Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Capô do Motor - Descrição
O capô é um elemento caracterizante da linha do veículo e é integrado na parte frontal pelo grande emblema Alfa Romeo.
O comando e o travamento são feitos por meio de um único grupo de trava central.
O sistema de comando é feito por cabo bowden.

Provas de Sub-Grupo

A Localização dos barulhos no Capô

Fitar as várias zonas apresentadas na figura com papel emborrachado de carroçador

- Efetuar uma prova em estrada levando gradualmente o veículo até a velocidade de início do barulho : se o barulho permanecer, verificar a presença de coxins e a correta montagem das borrachas de passagem dos cabos no painel de fogo.

- Retirar o papel emborrachado da zona A e repetir a prova na estrada : se o barulho permanecer, verificar os coxins em correspondência do acoplamento traseiro entre o capô e os pára-lamas.

- Verificar também a integridade e a correta montagem das guarnições contra ruídos (ver PROCEDIMENTOS OP. 7025A62)

- Retirar o papel emborrachado da zona B e repetir a prova na estrada : se o barulho permanecer, verificar o correto acoplamento do emblema do radiador (ver PROCEDIMENTOS OP. 7055A40)

- Retirar o papel emborrachado da zona C e repetir a prova na estrada : se o barulho permanecer, verificar a integridade e a correta montagem da guarnição contra ruído dianteira (que deve aderir perfeitamente à travessa quando se fecha o capô) (ver PROCEDIMENTOS OP. 7025A62)


Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS

Devendo operar no capô do motor, respeitar as seguintes prescrições :
- Se houver intervenção nas dobradiças, prestar atenção para não danificar a pintura
- Após uma regulagem da porta onde ocorreu o deslocamento das dobradiças, é necessário restabelecer a pintura na zona das mesmas.
- Após a retirada da porta, apoiá-la em um suporte estável a fim de evitar danos à pintura.

PRECAUÇÕES

Antes de intervir na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.


Capô do Motor - Alinhamento
- Levantar o capô e sustentá-lo com o auxílio de um segundo operador.

1 - Afrouxar os parafusos das dobradiças e regular a posição do capô. As setas indicam os deslocamentos possíveis.
2 - Apertar os parafusos (2a, 2b) com o torque prescrito.

Fixação Componente Valor (daNm)
2a Parafuso superior CAPÔ DO MOTOR 1.5
2b Parafuso inferior CAPÔ DO MOTOR 0.9

1 - Se necessário, operar nos coxins de fim de encosto
2 - Se necessário, regular a posição da fechadura

- Referir-se à Op. 7025A34 - TRAVA (única) do capô - R.R. ou reparação.
- Caso da regulagens indicadas nos pontos anteriores não forem suficientes, regular a posição das dobradiças do capô operando como descrito a seguir.
- Referir-se à Op. 7055B42 - VÃO DA RODA suplementar DIANTEIRA (um), esq. ou dir. - R.R.

3 - Afrouxar as porcas (3a) de fixação das dobradiças (3b) e regular sua posição até atingir o alinhamento do capô. As setas (3c) indicam os deslocamentos possíveis.
4 - Apertar as porcas (4a, 4b) com o torque prescrito.

Fixação Componente Valor (daNm)
4a Porca inferior DOBRADIÇAS DO CAPÔ DO MOTOR 2.2 - 2.6
4b Porca superior DOBRADIÇAS DO CAPÔ DO MOTOR 0.7 - 0.8

- Restabelecer a pintura na zona das dobradiças





Capô do Motor - Ret./Recol.
Retirada

- Executar a Op.7025A10 - CAPÔ do vão do motor - Alinhamento
1 - Levantar o capô e sustentá-lo com o auxílio de um segundo operador, e em seguida soltar os parafusos das dobradiças.
2 - Retirar o capô.

Recolocação

- Verificar se o capô e as dobradiças não estão danificados
- Posicionar o capô
- Colocar os parafusos das dobradiças sem apertá-los
- Completar com a Op.7025A10 - CAPÔ do vão do motor - Alinhamento




Revestimento Termo-acústico do capuz do motor

Com a ferramenta 1.823.015.000 remover as presilhas de retenção do revestimento ao capuz e retira-lo de sua sede.



Capô do Motor - Alavanca de Comando de abertura
Retirada

1 - Soltar os parafusos e deslocar a alavanca
2 - Desligar o cabo das travas e remover a alavanca.

Recolocação

- Verificar se a alavanca não está danificada
- Ligar o cabo às travas
- Posicionar a alavanca e colocar os parafusos
- Experimentar a funcionalidade do comando da abertura do capô



Capô do Motor - Comando de abertura - Reparação

Retirada

- Executar a Op. 7055A43 - GRADE DIANTEIRA CENTRAL - R.R.
- Executar a Op. 7055A41 - GRADE DIANTEIRA LATERAL (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado esquerdo)
- Executar a Op. 7025A34 - TRAVA (única) do capô do motor - R.R. ou reparação
- Executar a Op. 7025A24 - ALAVANCA de comando da abertura do capô - R.R.
1 - Operando pelo vão do motor, abrir o tubo de passagem dos cabos.
2 - Ligar uma sonda à extremidade interna do cabo de comando. Operação necessária para facilitar a seguinte recolocação do cabo de comando dentro do habitáculo.
3 - Retirar o cabo de comando da abertura do capô.

Recolocação

- Verificar se o cabo de comando não está danificado
- Remontar o cabo de comando introduzindo-o pelo lado do vão do motor, utilizando a sonda colocada na fase de retirada
- Introduzir o cabo de comando no tubo de passagem dos cabos e fechá-lo
- Retirar a sonda pela extremidade interna do cabo de comando
- Completar com a Op. 7025A24 - ALAVANCA de comando da abertura do capô - R.R.
- Completar com a Op. 7025A34 - TRAVA (única) do capô do motor - R.R. ou reparação
- Completar com a Op. 7055A41 - GRADE DIANTEIRA LATERAL (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado esquerdo)
- Completar com a Op. 7055A43 - GRADE DIANTEIRA CENTRAL - R.R.