Vidro Traseiro - Provas de Sub-Grupo
PROVAS DE SUB-GRUPO
A Verificação da ausência
de infiltrações nos
vidros fixos (pára-brisa e vidro traseiro)
1 - Colocar externamente
em todo o perímetro do
vidro, uma solução de água e sabão.
2 - Por dentro do
habitáculo, soprar ar comprimido
em pressão ao longo de todo o perímetro.
- Se necessário, afastar
lateralmente ou
superiormente os revestimentos
- Verificar visualmente
a formação de bolhas de ar na
superfície externa : isto permite localizar eventuais
pontos em que o material sigilante é insuficiente ou
danificado.
- Se a carência de
sigilante for localizada nas colunas
verticais, é possível intervir afastando o revestimento
e injetando por dentro
sigilante do tipo "guarnição
de borracha".
- Se a carência de
sigilante for localizada na parte
superior, é possível intervir afastando o revestimento
do teto e injetando por dentro sigilante do tipo
"guarnição de borracha".
- Se a carência de
sigilante for localizada na parte
inferior, é possível intervir afastando o revestimento
da base do pára-brisa (para o vidro dianteiro) ou
o bagagito (para o vidro traseiro) e injetando por
dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de
sigilante for generalizada e
difusa em amplas zonas, a vedação conjunta do
vidro não está garantida e, portanto, é necessário
desmontar o vidro e executar nova sigiladura
completa (ver PROCEDIMENTOS OP. 7035A14)
(pára-brisa) 7035B10 (vidro traseiro).
Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS
- Operar com cuidado
nos componentes de acabamento e, para evitar danos,
utilizar corretamente as ferramentas previstas.
- Utilizar a ferramenta
específica prevista para as operações de retirada do vidro
operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao vidro e à carroceria.
- Observar criteriosamente
as indicações do fabricante dos produtos sigilantes com
relação à modalidade de utilização e tempos de execução.
PRECAUÇÕES
- Antes de intervir
na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos,
chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.
- Utilizar a ferramenta
específica prevista para as operações de retirada do vidro
operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao operador.
- Movimentar sempre o vidro com o auxílio de um segundo operador.
1 - Com o auxílio
de um segundo operador, ligar as
conexões elétricas e posicionar o vidro na sede
imediatamente após a aplicação do sigilante e
ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia
(2a) como indicado na figura
e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão
uniforme em todo o vidro traseiro, a fim de garantir
o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante
(2c) e vão do vidro traseiro (2d).
- Verificar a ausência de pontos de infiltração
Aplicar água com sabão
e espuma ao longo do perímetro
externo e soprar ar comprimido de modo a evidenciar
eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral
- Completar com a
Op. 7025B14 - TAMPA do
porta-malas - R.R.
Não movimentar o veículo
antes que seja transcorrido
o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.
Vidro Traseiro
Retirada
- Executar a Op. 7025B14
- TAMPA do porta-malas -
R.R.
- Proteger o bagagito
e as laterais traseiras com
proteções adequadas.
1 - Desencaixar a
guarnição perimetral do vidro
traseiro.
2 - Aplicar fita adesiva
para proteção das bordas da
carroceria em contato com o vidro.
1 - Utilizar a faca
de vibração (1a) com lâmina (1b) e executar o corte do cordão
de sigilante que fixa o vidro traseiro. Operar pelo lado externo do veículo.
Na fase de corte,
prestar atenção nos pinos de centragem do vidro traseiro.
Estes pinos podem também opor resistência à retirada do vidro.
Denominação Conector
1a Faca de vibração 1.823.011.000
1b Lâmina 1.823.022.000
2
- Aplicar no vidro as ventosas (2a) e, com o auxílio de um segundo operador,
deslocar ligeiramente
o vidro e desligar a conexão elétrica (2b) e as conexões
entre central da antena e vidro traseiro (2c, 2d) e em seguida e apoiar em um
cavalete
de sustentação.
Denominação Conector
2b Vidro traseiro térmico P55
Fig. 1
Recolocação
1 - Com a faca de
vibração (1a) e lâmina (1b), cortar
e nivelar o cordão de sigilante no vão do vidro
traseiro, de modo a deixar uma espessura entre
0,25 e 1 mm, evitando estragar a pintura.
A espessura do sigilante
que permaneceu no vão servirá
como suporte para a nova colagem
Denominação Conector
1a Faca de vibração 1.823.011.000
1b Lâmina 1.823.010.000
2 - Limpar cuidadosamente
a sede do vidro traseiro
com ar comprimido e desengraxar a fundo com
haptana.
- Se necessário, executar os retoques na pintura
Fig. 2
- Verificar se o vidro não está danificado
1 - Montar os pinos de centragem
2 - Desengraxar com
heptana o perímetro
serigrafado do novo vidro traseiro
3 - Aplicar com a
boneca (3a) fornecida no kit, o
promotor de aderência para vidro (primer) (3b) no
perímetro serigrafado
Aguardar cerca de
15 minutos antes de executar a
operação seguinte, de modo a permitir a
evaporação do diluente do promotor de aderência
(primer).
Fig. 3
1 - Colocar a guarnição no perímetro do vidro
- Evitar tocar com
as mãos a zona tratada
anteriormente
- Utilizar uma nova guarnição
2 - Com uma pistola
pneumática, aplicar um cordão
de sigilante ao longo do perímetro do vidro do
modo mais regular possível.
Iniciar a operação
pelo centro do lado inferior e
proceder sem interrupções por todo o perímetro do
vidro traseiro.
Fig. 4
1 - Com o auxílio
de um segundo operador, ligar as
conexões elétricas e posicionar o vidro na sede
imediatamente após a aplicação do sigilante.
2 - Posicionar a correia
(2a) como indicado na figura
e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão
uniforme em todo o vidro traseiro, a fim de garantir
o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante
(2c) e vão do vidro traseiro (2d).
- Verificar a ausência de pontos de infiltração
Aplicar água com sabão
e espuma ao longo do perímetro
externo e soprar ar comprimido de modo a evidenciar
eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral
- Completar com a
Op. 7025B14 - TAMPA do
porta-malas - R.R.
Não movimentar o veículo
antes que seja transcorrido
o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.
Vidro Traseiro - Eliminar Infiltrações de água
- Em função da localização
da infiltração, retirar um
dos componentes internos de cobertura da borda do
vidro traseiro.
1 - Banhar com água
ensaboada a zona externa
onde se verifica a infiltração.
2 - Pela parte interna,
soprar ar comprimido e
localizar o ponto de infiltração.
- Se o ponto de infiltração
for de dimensões limitadas,
vedar pela parte interna a zona envolvida, esperar
o tempo necessário para a secagem do sigilante e
repetir a prova.
- Se o ponto de infiltração
for maior, referir-se à Op.
7035B10 - VIDRO (tipo colado) traseiro - R.R. -
Compreende limpeza das bordas
- Remontar os componentes retirados.
