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Advertência

Antes de efetuar desmontagens no circuito de refrigeração do ar condicionado, é
necessário executar o esvaziamento da instalação com a coleta do fluido refrigerante. Referir-se à Op. 5040A10
- CIRCUITO refrigerante do ar condicionado
- Deseidratação e recarga.
Durante as operações, quando forem desligados os componentes da instalação, tampar adequadamente as conexões desligadas para evitar a entrada de impurezas nas mesmas.
Antes de religar as tubulações, substituir os anéis O-Ring nas conexões. Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a.
Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante e apertar as conexões com o torque prescrito.
- O fluido refrigerante R13a não se mistura com o Freon 12 usado nas instalações de ar condicionado de veículos anteriores. Portanto, para condicionadores que utilizam R134a, não usar nunca, em caso algum, o Freon 12Todos os componentes da instalação são específicos para a utilização do R134a e NÃO são INTERCAMBIÁVEIS com os de veículos anteriores que utilizam Freon 12.

Precauções
O circuito do ar condicionado utiliza como fluido refrigerante o fluido ecológico R134a. Devendo operar no circuito, respeitar criteriosamente as seguintes normas de segurança :
- O fluido R134a que sair acidentalmente da instalação do ar condicionado ou da aparelhagem para o svaziamento/coleta/recarga pode tornar-se tóxico se estiver muito próximo a chamas livres ou em presença de alguns metais (por exemplo, magnésio ou alumínio) em forma de partículas finas e nebulizadas. Portanto, é oportuno operar longe de chamas e em ambientes ventilados com a instalação de aeração ligada.
- Evitar o contato prolongado com a pele, do fluido R134a na fase de evaporação, uma vez que a baixa temperatura (- 26,5°C) atingida ao final da expansão pode causar queimaduras pelo excesso de frio. Portanto, é oportuno utilizar luvas de couro ou de tecido espesso. É indispensável proteger os olhos do contato com o fluido refrigerante uma vez que a excessiva e baixa temperatura pode causar sérias lesões.
A descarga do fluido ao ar livre constitui perigo para o ambiente. Para o esvaziamento da instalação do R134a, utilizar exclusivamente a aparelhagem adequada.
- Antes de intervir na instalação elétrica (componentes, conectores, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.

Circ. refrigerante ar condicionado - Desidr.




Iniciar o processo de esvaziamento do fluido refrigerante observando o quanto descrito no manual de utilização da aparelhagem.
1 - Durante o esvaziamento da instalação, o óleo retirado do compressor se acumula em um recipiente adequado.

O óleo é fortemente higroscópico : evitar deixar os recipientes abertos.


- Recolocar na instalação a mesma quantidade de óleo indicada no recipiente

Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO PAG SP 20

Em caso de substituição de alguns componentes, é necessário adicionar, para cada um dos componentes substituídos, as seguintes quantidades de óleo :

Filtro desidratador 15cm3

Tubulações 5 cm3/m

Evaporador 40 cm3

Condensador 40 cm3

- Em caso de rompimentos acidentais que provoquem o esvaziamento rápido da instalação (em menos de 5 minutos), não é possível determinar a exata quantidade de óleo que saiu uma vez que as elevadas pressões do fluido podem causar arrastes. Completar com uma quantidade indicativa de óleo de 50 cm3
- Iniciar o procedimento de recarga do fluido refrigerante observando o quanto
descrito no manual de utilização da aparelhagem
- Carregar a quantidade prescrita de fluido refrigerante

Tipo Componente Denominação Quant.
Circuito do ar condicionado R134a 0,650

- Em caso de danos ao compressor ou a outros componentes da instalação, ou após a prolongada exposição ao ar livre das tubulações (mais de 6 horas), é necessário executar o procedimento de LAVAGEM da instalação operando como segue :
- Executar a limpeza com ar comprimido das tubulações de ligação ao compressor
- Ligar a instalação (esvaziada) à estação de recarga
- Introduzir a quantidade prescrita de fluido refrigerante pelo lado da alta pressão
- Recolher o fluido refrigerante pelo lado da baixa pressão
- Repetir a introdução e a coleta do fluido
- Executar as operações de esvaziamento e recarga da instalação como ilustrado anteriormente

Em caso de LAVAGEM da instalação, é eliminada toda a quantidade de óleo do compressor presente na instalação
- Abastecer a instalação com a quantidade prescrita de óleo

Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO PAG SP 20 130

Circuito refrig. ar condic. - Eliminação vazamentos


Condensador do ar condicionado


Recolocação

- Verificar se o condensador não está danificado ou se apresenta depósitos de sujeira na superfície das aletas
- Recolocar o condensador
- Colocar os parafusos e apertá-los com o torque prescrito

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador 0,4 - 0,5

Montar o convergedor fixando-o com os parafusos
- Ligar as conexões das tubulações
Substituir os anéis O-ring das conexõesUtilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Colocar os parafusos e apertá-los com o torque prescrito

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,2

- Recolocar o pára-choque - Op. 7055B
- Recolocar a grade lateral - Op. 7055A
- Recolocar a grade dianteira central - Op. 7055A
- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Retirar o veículo do elevador

Filtro desidratador / acumulador


Recolocação

Verificar se o filtro desidratador está em boas condições e se não apresenta sinais de danos
- Observar as seguintes advertências
Não deixar o filtro com as conexões desligadas além do tempo estritamente necessário para a sua ligaçãoSubstituir os anéis O-ring das conexões. Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante recolocar o filtro desidratador com a abraçadeira de fixação e apertar a porca com o torque prescrito

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Colar do filtro desidratador M6 0,4 - 0,8

- Ligar as conexões das tubulações e apertar os parafusos de fixação com o torque prescrito

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Tubulações do filtro desidratador M6 0,9 - 1,2

- Ligar a conexão elétrica do pressostato multiníveis
- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com o suporte
- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Recarregar o circuito refrigerante - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador

Tubulação do compressor ao condensador


Recolocação

- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão da tubulação
- Colocar o parafuso de fixação da tubulação ao condensador

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,1

- Colocar o parafuso de fixação da conexão da tubulação ao compressor

Fixação Componente Ø Valor (daNm)

Parafuso Conexão da tubulação ao compressor M6 3,2 - 4,6

- Recolocar o páraa-choque - Op. 7055B
- Recolocar a grade dianteira lateral - Op. 7055A
- Recolocar a grade dianteira central - Op. 7055A
- Recarregar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador

Tubulação do condensador ao filtro desidratador


Recolocação

- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão da tubulação ao filtro e apertar os parafusos

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação no filtro desidratador M6 0,9 - 1,2

- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com suporte
- Ligar a conexão da tubulação ao condensador e apertar o parafuso

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,2

- Recolocar o farol de neblina - Op. 5540D
- Recarreger o circuito refrigerante - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador

Tubulação do filtro desidr. a tubulação do evaporador


Recolocação

- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Colocar o pressostato multiníveis na tubulação

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Pressostato multiníveis M10 0,7 - 1,1

- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão ao filtro desidratador e fixá-la com o parafuso

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação aoiltro desidratador M6 0,9 - 1,2

- Ligar a conexão elétrica do pressostato multiníveis
- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com suporte
- Prender a tubulação com as abraçadeiras
- Ligar a conexão intermediária e apertá-la com a porca

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Conexão intermediária M6 0,9 - 1,2

- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Recarrega o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador

Tubulação de entrada no evaporador


Recolocação

- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação fixando-a com as abraçadeiras
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Recolocar a bucha, ligar a conexão do evaporador e apertá-la com o parafuso

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão do evaporador M6 0,9 - 1,2

- Levantar o veículo, ligar a conexão intermediária e apertá-la com a porca.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Conexão intermediária M6 0,9 - 1,2

- Remontar o tubo de ar do filtro de ar no corpo da borboleta
- Recolocar o filtro de ar completo - Op. 1048A
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
- Recarregar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador

Compressor do ar condicionado

REMOÇÃO
Posicionar o veículo sobre o elevador.
- Descarregar o fluido refrigerante.
- Soltar o parafuso de fixação das tubulações de saída e entrada do compressor.
- Desligar as conexões da tubulação.
Tampar com específicos tampões de vedação as conexões desligadas para evitar a entrada de umidade e impurezas no circuito.
- Desligar a conexão elétrica do compressor
eletromagnético de introdução do compressor do ar condicionado.
- Soltar a porca de fixação da proteção superior da correia de serviços.
- Soltar os parafusos de fixação da proteção.
- Remover a proteção


- levantar o veículo.
- Remover a proteção/reparo sob o motor - Op. 7055B.
- Virar a roda dianteira para a direita.
- Remover a proteção contra poeira do vão no vão da roda dianteira - Op. 7055B.
- Descarregar a tensão da correia de serviços, agindo no sentido antiorário no parafuso do tensor móvel.
- Soltar a correia da polia do compressor.
- Soltar os parafusos de fixação do compressor.
- Remover o compressor.


No caso de substituição do compressor, agir como se segue:
- Remover o tampão de descarga.
- Descarregar o óleo contido no compressor. Se necessário, girar manualmente por algumas vezes o compressor de modo a fazer sair todo o óleo.
O óleo é fortemente higroscópico : evitar de deixar abertos os relativos recipientes. Evitar de deixar o compressor e quaisquer outros componentes retirados do circuito por um tempo superior àquele estritamente necessário.


1 - Recuperar o óleo retirado do compressor em um apropriado recipiente transparente (quantidade A).
2 - Descarregar e recuperar em um apropriado recipiente o óleo contido no novo compressor (quantidade B) agindo como anteriormente descrito.
O óleo é fortemente higroscópico : evitar de deixar abertos os relativos recipientes. Evitar de deixar o compressor e quaisquer outros componentes retirados do circuito por um tempo superior àquele estritamente necessário.
3 - Introduzir no novo compressor uma quantidade de óleo igual àquela do compressor substituído (eliminar a quantidade C = B - A ).


MONTAGEM
- Verificar se o compressor não está danificado.
- Reposicionar o compressor e montar os parafusos de fixação.
- Com uma chave, girar em sentido antiorário no tensor móvel e soltar a correia.
- Recolocar a proteção contra poeira do vão no vão da roda dianteira.
- Recolocar a proteção/reparo sob o motor.
- Abaixar o veículo.
- Posicionar a proteção superior da correia de serviços e fixá-la com os parafusos e a porca.
- Ligar as conexões da tubulação do compressor e montar o parafuso de fixação com torque prescrito.

Substituir os anéis O-Ring das conexões. Utilizar exclusivamente anéis de cor
verde, resistentes ao fluido refrigerante R134 A . Lubrificar os filetes das conexões com óleo anticongelante.
- Ligar a conexão elétrica do compressor.
- Recarregar o fluido refrigerante do ar condicionado.
- Remover o veículo do elevador.
- Verificar o funcionamento do circuito do ar condicionado.

Polia com embreagem eletromagnética do compressor

REMOÇÃO
- Soltar a porca.
- Com um extrator de três pontas, agir através dos três furos (2a) e no eixo (2b) e extrair a chapa amortecedora (2c).
- Recuperar os espaçadores.


- Retirar o anel elástico
- Com um extrator remover a polia.
- Se necessário, remover o anel elástico (3a) e extrair o rolamento na prensa (3b)
- Soltar o anel elástico
- Remover a embreagem eletromagnética do compressor de ar condicionado.


RECOLOCAÇÃO
- Verificar se a polia e a embreagem elétrica não estão danificados e, se necessário, procurar a funcionalidade do eletromagnético.
- Posicionar o em sua sede a embreagem eletromagnética (1a) fazendo montar a sua saliência (1b) no especificado furo (1c).
- Fazer montagem do anel elástico e controlar o encaixe correto.
- Se removido, montar o rolamento (3a) na polia e fazer a montagem do anel elástico (3b).
- Montar a polia;
- Fazer montagem do anel elástico e controlar o encaixe correto.


- Montar os espaçadores e adequá-los para se obter a rotação livre da polia.
- Montar a chapa de amortecimento.
- Montar a porca
- Verificar se a correia está girando livremente.