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Bancos Dianteiros - Glossário

Magnésio

Metal caracterizado por uma excepcional leveza em relação ao volume (densidade 1,74 g/cm3) e uma ótima rigidez. É utilizado nas construções mecânicas sob forma de ligas de vários tipos (as peças podem ser obtidas por fusão ou forjamento).

Pretensionadores

Dispositivo de segurança aplicado aos cintos de segurança dianteiros em substituição aos normais enroladores. Ocorrendo colisões frontais de forte gravidade o dispositivo, acionado por uma pequena carga explosiva, intervém impedindo o deslizamento do cinto e segurando o ocupante ao banco vencendo a força de inércia que tenderia a projetá-lo para a frente.

Segurança passiva

É o conjunto das soluções que interagem para reduzir conseqüências de um acidente nos ocupantes do veículo. Entram nesta categoria o pára-brisa em camadas, a coluna da direção retrátil, o material com o qual é construído o volante, a ausência de
saliências e de cantos ângulos perigosos no painel, a estrutura dos pedais, a conformação e a resistência dos bancos, os apoios de cabeça, os cintos de segurança (também com pretensionadores), os Air Bags e a carroceria com resistência diferenciada, ou seja, com célula habitável o mais rígida possível e as partes dianteiras e traseiras deformáveis de modo programado para absorver gradualmente a energia da colisão.

Submarining

Fenômeno que se verifica em caso de colisão frontal. O corpo do ocupante no banco, mesmo com o cinto colocado, tende a escorregar por baixo do cinto.

1. Assento inferior
2. Estrutura em liga de magnésio
3. Alavanca de regulagem longitudiunal
4. Guia
5. Comando de regulagem da altura
6. Manopla de regulagem da inclinação do encosto
7. Manopla de regulagem lombar
8. Apoia-cabeça
9. Cinto de segurança
10. Pré-tensionador


Bancos Dianteiro - Generalidades
PREMISSA

Os bancos dianteiros foram projetados para otimizar o conforto e segurança, garantindo um apoio ideal, graças ao perfil envolvente e uma direção segura mesmo em percursos tortuosos.

ESTRUTURA

A estrutura do assento e do encosto é feita em uma única peça de liga de magnésio.
Esta inovação tecnológica introduz os seguintes benefícios :
- Sensível redução do peso do banco.
- Redução das rumorosidades internas graças à estrutura monolítica das duas partes da estrutura
- Aumento da rigidez da estrutura do banco com conseqüente aumento da segurança passiva em caso de colisão traseira.

REGULAGENS

A conformação do banco e as amplas possibilidades de regulagem, juntamente às possibilidades de regulagem do volante, permitem obter uma posição ideal de direção para motoristas com diferentes estruturas físicas e diversos estilos de direção.
As possibilidades de regulagem são as seguintes :
- Regulagem longitudinal. As guias de deslizamento oferecem amplo curso e são inclinadas em 3° para corresponder um levantamento ao avançamento do banco.
- Regulagem de altura. Possui um curso vertical de 40 mm. O comando é realizado por meio de uma alavanca com carga reduzida de acionamento e facilidade de utilização.
- Regulagem da inclinação do encosto. É acionada por uma manopla girante que permite uma regulagem micrométrica.
- Regulagem lombar (banco do motorista para algumas versões). Obtida acionando uma manopla no encosto que comanda um mecanismo tipo borboleta, variando a ondulação na zona lombar

CINTOS DE SEGURANÇA

Os cintos de segurança dianteiros, equipados com pretensionadores, possuem uma dupla fixação ao banco. O cinto segue o banco nas várias posições adaptando-se a estas de modo a garantir as máximas condições de segurança em qualquer situação. Além disto, a conformação do assento do banco e do perfil do cinto de segurança limitam fortemente o fenômeno do deslizamento abaixo do cinto em caso de colisão frontal (submarining).

APOIO DE CABEÇA

Os apoios de cabeça possuem um dispositivo de regulagem em altura com fixação que permite o posicionamento estável e ideal nas várias posições intermediárias.

Advertência/Precauções
ADVERTÊNCIAS

Operar com cuidado nos componentes de acabamento, para evitar danos, utilizar corretamente as ferramentas previstas

Certificar-se sempre da presença do tecido entre a espuma e revestimento

PRECAUÇÕES

Após montar um revestimento, modelar cuidadosamente o mesmo na espuma.

Operar no dispositivo de levantamento (amortecedor a gás) somente utilizando a ferramenta específica.

Revestimento dos Bancos Dianteiros - Banco Ret.
Retirada

- Executar a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado

- Executar a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado

Recolocação

- Completar com a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro R.R. com o banco retirado
- Completar com a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado.

Revestimento dos Bancos Dianteiros
Retirada

- Executar a Op. 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Executar a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado

Recolocação

- Completar com a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro R.R. com o banco retirado
- Completar com a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R.

Revest. Assento de um Banco Dianteiro
Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado

Recolocação

- Completar com a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo).

Espuma do Assento Banco Dianteiro - Banco Ret.
Retirada

- Executar a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado
- Retirar a espuma do assento

Recolocação

- Posicionar a espuma do assento
- Completar com a OP. 7045A16 -REVESTIMENTO do ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R. com o banco retirado.

Espuma do Assento Banco Dianteiro - Reparação
Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op. 7045A18 - ESPUMA DO ASSENTO de um banco dianteiro, esq. ou dir.. - Reparação com o banco retirado
- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo).

Revest. do Encosto Banco Dianteiro
Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op 7050A20 - ASSENTO do banco único traseiro - R.R.

Recolocação

- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Completar com a Op 7050A20 - ASSENTO do banco único traseiro - R.R.

Suporte/Guia Banco Dianteiro - Banco Ret.

- Executar a Op. 7045A29 - ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um banco dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.

1 - Soltar os parafusos (1a). Operar manualmente na alavanca (1b) para deslocar a parte deslizante da guia e ter acesso aos parafusos
2 - Retirar o suporte guia

Recolocação

- Verificar se o suporte guia não está danificado
- Remontar o suporte guia fixando-o com os parafusos Operar manualmente na alavanca de comando para deslocar a parte deslizante da guia e ter acesso aos parafusos
- Completar com a Op. 7045A29 - ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um banco dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.


Suporte/Guia Banco Dianteiro
Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Executar a Op. 7045A29 - ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um banco dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op.7045A22 - SUPORTE / GUIA de um banco dianteiro, esq. ou dir -R.R. com o banco retirado

Recolocação

- Completar com a Op.7045A22 - SUPORTE / GUIA de um banco dianteiro, esq. ou dir -R.R.. com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A29 - ALAVANCA de comando do DESLIZAMENTO de um banco dianteiro (uma), esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)



Manopla de Regul. da inclinação do encosto

Retirada

- Colocar o banco na posição completamente avançada

1 - Desencaixar a retenção
2 - Retirar a manopla de regulagem do encosto

Recolocação

- Verificar se a manopla não está danificada
- Remontar a manopla de regulagem do encosto
- Colocar a retenção
- Verificar o correto funcionamento da regulagem do encosto


Manopla de Regul. Lombar do encosto

Retirada

1 - Desencaixar a manopla com a ferramenta

Denominação Código
1 Ferramenta para desencaixar 1.823.014.000

2 - Retirar a arruela de apoio

Recolocação

- Verificar se a manopla não está danificada
- Recolocar a arruela de apoio
- Colocar a manopla
- Fazer coincidir o batente
- Verificar o correto funcionamento da regulagem lombar


Alavanca de Comando do Deslizamento

Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R.

1 - Desencaixar as molas de retenção
2 - Retirar a alavanca

Recolocação

- Verificar se a alavanca não está danificada
- Remontar a alavanca
- Colocar as molas de retenção
- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Experimentar a funcionalidade da alavanca e o correto deslizamento e encaixe do banco

7045A34 - DISPOSITIVO MANUAL PARA REGULAGEM DA ALTURA DO BANCO DO MOTORISTA - REPARAÇÃO COM O BANCO RETIRADO

- Referir-se à Op. 7045A36 - DISPOSITIVO MANUAL para regulagem da altura do banco do motorista - R.R.


Disp. Manual para Regul. da Altura
- Fazer Referência a Op. 704A36 Dispositivo Manual para Regulagem da altura do banco do motorista R.R.

Disp. para Regul. Lombar do Encosto

- Executar a Op. 7045B10 - APOIO DE CABEÇA de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado

1 - Afastar a espuma e desligar as extremidades dos cabos de regulagem
2 - Desligar as abraçadeiras de retenção dos cabos
3 - Com uma furadeira, eliminar os rebites
4 - Retirar o dispositivo

- Verificar se o dispositivo não está danificado e restabelecer sua funcionalidade
- Remontar o dispositivo
- Aplicar os rebites
- Prender os cabos com as abraçadeiras de retenção
- Afastar a espuma e ligar as extremidades dos cabos de regulagem
- Completar com a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.


Disp. para Regul. Lombar do Encosto
- Executar a Op. 7045B10 - APOIO DE CABEÇA de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)

- Executar a Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Executar a Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Executar a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro - R.R. com o banco retirado
- Executar a Op. 7045A38 - DISPOSITIVO PARA REGULAGEM LOMBAR do encosto do banco do motorista - reparação com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A20 - REVESTIMENTO do encosto de um banco dianteiro R.R. com o banco retirado
- Completar com a Op. 7045A44 - REPARO INTERNO de um banco dianteiro (um) esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a Op. 7045A43 - REPARO EXTERNO de um banco dianteiro (um), esq. ou dir. - R.R.
- Completar com a Op. 7045A24 - MANOPLA de regulagem da INCLINAÇÃO DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R
- Completar com a Op. 7045A25 - MANOPLA de regulagem LOMBAR DO ENCOSTO do banco dianteiro - R.R.
- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Completar com a Op. 7045B10 - APOIO DE CABEÇA de um banco dianteiro, esq. ou dir. - R.R.

Reparo Interno de um Banco Dianteiro


Retirada

- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
1 - Desencaixar a capa
2 - Extrair a mola de retenção
3 - Soltar o parafuso
4 - Retirar o reparo interno
5 - Retirar a arruela dobrada

Recolocação

- Verificar se o reparo não está danificado
- Introduzir a arruela dobrada
- Colocar a moldura interna
- Colocar o parafuso
- Colocar a mola de retenção
- Colocar a capa



Disp. de Levant.(amortecedor a gás)
Retirada

Fig. 1 (próximas telas)
- Executar a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)
- Colocar o banco na posição completamente levantada

1 - Montar a ferramenta (1a) no dispositivo amortecedor a gás (1b) como ilustrado na figura

Denominação Código
1a Ferramenta 1.870.666.000

2 - Rosquear a porca da ferramenta (2a) (comprimindo o amortecedor) até desencaixar o pino (2b) do amortecedor de sua sede (2c) no tubular Durante o rosqueamento da porca, manter a ferramenta na posição

NOTA: EXECUTAR A OPERAÇÃO COM O MÁXIMO CUIDADO

3 - Girar o quanto necessário o grupo ferramenta com o amortecedor a gás e em seguida desrosquear a porca da ferramenta até a completa retirada do amortecedor Durante a retirada da porca, manter a ferramenta na posição

Recolocação

Fig. 2 (próximas telas)
- Verificar se o dispositivo amortecedor a gás não está danificado e esteja fornecendo uma carga adequada
1 - Apoiar a cabeça (1a) do dispositivo amortecedor a gás (1b) em sua sede no tubular e em seguida montar a ferramenta (1c) como ilustrado na figura

Denominação Código
1a Ferramenta 1.870.666.000

2 - Rosquear a porca (2a) da ferramenta (comprimindo o amortecedor) até poder alinhar o pino (2b) do dispositivo com a relativa sede (2c) no tubular Durante o rosqueamento da porca, manter a ferramenta na posição

NOTA: EXECUTAR A OPERAÇÃO COM O MÁXIMO CUIDADO

3 - Desrosquear a porca da ferramenta até a completa introdução do amortecedor na sede. Durante a retirada da porca, manter a ferramenta na posição

- Completar com a Op 7045A10 - BANCO DIANTEIRO (um), esq. ou dir. - R.R. (lado direito e esquerdo)