Advertência
Antes de efetuar desmontagens no circuito de refrigeração do ar condicionado,
é necessário
executar o esvaziamento da instalação com a coleta do fluido refrigerante.
Referir-se à Op. 5040A10
- CIRCUITO refrigerante do ar condicionado
- Deseidratação e recarga.
Durante as operações,
quando forem desligados os componentes da instalação, tampar
adequadamente as conexões desligadas para evitar a entrada de impurezas
nas mesmas.
Antes de religar as
tubulações, substituir os anéis O-Ring nas conexões. Utilizar exclusivamente
anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a.
Lubrificar os filetes
de rosca das conexões com óleo anticongelante e apertar as conexões
com o torque prescrito.
- O fluido refrigerante
R13a não se mistura com o Freon 12 usado nas instalações
de ar condicionado de veículos anteriores. Portanto, para condicionadores que
utilizam
R134a, não usar nunca, em caso algum, o Freon 12Todos os componentes
da instalação são específicos para a utilização do R134a e NÃO são
INTERCAMBIÁVEIS com os de veículos anteriores que utilizam Freon 12.
Precauções
O circuito do ar condicionado
utiliza como fluido refrigerante o fluido ecológico R134a.
Devendo operar no circuito, respeitar criteriosamente as seguintes normas
de segurança :
- O fluido R134a que
sair acidentalmente da instalação do ar condicionado ou da
aparelhagem para o svaziamento/coleta/recarga pode tornar-se tóxico se estiver
muito próximo a chamas
livres ou em presença de alguns metais (por exemplo,
magnésio ou alumínio) em forma de partículas finas e nebulizadas. Portanto, é
oportuno
operar longe de chamas e em ambientes ventilados com a instalação
de aeração ligada.
- Evitar o contato
prolongado com a pele, do fluido R134a na fase de evaporação,
uma vez que a baixa temperatura (- 26,5°C) atingida ao final da expansão pode
causar queimaduras
pelo excesso de frio. Portanto, é oportuno utilizar luvas de
couro ou de tecido espesso. É
indispensável proteger os olhos do contato com o fluido refrigerante uma vez
que a excessiva e
baixa temperatura pode causar sérias lesões.
A descarga do fluido
ao ar livre constitui perigo para o ambiente. Para o esvaziamento
da instalação do R134a, utilizar exclusivamente a aparelhagem adequada.
- Antes de intervir
na instalação elétrica (componentes, conectores, chicotes, etc.)
DESLIGAR A BATERIA.
Circ. refrigerante ar condicionado - Desidr.
Iniciar o processo
de esvaziamento do fluido refrigerante
observando o quanto descrito no manual de
utilização da aparelhagem.
1 - Durante o esvaziamento
da instalação, o óleo
retirado do compressor se acumula em um
recipiente adequado.
O óleo é fortemente
higroscópico : evitar deixar os recipientes
abertos.
- Recolocar na instalação a mesma quantidade de óleo indicada no recipiente
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO PAG SP 20
Em caso de substituição
de alguns componentes, é necessário adicionar, para cada um
dos componentes substituídos, as seguintes quantidades de óleo :
Filtro desidratador 15cm3
Tubulações 5 cm3/m
Evaporador 40 cm3
Condensador 40 cm3
- Em caso de rompimentos
acidentais que provoquem o esvaziamento rápido da
instalação (em menos de 5 minutos), não é possível determinar a exata
quantidade de óleo
que saiu uma vez que as elevadas pressões do fluido podem
causar arrastes. Completar com uma quantidade indicativa de óleo de 50 cm3
- Iniciar o procedimento de recarga do fluido refrigerante observando o quanto
descrito
no manual de utilização da aparelhagem
- Carregar a quantidade prescrita de fluido refrigerante
Tipo Componente Denominação Quant.
Circuito do ar condicionado R134a 0,650
- Em caso de danos
ao compressor ou a outros componentes da instalação, ou
após a prolongada exposição ao ar livre das tubulações (mais de 6 horas), é
necessário executar
o procedimento de LAVAGEM da instalação operando como
segue :
- Executar a limpeza
com ar comprimido das tubulações de ligação ao
compressor
- Ligar a instalação (esvaziada) à estação de recarga
- Introduzir a quantidade
prescrita de fluido refrigerante pelo lado da alta
pressão
- Recolher o fluido refrigerante pelo lado da baixa pressão
- Repetir a introdução e a coleta do fluido
- Executar as operações
de esvaziamento e recarga da instalação como
ilustrado anteriormente
Em caso de LAVAGEM
da instalação, é eliminada toda a quantidade de óleo do compressor
presente na instalação
- Abastecer a instalação com a quantidade prescrita de óleo
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO PAG SP 20 130
Circuito refrig. ar condic. - Eliminação vazamentos
Condensador do ar condicionado
Recolocação
- Verificar se o condensador
não está danificado ou se apresenta depósitos de
sujeira na superfície das aletas
- Recolocar o condensador
- Colocar os parafusos e apertá-los com o torque prescrito
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador 0,4 - 0,5
Montar
o convergedor fixando-o com os parafusos
- Ligar as conexões das tubulações
Substituir os anéis
O-ring das conexõesUtilizar exclusivamente anéis de cor verde, resistentes
ao fluido refrigerante R134a
Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Colocar os parafusos e apertá-los com o torque prescrito
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,2
- Recolocar o pára-choque - Op. 7055B
- Recolocar a grade lateral - Op. 7055A
- Recolocar a grade dianteira central - Op. 7055A
- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Retirar o veículo do elevador
Filtro desidratador / acumulador
Recolocação
Verificar se o filtro
desidratador está em boas condições e se não apresenta sinais de
danos
- Observar as seguintes advertências
Não deixar o filtro
com as conexões desligadas além do tempo estritamente necessário
para a sua ligaçãoSubstituir os anéis O-ring das conexões. Utilizar
exclusivamente anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante R134a
Lubrificar os filetes
de rosca das conexões com óleo anticongelante recolocar o filtro
desidratador com a abraçadeira de fixação e apertar a porca com o torque
prescrito
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Colar do filtro desidratador M6 0,4 - 0,8
- Ligar as conexões
das tubulações e apertar os parafusos de fixação com o torque
prescrito
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Tubulações do filtro desidratador M6 0,9 - 1,2
- Ligar a conexão elétrica do pressostato multiníveis
- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com o suporte
- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Recarregar o circuito refrigerante - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador
Tubulação do compressor ao condensador
Recolocação
- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente
anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante
R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão da tubulação
- Colocar o parafuso de fixação da tubulação ao condensador
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,1
- Colocar o parafuso de fixação da conexão da tubulação ao compressor
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao compressor M6 3,2 - 4,6
- Recolocar o páraa-choque - Op. 7055B
- Recolocar a grade dianteira lateral - Op. 7055A
- Recolocar a grade dianteira central - Op. 7055A
- Recarregar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador
Tubulação do condensador ao filtro desidratador
Recolocação
- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente
anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante
R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão da tubulação ao filtro e apertar os parafusos
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação no filtro desidratador M6 0,9 - 1,2
- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com suporte
- Ligar a conexão da tubulação ao condensador e apertar o parafuso
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação ao condensador M6 0,9 - 1,2
- Recolocar o farol de neblina - Op. 5540D
- Recarreger o circuito refrigerante - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador
Tubulação do filtro desidr. a tubulação do evaporador
Recolocação
- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Colocar o pressostato multiníveis na tubulação
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Pressostato multiníveis M10 0,7 - 1,1
- Recolocar a tubulação
- Substituir os anéis
O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente
anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante
R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Ligar a conexão ao filtro desidratador e fixá-la com o parafuso
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão da tubulação aoiltro desidratador M6 0,9 - 1,2
- Ligar a conexão elétrica do pressostato multiníveis
- Fixar à carroceria o filtro desidratador completo com suporte
- Prender a tubulação com as abraçadeiras
- Ligar a conexão intermediária e apertá-la com a porca
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Conexão intermediária M6 0,9 - 1,2
- Executar a recarga do fluido refrigerante
- Recarrega o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador
Tubulação de entrada no evaporador
Recolocação
- Verificar se a tubulação não apresenta danos ou fissuras
- Recolocar a tubulação fixando-a com as abraçadeiras
- Substituir os anéis O-ring das conexões
- Utilizar exclusivamente
anéis de cor verde, resistentes ao fluido refrigerante
R134a
- Lubrificar os filetes de rosca das conexões com óleo anticongelante
- Recolocar a bucha, ligar a conexão do evaporador e apertá-la com o parafuso
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Conexão do evaporador M6 0,9 - 1,2
- Levantar o veículo, ligar a conexão intermediária e apertá-la com a porca.
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Porca Conexão intermediária M6 0,9 - 1,2
- Remontar o tubo de ar do filtro de ar no corpo da borboleta
- Recolocar o filtro de ar completo - Op. 1048A
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
- Recarregar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Retirar o veículo do elevador
Compressor do ar condicionado
REMOÇÃO
Posicionar o veículo
sobre o elevador.
- Descarregar o fluido
refrigerante.
- Soltar o parafuso
de fixação das tubulações de saída e
entrada do compressor.
- Desligar as conexões
da tubulação.
Tampar com específicos
tampões de vedação as conexões
desligadas para evitar a entrada de
umidade e impurezas no circuito.
- Desligar a conexão elétrica do compressor eletromagnético
de introdução do compressor do ar condicionado.
- Soltar a porca
de fixação da proteção superior da correia
de serviços.
- Soltar os parafusos
de fixação da proteção.
- Remover a proteção
- levantar o veículo.
- Remover a proteção/reparo
sob o motor - Op. 7055B.
- Virar a roda dianteira para a direita.
- Remover a proteção
contra poeira do vão no vão da roda dianteira - Op. 7055B.
- Descarregar a tensão
da correia de serviços, agindo no
sentido antiorário no parafuso do tensor móvel.
- Soltar a correia
da polia do compressor.
- Soltar os parafusos
de fixação do compressor.
- Remover o compressor.
No caso de substituição
do compressor, agir como se
segue:
- Remover o tampão
de descarga.
- Descarregar o óleo
contido no compressor. Se necessário,
girar manualmente por algumas vezes o compressor de
modo a fazer sair todo o óleo.
O óleo é fortemente
higroscópico : evitar de deixar abertos os relativos recipientes. Evitar de deixar
o compressor
e quaisquer outros componentes
retirados do circuito por um tempo superior àquele estritamente necessário.
1 - Recuperar o óleo
retirado do compressor em um
apropriado recipiente transparente (quantidade A).
2 - Descarregar e
recuperar em um apropriado recipiente o óleo
contido no novo compressor (quantidade B) agindo
como anteriormente descrito.
O óleo é fortemente
higroscópico : evitar de deixar
abertos os relativos recipientes. Evitar de deixar o compressor
e quaisquer outros componentes
retirados do circuito por um tempo superior àquele estritamente necessário.
3 - Introduzir no
novo compressor uma quantidade de óleo
igual àquela do compressor substituído (eliminar a
quantidade C = B - A ).
MONTAGEM
- Verificar se o
compressor não está danificado.
- Reposicionar o
compressor e montar os parafusos de fixação.
- Com uma chave,
girar em sentido antiorário no tensor móvel e soltar a correia.
- Recolocar a proteção
contra poeira do vão no vão da roda dianteira.
- Recolocar a proteção/reparo
sob o motor.
- Abaixar o veículo.
- Posicionar a proteção
superior da correia de serviços e fixá-la com os parafusos e a porca.
- Ligar as conexões
da tubulação do compressor e montar o parafuso de fixação com torque
prescrito.
Substituir os anéis O-Ring das conexões. Utilizar exclusivamente anéis de cor
verde, resistentes
ao fluido refrigerante R134 A . Lubrificar os filetes das conexões
com óleo anticongelante.
- Ligar a conexão
elétrica do compressor.
- Recarregar o fluido
refrigerante do ar condicionado.
- Remover o
veículo do elevador.
- Verificar o funcionamento
do circuito do ar condicionado.
Polia com embreagem eletromagnética do compressor
REMOÇÃO
- Soltar a porca.
- Com um extrator
de três pontas, agir através dos três
furos (2a) e no eixo (2b) e extrair a chapa amortecedora (2c).
- Recuperar os espaçadores.
- Retirar o anel
elástico
- Com um extrator
remover a polia.
- Se necessário,
remover o anel elástico (3a) e extrair o
rolamento na prensa (3b)
- Soltar o anel elástico
- Remover a embreagem
eletromagnética do compressor
de ar condicionado.
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se a polia
e a embreagem elétrica não estão
danificados e, se necessário, procurar a funcionalidade do eletromagnético.
- Posicionar o em
sua sede a embreagem eletromagnética
(1a) fazendo montar a sua saliência (1b) no especificado
furo (1c).
- Fazer montagem
do anel elástico e controlar o encaixe
correto.
- Se removido, montar
o rolamento (3a) na polia e fazer a
montagem do anel elástico (3b).
- Montar a polia;
- Fazer montagem
do anel elástico e controlar o encaixe
correto.
- Montar os espaçadores
e adequá-los para se obter a
rotação livre da polia.
- Montar a chapa
de amortecimento.
- Montar a porca
- Verificar se a
correia está girando livremente.
