Esquema elétrico Especificações técnicas Funcionamento Imprimir
Vista de conjunto





Reservatório do líquido de arrefecimento-R.R.

RESERVATÓRIO DE ALIMENTAÇÃO

O reservatório além da função de alimentar o circuito, absorve a variação de volume do líquido de arrefecimento, a variar da temperatura do motor.
Como fazer?


Através de uma válvula calibrada anexa, contida na tampa pressurizada, obtém-se:


- Vazamento de ar do circuito colhido da tubulação proveniente do termostato;
- Entrada de ar quando o circuito está em depressão (a causa do arrefecimento do motor).





Suporte do reservatório-R.R.

RETIRADA


- Remover a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Aspirar o líquido de arrefecimento do reservatório de alimentação do arrefecimento do motor com uma seringa.

(A)
- Soltar o parafuso (1a) e afastar o reservatório de alimentação do arrefecimento do motor (1b).

- Afrouxar a abraçadeira (2a) e afastar o reservatório do líquido dos freios (2b).

(B) - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte do reservatório de alimentação do arrefecimento do motor (1b).


RECOLOCAÇÃO


- Montar o suporte do reservatório de alimentação do arrefecimento do motor e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Recolocar o reservatório do líquido dos freios em sua sede e fixá-lo com a relativa abraçadeira.
- Recolocar o reservatório de alimentação do arrefecimento do motor em sua sede e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.


Radiador de arrefecimento-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção lateral dianteira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira do vão do motor.

(A)
- Desencaixar o chicote (1) do pressostato multinível da
abraçadeira de fixação.
- Soltar os parafusos (2) de fixação do suporte do filtro desidratador / acumulador do condicionador ao eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Afastar o filtro desidratador /acumulador completo com suporte e tubulações.
- Remover a chapa de proteção do motor.

(B) - Desligar a mangueira superior (1) de entrada do líquido de arrefecimento ao radiador do lado do radiador.
Nota: Recolher o líquido de arrefecimento em um recipiente adequado.

(C)
- Desligar a conexão elétrica (1) do eletroventilador de arrefecimento do motor.

- Desligar as conexões elétricas (2) do resistor do eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Remover o dispositivo ressonador do circuito de ar.

- Remover o filtro de ar completo.

(D)
- Desligar a mangueira inferior (1) de saída do líquido de arrefecimento do radiador do lado do radiador.

- Remover as grades dianteiras central e laterais.

- Remover a fechadura do capuz do motor.

- Remover a travessa de ligação da sede dos faróis.

(E)
- Soltar os parafusos (1) de fixação do condensador ao radiador de arrefecimento do motor.

- Soltar os parafusos (2a) e retirar os suportes laterais (2b) de fixação do radiador.
- Retirar o radiador (3) de arrefecimento do motor completo com eletroventilador.

RECOLOCAÇÃO

- Recolocar em sua sede o radiador de arrefecimento do motor completo com eletroventilador.
- Montar os suportes laterais de fixação do radiador de arrefecimento do motor e fixá-los com os relativos parafusos.
- Montar a travessa de ligação das sedes dos faróis.
- Montar a fechadura do capuz do motor.
- Montar as grades dianteiras central e laterais.
- Montar o filtro de ar completo.
- Montar o dispositivo ressonador do circuito de ar.
- Ligar as conexões elétricas ao resistor do eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Ligar a conexão elétrica ao eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Ligar a mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento ao radiador do lado do radiador.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Recolocar em sua sede o filtro desidratador / acumulador completo com suporte e tubulações e fixá- lo com os relativos parafusos ao eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Fixar o chicote do pressostato multinível à relativa abraçadeira.
- Montar a proteção da travessa dianteira do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira direita e esquerda do vão do motor.
- Abastecer a instalação de arrefecimento do motor com o líquido prescrito.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.