Pára-brisa - Glossário
GLOSSÁRIO
Vidro
em camadas
O vidro constituído
de duas camadas coladas entre si mediante uma película de plástico.
Em caso de rompimento
não cedem e, mesmo estilhaçados, mantêm a posição e conservam
uma suficiente visibilidade.
Vidro temperado
O vidro sofre um processo
térmico de têmpera mediante o qual se submete a superfície
do vidro a uma forte compressão. Em caso de rompimento estes vidros se
fragmentam em pedaços arredondados.
Pára-Brisa - Descrição
DESCRIÇÃO
O pára-brisa e o vidro
traseiro são colados à carroceria e contribuem como elementos
estruturais para a rigidez da própria carroceria.
O pára-brisa, do tipo
em camadas, apoia-se em dois calços reguláveis para obter o
melhor acoplamento com o vão do vidro.
O vidro traseiro,
do tipo temperado, possui dois pinos de centragem com análoga função.
Pára-Brisa - Provas de Sub-Grupo
PROVAS DE SUB-GRUPO
A Verificação da ausência
de infiltrações nos
vidros fixos (pára-brisa e vidro traseiro)
1 - Colocar externamente
em todo o perímetro do
vidro, uma solução de água e sabão.
2 - Por dentro do
habitáculo, soprar ar comprimido
em pressão ao longo de todo o perímetro.
- Se necessário, afastar
lateralmente ou
superiormente os revestimentos
- Verificar visualmente
a formação de bolhas de ar na
superfície externa : isto permite localizar eventuais
pontos em que o material sigilante é insuficiente ou
danificado.
- Se a carência de
sigilante for localizada nas colunas
verticais, é possível intervir afastando o revestimento
e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição
de borracha".
- Se a carência de
sigilante for localizada na parte
superior, é possível intervir afastando o revestimento
do teto e injetando por dentro sigilante do tipo
"guarnição de borracha".
- Se a carência de
sigilante for localizada na parte
inferior, é possível intervir afastando o revestimento
da base do pára-brisa (para o vidro dianteiro) ou
o bagagito (para o vidro traseiro) e injetando por
dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de
sigilante for generalizada e
difusa em amplas zonas, a vedação conjunta do
vidro não está garantida e, portanto, é necessário
desmontar o vidro e executar nova sigiladura
completa (ver PROCEDIMENTOS OP. 7035A14)
(pára-brisa) 7035B10 (vidro traseiro).
Pára-Brisa - Provas de Conjunto
PROVAS DE CONJUNTO
A - Localização dos barulhos no pára-brisa
Fitar as várias zonas
apresentadas na figura com papel emborrachado de carroçador
- Efetuar uma prova
em estrada levando gradualmente o veículo até a velocidade de
início do barulho : se o barulho permanecer, verificar se foi fitado corretamente
o pára-brisa e também ver se a fonte do barulho pode estar na zona do teto solar
- Retirar o papel
emborrachado da zona A e repetir a prova na estrada : se o
barulho permanecer, localizar o barulho na zona das portas dianteiras (ver
7005 PROVA A)
- Retirar o papel
emborrachado da zona B (somente pára-brisa). Verificar a
integridade (ausência de falhas ou dobras) da moldura de acabamento do
pára-brisa.
Eventualmente substituir
a moldura, desmontando o vidro (ver PROCEDIMENTOS OP.
7035A14).
Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS
Operar com cuidado
nos componentes de acabamento e, para evitar danos, utilizar
corretamente as ferramentas previstas.
Utilizar a ferramenta
específica prevista para as operações de retirada do vidro operando
com muita cautela e atenção para evitar danos ao vidro e à carroceria.
Observar criteriosamente
as indicações do fabricante dos produtos sigilantes com relação
à modalidade de utilização e tempos de execução.
PRECAUÇÕES
Antes de intervir
na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes,
etc.) DESLIGAR A BATERIA.
Utilizar a ferramenta
específica prevista para as operações de retirada do vidro operando
com muita cautela e atenção para evitar danos ao operador.
Movimentar sempre o vidro com o auxílio de um segundo operador.
1 - Com o auxílio
de um segundo operador,
posicionar o pára-brisa na sede imediatamente
após a aplicação do sigilante e ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia
(2a) como indicado na figura
e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão
uniforme em todo o pára-brisa, a fim de garantir
o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante
(2c) e vão do pára-brisa (2d).
-
Antes da recolocação dos elementos externos do
veículo, verificar a ausência dos pontos de infiltração.
Aplicar água e sabão
com espuma ao longo do perímetro
externo e soprar ar comprimido pelo interior
de modo a evidenciar eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral.
- Colocar os gotejadores
na zona das colunas
dianteiras
- Completar com a
Op. 7055A18 - REVESTIMENTO da
base do pára-brisa - R.R.
- Completar com a
Op. 5050B34 - BRAÇO/S DO
LIMPADOR/ES do pára-brisa completo com palhetas-
R.R.
- Completar com a
Op. 7025A14 - CAPÔ do motor -
R.R.
- Completar com a
Op. 7065C78 - ESPELHO
RETROVISOR INTERNO - R.R.
Não movimentar o veículo
antes de transcorrido o tempo
prescrito pelo fornecedor do sigilante.
1 - Com o auxílio
de um segundo operador, posicionar
o pára-brisa na sede imediatamente após a
aplicação do sigilante e ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia
(2a) como indicado na figura
e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão
uniforme em todo o pára-brisa, a fim de garantir
o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante
(2c) e vão do pára-brisa (2d).
- Antes da recolocação
dos elementos externos do
veículo, verificar a ausência dos pontos de
infiltração.
Aplicar água e sabão
com espuma ao longo do perímetro
externo e soprar ar comprimido pelo interior
de modo a evidenciar eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral.
- Colocar os gotejadores
na zona das colunas
dianteiras
- Completar com a
Op. 7055A18 - REVESTIMENTO da
base do pára-brisa - R.R.
- Completar com a
Op. 5050B34 - BRAÇO/S DO
LIMPADOR/ES do pára-brisa completo com palhetas -
R.R.
- Completar com a
Op. 7025A14 - CAPÔ do motor -
R.R.
- Completar com a
Op. 7065C78 - ESPELHO
RETROVISOR INTERNO - R.R.
Não movimentar o veículo
antes de transcorrido o tempo
prescrito pelo fornecedor do sigilante.
