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Pára-brisa - Glossário
GLOSSÁRIO

Vidro em camadas

O vidro constituído de duas camadas coladas entre si mediante uma película de plástico.
Em caso de rompimento não cedem e, mesmo estilhaçados, mantêm a posição e conservam uma suficiente visibilidade.

Vidro temperado

O vidro sofre um processo térmico de têmpera mediante o qual se submete a superfície do vidro a uma forte compressão. Em caso de rompimento estes vidros se fragmentam em pedaços arredondados.

Pára-Brisa - Descrição
DESCRIÇÃO

O pára-brisa e o vidro traseiro são colados à carroceria e contribuem como elementos estruturais para a rigidez da própria carroceria.
O pára-brisa, do tipo em camadas, apoia-se em dois calços reguláveis para obter o melhor acoplamento com o vão do vidro.
O vidro traseiro, do tipo temperado, possui dois pinos de centragem com análoga função.

Pára-Brisa - Provas de Sub-Grupo

PROVAS DE SUB-GRUPO

A Verificação da ausência de infiltrações nos vidros fixos (pára-brisa e vidro traseiro)

1 - Colocar externamente em todo o perímetro do vidro, uma solução de água e sabão.
2 - Por dentro do habitáculo, soprar ar comprimido em pressão ao longo de todo o perímetro.
- Se necessário, afastar lateralmente ou superiormente os revestimentos
- Verificar visualmente a formação de bolhas de ar na superfície externa : isto permite localizar eventuais pontos em que o material sigilante é insuficiente ou danificado.
- Se a carência de sigilante for localizada nas colunas verticais, é possível intervir afastando o revestimento e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for localizada na parte superior, é possível intervir afastando o revestimento do teto e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for localizada na parte inferior, é possível intervir afastando o revestimento da base do pára-brisa (para o vidro dianteiro) ou o bagagito (para o vidro traseiro) e injetando por dentro sigilante do tipo "guarnição de borracha".
- Se a carência de sigilante for generalizada e difusa em amplas zonas, a vedação conjunta do vidro não está garantida e, portanto, é necessário desmontar o vidro e executar nova sigiladura completa (ver PROCEDIMENTOS OP. 7035A14) (pára-brisa) 7035B10 (vidro traseiro).


Pára-Brisa - Provas de Conjunto
PROVAS DE CONJUNTO

A - Localização dos barulhos no pára-brisa

Fitar as várias zonas apresentadas na figura com papel emborrachado de carroçador

- Efetuar uma prova em estrada levando gradualmente o veículo até a velocidade de início do barulho : se o barulho permanecer, verificar se foi fitado corretamente o pára-brisa e também ver se a fonte do barulho pode estar na zona do teto solar
- Retirar o papel emborrachado da zona A e repetir a prova na estrada : se o barulho permanecer, localizar o barulho na zona das portas dianteiras (ver 7005 PROVA A)

- Retirar o papel emborrachado da zona B (somente pára-brisa). Verificar a integridade (ausência de falhas ou dobras) da moldura de acabamento do pára-brisa. Eventualmente substituir a moldura, desmontando o vidro (ver PROCEDIMENTOS OP. 7035A14).



Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS

Operar com cuidado nos componentes de acabamento e, para evitar danos, utilizar corretamente as ferramentas previstas.

Utilizar a ferramenta específica prevista para as operações de retirada do vidro operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao vidro e à carroceria.

Observar criteriosamente as indicações do fabricante dos produtos sigilantes com relação à modalidade de utilização e tempos de execução.

PRECAUÇÕES

Antes de intervir na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.

Utilizar a ferramenta específica prevista para as operações de retirada do vidro operando com muita cautela e atenção para evitar danos ao operador.

Movimentar sempre o vidro com o auxílio de um segundo operador.




1 - Com o auxílio de um segundo operador, posicionar o pára-brisa na sede imediatamente após a aplicação do sigilante e ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia (2a) como indicado na figura e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão uniforme em todo o pára-brisa, a fim de garantir o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante (2c) e vão do pára-brisa (2d).
- Antes da recolocação dos elementos externos do veículo, verificar a ausência dos pontos de infiltração.

Aplicar água e sabão com espuma ao longo do perímetro externo e soprar ar comprimido pelo interior de modo a evidenciar eventuais infiltrações.
- Colocar a guarnição perimetral.
- Colocar os gotejadores na zona das colunas dianteiras
- Completar com a Op. 7055A18 - REVESTIMENTO da base do pára-brisa - R.R.
- Completar com a Op. 5050B34 - BRAÇO/S DO LIMPADOR/ES do pára-brisa completo com palhetas- R.R.
- Completar com a Op. 7025A14 - CAPÔ do motor - R.R.
- Completar com a Op. 7065C78 - ESPELHO RETROVISOR INTERNO - R.R.

Não movimentar o veículo antes de transcorrido o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.




1 - Com o auxílio de um segundo operador, posicionar o pára-brisa na sede imediatamente após a aplicação do sigilante e ajustar sua posição.
2 - Posicionar a correia (2a) como indicado na figura e tensioná-la de modo a exercitar uma pressão uniforme em todo o pára-brisa, a fim de garantir o correto acoplamento entre o vidro (2b), sigilante (2c) e vão do pára-brisa (2d).

- Antes da recolocação dos elementos externos do veículo, verificar a ausência dos pontos de infiltração.

Aplicar água e sabão com espuma ao longo do perímetro externo e soprar ar comprimido pelo interior de modo a evidenciar eventuais infiltrações.

- Colocar a guarnição perimetral.
- Colocar os gotejadores na zona das colunas dianteiras
- Completar com a Op. 7055A18 - REVESTIMENTO da base do pára-brisa - R.R.
- Completar com a Op. 5050B34 - BRAÇO/S DO LIMPADOR/ES do pára-brisa completo com palhetas - R.R.
- Completar com a Op. 7025A14 - CAPÔ do motor - R.R.
- Completar com a Op. 7065C78 - ESPELHO RETROVISOR INTERNO - R.R.

Não movimentar o veículo antes de transcorrido o tempo prescrito pelo fornecedor do sigilante.