Capô do Motor - Descrição
O capô é um elemento
caracterizante da linha do veículo e é integrado na parte frontal
pelo grande emblema Alfa Romeo.
O comando e o travamento
são feitos por meio de um único grupo de trava central.
O sistema de comando
é feito por cabo bowden.
Provas de Sub-Grupo
A Localização dos barulhos no Capô
Fitar as várias zonas
apresentadas na figura com papel
emborrachado de carroçador
- Efetuar uma prova
em estrada levando
gradualmente o veículo até a velocidade de início
do barulho : se o barulho permanecer, verificar a
presença de coxins e a correta montagem das
borrachas de passagem dos cabos no painel de
fogo.
- Retirar o papel
emborrachado da zona A e repetir
a prova na estrada : se o barulho permanecer,
verificar os coxins em correspondência do
acoplamento traseiro entre o capô e os pára-lamas.
- Verificar também
a integridade e a correta
montagem das guarnições contra ruídos (ver
PROCEDIMENTOS OP. 7025A62)
- Retirar o papel
emborrachado da zona B e repetir
a prova na estrada : se o barulho permanecer,
verificar o correto acoplamento do emblema do
radiador (ver PROCEDIMENTOS OP. 7055A40)
- Retirar o papel
emborrachado da zona C e repetir
a prova na estrada : se o barulho permanecer,
verificar a integridade e a correta montagem da
guarnição contra ruído dianteira (que deve aderir
perfeitamente à travessa quando se fecha o capô)
(ver PROCEDIMENTOS OP. 7025A62)
Advertências e Precauções
ADVERTÊNCIAS
Devendo operar no capô do motor, respeitar as seguintes prescrições :
- Se houver intervenção
nas dobradiças, prestar atenção para não danificar a
pintura
- Após uma regulagem
da porta onde ocorreu o deslocamento das dobradiças, é
necessário restabelecer a pintura na zona das mesmas.
- Após a retirada
da porta, apoiá-la em um suporte estável a fim de evitar danos à
pintura.
PRECAUÇÕES
Antes de intervir
na instalação elétrica (conectores, componentes elétricos, chicotes,
etc.) DESLIGAR A BATERIA.
Capô do Motor - Alinhamento
- Levantar o capô e sustentá-lo com o auxílio de um segundo operador.
1 - Afrouxar os parafusos
das dobradiças e regular a posição do capô. As setas
indicam os deslocamentos possíveis.
2 - Apertar os parafusos (2a, 2b) com o torque prescrito.
Fixação Componente Valor (daNm)
2a Parafuso superior CAPÔ DO MOTOR 1.5
2b Parafuso inferior CAPÔ DO MOTOR 0.9
1 - Se necessário, operar nos coxins de fim de encosto
2 - Se necessário, regular a posição da fechadura
- Referir-se à Op. 7025A34 - TRAVA (única) do capô - R.R. ou reparação.
- Caso da regulagens
indicadas nos pontos anteriores não forem suficientes, regular
a posição das dobradiças do capô operando como descrito a seguir.
- Referir-se à Op.
7055B42 - VÃO DA RODA suplementar DIANTEIRA (um), esq. ou dir.
- R.R.
3 - Afrouxar as porcas
(3a) de fixação das dobradiças (3b) e regular sua posição até
atingir o alinhamento do capô. As setas (3c) indicam os deslocamentos possíveis.
4 - Apertar as porcas (4a, 4b) com o torque prescrito.
Fixação Componente Valor (daNm)
4a Porca inferior DOBRADIÇAS DO CAPÔ DO MOTOR 2.2 - 2.6
4b Porca superior DOBRADIÇAS DO CAPÔ DO MOTOR 0.7 - 0.8
- Restabelecer a pintura na zona das dobradiças
Capô do Motor - Ret./Recol.
Retirada
- Executar a Op.7025A10 - CAPÔ do vão do motor - Alinhamento
1 - Levantar o capô
e sustentá-lo com o auxílio de um segundo operador, e em
seguida soltar os parafusos das dobradiças.
2 - Retirar o capô.
Recolocação
- Verificar se o capô e as dobradiças não estão danificados
- Posicionar o capô
- Colocar os parafusos das dobradiças sem apertá-los
- Completar com a Op.7025A10 - CAPÔ do vão do motor - Alinhamento
Revestimento Termo-acústico do capuz do motor
Com a ferramenta 1.823.015.000
remover as presilhas de
retenção do revestimento ao capuz e retira-lo de sua
sede.
Capô do Motor - Alavanca de Comando de abertura
Retirada
1 - Soltar os parafusos e deslocar a alavanca
2 - Desligar o cabo das travas e remover a alavanca.
Recolocação
- Verificar se a alavanca não está danificada
- Ligar o cabo às travas
- Posicionar a alavanca e colocar os parafusos
- Experimentar a funcionalidade do comando da abertura do capô
Capô do Motor - Comando de abertura - Reparação
Retirada
- Executar a Op. 7055A43
- GRADE DIANTEIRA
CENTRAL - R.R.
- Executar a Op. 7055A41
- GRADE DIANTEIRA
LATERAL (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado esquerdo)
- Executar a Op. 7025A34
- TRAVA (única) do capô do
motor - R.R. ou reparação
- Executar a Op. 7025A24
- ALAVANCA de comando da
abertura do capô - R.R.
1 - Operando pelo
vão do motor, abrir o tubo de
passagem dos cabos.
2 - Ligar uma sonda
à extremidade interna do cabo de
comando. Operação necessária para facilitar a
seguinte recolocação do cabo de comando dentro
do habitáculo.
3 - Retirar o cabo de comando da abertura do capô.
Recolocação
- Verificar se o cabo de comando não está danificado
- Remontar o cabo
de comando introduzindo-o pelo
lado do vão do motor, utilizando a sonda colocada
na fase de retirada
- Introduzir o cabo
de comando no tubo de passagem
dos cabos e fechá-lo
- Retirar a sonda
pela extremidade interna do cabo de
comando
- Completar com a
Op. 7025A24 - ALAVANCA de
comando da abertura do capô - R.R.
- Completar com a
Op. 7025A34 - TRAVA (única) do
capô do motor - R.R. ou reparação
- Completar com a
Op. 7055A41 - GRADE DIANTEIRA
LATERAL (uma), esq. ou dir. - R.R. (lado esquerdo)
- Completar com a
Op. 7055A43 - GRADE DIANTEIRA
CENTRAL - R.R.
