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Vidro Traseiro - Provas de Sub-Grupo

PROVAS DE SUB-GRUPO

A Verificação da ausência de infiltrações nos vidros fixos (pára-brisa e vidro traseiro)

1 - Colocar externamente em todo o perímetro do vidro, uma solução de água e sabão.
2 - Por dentro do habitáculo, soprar ar comprimido em pressão ao longo de todo o perímetro.
- Se necessário, afastar lateralmente ou superiormente os revestimentos
- Verificar visualmente a formação de bolhas de ar na superfície externa : isto permite localizar eventuais pontos em que o material sigilante é insuficiente ou danificado.
- Se a carência de sigilante for localizada nas colunas verticais, é possível intervir afastando o revestimento
e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for localizada na parte superior, é possível intervir afastando o revestimento do teto e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for localizada na parte inferior, é possível intervir afastando o revestimento da base do pára-brisa (para o vidro dianteiro) ou o bagagito (para o vidro traseiro) e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for generalizada e difusa em amplas zonas, a vedação conjunta do vidro não está garantida e, portanto, é necessário desmontar o vidro e executar nova sigiladura completa (ver PROCEDIMENTOS OP. 7035A14) (pára-brisa) 7035B10 (vidro traseiro).


Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS

- Operar com cuidado nos componentes de acabamento e, para evitar danos, utilizar corretamente as ferramentas previstas.

- Utilizar a ferramenta específica prevista para as operações de retirada do vidro operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao vidro e à carroceria.

- Observar criteriosamente as indicações do fabricante dos produtos sigilantes com relação à modalidade de utilização e tempos de execução.

PRECAUÇÕES

- Antes de intervir na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.

- Utilizar a ferramenta específica prevista para as operações de retirada do vidro operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao operador.

- Movimentar sempre o vidro com o auxílio de um segundo operador.



1 - Com o auxílio de um segundo operador, ligar as conexões elétricas e posicionar o vidro na sede imediatamente após a aplicação do sigilante e ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia (2a) como indicado na figura e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão uniforme em todo o vidro traseiro, a fim de garantir o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante (2c) e vão do vidro traseiro (2d).

- Verificar a ausência de pontos de infiltração

Aplicar água com sabão e espuma ao longo do perímetro externo e soprar ar comprimido de modo a evidenciar eventuais infiltrações.

- Colocar a guarnição perimetral
- Completar com a Op. 7025B14 - TAMPA do porta-malas - R.R.

Não movimentar o veículo antes que seja transcorrido o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.


Vidro Traseiro

Retirada

- Executar a Op. 7025B14 - TAMPA do porta-malas - R.R.
- Proteger o bagagito e as laterais traseiras com proteções adequadas.
1 - Desencaixar a guarnição perimetral do vidro traseiro.
2 - Aplicar fita adesiva para proteção das bordas da carroceria em contato com o vidro.


1 - Utilizar a faca de vibração (1a) com lâmina (1b) e executar o corte do cordão de sigilante que fixa o vidro traseiro. Operar pelo lado externo do veículo. Na fase de corte, prestar atenção nos pinos de centragem do vidro traseiro. Estes pinos podem também opor resistência à retirada do vidro.

Denominação Conector
1a Faca de vibração 1.823.011.000
1b Lâmina 1.823.022.000

2 - Aplicar no vidro as ventosas (2a) e, com o auxílio de um segundo operador, deslocar ligeiramente o vidro e desligar a conexão elétrica (2b) e as conexões entre central da antena e vidro traseiro (2c, 2d) e em seguida e apoiar em um cavalete de sustentação.

Denominação Conector
2b Vidro traseiro térmico P55



Fig. 1
Recolocação

1 - Com a faca de vibração (1a) e lâmina (1b), cortar e nivelar o cordão de sigilante no vão do vidro traseiro, de modo a deixar uma espessura entre 0,25 e 1 mm, evitando estragar a pintura.

A espessura do sigilante que permaneceu no vão servirá como suporte para a nova colagem

Denominação Conector
1a Faca de vibração 1.823.011.000
1b Lâmina 1.823.010.000

2 - Limpar cuidadosamente a sede do vidro traseiro com ar comprimido e desengraxar a fundo com haptana.
- Se necessário, executar os retoques na pintura

Fig. 2
- Verificar se o vidro não está danificado
1 - Montar os pinos de centragem
2 - Desengraxar com heptana o perímetro serigrafado do novo vidro traseiro
3 - Aplicar com a boneca (3a) fornecida no kit, o promotor de aderência para vidro (primer) (3b) no perímetro serigrafado
Aguardar cerca de 15 minutos antes de executar a operação seguinte, de modo a permitir a evaporação do diluente do promotor de aderência (primer).

Fig. 3
1 - Colocar a guarnição no perímetro do vidro
- Evitar tocar com as mãos a zona tratada anteriormente
- Utilizar uma nova guarnição
2 - Com uma pistola pneumática, aplicar um cordão de sigilante ao longo do perímetro do vidro do modo mais regular possível.
Iniciar a operação pelo centro do lado inferior e proceder sem interrupções por todo o perímetro do vidro traseiro.

Fig. 4
1 - Com o auxílio de um segundo operador, ligar as conexões elétricas e posicionar o vidro na sede imediatamente após a aplicação do sigilante.
2 - Posicionar a correia (2a) como indicado na figura e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão uniforme em todo o vidro traseiro, a fim de garantir o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante (2c) e vão do vidro traseiro (2d).

- Verificar a ausência de pontos de infiltração

Aplicar água com sabão e espuma ao longo do perímetro externo e soprar ar comprimido de modo a evidenciar eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral
- Completar com a Op. 7025B14 - TAMPA do porta-malas - R.R.

Não movimentar o veículo antes que seja transcorrido o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.

Vidro Traseiro - Eliminar Infiltrações de água

- Em função da localização da infiltração, retirar um dos componentes internos de cobertura da borda do vidro traseiro.
1 - Banhar com água ensaboada a zona externa onde se verifica a infiltração.
2 - Pela parte interna, soprar ar comprimido e localizar o ponto de infiltração.

- Se o ponto de infiltração for de dimensões limitadas, vedar pela parte interna a zona envolvida, esperar o tempo necessário para a secagem do sigilante e repetir a prova.
- Se o ponto de infiltração for maior, referir-se à Op. 7035B10 - VIDRO (tipo colado) traseiro - R.R. - Compreende limpeza das bordas
- Remontar os componentes retirados.