Advertências
- Não tentar dar partida
no motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não
causar graves danos ao chicote;
- Não retirar jamais,
com força, cabos ou chicotes quando se puder desligar os
cabos das conexões ou dos terminais;
- Desligar todas as
centrais e os dispositivos eletrônicos no caso de operações de
solda elétrica sobre a carroceria;
- Antes de substituir
um fusível, verificar para que o circuito protegido não
apresente anomalias.
Na substituição dos
fusíveis, ter certeza para que o no fusível seja da mesma capacidade.
Não utilizar fusíveis de capacidade superior ou inferior.
Precauções
Agindo sobre os componentes
elétricos, adotar e seguir escrupulosamente as seguintes
operações:
- retirar os anéis, relógios de pulso ou outros objetos metálicos;
- antes de intervir
sobre o sistema elétrico (conectores, componentes elétricos,
chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA;
- prestar atenção
aos arcos elétricos. Também se a tensão está em 12V, a bateria
pode causar elevadas correntes em caso de curto-circuito, provocando arcos ou
centelhamentos
que podem causar perigo para o operador ou princípio de
incêndio;
- prestar atenção
às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões
de 20.000V e por isso pode se tornar muito perigoso. Agir com muito cuidado
quando se trabalhar
com estes componentes ou nas suas vizinhanças;
- EVITAR os incêndios.
Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria
ou dos componentes sujeitos ao aquecimento durante o uso.(por exemplo:
lâmpadas halôgenas),
ou na zona do vão do motor com o motor ainda quente.
Prestar, além disto,
atenção para evitar queimaduras ou danos aos acabamentos
e componentes.
Velas de ignição do motor
Remoção
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a tampa
das bobinas de ignição sobre o
cabeçote - Op. 1016A
- Retirar os terminais/bobinas de ignição - Op. 5510C
- Com o motor frio,
soprar ar nos vãos das velas para
retirar eventuais impurezas e traços de sujeira.
1. Soltar e remover
as velas laterais pequenas (1a) e
as velas centrais grandes (1b).
- Verificar o estado das velas e quando necessário, substituí-las.
Nota: utilizar velas
diferentes daquelas prescritas
originalmente, pode causar danos ao motor e
piorar o nível das emissões de descarga.
Recolocação
- Apertar as velas laterais pequenas e as velas centrais grandes
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
- Parafuso VELA DE IGNIÇÃO CENTRAL M14 2.5 - 3.6
Fixação
Componente Ø Valor(daNm)
- Parafuso VELA DE IGNIÇÃO LATERAL M10 1.1 - 1.6
- Recolocar os terminais/bobinas de ignição - Op. 5510C
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo massa da bateria - Op. 5530B
Cabos de velas
Retirada
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B
- Retirar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Soltar a abraçadeira
de retenção colocada sobre a tampa do comando de
válvulas e liberar o cabo de injeção/ignição.
- Retirar terminais / bobinas de ignição - Op. 5510C
- Desligar das bobinas
de ignição os capuzes dos relativos cabos das velas e
remover o cabo completo.
O conjunto de cabos
é composto de:
cabos de velas para
o 1º e 4º cilindros
cabos de velas para o 2º e 3º cilindros
Recolocação
Posicionar o conjunto de cabos das velas e ligá-las às relativas bobinas de ignição.
- Religar das bobinas
de ignição os capuzes dos relativos cabos das velas e
remover o cabo completo.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo
de massa da bateria - Op. 5530B