Air Bag -
Normas de segurança
As seguintes normas
DEVEM SER TAXATIVAMENTE OBSERVADAS na ocasião de qualquer
intervenção nos veículos equipados com sistema de segurança Air Bag Normas
preliminaresRecorda-se que os módulos Air Bag são dispositivos que devem
ser manipulador com cautela. O uso, o transporte e o armazenamento são
regulados por procedimentos
para a manipulação destes componentes ilustrados a seguir.
Antes de iniciar trabalhos
de reparação da carroceria, trabalhos de solda para os quais
é necessário retirar os módulos Air Bag ou a central é necessário :
- Retirar a chave do comutador de ignição
- Desligar sempre
a bateria, ou seja : desligar os dois terminais dos respectivos
pólos e isolá-lo com fita isolante
- Desligar a conexão
elétrica da central esperando pelo menos 10 minutos após
desligar a bateria.
Guardar os dispositivos
com a cobertura voltada para cima, em um armário fechado
a chave. Este armário, destinado exclusivamente a este fim, não deve em
nenhum caso ser utilizado
para armazenar outros tipos de materiais, principalmente
se inflamáveis. O armário deve possuir os requisitos previstos para armazenar
cargas pirotécnicas (armário metálico resistente a colisões com grade
para permitir uma
ventilação natural em seu interior) e deve possuir placas com os dizeres
: ("PERIGO - EXPLOSIVOS - PROIBIDO O USO DE CHAMAS - PROIBIDA A ABERTURA
POR PESSOAL NÃO AUTORIZADO"). Todos
os conectores utilizados e colocados nos módulos Air Bag possuem em seu
interior um clip de
curto-circuito. Até o momento em que os módulos Air Bag não sejam
ligados a uma fonte de energia de características adequadas, não existe a
possibilidade de ativação
indevida da unidade.Um componente do sistema Code que
não se ativou em caso de acidente, deve ser considerado ainda ativo. Portanto,
componentes não explodidos
que devem ser retirados do veículo (por defeito ou término
do prazo de garantia ou por outras causas), devem ser devolvidos à fábrica.
A montagem e desmontagem
dos componentes do sistema deve ser feita EXCLUSIVAMENTE
por pessoal técnico competente e autorizado.
A falta de respeito
ao quanto descrito a seguir pode acarretar ativações indesejadas
do sistema, lesões pessoais ou reparações não necessárias no sistema. É
SEVERAMENTE DESMONTAR OS COMPONENTES DOS MÓDULOS AIR BAG Todos
os componentes do sistema foram projetados especificamente para trabalhar
em um veículo de marca
e tipo específico. Portanto, os Air Bag não podem ser
adaptados, reutilizados
ou instalados em outros veículos, mas somente naqueles para
os quais foram projetados e produzidos.
Qualquer tentativa
de reutilização, adaptação ou instalação em um tipo diferente de
veículo pode causar lesões graves ou letais aos ocupantes do veículo em caso
de acidente.Intervenções
nos componentes da instalação Ao
término de cada intervenção, a mesma deverá ser verificada com EXAMINER ou
outro instrumento
de diagnóstico.
Air Bag - Substituição dos módulos
(POR DEFEITO OU VENCIMENTO DO PRAZO DE GARANTIA)
Em caso de substituição
de um módulo Air Bag por defeito ou vencimento da garantia,
é necessário :
- Retirar do novo
módulo a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um
arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento,
n° de chassi) e o
n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para
eventuais controles.
- Juntamente ao novo
módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada
em cima da existente na coluna da porta do lado do motorista. Porém, é
necessário primeiramente
perfurá-la em correspondência do mês e dos 10 anos
seguintes ao ano na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)
ATENÇÃO
Consultar o manual
de uso e manutenção substituir a carga até Também
em caso de substituição da central é necessário retirar a parte removível
da etiqueta adesiva
e aplicá-la no arquivo citado.
Cabo espiralado - Substituição
O cabo espiralado
para a ligação do módulo Air Bag do motorista possui um dispositivo
que trava automaticamente a sua rotação quando o mesmo é retirado do
volante, para evitar que o prato superior, não mais vinculado ao volante, gire
livremente
provocando um enrolamento não previsto dos cabos, com consequente rompimento
dos mesmos. No
ato da montagem do volante, o dispositivo se destrava automaticamente.
- Em caso de retirada
e recolocação do cabo espiralado, é necessário certificar-se
de que o mesmo seja remontado no conjunto de alavancas da direção na mesma
posição em que foi
retirado. Se
por um motivo qualquer o cabo espiralado girar em relação ao prato inferior,
de modo a não mais
conhecer a posição assumida no ato da retirada, é taxativamente
necessário SUBSTITUIR o cabo espiralado. Em
caso de substituição, se o cabo espiralado for fornecido separadamente do
conjunto de alavancas
da direção, a instalação deve ser feita com as rodas alinhadas,
uma vez que esta é a posição correspondente do novo dispositivo. O novo
dispositivo possui uma lingueta de segurança que o mantém travado. Esta
lingueta deve ser
removida no ato da instalação do volante para permitir que o sistema
gire corretamente.Intervenções após um acidente Se
qualquer componente do sistema de segurança ficar danificado após um acidente,
o mesmo deve ser substituído.Não tentar reparar a central, o contato espiralado
e os módulos Air Bag.
Air Bag - Acidente com ou sem ativação
Alguns componentes
do sistema devem ser inspecionados tanto no caso de ativação
do sistema como no caso do mesmo NÃO ter se ativado.
- Coluna da direção
- Suportes da coluna da direção
- Zona de fixação da central eletrônica e módulos
- Cabo espiralado
- Painel (na zona do módulo Air Bag do lado do passageiro)
A presença de distorções,
rompimentos ou flexões deve acarretar a substituição do componente
Air bag
- Acidente com ativação
Alguns componentes
devem ser substituídos caso o veículo tenha sofrido uma colisão
frontal que tenha causado a ativação total ou parcial do sistema.
No caso de ativação
parcial (somente pretensionadores), estes componentes são :
- pretensionadores
- central eletrônica
(somente após a terceira ativação do pretensionador)
Em caso de ativação
total (Air Bag e pretensionadores), estes componentes são :
- Módulos Air Bag
- Pretensionadores
- Central eletrônica
Com relação ao chicote
e conectores, os mesmos devem ser inspecionados para identificar
eventuais marcas de queimaduras, fusão do isolamento externo ou danos
devidos a excessivo calor.
Eventuais marcas
de danos presentes no cabo espiralado e na zona de fixação da central
eletrônica e módulos Air Bag devem acarretar a substituição dos componentes
danificados.
Trabalhos de pintura
Não existem particulares
disposições de segurança a observar para os trabalhos de
pintura com secagem no forno, dado que os módulos foram estudados de modo
que aquecendo as
superfícies externas do veículo, com os normais sistemas de secagem
das tintas, não sofram danos. É proibido o uso de chamas livres próximas
aos módulos.
Todas as centrais
eletrônicas (incluido as de comando do sistema Air Bag) devem ser
retiradas caso a temperatura em certos ambientes possa atingir ou ultrapassar
os 85°C.
Perigos para a saúde.
As precauções a
observar em caso de manipulação dos módulos Air Bag ativados são
as seguintes :
- usar luvas de
proteção de polietileno e óculos de segurança
- após tocar as
unidades Air Bag explodidas, lavar as mãos e as partes do corpo
expostas com água e sabão
EFEITOS DA SUPEREXPOSIÇÃO
Não existe um potencial
perigo de exposição aos propelentes, sendo o sistema completamente
lacrado. A mistura de propelentes é feita no estado sólido e, portanto,
a inalação é impossível mesmo no caso de rompimento do cartucho do gerador
de gás.
Em caso de saída do
gás, não existe nenhum perigo para a saúde humana. Evitar o
contato com a pele e não ingerir o propelente.
Em caso de :
- Contato com a pele : lavar imediatamente com água e sabão.
Contato com os olhos
: lavar imediatamente os olhos com água corrente por pelo
menos 15 minutosInalação : levar o acidentado imediatamente ao ar livre
Ingestão : induzir
o vômito se a pessoa estiver em estado de consciência.
Em todas estas condições é necessário chamar um médico.
Air Bag - Normas para manipulação dos módulos
Em consições normais
o Air Bag do lado da direção e do lado do passageiro se ativam
com a ação do comando eletrônico durante a colisão. Os gases que se desenvolvem
nestas condições não são tóxicos. É
importante que o pessoal que executa intervenções nos dispositivos montados no
veículo observe
taxativamente as seguintes normas de segurança : O
pessoal que intervém nos dispositivos deve ser treinado e deve observar as
seguintes precauções
:
- Nas operações de
remoção ou substituição de Air Bags abertos (explodidos),
movimentar somente um módulo de cada vez e usar luvas e óculos para a
remoção
- Colocar sempre o
módulo Air Bag com a tampa voltada para cima. Não colocar
nunca nada sobre a tampa
Ao término das operações, lavar cuidadosamente as mãos com sabão neutro e
em caso de eventual
contato com o pó residual do dispositivo com os olhos,
enxaguar imediatamente com água corrente
- Em todos os veículos
com Air Bag é proibido a quem efetua as intervenções,
operar pelos bancos dianteiros sem primeiramente tornar inoperante o sistema
mediante o desligamento
dos dois cabos da bateria e esperar 10 minutos Os
componentes metálicos de um Air Bag logo após a explosão são muito quentes.
Evitar tocar nestes
componentes antes de esperar cerca de 20 minutos após a
ativação do Air Bag.
Não efetuar reparações
nos módulos Air Bag e enviar ao fornecedor todos os módulos
defeituosos. Não submeter a superaquecimento o módulo Air Bag como, por
exemplo, através de solda, percussão, furação, trabalhos mecânicos, etc.
Não instalar nunca
no veículo unidades Air Bag que tenham caído ou que mostrem marcas
de qualquer tipo de dano.
- É proibido guardar
módulos Air Bag junto a material combustível ou inflamável
- Os geradores de
gás não devem entrar em contato com ácidos, graxas e metais
pesados, o que pode provocar a formação de gases venenosos ou compostos
explosivos.
A eventual estocagem
dos componentes de reposição deve ser feita em sua embalagem
original e o seu depósito temporário deverá seguir o mesmo procedimento
de um módulo Air Bag retirado do veículo e não ativado (armário metálico
citado anteriormente).
Air Bag - Sucatecamento dos módulos
Os módulos Air Bag
montados no veículo não devem ser demolidos juntamente ao veículo.
Devem ser retirados anteriormente
As unidade Air Bag
não podem ser sucateadas sem primeiramente serem ativadas Caso,
durante um acidente, o módulo Air Bag não tenha se ativado, é necessário
considerar o dispositivo
ainda carregado.Todo o material não explodido NÃO DEVE
SER ATIVADO. Procure a Assistência Técnica da fábrica para orientação.
A falta de respeito
aos procedimentos aqui relacionados pode causar ativações indevidas
das unidades Air Bag e lesões pessoais. Unidades Air Bag não ativadas
devem ser eliminadas
através dos habituais meios de eliminação de rejeitos. As unidades
Air Bag não ativadas possuem substâncias perigosas para a saúde e que
podem causar lesões
pessoais se a caixa lacrada que o contém for danificada durante
sua eliminação. A eliminação de unidades Air Bag feita em desacordo com
o presente procedimento pode violar a vigente legislação sobre a matéria
Cabo espiralado do air bag
Retirada
- Colocar o volante
na posição centrada com rodas
alinhadas
- Retirar do módulo
do air bag
- Respeitar criteriosamente
as normas de segurança previstas
para esta operação
- Retirar o volante - OP. 4110A
- Retirar o revestimento
da coluna da
direção - Op. 7040A
1 - Desligar a conexão elétrica
Denominação Conector
1 Cabo espiralado no volante Q10
2 - Soltar os parafusos
3 - Retirar o cabo
espiralado
O cabo espiralado
possui um dispositivo que trava automaticamente
a rotação quando for retirado do volante.
Evitar forçar sua rotação
Recolocação
- Verificar se as
rodas estão alinhadas.
Mesmo as peças novas
são fornecidas para serem
instaladas na posição centrada.
Se por um motivo qualquer
o prato superior do cabo espiralado
girar em relação ao prato inferior de modo
a não mais permitir a posição relativa, é t axativamente
necessário substituir o cabo espiralado
- Colocar o cabo espiralado em sua sede
- Colocar os parafusos
- Religar a conexão elétrica
1 - Em caso de substituição
do cabo espiralado por
um novo, retirar a lingueta de segurança do
chassi)
- Recolocar o revestimento
da coluna da
direção - Op. 7040A
2 - Desligar a conexão elétrica
- Recolocar o volante - OP. 4110A
- Recolocar o módulo air bag.
Respeitar criteriosamente
as normas de segurança
previstas para esta operação
- Experimentar a funcionalidade
do comando da
buzina
- Verificar a funcionalidade do sistema utilizando
Examiner ou outro instrumento de diagnóstico
Air Bag - Ret./Rec. da central
Antes de executar
a retirada e a recolocação da central,
executar taxativamente as seguintes operações
preliminares :
Colocar a chave da
ignição na posição STOP e retirá-la
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar 10 minutos antes de operar
OBSERVAR TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA
PRESCRITAS
Retirada
- Retirar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Retirar o tubo de ar - Op. 5010B
1 - Girar o suporte
de segurança (1a) no sentido da
seta e desligar a conexão elétrica (1b)
Denominação Conector
1b Central do Air Bag M60
2 - Soltar os parafusos
3 - Retirar a central
Recolocação
Observar as seguintes precauções
Não golpear nem balançar
a central. NÃO ligar a conexão
elétrica à central antes de fixar corretamente
a própria central. Certificar-se de que a bateria
está desligada Em
caso de substituição, retirar da nova central a parte
removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um
arquivo apropriado apresentando os dados do veículo
(modelo, licenciamento, n° de chassi) e o n° de
série da velha central. O arquivo deve ser conservado
para eventuais controles.
1 - Posicionar a central
(1a)Certificar-se de que a seta
(1b) existente na face superior da central esteja
orientada conforme o sentido de marcha
2 - Colocar os parafusos
e apertá-los no torque
prescrito.
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso CENTRAL DO AIR BAG M6 0,83
- Ligar a conexão elétrica (3a) e travá-la girando o
suporte de segurança (3b) no sentido da seta.
Air Bag - Ret./Rec. do módulo
Antes de executar
a retirada e a recolocação da central,
executar taxativamente as seguintes operações
preliminares :
Colocar a chave da
ignição na posição STOP e retirá-la.
Desligar e isolar
os cabos da bateria
Esperar 10 minutos
antes de operar
OBSERVAR TODAS AS
NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS
Retirada
1 - Retirar os parafusos
2 - Afastar ligeiramante o módulo do Air Bag
3 - Desligar a conexão elétrica
Denominação Conector
3 Air bag do lado
do Q9 passageiro
- Colocar o módulo
do Air Bag no armário apropriado
apoiando-o em uma superfície livre com a bolsa
voltada para cima.
Recolocação
- Observar a seguinte precaução :
Manejar o módulo Air
Bag com cautela
Certificar-s de que a bateria está desligada
- Se for instalado um módulo novo, sistematizar as relativas etiquetas.
Retirar do novo módulo
a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um arquivo
apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento, n°
de chassi) e o n°
de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para eventuais
controles. Juntamente
ao novo módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada em
cima da existente na coluna da porta do lado do motorista porém,
é necessário primeiramente perfurá-la em correspondência do mês e dos
10 anos seguintes
ao ano na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)
AIR
BAG
ATENÇÃO : consultar
o manual de uso e manutenção
substituir a carga até
- Religar a conexão elétrica
- Recolocar na sede o módulo do Air BAg
- Colocar os parafusos e apertá-los no torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso MÓDULO MECÂNICO
COMPLETO DO M6 O,8
AIR BAG
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade
do sistema utilizando Examiner ou outro instrumento
de diagnóstico
Air Bag - Ret./Rec. do módulo do passageiro
Antes de executar
a retirada e a recolocação da central,
executar taxativamente as seguintes operações
preliminares :
Colocar a chave da
ignição na posição STOP e retirá-la
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar 10 minutos antes de operar
OBSERVAR TODAS AS
NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS
Retirada
- Retirar o interruptor
da iluminação do
porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o porta
lâmpada da iluminação do
porta-luvas - 7040G
- Retirar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
1 - Retirar a tampa
desencaixando as travas
superiores (1a) e rompendo os pinos de segurança
(1b)
2 - Desligar a conexão elétrica
Denominação Conector
2 Air Bag no painel Q11
(lado do passageiro)
3 - Soltar os parafusos de fixação
4 - Retirar o módulo do Air Bag
- Colocar o módulo
do Air Bag no armário apropriado
apoiando-o em uma superfície livre com a bolsa
voltada para cima.
Recolocação
- Observar a seguinte precaução :
Manejar o módulo Air Bag com cautela
Certificar-se de que a bateria está desligada
- Se for instalado um módulo novo, sistematizar as relativas etiquetas.
Retirar do novo módulo
a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um
arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento,
n° e chassi) e o
n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para
eventuais controles. Juntamente
ao novo módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada em
cima da existente na coluna da porta do lado do motoristaPorém, é necessário
primeiramente perfurá-la
em correspondência do mês e dos 10 anos seguintes ao ano
na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)
- Recolocar na sede
o módulo do Air Bag
- Colocar os parafusos e apertá-los no torque prescrito
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso MÓDULO MECÂNICO COMPLETO DO M6 O,7
AIR BAG DO LADO DO PASSAGEIRO
- Religar a conexão elétrica
- Recolocar o módulo do air bag do passageiro - Op. 7040A
- Recolocar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Recolocar o porta lâmpada da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o interruptor da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade
do sistema utilizando Examiner ou outro instrumento
de diagnóstico
Para uma precisa identificação
das conexões elétricas,
ver a seção Esquemas Elétricos O
chicote do Air Bag é facilmente identificável uma vez
que possui uma luva de cor amarela
Retirada
- Retirar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Retirar o interruptor
de iluminação do
porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o porta-lâmpada
da iluminação do
porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Retirar o módulo do air bag - Op. 5580C
- Colocar o volante
na posição centrada com rodas
alinhadas
Respeitar criteriosamente
as normas de segurança previstas
para esta operação
- Retirar o volante - Op. 4110A
- Retirar o cabo espiralado
da instalação do
air bag - Op. 7040A
- Retirar o cabo espiralado da instalação - Op. 5580C
1 - Desligar a conexão da central do Air Bag
2 - Desligar as conexões
com o chicote dos
pretensionadores
3 - Desligar o anel de massa
- Operando pelo vão
do porta-objetos, desligar a
conexão dom o chicote do painel
1 - Desligar a conexão elétrica do interruptor
2 - Desligar a conexão
elétrica do módulo do Air Bag
do lado do passageiro
- Liberar o chicote das retenções e retirá-lo
Recolocação
- Verificar se o chicote
não está danificado e se os condutores estão corretamente
fixados nas conexões
- Verificar se as
conexões possuem os dispositivos contra desprendimento dos
cabos (secondary lock)
- Se necessário, Completar com as verificações de continuidade oportunas
- Colocar o chicote e ligar as conexões elétricas
- Recolocar o cabo espiralado da instalação do Air Bag - Op. 5580C
- Recolocar o cabo espiralado da instalação do Air Bag - Op. 7040A
- Recolocar o volante - Op. 4110A
- Recolocar o módulo do air bag - Op. 5580C
- Recolocar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Recolocar o porta-lâmpada da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o interruptor de iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade
do sistema Air Bag utilizando Examiner ou outro
instrumento de diagnóstico
- Experimentar a funcionalidade dos outros componentes envolvidos
Air bag - Ret./Rec. do Chicote sem o painel
Para uma precisa identificação
das conexões elétricas,
ver a seção Esquemas Elétricos O
chicote do Air Bag é facilmente identificável uma vez
que possui uma luva de cor amarela
Retirada
1 - Desligar a conexão da central Air Bag
2 - Desligar as conexões
com o chicote dos
pretensionadores
3 - Desligar o anel de massa
- Desligar a conexão com o chicote do painel
- Liberar o chicote das retenções e retirá-lo
Recolocação
- Verificar se o chicote
não está danificado e se os condutores estão corretamente
fixados nas conexões
- Verificar se as
conexões possuem os dispositivos contra desprendimento dos
cabos (secondary lock)
- Se necessário, Completar com as verificações de continuidade oportunas
- Colocar o chicote e ligar as conexões elétricas
- Ao término da remontagem,
verificar a funcionalidade do sistema Air Bag
utilizando Examiner ou outro instrumento de diagnóstico
Air Bag - Esquema Elétrico
Air Bag - Localização dos Componentes
Interruptor para desativação do air bag passageiro
Antes de iniciar a
desmontagem e a montagem da
centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações
preliminares:
- Colocar a chave
de ignição na posição STOP e extrai-la;
- Desligar a bateria.
REMOÇÃO
- Abrir a porta lateral dianteira direita.
- Remover o interruptor
com a ferramenta específica.
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o interruptor
não está danificado e, se
necessário, testar o funcionamento elétrico.
- Ligar a conexão
elétrica.
- Colocar o interruptor
(2a) inserindo a lingüeta de
referência (2b) na respectiva sede (2c).
- Verificar o funcionamento
do sistema utilizando o Examiner
ou outros sistemas de diagnose.
