Funcionamento Imprimir
Advertências
- Não tentar dar partida no motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não causar graves danos ao chicote;
- Não retirar jamais, com força, cabos ou chicotes quando se puder desligar os cabos das conexões ou dos terminais;
- Desligar todas as centrais e os dispositivos eletrônicos no caso de operações de solda elétrica sobre a carroceria;
- Antes de substituir um fusível, verificar para que o circuito protegido não apresente anomalias.
Na substituição dos fusíveis, ter certeza para que o no fusível seja da mesma capacidade. Não utilizar fusíveis de capacidade superior ou inferior.

Precauções
Agindo sobre os componentes elétricos, adotar e seguir escrupulosamente as seguintes operações:
- retirar os anéis, relógios de pulso ou outros objetos metálicos;
- antes de intervir sobre o sistema elétrico (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA;
- prestar atenção aos arcos elétricos. Também se a tensão está em 12V, a bateria pode causar elevadas correntes em caso de curto-circuito, provocando arcos ou centelhamentos que podem causar perigo para o operador ou princípio de
incêndio;
- prestar atenção às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de 20.000V e por isso pode se tornar muito perigoso. Agir com muito cuidado quando se trabalhar com estes componentes ou nas suas vizinhanças;
- EVITAR os incêndios. Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria ou dos componentes sujeitos ao aquecimento durante o uso.(por exemplo: lâmpadas halôgenas), ou na zona do vão do motor com o motor ainda quente.
Prestar, além disto, atenção para evitar queimaduras ou danos aos acabamentos e componentes.

Velas de ignição do motor

Remoção

- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a tampa das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Retirar os terminais/bobinas de ignição - Op. 5510C
- Com o motor frio, soprar ar nos vãos das velas para retirar eventuais impurezas e traços de sujeira.
1. Soltar e remover as velas laterais pequenas (1a) e as velas centrais grandes (1b).
- Verificar o estado das velas e quando necessário, substituí-las.

Nota: utilizar velas diferentes daquelas prescritas originalmente, pode causar danos ao motor e piorar o nível das emissões de descarga.


Recolocação

- Apertar as velas laterais pequenas e as velas centrais grandes

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
- Parafuso VELA DE IGNIÇÃO CENTRAL M14 2.5 - 3.6

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
- Parafuso VELA DE IGNIÇÃO LATERAL M10 1.1 - 1.6

- Recolocar os terminais/bobinas de ignição - Op. 5510C
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo massa da bateria - Op. 5530B

Cabos de velas
Retirada

- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B
- Retirar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Soltar a abraçadeira de retenção colocada sobre a tampa do comando de válvulas e liberar o cabo de injeção/ignição.
- Retirar terminais / bobinas de ignição - Op. 5510C
- Desligar das bobinas de ignição os capuzes dos relativos cabos das velas e remover o cabo completo.
O conjunto de cabos é composto de:
cabos de velas para o 1º e 4º cilindros
cabos de velas para o 2º e 3º cilindros

Recolocação

Posicionar o conjunto de cabos das velas e ligá-las às relativas bobinas de ignição.
- Religar das bobinas de ignição os capuzes dos relativos cabos das velas e remover o cabo completo.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B