Bancos Dianteiros - Glossário
Magnésio
Metal caracterizado
por uma excepcional leveza em relação
ao volume (densidade 1,74 g/cm3) e uma ótima
rigidez. É utilizado nas construções mecânicas sob
forma de ligas de vários tipos (as peças podem ser
obtidas por fusão ou forjamento).
Pretensionadores
Dispositivo de segurança
aplicado aos cintos de segurança
dianteiros em substituição aos normais enroladores.
Ocorrendo colisões frontais de forte gravidade
o dispositivo, acionado por uma pequena carga
explosiva, intervém impedindo o deslizamento do
cinto e segurando o ocupante ao banco vencendo
a força de inércia que tenderia a projetá-lo para
a frente.
Segurança passiva
É o conjunto das soluções
que interagem para reduzir
conseqüências de um acidente nos ocupantes do veículo.
Entram nesta categoria o pára-brisa em camadas,
a coluna da direção retrátil, o material com o
qual é construído o volante, a ausência de
saliências e de cantos
ângulos perigosos no painel, a estrutura
dos pedais, a conformação e a resistência dos
bancos, os apoios de cabeça, os cintos de segurança
(também com pretensionadores), os Air Bags
e a carroceria com resistência diferenciada, ou seja,
com célula habitável o mais rígida possível e as partes
dianteiras e traseiras deformáveis de modo programado
para absorver gradualmente a energia da
colisão.
Submarining
Fenômeno que se verifica
em caso de colisão frontal. O
corpo do ocupante no banco, mesmo com o cinto colocado,
tende a escorregar por baixo do cinto.
1. Assento inferior
2. Estrutura em liga de magnésio
3. Alavanca de regulagem longitudiunal
4. Guia
5. Comando de regulagem da altura
6. Manopla de regulagem da inclinação do encosto
7. Manopla de regulagem lombar
8. Apoia-cabeça
9. Cinto de segurança
10. Pré-tensionador
Bancos Dianteiro - Generalidades
PREMISSA
Os bancos dianteiros
foram projetados para otimizar o conforto e segurança, garantindo
um apoio ideal, graças ao perfil envolvente e uma direção segura mesmo
em percursos tortuosos.
ESTRUTURA
A estrutura do assento
e do encosto é feita em uma única peça de liga de magnésio.
Esta inovação tecnológica introduz os seguintes benefícios :
- Sensível redução do peso do banco.
- Redução das rumorosidades
internas graças à estrutura monolítica das duas
partes da estrutura
- Aumento da rigidez
da estrutura do banco com conseqüente aumento da
segurança passiva em caso de colisão traseira.
REGULAGENS
A conformação do banco
e as amplas possibilidades de regulagem, juntamente às possibilidades
de regulagem do volante, permitem obter uma posição ideal de direção
para motoristas com diferentes estruturas físicas e diversos estilos de
direção.
As possibilidades de regulagem são as seguintes :
- Regulagem longitudinal.
As guias de deslizamento oferecem amplo curso e são
inclinadas em 3° para corresponder um levantamento ao avançamento do banco.
- Regulagem de altura.
Possui um curso vertical de 40 mm. O comando é realizado
por meio de uma alavanca com carga reduzida de acionamento e facilidade de
utilização.
- Regulagem da inclinação
do encosto. É acionada por uma manopla girante que
permite uma regulagem micrométrica.
- Regulagem lombar
(banco do motorista para algumas versões). Obtida acionando
uma manopla no encosto que comanda um mecanismo tipo borboleta, variando a
ondulação na zona
lombar
CINTOS DE SEGURANÇA
Os cintos de segurança
dianteiros, equipados com pretensionadores, possuem uma dupla
fixação ao banco. O
cinto segue o banco nas várias posições adaptando-se a estas de modo a
garantir as máximas
condições de segurança em qualquer situação. Além
disto, a conformação do assento do banco e do perfil do cinto de segurança
limitam fortemente
o fenômeno do deslizamento abaixo do cinto em caso de colisão
frontal (submarining).
APOIO DE CABEÇA
Os apoios de cabeça
possuem um dispositivo de regulagem em altura com fixação que
permite o posicionamento estável e ideal nas várias posições intermediárias.
Advertência/Precauções
ADVERTÊNCIAS
Operar com cuidado
nos componentes de acabamento, para evitar danos, utilizar corretamente
as ferramentas previstas
Certificar-se sempre da presença do tecido entre a espuma e revestimento
PRECAUÇÕES
Após montar um revestimento, modelar cuidadosamente o mesmo na espuma.
Operar no dispositivo
de levantamento (amortecedor a gás) somente utilizando a ferramenta
específica.
Revestimento
dos Bancos Dianteiros - Banco Ret.
Retirada
- Executar a OP. 7045A16
-REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro,
esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Executar a Op. 7045A20
- REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R.
com o banco retirado
Recolocação
- Completar com a
Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro
R.R. com o banco retirado
- Completar com a
OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco
dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado.
Revestimento dos Bancos Dianteiros
Retirada
- Executar a Op. 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a OP. 7045A16
-REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro,
esq. ou dir.
- R.R. com o banco retirado
- Executar a Op. 7045A20
- REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro -
R.R. com o banco retirado
Recolocação
- Completar com a
Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro
R.R. com o banco retirado
- Completar com a
OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco
dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R.
Revest. Assento de um Banco Dianteiro
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e
esquerdo)
- Executar a OP. 7045A16
-REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq.
ou dir. - R.R. com o banco retirado
Recolocação
- Completar com a
OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco
dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo).
Espuma do Assento Banco Dianteiro - Banco Ret.
Retirada
- Executar a OP. 7045A16
-REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq.
ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Retirar a espuma do assento
Recolocação
- Posicionar a espuma do assento
- Completar com a
OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco
dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado.
Espuma do Assento Banco Dianteiro - Reparação
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e
esquerdo)
- Executar a Op. 7045A18
- ESPUMA DO ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou
dir.. - Reparação com o banco retirado
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo).
Revest. do
Encosto Banco Dianteiro
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e
esquerdo)
- Executar a Op 7050A20 - ASSENTO do banco único traseiro - R.R.
Recolocação
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo)
- Completar com a Op 7050A20 - ASSENTO do banco único traseiro - R.R.
Suporte/Guia Banco Dianteiro - Banco Ret.
- Executar a Op. 7045A29
- ALAVANCA de comando do
DESLIZAMENTO de um banco dianteiro (uma), esq.
ou dir. - R.R.
1 - Soltar os parafusos
(1a). Operar manualmente na
alavanca (1b) para deslocar a parte deslizante da
guia e ter acesso aos parafusos
2 - Retirar o suporte guia
Recolocação
- Verificar se o suporte guia não está danificado
- Remontar o suporte
guia fixando-o com os parafusos
Operar manualmente na alavanca de comando para
deslocar a parte deslizante da guia e ter acesso aos
parafusos
- Completar com a
Op. 7045A29 - ALAVANCA de
comando do DESLIZAMENTO de um banco dianteiro
(uma), esq. ou dir. - R.R.
Suporte/Guia Banco Dianteiro
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e
esquerdo)
- Executar a Op. 7045A29
- ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um banco
dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op.7045A22
- SUPORTE / GUIA de um banco dianteiro, esq. ou dir -R.R.
com o banco retirado
Recolocação
- Completar com a
Op.7045A22 - SUPORTE / GUIA de um banco dianteiro, esq. ou
dir -R.R.. com o banco retirado
- Completar com a
Op. 7045A29 - ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um
banco dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo)
Manopla de Regul. da inclinação do encosto
Retirada
- Colocar o banco
na posição completamente
avançada
1 - Desencaixar a retenção
2 - Retirar a manopla de regulagem do encosto
Recolocação
- Verificar se a manopla não está danificada
- Remontar a manopla de regulagem do encosto
- Colocar a retenção
- Verificar o correto
funcionamento da regulagem do
encosto
Manopla de Regul. Lombar do encosto
Retirada
1 - Desencaixar a manopla com a ferramenta
Denominação Código
1 Ferramenta para desencaixar 1.823.014.000
2 - Retirar a arruela de apoio
Recolocação
- Verificar se a manopla não está danificada
- Recolocar a arruela de apoio
- Colocar a manopla
- Fazer coincidir o batente
- Verificar o correto
funcionamento da regulagem
lombar
Alavanca de Comando do Deslizamento
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um),
esq. ou dir. - R.R.
1 - Desencaixar as molas de retenção
2 - Retirar a alavanca
Recolocação
- Verificar se a alavanca não está danificada
- Remontar a alavanca
- Colocar as molas de retenção
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO
(um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Experimentar a funcionalidade
da alavanca e o
correto deslizamento e encaixe do banco
7045A34 - DISPOSITIVO
MANUAL PARA REGULAGEM
DA ALTURA DO BANCO DO MOTORISTA -
REPARAÇÃO COM O BANCO RETIRADO
- Referir-se à Op.
7045A36 - DISPOSITIVO MANUAL
para regulagem da altura do banco do motorista -
R.R.
Disp. Manual para Regul. da Altura
- Fazer Referência
a Op. 704A36 Dispositivo Manual para Regulagem da altura
do banco do motorista R.R.
Disp. para Regul. Lombar do Encosto
- Executar a Op. 7045B10
- APOIO DE CABEÇA de um
banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A25
- MANOPLA de regulagem
LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A24
- MANOPLA de regulagem da
INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A43
- REPARO EXTERNO de um
banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A44
- REPARO INTERNO de um
banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A20
- REVESTIMENTO do encosto
de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado
1 - Afastar a espuma
e desligar as extremidades dos
cabos de regulagem
2 - Desligar as abraçadeiras de retenção dos cabos
3 - Com uma furadeira, eliminar os rebites
4 - Retirar o dispositivo
- Verificar se o dispositivo
não está danificado e
restabelecer sua funcionalidade
- Remontar o dispositivo
- Aplicar os rebites
- Prender os cabos com as abraçadeiras de retenção
- Afastar a espuma
e ligar as extremidades dos cabos
de regulagem
- Completar com a
Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do
encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco
retirado
- Completar com a
Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de
um banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO
de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A24 - MANOPLA de
regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco
dianteiro - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A25 - MANOPLA de
regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco
dianteiro - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A25 - MANOPLA de
regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco
dianteiro - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A24 - MANOPLA de
regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco
dianteiro - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO
de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
Disp. para Regul. Lombar do Encosto
- Executar a Op. 7045B10
- APOIO DE CABEÇA de um banco dianteiro, esq. ou dir. -
R.R.
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito
e esquerdo)
- Executar a Op. 7045A25
- MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do
banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A24
- MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO
do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A43
- REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou
dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A44
- REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq. ou
dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A20
- REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R.
com o banco retirado
- Executar a Op. 7045A38
- DISPOSITIVO PARA REGULAGEM LOMBAR do encosto do
banco do motorista - reparação com o banco retirado
- Completar com a
Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro
R.R. com o banco retirado
- Completar com a
Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq.
ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um),
esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a
Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO
ENCOSTO do banco dianteiro - R.R
- Completar com a
Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO
do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo)
- Completar com a
Op. 7045B10 - APOIO DE CABEÇA de um banco dianteiro, esq. ou
dir. - R.R.
Reparo Interno de um Banco Dianteiro
Retirada
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um),
esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
1 - Desencaixar a capa
2 - Extrair a mola de retenção
3 - Soltar o parafuso
4 - Retirar o reparo interno
5 - Retirar a arruela dobrada
Recolocação
- Verificar se o reparo não está danificado
- Introduzir a arruela dobrada
- Colocar a moldura interna
- Colocar o parafuso
- Colocar a mola de retenção
- Colocar a capa
Disp. de Levant.(amortecedor a gás)
Retirada
Fig. 1 (próximas telas)
- Executar a Op 7045A10
- BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e
esquerdo)
- Colocar o banco na posição completamente levantada
1 - Montar a ferramenta
(1a) no dispositivo amortecedor a gás (1b) como ilustrado
na figura
Denominação Código
1a Ferramenta 1.870.666.000
2 - Rosquear a porca
da ferramenta (2a) (comprimindo o amortecedor) até
desencaixar o pino (2b) do amortecedor de sua sede (2c) no tubular
Durante o rosqueamento da porca, manter a ferramenta na posição
NOTA: EXECUTAR
A OPERAÇÃO COM O MÁXIMO CUIDADO
3 - Girar o quanto
necessário o grupo ferramenta com o amortecedor a gás e em
seguida desrosquear a porca da ferramenta até a completa retirada do
amortecedor
Durante a retirada da porca, manter a ferramenta na posição
Recolocação
Fig. 2 (próximas telas)
- Verificar se o dispositivo
amortecedor a gás não está danificado e esteja
fornecendo uma carga adequada
1 - Apoiar a cabeça
(1a) do dispositivo amortecedor a gás (1b) em sua sede no
tubular e em seguida montar a ferramenta (1c) como ilustrado na figura
Denominação Código
1a Ferramenta 1.870.666.000
2 - Rosquear a porca
(2a) da ferramenta (comprimindo o amortecedor) até poder
alinhar o pino (2b) do dispositivo com a relativa sede (2c) no tubular
Durante o rosqueamento
da porca, manter a ferramenta na posição
NOTA: EXECUTAR
A OPERAÇÃO COM O MÁXIMO CUIDADO
3 - Desrosquear a
porca da ferramenta até a completa introdução do amortecedor
na sede.
Durante a retirada da porca, manter a ferramenta na posição
- Completar com a
Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado
direito e esquerdo)
