta assim as buzinas tom alto P10 e a de tom baixo P11, as quais são ligadas à massa C10.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
A5 terminal de derivação
B3 centralina dos relés 5505 A
C10 massa dianteira esquerda -
C15 massa no painel lado motorista
D1 conector dianteiro / painel
H5 alavancas do volante 5550 A
P10 buzina tom alto 5550 B
P11 buzina tom baixo 5550 B

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

P11 P10 C10 B3BC A5 C15A H5D H5A C15B