Cinto de Segurança
- Glossário
Pretensionadores
Dispositivo
de segurança aplicado aos cintos de segurança dianteiros em substituição
aos normais enroladores. Ocorrendo colisões frontais de forte gravidade
o dispositivo, acionado por uma pequena carga explosiva, intervém impedindo
o deslizamento do cinto e segurando o ocupante ao banco vencendo a força
de inércia que tenderia a projetá-lo para a frente.
Submarining
Fenômeno que se verifica
em caso de colisão frontal. O corpo do ocupante no banco,
mesmo com o cinto colocado, tende a escorregar por baixo do cinto.
CINTOS DE SEGURANÇA
DIANTEIROS
Os cintos de segurança
dianteiros, equipados com pretensionadores, possuem uma dupla
fixação ao banco.
O cinto segue o banco
nas várias posições adaptando-se a estas de modo a garantir
as máximas condições de segurança em qualquer situação.
Além disto, a conformação
do assento do banco e do perfil do cinto de segurança limitam
fortemente o fenômeno do deslizamento abaixo do cinto em caso de colisão
frontal (submarining).
Os cintos são também
reguláveis em altura com um comando de estágios de fácil acionamento.
O sistema de controle
dos pretensionadores é integrado com o Air Bag e é controlado
por uma única central eletrônica. Para posteriores informações sobre a
instalação, ver 5580C
- Instalação do Air Bag.
Normas de
Segur. na Manipulação dos Pretensionadores
Os pretensionadores
são materiais pirotécnicos e, portanto, sua manipulação, movimentação
e armazenamento devem ser feitos corretamente a fim de evitar danos
ou lesões.
As seguintes normas
devem ser TAXATIVAMENTE observadas para a segurança dos
operadores e integridade do grupo de cintos com pretensionador:
- Não movimentar o pretensionador pegando-o pelo tubo;
- Não movimentar o pretensionador pegando-o pelo cinto;
- Não abrir nem efetuar
reparações no pretensionador; enviar ao fornecedor todos
os pretensionadores defeituosos;
- Não submeter os
pretensionadores a percussão, furação, trabalhos mecânicos ou
superaquecimento mediante solda;
- Não deixar cair
o grupo nem submetê-lo a colisões; os pretensionadores que sofrer
em uma queda de 1 metro não devem mais ser usados;
- Quando as intervenções
no veículo exigirem a sua remoção temporária,
depositá-lo em um armário fechado a chave, que atenda às normas legais para
armazenar cargas
pirotécnicas;
- Não aproximar o
dispositivo de chamas livres, líquidos, solventes ou lubrificantes
e não expô-lo a temperaturas superiores a 110°C. Com temperaturas superiores a
180°C pode verificar-se
a explosão do gerador de gás;
- Se for necessário
manejar um dispositivo disparado, usar luvas e óculos de
proteção;
- Se o dispositivo
se ativou, deixar transcorrer SEMPRE pelo menos 30 minutos após
a ativação antes de executar qualquer intervenção no mesmo;
- Lavar as mãos com água e sabão após manejar o dispositivo;
- Se, por eventos
atmosféricos excepcionais (enchentes, marejadas, etc.) a água e o
barro atingirem o dispositivo, é taxativa sua substituição. O pretensionador não
necessita
de nenhuma manutenção e não deve absolutamente ser lubrificado;
- Qualquer intervenção
de modificação de suas condições originais invalida sua
eficiência. O transporte do dispositivo deve ser feito no porta-malas. No habitáculo
reservado aos passageiros,
o transporte é proibido.
- O pretensionador
que não se ativou em caso de acidente, deve ser considerado
ainda ativo e deve ser substituído.
TRABALHOS DE CARROCERIA
Não submeter a altas
cargas de colisão devido a trabalhos de carroceria (por exemplo,
o uso de martelo) a zona circundante ao pretensionador (60 - 70 cm de
raio); se necessário,
desmontar o grupo.
Se por trabalhos de
pintura for necessário usar lâmpadas radiantes para secagem da
tinta ou forem necessárias soldas na zona do pretensionador, é necessário retirar
o grupo enrolador
- pretensionador.
Cinto de Segurança
Diant. com Pretens. no Enrolador
Antes de fazer a retirada
ou recolocação dos pretensionadores,
executar taxativamente as seguintes
operações preliminares :
Colocar a chave da
ignição na posição STOP e retirá-la.
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar pelo menos
10 minutos antes de iniciar as operações.
OBSERVAR TODAS AS
NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS.
Retirada
-
Executar a Op. 7040L44 - SOLEIRA de um VÃO DA
PORTA TRASEIRA (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado
esquerdo)
- Executar a Op. 7040H36
- ELEMENTO INFERIOR DE
REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq. ou
dir. - R.R.
Fig. 1
1 - Desencaixar a
cobertura do parafuso do banco
dianteiro
2 - Soltar o parafuso
3 - Retirar a extremidade
do cinto de segurança do
banco
Fig. 2
1 - Desligar a conexão elétrica
Denominação Conector
1 Pretensionador do
cinto Q20
dianteiro esquerdo
1 Pretensionador do
cinto Q21
dianteiro direito
2 - Desencaixar a
mola (2a) e soltar o pino passante
(2b)
3 - Desencaixar a moldura e soltar a porca
4 - Soltar o parafuso
5 - Retirar o cinto de segurança com pretensionador
- Colocar o pretensionador
no armário apropriado,
apoiando-o em uma superfície livre.
Recolocação
Fig.
3
1 - Reposicionar o pretensionador
Manejar o pretensionador com extrema cautela.
Certificar-se de que a bateria está desligada
2 - Apertar o parafuso com o torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso PRETENSIONADOR
DOS CINTOS
DIANTEIROS 3.6 - 4.4.
3 - Posicionar o comando
(3a) do cinto de segurança
e colocar a porca (3b) no torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
3b Porca COMANDO DO
PRETENSIONADOR
DOS CINTOS DIANTEIROS 3.6 - 4.4.
4 - Colocar a moldura
5 - Enfiar o pino passante e colocar a mola
6 - Ligar a conexão elétrica
7 - Posicionar a extremidade
do cinto de segurança
no banco
8 - Apertar o parafuso com o torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
3b Porca EXTREMIDADE
DO CINTOS
DE SEGURANÇA DIANTEIRO 3.6 - 4.4.
- Colocar a capa do parafuso
- Completar com a
Op. 7040H36 - ELEMENTO INFERIOR
DE REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq.
ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7040L44 - SOLEIRA de um VÃO
DA PORTA TRASEIRA (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado
esquerdo)
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade do sistema utilizando
Examiner ou outro
instrumento de diagnóstico.

Tirante de Fixação do Cinto de Segurança Diant.
Retirada
- Executar a Op. 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um),
esq. ou dir. - R.R.
1 - Soltar o parafuso
2 - Remover o tirante
(2a) e a relativa arruela de
posicionamento (2b)
Recolocação
-
Remontar a arruela de posicionamento e o tirante
- Apertar o parafuso com o torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso TIRANTE DE
FIXAÇÃO DOS
CINTOS SEGURANÇA
DIANTEIROS 3.6 - 4.4.

Regulador de altura do Cinto de Segurança Diant.
Retirada
-
Executar a Op. 7040H38 - ELEMENTO SUPERIOR DO
REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq. ou
dir. - R.R. (lado esquerdo e direito)
1 - Soltar os parafusos
2 - Retirar o regulador de altura do cinto de segurança
Recolocação
-
Remontar o regulador de altura dos cintos de
segurança
- Apertar os parafusos com o torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso REGULADOR
DE ALTURA
DOS CINTOS SEGURANÇA
DIANTEIROS 3.6 - 4.4.
- Executar a Op. 7040H38
- ELEMENTO SUPERIOR DO
REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq. ou
dir. - R.R. (lado esquerdo e direito)
- Verificar a funcionalidade
do regulador.

Chicote Instal. dos Pretens. dos Cintos Seg. Diant.
Antes de retirar e
recolocar o chicote dos pretensionadores,
executar taxativamente as seguintes
operações preliminares :
- Colocar a chave
da ignição na posição STOP e
retirá-la - Desligar e isolar os cabos da bateria
- Esperar 10 minutos antes de operar.
OBSERVAR TODAS AS
NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS
(Ver conjunto 7065A - ACESSÓRIOS E ACABAMENTOS
INTERNOS - PRECAUÇÕES)
Retirada
-
Executar a Op. 7040L44 - SOLEIRA de um vão da
PORTA TRASEIRA (uma), esq. ou dir - R.R. (lado
direito e esquerdo)
- Executar a Op.7040H36
- ELEMENTO INFERIOR DO
REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq. ou
dir. - R.R.
- Executar a Op 7040L40
Soleira de um vão da porta
dianteira (um), esq. ou dir. - r.r.
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um),
esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op 7050A20
- ASSENTO do banco único
traseiro - R.R.
- Executar a Op. 7040A65
- FECHAMENTO lateral do
console (um) - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op. 5040D22
- COMANDO (um) do suporte
dos comandos do ar condicionado - R.R.
- Executar a Op. 7065C42 - CINZEIRO (um) - R.R.
- Executar a Op. 5570T80 - RÁDIO - R.R.
- Executar a Op. 2125C24
- EMPUNHADURA da
alavanca de marchas - R.R.
- Executar a Op. 7040A60
- REVESTIMENTO SOB O
PAINEL - R.R.
- Executar a Op. 3380A44
- PROTEÇÃO do comando
do freio de mão / tirantes - R.R.
- Executar a Op. 7040L28
- MOLDURA dos interruptores
no revestimento do túnel - R.R.
- Executar a Op. 7040L20
- REVESTIMENTO no TÚNEL
R.R.
- Executar a Op. 5010B46
-TUBO de ar central para os
lugares traseiros - R.R.
- Executar a Op. 5010C44
- DIFUSOR DE AR para os
lugares traseiros - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op. 7040L10
- TAPETE do piso do
habitáculo - R.R.
1 - Desligar as conexões
elétricas (1a, 1b) dos
pretensionadores.
Denominação Conector
1 Pretensionador do
cinto Q20
dianteiro esquerdo
1 Pretensionador do
cinto Q21
dianteiro direito
2 - Desligar as conexões
elétricas (2a, 2b) de ligação
com o chicote do Air Bag
Denominação Conector
2a Conector dos pretensionadores D61A
2b Conector dos pretensionadores D61B
3 - Soltar as abraçadeiras de retenção do chicote
4 - Retirar o chicote
Recolocação
-
Verificar se o chicote não está danificado e se os
condutores estão corretamente fixados nas conexões
- Verificar se as
conexões possuem os dispositivos
contra saída dos cabos (secondary lock)
- Se necessário, executar
as verificações de
continuidade necessárias
- Posicionar o chicote,
fixá-lo às abraçadeiras de
retenção e ligar as conexões elétricas
- Completar com a
Op. 5010C44 - DIFUSOR DE AR para
os lugares traseiros - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Completar com a
Op. 5010B46 -TUBO de ar central
para os lugares traseiros - R.R.
- Completar com a
Op. 7040L20 - REVESTIMENTO no
TÚNEL - R.R.
- Completar com a
Op. 7040L28 - MOLDURA dos
interruptores no revestimento do túnel - R.R.
- Completar com a
Op. 3380A44 - PROTEÇÃO do
comando do freio de mão / tirantes - R.R.
- Completar com a
Op. 7040A60 - REVESTIMENTO
SOB O PAINEL - R.R.
- Completar com a
Op. 2125C24 - EMPUNHADURA da
alavanca de marchas - R.R.
- Completar com a Op. 5570T80 - RÁDIO - R.R.
- Completar com a Op. 7065C42 - CINZEIRO (um) - R.R.
- Completar com a
Op. 5040D22 - COMANDO (um) do
suporte dos comandos do ar condicionado - R.R.
- Completar com a
Op. 7040A65 - FECHAMENTO lateral
do console (um) - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Completar com a
Op. 7050A20 - ASSENTO do banco
único traseiro - R.R.
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO
(um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Completar com a
Op 7040L40 Soleira de um vão da
porta dianteira (um), esq. ou dir. - r.r.
- Completar com a
Op.7040H36 - ELEMENTO INFERIOR
DO REVESTIMENTO DA COLUNA CENTRAL (um), esq.
ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7040L44 - SOLEIRA de um vão
da PORTA TRASEIRA (uma), esq. ou dir - R.R. (lado
direito e esquerdo)
- Experimentar a funcionalidade
dos componentes
remontados
- Verificar a funcionalidade
do sistema utilizando o
Examiner ou outro instrumento de diagnóstico