Esquema elétrico Especificações técnicas Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Air Bag - Normas de segurança

As seguintes normas DEVEM SER TAXATIVAMENTE OBSERVADAS na ocasião de qualquer intervenção nos veículos equipados com sistema de segurança Air Bag Normas preliminaresRecorda-se que os módulos Air Bag são dispositivos que devem ser manipulador com cautela. O uso, o transporte e o armazenamento são regulados por procedimentos para a manipulação destes componentes ilustrados a seguir.
Antes de iniciar trabalhos de reparação da carroceria, trabalhos de solda para os quais é necessário retirar os módulos Air Bag ou a central é necessário :
- Retirar a chave do comutador de ignição
- Desligar sempre a bateria, ou seja : desligar os dois terminais dos respectivos pólos e isolá-lo com fita isolante
- Desligar a conexão elétrica da central esperando pelo menos 10 minutos após desligar a bateria.
Guardar os dispositivos com a cobertura voltada para cima, em um armário fechado a chave. Este armário, destinado exclusivamente a este fim, não deve em nenhum caso ser utilizado para armazenar outros tipos de materiais, principalmente se inflamáveis. O armário deve possuir os requisitos previstos para armazenar cargas pirotécnicas (armário metálico resistente a colisões com grade
para permitir uma ventilação natural em seu interior) e deve possuir placas com os dizeres : ("PERIGO - EXPLOSIVOS - PROIBIDO O USO DE CHAMAS - PROIBIDA A ABERTURA POR PESSOAL NÃO AUTORIZADO"). Todos os conectores utilizados e colocados nos módulos Air Bag possuem em seu interior um clip de curto-circuito. Até o momento em que os módulos Air Bag não sejam ligados a uma fonte de energia de características adequadas, não existe a possibilidade de ativação indevida da unidade.Um componente do sistema Code que não se ativou em caso de acidente, deve ser considerado ainda ativo. Portanto, componentes não explodidos que devem ser retirados do veículo (por defeito ou término do prazo de garantia ou por outras causas), devem ser devolvidos à fábrica.
A montagem e desmontagem dos componentes do sistema deve ser feita EXCLUSIVAMENTE por pessoal técnico competente e autorizado.
A falta de respeito ao quanto descrito a seguir pode acarretar ativações indesejadas do sistema, lesões pessoais ou reparações não necessárias no sistema. É SEVERAMENTE DESMONTAR OS COMPONENTES DOS MÓDULOS AIR BAG Todos os componentes do sistema foram projetados especificamente para trabalhar em um veículo de marca e tipo específico. Portanto, os Air Bag não podem ser
adaptados, reutilizados ou instalados em outros veículos, mas somente naqueles para os quais foram projetados e produzidos.
Qualquer tentativa de reutilização, adaptação ou instalação em um tipo diferente de veículo pode causar lesões graves ou letais aos ocupantes do veículo em caso de acidente.Intervenções nos componentes da instalação Ao término de cada intervenção, a mesma deverá ser verificada com EXAMINER ou outro instrumento de diagnóstico.

Air Bag - Substituição dos módulos
(POR DEFEITO OU VENCIMENTO DO PRAZO DE GARANTIA)

Em caso de substituição de um módulo Air Bag por defeito ou vencimento da garantia, é necessário :
- Retirar do novo módulo a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento, n° de chassi) e o n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para eventuais controles.
- Juntamente ao novo módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada em cima da existente na coluna da porta do lado do motorista. Porém, é necessário primeiramente perfurá-la em correspondência do mês e dos 10 anos seguintes ao ano na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)

ATENÇÃO
Consultar o manual de uso e manutenção substituir a carga até Também em caso de substituição da central é necessário retirar a parte removível da etiqueta adesiva e aplicá-la no arquivo citado.

Cabo espiralado - Substituição
O cabo espiralado para a ligação do módulo Air Bag do motorista possui um dispositivo que trava automaticamente a sua rotação quando o mesmo é retirado do volante, para evitar que o prato superior, não mais vinculado ao volante, gire livremente provocando um enrolamento não previsto dos cabos, com consequente rompimento dos mesmos. No ato da montagem do volante, o dispositivo se destrava automaticamente.
- Em caso de retirada e recolocação do cabo espiralado, é necessário certificar-se de que o mesmo seja remontado no conjunto de alavancas da direção na mesma posição em que foi retirado. Se por um motivo qualquer o cabo espiralado girar em relação ao prato inferior, de modo a não mais conhecer a posição assumida no ato da retirada, é taxativamente necessário SUBSTITUIR o cabo espiralado. Em caso de substituição, se o cabo espiralado for fornecido separadamente do conjunto de alavancas da direção, a instalação deve ser feita com as rodas alinhadas, uma vez que esta é a posição correspondente do novo dispositivo. O novo dispositivo possui uma lingueta de segurança que o mantém travado. Esta lingueta deve ser removida no ato da instalação do volante para permitir que o sistema gire corretamente.Intervenções após um acidente Se qualquer componente do sistema de segurança ficar danificado após um acidente, o mesmo deve ser substituído.Não tentar reparar a central, o contato espiralado e os módulos Air Bag.

Air Bag - Acidente com ou sem ativação
Alguns componentes do sistema devem ser inspecionados tanto no caso de ativação do sistema como no caso do mesmo NÃO ter se ativado.
- Coluna da direção
- Suportes da coluna da direção
- Zona de fixação da central eletrônica e módulos
- Cabo espiralado
- Painel (na zona do módulo Air Bag do lado do passageiro)
A presença de distorções, rompimentos ou flexões deve acarretar a substituição do componente


Air bag - Acidente com ativação
Alguns componentes devem ser substituídos caso o veículo tenha sofrido uma colisão frontal que tenha causado a ativação total ou parcial do sistema.
No caso de ativação parcial (somente pretensionadores), estes componentes são :
- pretensionadores
- central eletrônica (somente após a terceira ativação do pretensionador)
Em caso de ativação total (Air Bag e pretensionadores), estes componentes são :
- Módulos Air Bag
- Pretensionadores
- Central eletrônica
Com relação ao chicote e conectores, os mesmos devem ser inspecionados para identificar eventuais marcas de queimaduras, fusão do isolamento externo ou danos devidos a excessivo calor.
Eventuais marcas de danos presentes no cabo espiralado e na zona de fixação da central eletrônica e módulos Air Bag devem acarretar a substituição dos componentes danificados.
Trabalhos de pintura
Não existem particulares disposições de segurança a observar para os trabalhos de pintura com secagem no forno, dado que os módulos foram estudados de modo que aquecendo as superfícies externas do veículo, com os normais sistemas de secagem das tintas, não sofram danos. É proibido o uso de chamas livres próximas aos módulos. Todas as centrais eletrônicas (incluido as de comando do sistema Air Bag) devem ser retiradas caso a temperatura em certos ambientes possa atingir ou ultrapassar os 85°C.
Perigos para a saúde.
As precauções a observar em caso de manipulação dos módulos Air Bag ativados são as seguintes :
- usar luvas de proteção de polietileno e óculos de segurança
- após tocar as unidades Air Bag explodidas, lavar as mãos e as partes do corpo expostas com água e sabão



EFEITOS DA SUPEREXPOSIÇÃO

Não existe um potencial perigo de exposição aos propelentes, sendo o sistema completamente lacrado. A mistura de propelentes é feita no estado sólido e, portanto, a inalação é impossível mesmo no caso de rompimento do cartucho do gerador de gás.
Em caso de saída do gás, não existe nenhum perigo para a saúde humana. Evitar o contato com a pele e não ingerir o propelente.
Em caso de :
- Contato com a pele : lavar imediatamente com água e sabão.
Contato com os olhos : lavar imediatamente os olhos com água corrente por pelo menos 15 minutosInalação : levar o acidentado imediatamente ao ar livre Ingestão : induzir o vômito se a pessoa estiver em estado de consciência. Em todas estas condições é necessário chamar um médico.

Air Bag - Normas para manipulação dos módulos
Em consições normais o Air Bag do lado da direção e do lado do passageiro se ativam com a ação do comando eletrônico durante a colisão. Os gases que se desenvolvem nestas condições não são tóxicos. É importante que o pessoal que executa intervenções nos dispositivos montados no veículo observe taxativamente as seguintes normas de segurança : O pessoal que intervém nos dispositivos deve ser treinado e deve observar as seguintes precauções :
- Nas operações de remoção ou substituição de Air Bags abertos (explodidos), movimentar somente um módulo de cada vez e usar luvas e óculos para a remoção
- Colocar sempre o módulo Air Bag com a tampa voltada para cima. Não colocar nunca nada sobre a tampa Ao término das operações, lavar cuidadosamente as mãos com sabão neutro e em caso de eventual contato com o pó residual do dispositivo com os olhos, enxaguar imediatamente com água corrente
- Em todos os veículos com Air Bag é proibido a quem efetua as intervenções, operar pelos bancos dianteiros sem primeiramente tornar inoperante o sistema mediante o desligamento dos dois cabos da bateria e esperar 10 minutos Os componentes metálicos de um Air Bag logo após a explosão são muito quentes. Evitar tocar nestes componentes antes de esperar cerca de 20 minutos após a
ativação do Air Bag. Não efetuar reparações nos módulos Air Bag e enviar ao fornecedor todos os módulos defeituosos. Não submeter a superaquecimento o módulo Air Bag como, por exemplo, através de solda, percussão, furação, trabalhos mecânicos, etc.
Não instalar nunca no veículo unidades Air Bag que tenham caído ou que mostrem marcas de qualquer tipo de dano.
- É proibido guardar módulos Air Bag junto a material combustível ou inflamável
- Os geradores de gás não devem entrar em contato com ácidos, graxas e metais pesados, o que pode provocar a formação de gases venenosos ou compostos explosivos.
A eventual estocagem dos componentes de reposição deve ser feita em sua embalagem original e o seu depósito temporário deverá seguir o mesmo procedimento de um módulo Air Bag retirado do veículo e não ativado (armário metálico citado anteriormente).

Air Bag - Sucatecamento dos módulos
Os módulos Air Bag montados no veículo não devem ser demolidos juntamente ao veículo. Devem ser retirados anteriormente
As unidade Air Bag não podem ser sucateadas sem primeiramente serem ativadas Caso, durante um acidente, o módulo Air Bag não tenha se ativado, é necessário considerar o dispositivo ainda carregado.Todo o material não explodido NÃO DEVE SER ATIVADO. Procure a Assistência Técnica da fábrica para orientação. A falta de respeito aos procedimentos aqui relacionados pode causar ativações indevidas das unidades Air Bag e lesões pessoais. Unidades Air Bag não ativadas devem ser eliminadas através dos habituais meios de eliminação de rejeitos. As unidades Air Bag não ativadas possuem substâncias perigosas para a saúde e que
podem causar lesões pessoais se a caixa lacrada que o contém for danificada durante sua eliminação. A eliminação de unidades Air Bag feita em desacordo com o presente procedimento pode violar a vigente legislação sobre a matéria

Cabo espiralado do air bag

Retirada
- Colocar o volante na posição centrada com rodas alinhadas
- Retirar do módulo do air bag
- Respeitar criteriosamente as normas de segurança previstas para esta operação
- Retirar o volante - OP. 4110A
- Retirar o revestimento da coluna da direção - Op. 7040A
1 - Desligar a conexão elétrica

Denominação Conector
1 Cabo espiralado no volante Q10

2 - Soltar os parafusos
3 - Retirar o cabo espiralado
O cabo espiralado possui um dispositivo que trava automaticamente a rotação quando for retirado do volante. Evitar forçar sua rotação


Recolocação
- Verificar se as rodas estão alinhadas.
Mesmo as peças novas são fornecidas para serem instaladas na posição centrada.
Se por um motivo qualquer o prato superior do cabo espiralado girar em relação ao prato inferior de modo a não mais permitir a posição relativa, é t axativamente necessário substituir o cabo espiralado
- Colocar o cabo espiralado em sua sede
- Colocar os parafusos
- Religar a conexão elétrica
1 - Em caso de substituição do cabo espiralado por um novo, retirar a lingueta de segurança do chassi)
- Recolocar o revestimento da coluna da direção - Op. 7040A

2 - Desligar a conexão elétrica
- Recolocar o volante - OP. 4110A
- Recolocar o módulo air bag.
Respeitar criteriosamente as normas de segurança previstas para esta operação
- Experimentar a funcionalidade do comando da buzina
- Verificar a funcionalidade do sistema utilizando
Examiner ou outro instrumento de diagnóstico


Air Bag - Ret./Rec. da central

Antes de executar a retirada e a recolocação da central, executar taxativamente as seguintes operações preliminares :
Colocar a chave da ignição na posição STOP e retirá-la
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar 10 minutos antes de operar
OBSERVAR TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA
PRESCRITAS
Retirada
- Retirar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Retirar o tubo de ar - Op. 5010B

1 - Girar o suporte de segurança (1a) no sentido da seta e desligar a conexão elétrica (1b)

Denominação Conector
1b Central do Air Bag M60

2 - Soltar os parafusos
3 - Retirar a central


Recolocação
Observar as seguintes precauções
Não golpear nem balançar a central. NÃO ligar a conexão elétrica à central antes de fixar corretamente a própria central. Certificar-se de que a bateria está desligada Em caso de substituição, retirar da nova central a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento, n° de chassi) e o n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para eventuais controles.
1 - Posicionar a central (1a)Certificar-se de que a seta (1b) existente na face superior da central esteja orientada conforme o sentido de marcha
2 - Colocar os parafusos e apertá-los no torque prescrito.

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso CENTRAL DO AIR BAG M6 0,83

- Ligar a conexão elétrica (3a) e travá-la girando o
suporte de segurança (3b) no sentido da seta.


Air Bag - Ret./Rec. do módulo

Antes de executar a retirada e a recolocação da central, executar taxativamente as seguintes operações preliminares :
Colocar a chave da ignição na posição STOP e retirá-la.
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar 10 minutos antes de operar
OBSERVAR TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS

Retirada
1 - Retirar os parafusos
2 - Afastar ligeiramante o módulo do Air Bag
3 - Desligar a conexão elétrica

Denominação Conector
3 Air bag do lado do Q9 passageiro

- Colocar o módulo do Air Bag no armário apropriado apoiando-o em uma superfície livre com a bolsa voltada para cima.


Recolocação

- Observar a seguinte precaução :
Manejar o módulo Air Bag com cautela
Certificar-s de que a bateria está desligada

- Se for instalado um módulo novo, sistematizar as relativas etiquetas.

Retirar do novo módulo a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento, n° de chassi) e o n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para eventuais controles. Juntamente ao novo módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada em cima da existente na coluna da porta do lado do motorista porém, é necessário primeiramente perfurá-la em correspondência do mês e dos 10 anos seguintes ao ano na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)

AIR BAG

ATENÇÃO : consultar o manual de uso e manutenção substituir a carga até
- Religar a conexão elétrica
- Recolocar na sede o módulo do Air BAg
- Colocar os parafusos e apertá-los no torque prescrito

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso MÓDULO MECÂNICO COMPLETO DO M6 O,8 AIR BAG

- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade do sistema utilizando Examiner ou outro instrumento de diagnóstico

Air Bag - Ret./Rec. do módulo do passageiro

Antes de executar a retirada e a recolocação da central, executar taxativamente as seguintes operações preliminares :
Colocar a chave da ignição na posição STOP e retirá-la
Desligar e isolar os cabos da bateria
Esperar 10 minutos antes de operar
OBSERVAR TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA PRESCRITAS

Retirada
- Retirar o interruptor da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o porta lâmpada da iluminação do porta-luvas - 7040G
- Retirar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
1 - Retirar a tampa desencaixando as travas superiores (1a) e rompendo os pinos de segurança (1b)
2 - Desligar a conexão elétrica

Denominação Conector
2 Air Bag no painel Q11
(lado do passageiro)

3 - Soltar os parafusos de fixação
4 - Retirar o módulo do Air Bag
- Colocar o módulo do Air Bag no armário apropriado apoiando-o em uma superfície livre com a bolsa voltada para cima.


Recolocação

- Observar a seguinte precaução :
Manejar o módulo Air Bag com cautela
Certificar-se de que a bateria está desligada
- Se for instalado um módulo novo, sistematizar as relativas etiquetas.
Retirar do novo módulo a parte removível da etiqueta adesiva e colocá-la em um arquivo apropriado apresentando os dados do veículo (modelo, licenciamento, n° e chassi) e o n° de série da velha central. O arquivo deve ser conservado para eventuais controles. Juntamente ao novo módulo é fornecida uma nova plaqueta adesiva a ser colada em cima da existente na coluna da porta do lado do motoristaPorém, é necessário primeiramente perfurá-la em correspondência do mês e dos 10 anos seguintes ao ano na qual for montada (ex. a 1997 corresponderá o 2007)
- Recolocar na sede o módulo do Air Bag
- Colocar os parafusos e apertá-los no torque prescrito

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso MÓDULO MECÂNICO COMPLETO DO M6 O,7
AIR BAG DO LADO DO PASSAGEIRO

- Religar a conexão elétrica
- Recolocar o módulo do air bag do passageiro - Op. 7040A
- Recolocar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Recolocar o porta lâmpada da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o interruptor da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade do sistema utilizando Examiner ou outro instrumento de diagnóstico

Para uma precisa identificação das conexões elétricas, ver a seção Esquemas Elétricos O chicote do Air Bag é facilmente identificável uma vez que possui uma luva de cor amarela
Retirada

- Retirar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Retirar o interruptor de iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o porta-lâmpada da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Retirar o módulo do air bag - Op. 5580C
- Colocar o volante na posição centrada com rodas alinhadas
Respeitar criteriosamente as normas de segurança previstas para esta operação
- Retirar o volante - Op. 4110A
- Retirar o cabo espiralado da instalação do air bag - Op. 7040A
- Retirar o cabo espiralado da instalação - Op. 5580C
1 - Desligar a conexão da central do Air Bag
2 - Desligar as conexões com o chicote dos pretensionadores
3 - Desligar o anel de massa


- Operando pelo vão do porta-objetos, desligar a conexão dom o chicote do painel
1 - Desligar a conexão elétrica do interruptor
2 - Desligar a conexão elétrica do módulo do Air Bag do lado do passageiro
- Liberar o chicote das retenções e retirá-lo


Recolocação

- Verificar se o chicote não está danificado e se os condutores estão corretamente fixados nas conexões
- Verificar se as conexões possuem os dispositivos contra desprendimento dos cabos (secondary lock)
- Se necessário, Completar com as verificações de continuidade oportunas
- Colocar o chicote e ligar as conexões elétricas
- Recolocar o cabo espiralado da instalação do Air Bag - Op. 5580C
- Recolocar o cabo espiralado da instalação do Air Bag - Op. 7040A
- Recolocar o volante - Op. 4110A
- Recolocar o módulo do air bag - Op. 5580C
- Recolocar o grupo de apoio no painel - Op. 7040A
- Recolocar o porta-lâmpada da iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o interruptor de iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Ligar a bateria
- Verificar a funcionalidade do sistema Air Bag utilizando Examiner ou outro instrumento de diagnóstico
- Experimentar a funcionalidade dos outros componentes envolvidos

Air bag - Ret./Rec. do Chicote sem o painel

Para uma precisa identificação das conexões elétricas, ver a seção Esquemas Elétricos O chicote do Air Bag é facilmente identificável uma vez que possui uma luva de cor amarela

Retirada
1 - Desligar a conexão da central Air Bag
2 - Desligar as conexões com o chicote dos pretensionadores
3 - Desligar o anel de massa
- Desligar a conexão com o chicote do painel
- Liberar o chicote das retenções e retirá-lo


Recolocação

- Verificar se o chicote não está danificado e se os condutores estão corretamente fixados nas conexões
- Verificar se as conexões possuem os dispositivos contra desprendimento dos cabos (secondary lock)
- Se necessário, Completar com as verificações de continuidade oportunas
- Colocar o chicote e ligar as conexões elétricas
- Ao término da remontagem, verificar a funcionalidade do sistema Air Bag utilizando Examiner ou outro instrumento de diagnóstico

Air Bag - Esquema Elétrico


Air Bag - Localização dos Componentes


Interruptor para desativação do air bag passageiro

Antes de iniciar a desmontagem e a montagem da centralina, efetuar taxativamente as seguintes operações preliminares:
- Colocar a chave de ignição na posição STOP e extrai-la;
- Desligar a bateria.

REMOÇÃO
- Abrir a porta lateral dianteira direita.

- Remover o interruptor com a ferramenta específica.


RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o interruptor não está danificado e, se necessário, testar o funcionamento elétrico.
- Ligar a conexão elétrica.
- Colocar o interruptor (2a) inserindo a lingüeta de referência (2b) na respectiva sede (2c).
- Verificar o funcionamento do sistema utilizando o Examiner ou outros sistemas de diagnose.